Zé Ricardo entre o Céu e o Inferno!

Compartilhe com os amigos

Há polêmica entre os rubro-negros sobre a capacidade de o jovem técnico Zé Ricardo emplacar na carreira e de levar o Mengão a voos mais altos.

Por meio de enquetes realizadas no Twitter (#EnquetesPeleRN), fica claro que os torcedores, em sua maioria, enxergam em Zé Ricardo um profissional promissor, cujos predicados levaram o inconstante time de Muricy à sua melhor campanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Outra parcela, expressiva, de aficionados pelo Flamengo critica a inexperiência de Zé Ricardo (que ele mesmo costuma admitir), bem como a sua insistência com jogadores medíocres no time titular, comum em 2016, em detrimento de gringos qualificados e da promissora garotada vinda da base. Também são recorrentes reclamações sobre alguns erros de escalação e nas substituições.

Como o exagero não é raro entre nós, rubro-negros, enquanto alguns elevam o Zé ao patamar de um futuro técnico para a Seleção Brasileira, outros o qualificam como retranqueiro, calmo demais e volúvel às pressões de um elenco tarimbado.

Mas, afinal, quem tem razão?

Na minha percepção, Zé Ricardo é, sem dúvida, um técnico estudioso e que sabe, com abordagens modernas, ministrar treinamentos eficazes, ganhando a confiança dos jogadores. Desde que assumiu o Flamengo, nunca mais vimos um time desorganizado, sem padrão de jogo ou com buracos entre suas linhas.

Ademais, Zé Ricardo, por ser prata da casa, conhece as características do Clube e consegue administrar problemas corriqueiros sem maior alarde, obtendo comprometimento, cumplicidade e união do estrelado elenco atual, no que conta com o auxílio de sua comissão técnica, do veterano Juan e do ótimo Gerente Mozer.

Todavia, eu mesmo critiquei, no ano passado, o excesso de utilização do esquema 4-3-3 (com raríssimas variações), a insistência com o limitado Márcio Araújo, em detrimento do bom Cuéllar, e a escalação constante de Gabriel (ou congêneres pouco inspirados), tirando espaço do Mancuello e dos jogadores da base, especialmente o Adryan.

Talvez seja cedo para bater o martelo, mas assistindo os primeiros jogos de 2017, depois de uma pré-temporada no diferenciado CT Ninho do Urubu, totalmente monitorada e com intensos trabalhos, além da ótima contratação de Rômulo para proteger a zaga, parece estarmos diante de uma versão ascendente do Mengão de Zé Ricardo, sendo perceptível um time ainda mais coeso, amante da posse de bola e, o que é melhor, com variações táticas.

O time com Mancuello (ou com a iminente entrada de Conca) mostra menor profundidade, mas se torna mais efetivo na criação, nos chutes a gol e nas bolas paradas, ocupando com maior eficácia a região central do campo, já que Mancu, mesmo versátil e dedicando-se à marcação, não consegue se portar como um jogador nato de extremidade, sobretudo estando “torto”, de modo que recompõe várias vezes pela meia, como um auxiliar de Diego.

Com Berrío ou o reserva Gabriel (poderia ter chegado mais um), o Flamengo, em um desenho mais autêntico de 4-3-3, se torna um time bastante agudo, veloz e incisivo nos contra-ataques, além de obter mais eficiência no enfrentamento dos laterais adversários. Este último aspecto, de marcação reforçada, só se revelará útil quando o Mengão enfrentar times que tenham alas qualificados e insinuantes ofensivamente.

Evidencia-se, portanto, que Zé Ricardo está trabalhando dois formatos táticos capitais, que serão de extrema valia ao longo da temporada se utilizados de acordo com as características dos adversários, os quais deverão ser analisadas previamente, evitando surpresas, e das necessidades momentâneas que sobrevierem em cada jogo.

Superadas essas questões, o grande desafio de Zé Ricardo será dar um padrão cada vez mais concentrado ao time, o que já tem cobrado dos jogadores, e, principalmente, mais aguerrido, pois vibração, fibra e valentia não são qualidades supérfluas no Mengão, além do que todas as competições mais relevantes deste ano estarão repletas de oponentes aplicados e ambiciosos, loucos para morder o Mais Querido do Brasil, agora com um elenco compatível com suas tradições.

Nesse sentido, alguns amigos cujas opiniões respeito bastante, acusaram uma falta de ímpeto do time na reta final do Brasileirão de 2016, com o que concordo em parte, dando um desconto, pois a temporada passada, sem um estádio fixo no Rio de Janeiro e com intermináveis viagens, retirou a oportunidade de descanso apropriado e de importantes sessões adicionais de treino, prejudicando a resistência e o desempenho físico do elenco.

Por fim, em uma temporada longa e repletas de competições, os rubro-negros esperam que Zé Ricardo dê mais oportunidades e ritmo de jogo a atletas como Cuéllar, que almeja mais chances na Seleção da Colômbia, e o beque argentino Donatti, cujos gols, raça, liderança e desempenho nas bolas aéreas tornaram-no destaque do Rosário Central na Libertadores de 2016. Além de qualificados, ambos são patrimônio do Clube e precisam ser valorizados.

Para bem ou para mal, a temporada 2017 será um marco na carreira de Zé Ricardo, pois, comandando o Clube mais popular do País, tem em mãos um elenco de ótimo nível e com opções em todas as posições, que realizou a pré-temporada em instalações próximas e modernas, estando prestes a ter uma casa, com jeito de decisivo alçapão, no Rio (Arena da Ilha).

Desta forma, a expectativa da massa rubro-negra é que Zé Ricardo, não obstante sua incipiência no futebol profissional, mostre-se alerta, corajoso e também maleável (não persistindo em possíveis escolhas errôneas), pois será muito cobrado pela exigente torcida, podendo chegar ao Céu dos títulos ou despencar para o Inferno.

A Nação quer o Céu! Sorte, Zé Ricardo! Contamos contigo! Avante, Mengão!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu li a matéria e não entendi nada, o que a matéria descreve no futebol do time de Zé Ricardo, parece um futebol muito bom e se melhorar será igual ao PSG atuando contra o Barcelona, ou seja, na matéria diz que nunca viu mais um time desorganizado, sem padrão de jogo ou com buracos entre suas linhas. Esse não é o time de Zé Ricardo. O Flamengo de Zé Ricardo é sim desorganizado, mal escalado e só não expôs as falhas, devido ao baixo nível dos adversários brasileiros. Se melhorar muito dá para ganhar algum título, mas o Flamengo precisa ser realmente bom.

  • Em 2016 escrevi a esta coluna dizendo isso: a efetivação do zé Ricardo foi um bom remédio caseiro para minimizar um problema momentâneo.
    Mas não sei se será a solução.
    Agora em 2017, ainda precisa ver mais para chegar à alguma conclusao.
    Até o momento só enfrentou time fraco, fazendo bem seu papel. Ou seja, ganhando e com folga.
    E 2 times reservas. Com os quais teve trabalho e dificuldade, o que não é nem bom e nem mal sinal. Mas enquanto as vitórias estiverem vindo, qualquer crítica parecera corneta…..
    Aguardemos.

    • Criticar o que ???

  • Zeh ricardo eh fraco alem de Nao ter carcaça .

    • Seca Pimenteira detect !!!!!!!

      • Ou seja, se pensar igual a vc, beleza. Se pensar diferente, seca pimenteira. Todo mundo aqui eh tão ou mais flamengo que vc. A diferença eh que pessoas têm opiniões e certamente elas divergem em diversos aspectos.

        • Não te conheço…
          Nunca vi tua cara…
          Nem sei se é esse seu nome verdadeiro…
          Mas só sei de uma coisa sobre o que escreve…
          Se não TUDO que posta aqui… no mínimo 80% do que escreve ou tem uma opinião NEGATIVA ou ESCULACHANTE do Mais Querido que de tão mal que fala SOA MUITO como o Mais Odiado.

          INCLUSIVE NÃO VEJO DIFERENÇA ALGUMA DO QUE COMENTA E DA FORMA QUE TRATA NOSSOS ASSUNTOS, COM O QUE MEUS AMIGOS E CONHECIDOS QUE TORCEM PARA OUTROS TIMES DIRIAM PARA APEQUENAR OU TENTAR DESMERECER, TÉCNICO, JOGADORES E A INSTITUIÇÃO FLAMENGO.

          SE você torce para o Flamengo que porra de torcida é essa rapá ????

          E a carapuça serviu direitinho pelo visto…

          Que Deus e São Judas Tadeu nos livre de “Olho Gordo” como o seu…

          Mengão sempre !!!!

          • Vamos por partes:
            “Não te conheço” – Verdade . Não me conhece. Mas no caso desse post vc respondeu em cima de um comment meu e não o contrário. Então esse papo de que não me conhece é sem sentido.
            “Nunca vi tua cara”- Minha cara eh essa que ta ai na foto. Essa foto foi da primeira vez que eu fui no maraca com a camisa do flamengo. Em 1978. Vi o flamengo ser campeão em 1980 e 1983, “in loco” ( Gracas ao meu pai que me levou ). Tb vi in loco o titulo de 87 (gracas a minha adolescência quase inconsequente ) e ja como homenzinho os de 92 e 2009. Todos no estadio. Nada de nutella.
            Logo existem torcedores e torcedores e todos no final são torcedores!
            “Nem sei se é esse seu nome verdadeiro..”
            Como meu nome não é comum, em 5 segundos da pra procurar e ver que eh verdadeiro. Então respondendo a vc. Meu nome é verdadeiro.Me chamo Ibsen Perdigão. Muito Prazer.

            “Se não TUDO que posta aqui… no mínimo 80% do que escreve ou tem uma opinião NEGATIVA ou ESCULACHANTE do Mais Querido que de tão mal que fala SOA MUITO como o Mais Odiado”
            Participo do Site desde da Época do Eduardo.
            Seus número de posts em 6 meses de “existência” não te dão nenhum titulo de mais ou menos do que ninguém. Apena s mostra que vc entrou no onibus agora e já ta achando que eh motorista. Então slow down parceiro.
            Continuando, se vc leu 2400 posts meus que representam o seu citado 80%, com opinião negativa, Sugiro rele-los.
            De qualquer forma, mesmo que fossem negativos, pejorativos, depreciativos ou qualquer -ivos que vc desejar, isso significa que é a minha opinião. Esse site é um espaço democrático onde torcedores do Flamengo (e as vezes de outros times) vem opinar acerca dos assuntos postados)
            Se eu acho o Cirino uma merda, eu vou falar que ele eh uma merda. Se vc concordar. ótimo. Se nao concordar, ótimo.
            Se eu achar que existe perseguição com o Marcio Araujo, eu vou escrever que acho perseguição. SE vc concordar, ótimo. Se não concordar, ótimo.
            Eu,como vc e a maioria dos que acompanham o site, somos TORCEDORES. Repetindo. TORCEDORES! Nós devoramos noticias do Fla, assistimos jogos do Fla, ouvimos jogos do Fla, ficamos de bom ou mau humor de acordo com o Fla. Somos apaixonados pelo Fla.
            Entretanto isso não significa que eu concorde, aceite e acredite em tudo o que acontece no Fla.
            Eu acho o Zeh ricardo uma Merda. Se 99% dos torcedores não acham. Beleza.
            Agora eu nao vou ficar falando que ta bom , que isso ou aquilo quando eu não concordo e não acredito.
            Vc é alemão e como bom cidadão torce e suporta seu País. Ai aparece o Hitler comandando a sua nação. Quer dizer que vc será o novo apologista do Mein Kampf!?

            Lembre sempre que temos sempre a opcão de fazer ou não. Se não concorda com o que eu escrevo ou penso, simplesmente ignore. Finja que eu não existo. Se vc acha que o Rafael Mengão, Douglas Galvão e etc são “extremistas extremos”, simplesmente ignore. Não fique de ironia com ares de superioridade.
            Ate pq nos seus posts tenho vontade de escrever. Pollyanna Detected mas nem por isso o faço. Trato todos com educação e bom humor .Sejam “detratores” ou “defensores”.
            A proposito, o termo “carapuça serviu” seria correto se vc tivesse escrito alguma coisa e eu tivesse respondido em cima com alguma explicação ou algo do gênero.
            Então volte a carapuça pro Saci ou use de forma correta.

            E como no final do dia somos todos Rubro Negros e como vc mesmo disse, mengão sempre. Torça da sua forma ou da minha forma. Apenas Torça!

            Abraço do Seca Pimenteira com nome verdadeiro.

  • Inicio de temporada, 5 partidas 15 gols marcados e 2 gols sofridos, média de 3 marcados pro partida e 0,4 sofridos por partida, será que não seria o caso de quem não gosta do Zé ficar em cima do muro para ver o q acontece, na minha opinião não vai se arrepender……e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

    • Valeu Manelão !!!!

    • Agora cite os adversários…

      • Todo ano tem mamatas e a gente vivia tropeçando e todos os times do Brasil yem jogos contra times menores. Ba torcer pro internacional kkkk

        • Ok. Em 2016 escrevi a esta coluna dizendo isso: a efetivação do zé Ricardo foi um bom remédio caseiro para minimizar um problema momentâneo.
          Mas não sei se será a solução.
          Agora em 2017, ainda precisa ver mais para chegar à alguma conclusao.
          Até o momento só enfrentou time fraco, fazendo bem seu papel. Ou seja, ganhando e com folga.
          E 2 times reservas. Com os quais teve trabalho e dificuldade, o que não é nem bom e nem mal sinal. Mas enquanto as vitórias estiverem vindo, qualquer crítica parecera corneta…..
          Aguardemos.

          • Criticar o que ???

            • Se você acha que o time está perfeito e não há o que criticar, parabéns.
              Srn

          • quando sair do Liverpool, contrata o jurgen Clop, ou ainda Claudio Ranieri, quem sabe Pep Guardiola ou ainda Simeoni, esse não, acho que ele não iria gostar, ou nós que não iríamos gostar, detesto esse cara desde a épca que ele jogava na seleção argentina, embora reconheça suas qualidades, como um dos melhores do mundo

            • Não me ligo muito em técnico estrangeiro,e poderia citar outros bons tecnicos que não tem essa fama toda. Mas não sei destes, quais são acessíveis e ou mesmo se interessariam.
              Aqui no Brasil temos preconceito contra técnicos estrangeiros (eles não entendem nosso futebol), técnicos criativos (se der certo é gênio, se der é errado é professor pardal), técnicos velhos (passou dos 60 não serve pra nada), técnicos novos (não tem experiência ou carcaça). Por isso durante muitos anos ficamos presos aquela ciranda de 9 ou 10 técnicos.
              Para não me alongar mais. Minha crítica ao zé está em pontos específicos, destes, alguns ele por força maior está superando enquanto outros ele continua insistindo, erradamente na minha opinião.
              Mas é inegável o bom trabalho que vem fazendo.

        • Entendi a sua logica. Todo ano tropeçamos para os menores e no final a gente não ganha nada. Mas esse ano estamos tropeçando com os times menores, então significa que seremos campeões. Eh um ponto de vista…

    • Manoel, você além de não ter cura dessa RICARDITE que lhe adoece, não sabe contar: foram 7 jogos contra times inexpressivos e de reservas com 5 vitórias e 2 derrotas, uma delas para um time que o FLU tinha feito 6 gols neles poucos dias antes de ganharem do Flamengo.

    • o que deveria mudar é a atitude dos jogadores em campo. A participação de cada jogador, marcando ou se movimentando ofensivamente, com uma função pré-determinada, com objetivos e obrigações. Se a gente percebe que não mudou nada, mesmo ganhando, não houve progresso, ou seja, houveram muitas falhas que não foram aproveitadas pelos adversários. Se a gente percebe que o treinador não sabe orientar. Se o jogador foi mal ou errou ao recompor o time, mesmo não sofrendo gols, tudo está errado

  • Estamos no caminho certo. O time vem tomando forma. Quanto ao Zé Ricardo, comparem os números dele com os últimos 3 técnicos que passaram pelo clube e vamos aprender a dar mais valor para esse treinador. Quem deveria estar preocupados eram os antis que estão batendo cabeça com inveja do Mengão.SRN

    • Compare os jogadores que os outros treinadores tinham e os que o Zé tem a sua disposição!

      • Kkkk Entendo a sua insatisfação com o nosso técnico, mas levando pelo ponto de vista da nossa fama de ter treinadores com raízes rubro-negras sendo campeões, vamos dar um tempo, pelo menos até julho, qualquer coisa chamem o Cuca kkk. SRN

        • Esperar até julho é demais, pois, poderemos ter várias decepções até lá.
          Eu ainda tenho uma confiança em bons resultados por causa do nosso elenco que é cheio de jogadores de alta qualidade técnica que podem resolver as dificuldades dentro de campo com jogadas individuais, como foram as dos 2 gols contra o Botafogo reserva.

          Aquele abraço

  • Claudio Sampaio, você é um grande gozador!
    O empresário do Zé!!
    O empresário dos perebas que ele bota pra jogar!!!
    Ou só repete aqui o que os “grandes especialistas jorpaulistas” falam querendo ver o Flamengo se ferrar!!!!
    Ou você não entende bulhufas de futebol como a nossa brilhante diretoria que nas finanças são virtuoses e o motivo maior do nosso orgulho em ser Flamenguista nos últimos anos!!!!!
    Qual seria a resposta ou respostas correta(s)??

    • Impressionante como este usuário só fala merda. Este pretenso Douglas Galvão somente posta negativos contra o Fla. Fake patético!

      • Não sou pretenso a ser Douglas Galvão – EU SOU DOUGLAS GALVÃO!!
        Agora você Tiago é um pretenso “entendido de futebol”, coisa que você “sabe nada, inocente”!!

        Aquele abraço

  • Pra mim ainda é um Zé ruela um cagão. ..ainda tem muito que provar pra ganhar minha confiança. ..eu não me iludo com esse começo. ..era claro que o time melhoraria com a entrada do Rômulo e do mancu no time ..pois saíram dois inúteis do time …Não criavam nada…essa melhora poderia ocorrer com a entrada no time do propio mancu e cuellar mo ano passado. .o aprendiz ainda não foi colocado a prova….Vamos ver mais pra frente se ele aprendeu algo com as burrada do ano passado. .

    • Duvido que ele tenha aprendido alguma coisa, Silvio! Entregaram uma FERRARI(elenco do Flamengo) para um “motoqueiro de cinquentinha pilotar”, não poderia e não pode dar certo!!

      Aquele abraço

      • Abraço Douglas. .

      • Assim como entregaram um bicicleta quebrada e o cinquentinha deu show.

    • Por acaso na sua profissão, se é que tem alguma, você gostaria de ser avaliado com termos agressivos como Zé Ruela, cagão?

      Ou você é um bosta de um vascaino, ou então é mais um fracassado que usa a internet pra descarregar toda a amargura da vida de bosta que você leva.

      • Nenhuma das duas opções. ..Não conheço a pessoa do zé Ricardo …falo Como técnico de futebol ele é um bosta na minha opinião. .Agora não sou eu que venho na Internet ofender alguém sem motivo algum só por discordar da sua opinião. ..

        • Não vem ofender ninguém sem motivo? Está explicado, você é retardado. É só o que você faz quando se refere ao ZR, ofende.

          Se quer respeito, escreva com respeito.

          • Cara tu deve sonhar com o Zé ruela comendo tua Bunda e a da tua mulher todos os dias…

            • kkkk você é a prova do tipo de gentinha que frequenta a Coluna, e a moderação do site não faz porra nenhuma.

              Além disso, você é muito burro. Estou criticando VOCÊ, seu animal, não estou defendendo o ZR. Você é sujo, baixo, usa frequentemente palavras de baixo calão na Coluna, e, repito, a moderação não faz porra nenhuma.

              Você é um bosta mesmo, comportamento bem típico de peão revoltado, por isso que critica os “famosos”, é a única maneira de um merda que nem você se sentir importante.

              • Com toda certeza tu deve ter algum problema psicológico. …basta não concordar com a sua opinião sobre futebol pra tu abrir essa tua boca pra cuspir um monte de estrume. …vai procurar um tratamento apesar de eu achar que no teu caso só internando….ou seja não vou perder mais tempo com um desequilibrado como tu !

  • Chegamos a uma situação curiosa e até mesmo paradoxa: Um dos melhores elencos e um dos favoritos a vencer a Libertadores acabar de fato sendo campeão como se fosse uma surpresa. É notório que existe o lado da torcida que acredita que o Zé Ricardo vá evoluir esse ano e conquistar títulos e outra parte que está desconfiada e sem certeza sobre a capacidade do Zé Ricardo.
    Os dois lados estão com os seus motivos. Se temos um técnico inseguro e ainda pouco convicto nas suas diversidades táticas, do outro lado temos um elenco qualificado que gosta desse técnico e de correr por ele. É querido pelos jogadores que acreditam nele. Admito que torço fervorosamente por títulos, que acredito na maturidade desse elenco, que é mto mais qualificado que as doutrinas de um técnico que eu também ainda duvido da capacidade e acho imaturo, mas o cara é querido pelo time. Seja o que Deus quiser e Que o melhor esteja reservado para nós no fim…

    • Igor, ele é querido pelos jogadores que ele bota pra jogar de titular!
      Pergunta se CUELLAR, o DONATTI, e outros reservas acham isso. Veja o que o SHEIK falou depois de dispensado!!

      • Douglas… um minuto…

        Talvez você não saiba… mas…

        O Cuellar deu AS MELHORES referências para o Berrío vir e apoiou sua vinda para o Flamengo e não vejo uma foto do Cuellar puto, apenas sempre com um sorriso de satisfação…
        Não acredito que se ele achasse que o Zé fosse um sacana, ele entraria de frente e com sua cara na reta para apoiar um seu patrício vir se “queimar” com um técnico sacana que o teria pôsto numa furada e sem motivo algum (na visão de muitos) o deixa no banco ???
        Cuellar pode não ser um craque, mas também acreditar nisso é lhe dar um diploma de burro, coisa que tenho certeza ele não é !!!

        Donatti realmente EU e VOCÊ temos que perguntar a ele… porque nem EU ou VOCÊ podemos afirmar nem sim ou não para isso.

        Douglas…
        De onde você tirou que um cara como o Sheick pode ser parâmetro de alguma coisa que preste nessa última passagem pelo Flamengo ???
        O cara estava tão desorientado que saiu atirando e afirmando para todos os lados que “esse ano estaria disputando a Liberta por um time grande e teria muita coisa ainda pra mostrar…”

        Grande abraço.
        Mengão sempre!

        • DONATTI foi eleito o melhor zagueiro e seleção da Libertadores de 2015!
          O CUELLAR é jogador de seleção e convocado mesmo estando na reserva e não jogando!!
          Todos os que elegeram o DONATTI e os treinadores colombianos que convocam o CUELLAR, estão ERRADOS e o Zé é quem está CERTO barrando-os???????

          • Veja o time misto, segundo o ZR o Cuellar não é primeiro volante e sim segundo volante, então ele treina hoje com Márcio Araujo e Rômulo? Cadê o Cuellar?

            • Boa pergunta….
              Vou ficar de olho no máximo de informações do Flamengo para tentar esclarecer esse sumiço dele nessa convocação, isso se sumiu mesmo…
              Saudações!

          • Não estão errados…
            Quanto ao Donatti, em 2015 ok.
            Em 2016, entrou e por um azar muito grande escorregou e sua queda o colocou numa berlinda negativa e a dupla Vaz e Réver queiramos ou não foi considerada se não a melhor do ano passado, ficou entre a primeira e a segunda colocação como melhor zaga do Brão/2016.
            Aí não deu mais pra ele no ano, não vi nada errado nisso, dizer que poderia ser melhor ou pior com ele seria pura e mera especulação.

            Cuellar,…
            Realmente acredito ter sido uma questão de escolha num desespero de insegurança e sob uma cobrança insana de resultados imediatos partida a partida, e sem tempo de maiores adaptações e treinamentos ao seu “esquema” de jogo, algo como trocar o pneu furado de um carro andando, acabou jogando quem aos olhos dele MELHOR se adequou e em mínimo tempo entendeu e conseguiu cumprir suas determinações táticas.

            Deu certo ???

            Deu, fomos o mais longe na competição em anos de participação nos pontos corridos com uma ÉPICA participação rodando todo o país numa caravana insana de milhares e milhares de milhas aeronáuticas e que equivaleu a várias voltas no globo terrestre, sem quase casa, mulheres, filhos, descanso e apenas treinos regenerativos com cada um se doando ao máximo pelo bem comum.

            Grande abraço!
            Mengão sempre!

          • Não estão errados…
            Quanto ao Donatti, em 2015 ok.
            Em 2016, entrou e por um azar muito grande escorregou e sua queda o colocou numa berlinda negativa e a dupla Vaz e Réver queiramos ou não foi considerada se não a melhor do ano passado, ficou entre a primeira e a segunda colocação como melhor zaga do Brão/2016.
            Aí não deu mais pra ele no ano, não vi nada errado nisso, dizer que poderia ser melhor ou pior com ele seria pura e mera especulação.

            Cuellar,…
            Realmente acredito ter sido uma questão de escolha num desespero de insegurança e sob uma cobrança insana de resultados imediatos partida a partida, e sem tempo de maiores adaptações e treinamentos ao seu “esquema” de jogo, algo como trocar o pneu furado de um carro andando, acabou jogando quem aos olhos dele MELHOR se adequou e em mínimo tempo entendeu e conseguiu cumprir suas determinações táticas.

            Deu certo ???

            Deu, fomos o mais longe na competição em anos de participação nos pontos corridos com uma ÉPICA participação rodando todo o país numa caravana insana de milhares e milhares de milhas aeronáuticas e que equivaleu a várias voltas no globo terrestre, sem quase casa, mulheres, filhos, descanso e apenas treinos regenerativos com cada um se doando ao máximo pelo bem comum.

            Grande abraço!
            Mengão sempre!!

            • Um adendo: O Vaz também cometeu uma falha bizarra contra o Fluminense (ao meu ver pior que a fatalidade do Donatti que escorregou) e teve novas chances, sendohoje titular absoluto. Já vi Samir escorregar também emjogo importante e não foi crucificado. Não sei se o Donatti é reserva por critérios técnicos ou não, mas acho estranho e melhor zagueiro da Libertadores e muito mais técnico ser reserva do Rever e Rafael Vaz. Vamos ver os próximos capítulos, afinal a experiência do Donatti será vital na Libertadores.

              • Não lembro dessa do Fluminense Igor…
                Se foi antes ou depois dessa do Donatti, e em que situação estava já a dupla dele (Vaz) com o Réver a nível de entrosamento e credibilidade na cabeça do ZRicardo…
                Acho que o Donatti ainda é reserva por conta desse fechamento Vaz/Réver nos treinos, vestiários e o quanto isso influenciaria na saída de um dos dois para a entrada de “outro”, talvez se tema pelo acerto ou não de uma nova dupla, o certo, é que temos opções como o Donatti e o Leo Duarte e tomara que quando entrarem nos dêem mais alegria que sustos. Rsrsrsrs

                Saudações!
                Mengão sempre!

              • Positivo IGOR, o escorregão do DONATTI não pode ser nunca considerado uma falha que o alije de jogar como titular do Flamengo, é uma injustiça “injustificada”!!

            • Carlos, eu ainda pensei em dividir o prêmio de “melhor inventor de explicações para os erros frequentes do Zé” entre você e o Manoel Belarmino, mas depois desse seu comentário acima não tenho mais dúvida – você é o melhor e merece o prêmio!

              Aquele abraço

              • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Não se noticia focos públicos de insatisfação de parte do elenco contra o Zé Ricardo. O máximo é uma ou outra queixa natural pela não titularidade. O próprio Mancuello que se cogitava sair hoje é titular e está feliz. Cuellar até fez ótimas referências para o Berrio aconselhando-o a vir. Não vi declarações na imprensa do Donatti ou notícias que o Donatti esteja insatisfeito a ponto de pedir pra sair. Se entrar pra jogar essa opinião muda. Somente o Cirino quis a todo custo sair, mas como não houve acerto, ficou, e hoje já mudou seu discurso dizendo estar focado só no Flamengo, tanto que até agradeceu o Zé por confiar em sua entrada contra o Nova Iguaçu.

        • É verdade, Igor, como você bem o disse: “Não se noticia focos públicos de insatisfação de parte do elenco contra o Zé Ricardo”. “O máximo é uma ou outra queixa natural pela não titularidade”.

          O DIEGO já o criticou de maneira “velada” em uma das suas entrevistas afirmando que a maneira do Flamengo jogar já é bem conhecida e marcada pelos adversários o que causa dificuldade nos jogos.

  • Vale lembrar que os títulos de maior expressão conquistados pelo Mais Querido, foram com técnicos prata da casa!

    • Sim. Mas no caso do Zé Ricardo, qualquer pessoa que tenha mais de 2 neurônios, concorda que o Cuellar joga muito mais que o Márcio Araújo, e que o Donatti joga muito mais que o Rafazel Vaz.
      Essa insistência dele em não escalar esses dois jogadores, é que a grande maioria dos torcedores não entendem.
      SRN!

    • Teremos que acreditar nessa mística e numa evolução dessa equipe no conceito tático, já que o material humano é qualificado e diversificado.

  • Acho esse Zé ruela um bosta!
    Esse merda adora um jogador medíocre e tem em mãos um bom grupo de jogadores, porém imbecil como ele é não sabe montar um time com qualidade.
    contra o reserva do foguinho tomou duas bolas no travessão e ainda um gol cagado daquele perna de pau do guerreiro.
    Muito pouco, vamos ser desclassificados na Liberta para todo mundo enxergar o merda que é esse cara.

  • Cuellar e Donatti não podem ficar de fora desse time. Se o Zé Ricardo continuar insistindo em boicotar os 2, infelizmente, não iremos muito longe na Libertadores.
    SRN!!!

  • Pra mim ele melhorou,mas ainda tenho receio pq gabriel voltou a brotar no time,MA tbm e me preocupa a falta de mostrar quem manda,não é possível que ele tenha colocado o R vaz como batedor de faltas,se não botou,tem que proibir ele de chegar 50 metros perto da bola numa falta,é irritante o que faz o r.vaz não vi o Diego bater uma falta ainda,é um absurdo,viram onde ele colocou a bola pro guerrero fazer o gol?,como um cara desses não bete falta e sim r .vaz seja que distancia for?..

    • Se o VAZ bate as faltas e o DIEGO não, isso é ordem do Zé!

    • O que eu percebo é que eles se combinam para bater as faltas, e como o Vaz n fez nenhum gol os caras querem dar uma moralzinha para ele, mas percebe-se claramente que o Diego manda, quando quer vai lá bate e pronto e ninguem contesta nada, nem o Mancu.

      • Novamente “inventando” explicação sem nexo, pra defender decisões erradas do Zé!
        Manoel, você não tem cura!!

        • Espero q eu tenha cura.

          • Da doença RICARDITE, não tem não!!

  • Tenho uma perguntinha para quem tem acompanhado o futebol brasileiro no inicio da temporada e viu pelo menos trẽs jogos dos 12 maiores do Brasil, qual deles esta melhor do que o Flamengo?

    • NENHUM !!!!!

      • Fala Carlos, Nosso amigo Douglas parece meio revoltado.

        • kkkkkkkkkkkkk
          Pois é Manoel…
          Ele tem uns perrengues aí com o Zé Ricardiola, mas ele é gente boa…
          Grande abraço!

          • Você tambem o é, Carlos, apesar de discordarmos da capacidade do Zé para comandar o nosso tão qualificado elenco.
            Acho que ambos concordamos que o nosso elenco é muito bom e tem jogadores da mais alta qualidade técnica, ou não?
            Ou você acha que estamos com esses 5 últimos bons resultados só por causa do Zé e não dos jogadores que são todos pernas de pau, e o bom é o Zé??

            • Grande e querido Douglas…

              É claro que tô contigo quando você fala de nosso qualificado e cada vez mais ELENCO que visivelmente começa a se entender menos INDIVÍDUOS e cada vez mais a se reconhecer como “peças” importantíssimas em nossa “máquina” Flamengo…

              Estamos entrando acredito que de vez, numa “Era” de jogo cada vez mais coletivo e “multi-funcional” onde nossos contratados assimilam mais facilmente a necessidade da participação constante e cada vez mais intensa como um TODO tático.

              Um TODO onde não mais existam posições fixas como “titulares” e sim participem como uma grande engrenagem desse TODO onde cada peça precisa estar consciente e devidamente treinada para executar com a maior perfeição possível mais de uma função, em um “jogo” que ofereça cada vez mais opções táticas e de inversão de situações dentro de uma partida e sem tanta necessidade de substituições por motivos “qualitativos” e sim por opções quando necessárias, táticas.

              Que para os ajustes necessitam de tempo de rodagem juntos e uma enorme dose de compreensão e OBEDIÊNCIA tática das opções e variações que lhes serão propostas e que tanto pedimos na temporada passada.

              E posto isso junto ao nosso cada vez mais “qualificado” elenco, vamos galgando LENTA mas PROGRESSIVAMENTE os degraus de onde vamos buscar nossas vitórias e se Deus quiser breves títulos.

              Grande abraço Douglas !
              Mengão sempre !

    • Elenco por elenco o do Flamengo é o melhor, mas o treinador do Flamengo é o pior não só entre os 12 maiores, e sim entre os 40 clubes(série A e B) pelo menos!!!!!!!

      • Sabia que vc vinha com uma das suas perolas contra Zé, lembre-se q vc me disse que se o Zé se tornasse um dos melhores técnicos do Brasil vc assumiria que não entende de futebel……..brincadeira, mas vc quase disse.

        • Pode vir a ser, Manoel, mas ainda não é e, vai demorar muitos anos ainda pra isso acontecer, se vier a contecer

          Aquele abraço!

          • O q eu vejo ele fazer eu só ví o Luxa e o Muryci fazer em inicio de carreira, nem o Tite fez o q ele faz com menos de um ano no profissonal, pode ser q ele n se torne um dos melhores mas eu acho muito, muito dificil isso não acontecer……abraço

            • Manoel, você vê demais, acho que está vendo “fantasmas”, assombração, mula sem cabeça, saci pererê, bicho-papão e outras fantasias que inventam pra assustar a garotada!

              • Pode ser que eu esteja vendo, ou pode ser q seja vc que esteja vendo, mas no final do ano saberemos quem de nos dois esta vendo todas essas coisas q vc esta dizendo ai……rs

                • A questão não é quem está certo ou errado, se sou eu ou é você, pois, eu gostaria de estar errado, mas não acredito nisso!!

  • Pra mim ainda falta um primeiro volante! Alguém que dê segurança e que tire a Vaga do Pífio W. Arão, e deixe o Rômulo solto. Só queria isso. Se não fosse pedir muito Colocar Donatti pra jogar, não é possível que ele seja pior que o R. Vaz. Tomara que o Mengão ainda nos Surpreenda e inda traga mais um atacante pois Berrio não passou muito confiança nesse pouco tempo.

  • O Zé deve ficar, mas precisamos continuar cobrando um bom futebol do time, que não aconteceu nos jogos importantes ainda.

    • Contra o Grêmio jogou pra caral…..
      Intensidade por pelo menos 60 minutos dos 90…
      Contra o Faísca, os jogadores sentiram o ritmo forte do final da pré temporada com a dedicação tática e procura constante em marcar mais gols nos jogos anteriores do Inter regional carioca.

      Saudações.
      Mengão sempre.

      • O maior inventador de explicações para os erros constantes do Zé. Pronto Carlos, você foi o escolhido, ganhou o prêmio!!

        • KKKKKKKKKKKKKKKKK

          Questão de ponto de vista meu caro Douglas…

          Sou sempre a favor do “copo meio cheio”.

          E meu bom senso isento e imparcial me faz SEMPRE pender para o que pode dar certo…

          Quando não for mais o Técnico um dia e eu espero que esse conceito de trabalho a longo prazo se estabeleça no Flamengo, pois só não vê quem não quer as evoluções de 2015 para 2016 e de 2016 para 2017, aí sim TORCEREI FERVOROSAMENTE para outro profissional da área que no momento nos representar.

          Afinal vestiu Rubro Negro, não tem pra ninguém não é mesmo ????

          Saudações Douglas!
          Mengão sempre!

          • Carlos, que bom encontrá-lo aqui de bom humor!
            Não consigo ver evolução no trabalho do Zé como vês, mas o nosso elenco recheados de jogadores de alta qualidade técnica vejo que pode ganhar jogos, apesar dele!!

            Amigo Rubronegro, tem torcedor “sem noção” aqui que defende tanto o Zé, ao ponto até de inventar que ele treina jogadas “que a gente não vê nunca serem repetidas em campo” e dizem que ele é “estrategista”, “mágico”, “inteligente”, o melhor. Mas o que vemos em campo é os nossos jogadores devido a sua alta capacidade técnica, com jogadas individuais resolverem o jogo fazendo gols.

            Ninguem venha me dizer que o DIEGO batendo lateral e recebendo a bola de volta na ponta esquerda e voltando o corpo pra cruzar com o pé direito para a área pro GUERRERO fazer o gol tocando com a coxa – e o Rafael Vaz tocando de bicicleta em direção ao “bolo de jogadores na área” para o BERRÍO tocar de “chaleira” pro EVERTON fazer o gol – SÃO JOGADAS ENSAIADAS PELO ZÉ!!!!!!!

            Por isso que eu continuo achando que deram uma FERRARI(elenco do Flamengo) para um “motoqueiro de cinquentinha”(Zé), pilotar, não pode e não deve dar certo!!

            Aquele abraço

            • Douglas…
              HOJE eu tenho certeza de uma coisa…

              Zé Ricardo não trabalha sozinho e nem suas decisões são apenas fruto de sua cabeça.
              O conceito de Comissão Técnica no Flamengo é muito FORTE hoje.
              Tenha certeza, o RCaetano, Mozer (que já atuou como Técnico na Europa), seu novo Auxiliar Técnico, o pessoal do Centro de Avaliação e Desempenho, o pessoal da fisiologia, todos hoje trabalham em sincronia, para prever lesões e melhorar o rendimento de um atleta e ele poder entregar o seu melhor dentro de campo.
              Muitas vezes veremos uma substituição e até não a entenderemos…mas há um critério para tudo isso que não compreendemos ainda.
              Nada mais é resolvido por uma só cabeça, há um planejamento a ser seguido e que vem sendo seguido.

              Confio no Flamengo.
              Escolho confiar em quem nos representa.

              Saudações!
              Mengão sempre!!

  • Não dá pra empolgar. O time venceu os pequenos do Carioca com autoridade e aparente evolução, com movimentação e triangulações, mas foi só ter desafios médios contra os times B de Grêmio e Botafogo que não conseguiu se impor e tomou sufoco durante boa parte do jogo. Por mais que eu tente confiar no Zé Ricardo e ter paciência com ele, o próprio se queima mantendo jogadores em declínio técnico intocáveis no time titular, não consegue administrar corretamente os jogadores do elenco no banco de reservas e se mostra resistente à testes. A base ainda não foi testada junto ao time titular, Donatti e Cuellar seguem praticamente esquecidos, mas Márcio Araujo e Gabriel seguem sendo constantemente realcionados e entrando em boa parte dos jogos até aqui. Fora isso nesses dois últimos jogos o time apresentou os mesmos problemas da reta final do Brasileiro de 2016, sendo muito previsível, não conseguindo criar jogadas pelo meio e abusando dos cruzamentos para a área. Aliás, fizemos três gols a partir de jogadas aéreas nesses jogos.

    Falando sobre o elenco, o time não tem substituto para o Mancuello e o Diego e ainda não temos um ponta driblador, o que dificulta furar a defesa de times retrancados. As primeiras impressões que tive do Berrío é que ele é um Cirino melhorado e com raça. O Éverton ainda é nosso melhor ponta. O meio de campo é muito lento, principalmente por causa do Arão, além deste estar muito preguiçoso e displicente. Cuellar ser reserva do Arão lentidão é um crime. E ainda acho uma péssima ideia ter contratado mais estrangeiros do que os 5 que podem ser relacionados. A meu ver Donatti e Cuellar merecem uma vaga no time, enquanto Trauco, Mancuello e Guerrero são titulares. O problema é que Berrío e o Conca não seriam nem relacionados. No próximo jogo queria que o Zé Ricardo testasse Donatti, Cuellar e Berrío, além de alguns jogadores da base. Mas ao que parece, nenhum da base apareceu no time esboçado por ele hoje, mas Márcio Araujo, Juan, Gabriel e Damião estão lá. Ah, Zé Ricardo!

    • Realmente o que preocupa é essa dificuldade de jogar bom futebol, parece que o time sentiu bastante a parte física, mas nesse ano puxado isso vai acontecer bastante, o time não consegue se manter no segundo tempo e acaba dando campo ao adversário, mas desde o primeiro tempo contra o grêmio o time tava apelando pros cruzamentos, então cabe ao Zé achar um jeito de fazer esse time jogar bola, criar mais com a bola no chão, mas também jogadores como o Mancu, que são importantes pra que isso aconteça, não podem sumir nos jogos mais difíceis como fez nesses últimos dois, vou acreditar que foi a parte física que pesou. O Berrío, embora não seja um primor técnico, tem ótimos números no Atl. Nacional, não pode ser banco com essa produtividade, agora resta ver se o Mancu vai jogar contra times mais fortes o que jogou contra Macaé e companhia, senão é melhor o Éverton. SRN

      • Falta trabalhar a bola, trocar passes, ter paciência para chegar ao gol, se ficar virando a bola de um lado para o outro, procurar correr certo, cansa o adversário e aí fica mais fácil de destruir as defesas, quando estiver sem a bola, não precisam se afobar para roubar, basta se posicionar por setor, se um jogador iniciou uma jogado por um lado e terminou em outro, a recomposição defensiva deve ser feita pelo jogador mais próximo do setor vazio provisoriamente, porque é impossível defender e atacar na mesma intensidade durante 90 minutos como ZR quer!

        • Ele “pede” 90 para os caras entregarem 60 minutos… normal.
          Saudações.

      • Mas jamais o Mancuello fará a mesma função que Berrio e Everton. Esse não é o seu estilo. Acho que ele cairia bem como um coringa, flutuando entre as linhas adversárias e caindo as vezes pela esquerda, trocando com o everton, assim como o Conca joga. O Mancuello ainda prefere vir um pouco mais de trás, até. Tanto Mancuello como Conca são caras que acham o espaço vazio para o atacante finalizar, que enfiam a bola no meio da zaga e são capazes de furar a barreira defensiva do adversário com um passe. Esse é o diferencial deles, a enfiada de bola, o lançamento preciso, a cobrança de falta (que raiva do Vaz!!) e a finalização.

        A meu ver, é isso que precisa ser explorado, e não colocar o Mancu pra ir até a linha de fundo e cruzar, e depois ficar correndo atrás de lateral. Isso esgota o cara. Quem tem que fazer isso é o Romulo e o Arão, dando cobertura, e deixando o Mancuello, Diego ou Conca para criarem e desmantelarem a defesa adversária, com passes, lançamentos e finalizações. Que eles recomponham até o meio campo ou mais, se quiserem, mas sem a obrigação. E aí, quando a defesa recuperar a bola, são esses caras que vão recebê-la e colocarem o Guerrero o Everton ou Berrio em condições de gol, ou então farão as triangulações pelo meio. MAs daí a toda hora rolar chuveirinho de Pará e Trauco, é muita falta de competência do treinador, convenhamos. É preciso criar muito mais do que isso.

    • Gostei das suas observações!!

    • Jogadores da base principais, Matheus Sávio, Paquetá e Vizeu só se reapresentam no Ninho na quinta feira dia do jogo por conta de recuperação desgaste emocional da eliminação da sub-20 onde só o Vizeu foi bem.
      Saudações.
      Mengão sempre.

      • Ronaldo -> Márcio Araujo
        Leo Duarte -> Juan
        Thiago -> Muralha (o Thiago precisa ganhar ritmo de jogo, pois é o substituto de Muralha e se precisarmos dele na Libertadores tem que estar preparado)

        Outras possíveis modificações:
        Cuellar -> Márcio Araujo (é sério que ele colocou o Rômulo de 2º volante só para o Márcio Araujo jogar? Até num time reserva/misto o Cuellar é banco?)
        Adryan -> Gabriel (Adryan não é grandes coisas, mas é melhor que o Gabriel. O Peteleco é primeira opção de ponta e primeiro reserva de Diego? Desculpa, mas não dá)

        Não precisava fazer todas essas modificações, mas nenhuma já é demais. A teimosia do Zé Ricardo mata qualquer um de raiva. Falou que ia dar espaço para a base, mas nenhum jogador está presente nesse time que ele esboçou. E nos jogos do Carioca, ele só relaciona o Thiago. Quero ver se com os três da seleção sub-20 ele vai fazer o mesmo e se vão questionar ele ou não sobre isso.

        • Ok…

          Suas opiniões, siga com elas…

          O tempo É e SEMPRE SERÁ o senhor de todas as coisas…

          MUITO CEDO ainda para EU julgar ou questionar o Planejamento de nossa Comissão Técnica em relação a qualquer coisa.

          Sou do “copo meio cheio” e prefiro confiar no melhor e que ele está ou esteja sendo feito por nossos profissionais.

          Quando EU achar que devo criticar algo que me desagrade, tenha certeza que o farei, se você optar por criticar AGORA um trabalho que ainda está no início tudo bem, é seu direito também, só não APOIO esculachamentos a quem nos representa e que de tabela acabam respingando em nosso Vermelho e Preto.

          Mengão sempre.

        • Concordo em gênero, número e grau em relação à esse comentário. Não acho que o Zé seja horrível, como muitos aqui na coluna, acho que conseguiu dar um bom padrão de jogo pro time, mas insiste nessas peças que são da confiança dele (devem comer o rabo dele, não é possível!) Gabriel peteleco e caramujo.

    • Concordo. Ou o cara tem um ‘apego’ incurável aos perebas ou seu trabalho está suscetível aos empresários de vsq e peteleco, já que não há justificativa técnica plausível para a insistência com essas duas ínguas. Hoje vemos claramente que ter mantido Mancuello no banco em 2016 foi um erro tremendo, e muitos de nós torcedores pedíamos a escalação do argentino. E o pior é ter que ouvi-lo defendendo o indefensável ao dizer que o vsq ainda tem muito a evoluir (aos trinta e poucos anos de idade).

      Até acho que o time em início de temporada oscila muito, ainda busca o encaixe, mas a minha bronca é com a teimosia e a insistência com jogadores que já demonstraram que não têm condição de fazer parte do elenco atual do Fla, e ainda impedem que alguns moleques da base tenham oportunidades, como Ronaldo, por exemplo. Se ninguém nem ouve mais falar do Cuellar, imagine do Ronaldo.

      Resumo da ópera: errar uma vez é aceitável e humano, mas insistir no erro é estupidez.

      Ps.: Daqui a pouco as ricardetes ufanistas virão enfurecidas e agressivas, puxando a calcinha pelo pescoço e nos chamando de ‘corneta’. kkk

      • Ou ainda vem falar que Cuellar, Ronaldo, Vizeu, Adryan e outros são fracos, enquanto Gabriel e MA são “importantes taticamente” e “dão o sangue” kkkkkkkk. Outro ponto que critico o Zé Ricardo é manutenção de jogadores em má fase intocáveis no time titular, como Arão, Vaz e Pará (até que está ao menos alternando boas e más partidas), mas segundo os fieis do Zé Ricardo ou fanboys desses jogadores, estão muito bem. O Arão, por exemplo, é acobertado por ter sido o maior ladrão de bolas do campeonato, como se não houvesse outros fatores que determinam a atuação do jogador ou pela maior farsa que é a sua “convocação para a seleção”, que só ocorreu porque o Tite já havia observado ele anteriormente e chamou para o amistoso contra a Colômbia apenas os jogadores que atuavam no futebol brasileiro. Não foi nem considerado a fase atual do Arão, já que terminou o brasileiro em baixa e ainda segue em declínio técnico. Não pode falar um “ai” dos funcionários do clube. O pior é que você dá as razões para as críticas, eles as distorcem e dizem que não temos argumentos, somos modinhas, cornetas, antis ou que preferimos alguém pior kkkkkkkkkkk.

        • Se ele insistir nessa teimosia, nesse apego incurável, ele vai se lascar. E o pior é que já percebemos isso desde o ano passado e lamentaremos muito esse teimosia do treineiro.

          Fico intrigado com a relação entre empresários e depto de futebol, porque não é só a insistência com vsq e peteleco, mas os inúmeros jogadores do carlos leite (até o mano ele trouxe pra treinar!), e outros poderosos como Pitta, haja vista a presença inexplicável do sheik ao final do brasileiro passado. Só que isso é algo que jamais poderá ser comprovado.

  • Apesar que pela foto, ele ja esta no inferno, ta até queimando!!!

  • Pra mim Zé Ricardo está sabotando o Cuellar, apesar de que nas partidas que entrou jogou bem…e Arão que jogador ridículo! Aí na oportunidade de colocar o Cuellar e opta por Araújo e Rômulo para o jogo contra o Ameriquinha. Em vez de optar por Matheus Sávio ou Paquetá, opta por Gabriel, essa ‘lógica” do Zé é que me preocupa!

    • Sávio, Paquetá e Vizeu ganharam folga depois do Sub-20. Se não me engano foram 5 dias.

      • a matéria tinha dito 03 dias, mas se vc viu em outro lugar 05 então faz jus a não escalação!

        • Como eu disse, se não me engano foram 5 dias. Mesmo se for 3, não dá pra colocar jogadores que ficaram 3 dias sem treinar.

    • Saiu a escalação do time que vai jogar quinta?

      • Ele treinou com Muralha, Rodi, Dona, Juan, Renê, Iniesta, Rômulo, Gabriel, Éverton, Riberrio e Damigol

        • Márcio Araujo????????? Gabriel???????? Leandro Perebão?????????

        • Valeu!
          Trocando o Peteleco e o Everton por Paqueta e Matheus no segundo tempo está valendo. Vamos aguardar.

          • Como eu respondi abaixo, a galera do sub-20 recebeu folga depois do torneio, se não me engano ficarão fora por 5 dias ou uma semana, não lembro.

            • OK

            • Jogadores da base principais, Matheus Sávio, Paquetá e Vizeu só se reapresentam no Ninho na quinta feira dia do jogo por conta de recuperação desgaste emocional da eliminação da sub-20 onde só o Vizeu foi bem.
              Saudações.
              Mengão sempre!

          • Jogadores da base principais, Matheus Sávio, Paquetá e Vizeu só se reapresentam no Ninho na quinta feira dia do jogo por conta de recuperação desgaste emocional da eliminação da sub-20 onde só o Vizeu foi bem.
            Saudações.
            Mengão sempre.!

        • Treinador teimoso, que está queimando o Cuéllar, agora não tem como não desconfiar! Nem o Cafú no lugar do Gabriel! Amor do caramba pelo Gabrielzinho e Marcinho esse treinador tem affffffff…

        • Iniesta Araújo ?? Kkkk

        • Iniesta !!!!!
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • sim provável, mas se ele treinou, não fará mudanças, pois amanhã fará um treino leve e depois viaja para Brasília

    • os tres que estavam na seleção ganharam folga ate quinta porque nao tiverem sequer ferias em dezembro, entao como ele os colocaria?

      • eles tiveram três dias de folga desde sábado, nem sequer apareceram hoje é terça, já se passaram três dias, agora se a folga é a partir de hoje (terça) então faz jus a não escalação! F.D.B S.R.N

        • Jogadores da base principais, Matheus Sávio, Paquetá e Vizeu só se reapresentam no Ninho na quinta feira dia do jogo por conta de recuperação desgaste emocional da eliminação da sub-20 onde só o Vizeu foi bem.
          Saudações.
          Mengão sempre.!

      • Mas tem Cafú, Cuéllar e Ronaldo!

    • Estou com esse pensamento a muito tempo, nunca duvidei dessa queimação, ele sacou o cara pelo MA em 2016, para ver se o MA evoluia, mas não teve jeito. Temos o melhor volante no banco que tem condições absoluta de ser titular nas 2 volancia!

    • Conversa fiada… chance para a base!!
      Acho uma falta de respeito com o rapaz (Cuellar)…deveriam ter falado para o cara procurar outro time. Nisso iria amenizar o número de estrangeiro no elenco, tentava emprestar ou até mesmo vender, economizava salário…
      Já q é nítido a preferência por outros… e ainda tem o moleque Ronaldo!!

    • Jogadores da base principais, Matheus Sávio, Paquetá e Vizeu só se reapresentam no Ninho na quinta feira dia do jogo por conta de recuperação desgaste emocional da eliminação da sub-20 onde só o Vizeu foi bem.
      Saudações.
      Mengão sempre.

  • É isso aí.
    Começo de temporada e 5 vitórias.
    Lembrando que em uma das mudanças não surtiu efeito pois o Everton foi expulso.
    Não gostei do final do jogo do Botinha, mas tá valendo, GANHAMOS.
    E resumo ta bom. Vamos melhorar.
    Quanto ao Cuellar, para o Zé ele é 2 volante.
    Gabriel entrou porque o Adryan estava bichado (denovo)
    Donatti não jogou ainda pois estava lesionado.
    Ter obtido a maior quantidade de pontos no CB tem que ter significado, apesar de não ter o título.
    E ter mantido o técnico já ajuda e muito ao elenco.
    Por fim, prefiro ver nosso desempenho na Liberta antes de começarem a pedir o CUCA!!!

    • O Zé vê ele com segundo volante, mas escala Márcio Araújo no lugar do Arão no treinamento de hoje.

      • Num pode ser. Essa praga deve ter ficado de 1 e o Romulo de 2.

        • Ou seja Cuellar ta lascado… kkk Se Rômulo não jogar entra o Caramujo, se Arao não jogar dá-lhe Caramujo neles!!jkkk
          E assim q deixa jogador motivado, ótimo exemplo!

    • Muito bem observado meu caro Ruy…

      Saudações!
      Mengão sempre!!!

  • Tomara que eu esteja errado e que aconteça o inverso, o barato vai sair caro.

  • É meu primeiro comentário no ano e afirmo: o Flamengo tem time para ganhar tudo, mas com esse técnico ae esquece!!!
    Os tolos que não entendem de futebol fica deslumbrados com vitórias contra times pequenos e sem elenco. Vejam a realidade quando pegamos o grêmio B
    só por ter um pouco mais de peso, não mostramos bom futebol, contra o bota a mesma coisa. E vai uma dica: se não mudar essa zaga logo vamos sofrer sem
    necessidade, o zé continua covarde e burro e a diretoria/presidente continua oportunista, usando o nome do Flamengo para alcançar objetivos pessoais.

    • Se falar mal do Zé Ruela aqui, só falta ir pela tela do Pc, Notebook ou Smarthfone te repreender!

  • Alias ano passado vi gente aqui pedindo o fantastico Micale para o lugar do Ze Ricardo, kkkk o cara ganhou uma olimpiada com a maioria dos times jogando com jogadores desconhecidos, quase chapecou na primeira fase, ganhou nos penaltys, e com um time cheio de jogadores promissores do sub20 conseguiu ficar fora do mundial da categoria,.

    • Sem contar quê teve o dedo do Tite, senão não tinha ganho!!!

    • É a mesma coisa do ZR, o ZR gosta de cruzamentos na área, já o Micale gosta de lançamentos da zaga pro ataque.

    • Micale é um outro merda! Brasil só evoluiu depois que o Tite foi lá!
      Zé Ricardo é um bosta!

  • Cinco vitorias onde vencemos e atropelamos o Macae, Nova Iguaçu vencemos bem e fomos bem no primeiro tempo contra o gremio, um jogo ate o 2 x 1 apertado contra o boa vista, e um jogo onde o primeiro tempo era para termos goleado e no segundo o time realmente foi dominado nos 15 minutos finais 13 gols a favor e apenas 2 contra, e para quem fala ha pegou três times pequenos procure o historico do flamengo nos ultimos 15 anos e vamos ver quantas vezes vencemos 4 jogos consecutivos no carioca, e com 13 gols feitos e apenas 2 sofridos (semana passada saiu duas reportagens uma dizendo que desde 2011 nao ganhavamos três partidas seguidas e desde 2007 nao fazíamos 11 gols e sofríamos 1. (claro antes do jogo contra o botafogo)
    Time esta sim com variações táticas atacando com precisão e se defendendo melhor, (Trauco depois de um péssimo primeiro jogo defensivo foi bem nos outros 4 defensivamente {ja que ofensivamente somente temos elogios}) e pegue o palmeiras deste ano com o começo do trabalho do Eduardo Baptista veja o jogo do santos contra o Red Bull, o cara tirou o Marcio Araujo do time assim que chegou o primeiro volante que queriamos (ELE nao considera o Cuellar 1 volante, nao concordo mais ele e o tecnico), colocou o Mancuello no time jogando hora como ponta hora como meia, Cuellar tem entrado nos jogos, Donatti estava lesionado se recuperando so no ultimo jogo que esteve disponivel no banco, e TEM outra coisa achar que Marcio Araujo sairia do time titular para ser reserva do Ronaldo e nao ver que Ze Ricardo haje com coerencia no que ele pensa, estava na cara mesmo contra a nossa vontade que Ronaldo nao pegaria esta vaga de cara, Gabriel e sua renovação infelizmente assim como MA foi uma piada de mal gosto, quando a usar a base apesar de ainda nao ter começado a us-la a miude vamos dar tempo ao tempo, devem ser mais ultilizados agora, seja na taça rio seja nos jogos que antecedem a libertadores.

    • Jhonny vc tem razão em muitos fatos colocados aí… Não tem como negar, ótimos resultados nesses 5 jogos… 3 ótimos desempenhos.. e 2 jogos ruins, principalmente no 2° tempo… coincidência ou não, contra adversários grandes e com time B!! Aliás nesses dois últimos jogos, os melhores momentos foram de bolas paradas!!
      Mas vamos esperar mais, início de temporada. Apenas torcemos que não enxerguem apenas o resultado!!

    • Muito lúcido e sensato seu comentário…

      Sem chororô, beicinho, mimimi ou desejando que o Flamengo se lasque para cair o técnico…

      Parabéns Jhonny…

      O Rubro Negro também de “Espírito” é um forte e não abandona o Flamengo quando ele mais precisa do Torcedor.

      Grande abraço!

      Mengão sempre!

  • Deixou de os colocar titular! No banco eles são a 1° opção erroneamente, sai um bom jogador e entra um pior, aí não dar para se calar! ZR continua insistindo com os péssimos e limitados, onde que Adryan é banco de Gabriel, onde que Ronaldo e Cuéllar é banco de MA! Cirino, Gabriel e MA nem para ser banco servem nesse elenco que temos, essa é a nossa maior irritação.
    Ainda não aprendeu a furar o bloqueio das 2 linhas de 4, botafogo mostrou essa velha deficiência do ZR, falta chutar a gol nestas circunstâncias! Quando vc não consegue furar um bloqueia, deve explorar os chutes a longa distância pedindo que os atacantes tentem furar esse bloqueio ou abram espaços para os chutes de Mancu, Diego e volantes! As críticas nos ensinam, porque muitas vezes só enxergamos as nossas atitudes que nem sempre estão corretas…persistir com os piores, é continuar errando de forma diferente no caso do ZR! O time está melhor, porque o elenco é melhor!

  • Quando o cerco aperta ele mostra todo seu potencial e tira sua carta baiana da manga

    • kkkkkkkkkk

  • Comentário sem propósito, exigiram que ele barrasse marcio araujo, ele barrou, colocasse mancuello, ele colocou, deixasse cirino de lado, ele deixou, barrasse gabriel, ele barrou, desse chances aos garotos, Adryan já jogou algumas vezes e alguns não entraram ainda por está na seleção, vamos aguardar e confiar no cara, ele não está entre o céu e o inferno, está no céu, melhor começo de temporada dos últimos 100 anos.

    • O time não evoluiu nada em relação ao ano passado. A equipe está jogando espaçada em campo, sem profundidade alguma, apelando apenas para os eternos cruzamentos.
      Onde estão as triangulações, marcação alta no campo do adversário, pressão na saída de bola?
      Isso não é treinado?

      • O que eu sei é que disputamos 5 jogos oficiais e vencemos todos, estamos no início da temporada e você já está exigindo um time em ritmo de meio de brasileiro, vamos com calma, veja os todos poderosos palmeiras e corinthians.

        • Por que o time é o mesmo, ainda melhor pela chegada dos reforços. Os resultados de 4 não me surpreendeu com time desses era para ser mais!

          • Engano seu amigo, o time é diferente sim, entrou o Rômulo que joga bem diferente do Massaraujo, trocando de posição com Arão na marcação e entrou Mancuello que joga pela direita, mas faz função de meia, além disso existe a variação quando entra o Rodnei fazendo dupla com o Pará, Então é bem diferente.

            • Rodinei e Pará só foram utilizados juntos no primeiro jogo. Ontem foi porque o Trauco estava mal e o Renê ainda não está apto para jogar. E falar que está BEM diferente é sacanagem

              • É só você analisar um pouquinho amigo, vocês queriam variações de esquema e oportunidades não é? então não tem o que falar de Zé Ricardo, a hora que ele começar a errar, pode ser criticado, mas por enquanto, tá se mostrando ponderado e inteligente.

                • O time não conseguiu se impor diante de times médios (reservas de Grêmio e Botafogo) e apresentou os mesmos problemas da reta final do campeonato passado. Então não dá para dizer que houve evolução baseando-se apenas nos times fracos do Carioca. Senti também falta de gana dos jogadores. Não responsabilizo completamente o técnico pela má atuação do time. Porém, o Zé Ricardo não consegue administrar o banco de reservas. Existem apenas 7 vagas e ele continua relacionando Gabriel e MA em todos os jogos, além de contar com um ou dois jogadores da base, que não entram nem no finalzinho dos jogos e com o jogo ganho. Além disso, mesmo não sendo lá grandes coisas, o Adryan é melhor que o Gabriel. Não existe razão plausível para se contar com o segundo em detrimento do primeiro e ainda o colocar num jogo já complicado como contra o Botafogo. Tudo que o Gabriel faz é pegar a bola e passar para trás, mas ele vê realmente algo produtivo no Gabriel. A escalação está quase ok, tirando a titularidade absoluta do Arão que caiu de rendimento há bastante tempo. Gostei da movimentação do time nos primeiros jogos, mas isso não ocorreu nos jogos que eu falei e falta saber relacionar jogadores que tenham a capacidade de mudar uma partida, ou aqueles pouco utilizados para sabermos se podemos ou não contar com eles, ao invés de dar chances a quem sabemos que pouco tem a nos oferecer.

                  • Na boa discordo de quase tudo que você falou, parece que você está vendo outro Flamengo, contra o Grêmio jogamos bem e controlamos o jogo, contra o Bota fizemos um bom primeiro tempo e médio no segundo contra um time muto bem armado não importa se era reserva, físico hoje em dia conta muito no futebol, todo mundo corre o tempo todo, Arão vem jogando bem na minha opinião, melhor que a reta final do ano passado, estamos no caminho certo, apenas 5 jogos oficiais, vencemos todos, ah eram times mais fracos, mas Bota, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Inter tropeçaram nesses pequenos dos seus estados

                    • Milton já desisti de falar com esse aí…
                      Parece que nunca nada estará bom o suficiente para estar feliz com o Flamengo…
                      Deixa pra lá…
                      Considero um caso perdido.

                      Saudações.
                      Mengão sempre.

                    • Verdade, se não estão felizes que troquem de time.

                • Ele comete erros um atrás do outro até quando ganhamos os jogos e, isso vem se repetindo desde o 1º jogo que ele foi colocado de treinador!

          • A impressão que você passa é que nunca, nada estará bom o suficiente…

        • Foram 7 jogos contra times inexpressivos e reservas e PERDEMOS 2, um deles para um time que o FLU na mesma semana meteu 6 gols.

      • Infelizmente vi apenas contra o Macae do início do 2 tempo ate a expulsão do Everton!! Quem viu sabe do q to falando…Não importa a fragilidade, se kogar daquela forma a chance de ótimos reultados aumentam!

    • Não tem jeito, tem umas pragas de torcedores q sempre arrumam jeito de criticar e xingar e nada construtivo, vc dizer q torce para o mengão melhorar é uma coisa, mas as pragas torcem contra, tipo se o Gabriel ou marcio araujo entrar aos 40 minutos do segundo tempo vão xingar e torcer para o time tomar um gol so para dizerem q estão certos, torcedores assim eu qria q fosse pra pqp.

      • Exigir é uma coisa, exagerar na exigência é outra.

      • Infelizmente além da FlaDeprê e da FlaRivotril agora identifico o danoso…

        Fla “SecaPimenteira” aquele que pra cair o técnico torce e nos seca pro Flamengo se Phoder…

        Saudações.
        Mengão sempre!

    • Pra quem gosta de critica ! Nunca esta bom ! E se no final meche em tudos q eles querem e o time n rende o suficiente ele ainda vai ser o ruim por mudar demas

      • Ele não muda muito, só faz substituições qse sempre errada, a única que fluiu foi a do Rodinei, o Berrío mesmo sem entrosamento em menos de 90 minutos já guardou um gol, esse justifica porque se adaptar aquela movimentação não vai ser fácil pro colombiano, mas a insistência com o Gabriel e MA é sempre de lascar o time e ele se queimar!

        • Berrío fazia essa recomposição no Atlético Nacional, e ele não está insistindo com ninguém apenas está botando quando necessário. Acho que até tá surpreendendo colocando várias opções em campo nas substituições.

          • Muito bem observado Milton…

            • Obrigado

      • Infelizmente além da FlaDeprê e da FlaRivotril agora identifico o danoso…

        Fla “SecaPimenteira” aquele que pra cair o técnico torce e nos seca pro Flamengo se Phoder…

        Saudações.
        Mengão sempre!

  • Vai depender muito dele nos jogos no final de fevereiro e começo de março…terá que inflamar os jogadores pois terá pela frente o vasco que viramos fregueses nos últimos 3 anos e San Lorenzo e depois universidade católica,se fizer besteira e dar prioridades a jogadores ridículos ele cai. Vejo ele no caminho certo mas no banco insiste em gabriel e marcio araujo, no ultimo jogo Ronaldo e Cuellar nem foram relacionados, acho Adryan mil vezes melhor que o peladeiro gabriel mas parece que ele tem uma tara por esses perebas e que a qualquer momento eles podem figurar como titulares.
    Enfim tem em mãos um elenco fortíssimo e que daria inveja em qualquer técnico medalhão,não adianta ser promissor,estudioso do futebol e gente boa…Flamengo vive de títulos que ha muito tempo não ganha nada.

    • Cara, e adianta ser um tecnico medalhão? Dorival, Luxemburgo, Abel, Muricy, será q eles farão tudo diferente do q o Ze esta fazendo? Ele não é genio mas será q pra pagar milhões como com o Dorival, não é melhor ficar com um prata da casa promissor, estudioso e gente boa? Vc prefere ganhar um brasileiro a cada 17 anos ou fazer como esta acontecendo q é a cada ano mais forte, espero q não prefira a primeira opçao onde sempre fizeram loucuras em nome da torcida, ai vai bem um ano e pessimo outros 5 anos.

      • Vc entendeu o que escrevi?
        EU DISSE QUE FARIA INVEJA À QUALQUER TÉCNICO MEDALHÃO!
        leia o texto e interprete o texto cara, em NENHUM MOMENTO FALEI PRA UM MEDALHAO ASSUMIR.

      • Mano vc ja deu uma olhada no fluminense do Abel jogar? ele não é esse lixo que vcs falam não ha vida além de zé ricardo meu amigo,com este time não ha desculpa,pelo menos 2 titulos este ano tem que pintar..agora voltando a gabriel co 200 jogos MA e agora Berrío que não mostrou a que vaio ainda…JA ERA.

    • Perfeito, ele não opta pelos melhores!

    • Adryan em sua temporada pelo Nantes marcou 7 gols e deu 5 assistências em 30 partidas (20 como titular). Na equipe, foi o jogador que mais driblou, finalizou e deu passes para remates dos companheiros. Só pelos dados já mostra sua superioridade em relação ao Gabriel.

      Não acho que o Zé seja ruim, mas pode pagar caro dentro de campo se continuar sendo teimoso.

      • Ele só tem que desvincular desses perebas.

  • Caso jogadores como Éderson,Mancuello e Conca fiquem 100%, Zé Ricardo terá uma “boa” dor de cabeça pra saber encaixar direito esse time.

    • com zé ricardo ? vou orar pra acontecer… mais tendo em vista o que ele fexz ano passado e pra ficar temeroso !! queremos titulos importantes… flamengo precisa voltar a ser flamengo !! chega de mediocridade, disputar pra não cair, disputar vaga na liberta como se fosse titulo ( tem que ser obrigação) … tem que disputar sempre os titulos !!

      • Essa teimosia dele não funciona em nada, pior ainda na libertadores!

        • e disso que eu to falando !!

        • Sobre a teimosia dele, é preciso alguém de pulso firme nos bastidores para cobrá-lo. Sem isso, vai pagar caro com a teimosia dentro de campo (e se não tiver autocrítica, cabe a torcida pressionar muito na Ilha).

          • O que eu imagino é que ele é um pau mandado, ou seja, não tem autoridade para barrar esse trio, não é possível que ele seja tão burro a ponto de não enxergar o quanto esses jogadores são ruins!

            • Isso cheira a compensação, “agrado” pra empresários.

              • São tantas coisas que rolam dese tipo que eu acredito que seja ainda maior que isso!

            • HOJE eu tenho certeza de uma coisa…

              Zé Ricardo não trabalha sozinho e nem suas decisões são apenas fruto de sua cabeça.
              O conceito de Comissão Técnica no Flamengo é muito FORTE hoje.
              Tenha certeza, o RCaetano, Mozer (que já atuou como Técnico na Europa), seu novo Auxiliar Técnico, o pessoal do Centro de Avaliação e Desempenho, o pessoal da fisiologia, todos hoje trabalham em sincronia, para prever lesões e melhorar o rendimento de um atleta e ele poder entregar o seu melhor dentro de campo.
              Muitas vezes veremos uma substituição e até não a entenderemos…mas há um critério para tudo isso que não compreendemos ainda.
              Nada mais é resolvido por uma só cabeça, há um planejamento a ser seguido e que vem sendo seguido.

              Confio no Flamengo.
              Escolho confiar em quem nos representa.

              Saudações!
              Mengão sempre!

              • Não falei que não confio…Não disse que os jogadores não são avaliados..nãõ falei que ele trabalha sozinho, afirmei que ele não tem autonomia para dizer sim ou não, disso eu tenho certeza ABSOLUTA, meu questionamento é a respeito de 3 jogadores e um 4° que dar para engolir, enquanto os usar tendo melhores em tudo no banco, serei crítico, porque é burrice vc ter os melhores e optar pelos piores.
                Obs: essa minha opinião, vale para quem estar bem fisicamente, tecnicamente e psicologicamente para não te deixar dúvidas…vc não precisa concordar com minha opinião. Conheço muito bem o Mozer que antes de ser técnico, foi auxiliar do Morinho no Benfica. Também devo torcer por quem estiver em campo, mesmo odiando sua ridícula limitação e futebol, é a escolha do Zé Ruela, pois a pesar de minhas críticas e opiniões, sou rubro-negro com ambição de ver o meu mengão vencer e ser campeão, por isso sou crítico do que estou vendo.

                • Tranks Evandro…
                  Eu também sou um fanático Rubro Negro e acho que todas sugestões são válidas e tomara que todas possam dar certo !!!!
                  Que o Zé Ricardiola seja abençoado com as melhores escolhas que nos tragam o maior número de pontos possíveis.

                  Saudações!

        • Você não se acha nem um pouco teimoso também não ???

          • Essa circunstância não, eu estou vendo em campo que MA e Gabriel não fazem o time crescer, porque teimar, insistir se eu tenho melhores! Eu nem vou perguntar, pois sua pergunta já deu a resposta que concorda com essa insistente teimosia do ZR com esses limitadíssimos jogadores.

            • Tranquilo Evandro…
              Também espero que um dia tenhamos jogadores que os substituam e nos rendam mais que eles…
              Mas todos nós temos nossas crenças e opiniões próprias…
              O cara tem as dele e como não estou no lugar dele para fazer essas opções, acabo ficando na esperança que no final tudo dê certo e saiamos na enorme maioria das vezes com os famosos três pontos…
              Só procuro ser otimista e faço MUITA força pra tentar sempre olhar o copo “como meio cheio” ao invés do meio vazio…
              Não posso mais jogar bola e transfiro pro Nosso Flamengo a felicidade de quando jogava futebol nas quadras de salão.
              Sempre fui um líder em quadra e procurava incentivar meus colegas a dar o melhor de si nas peladas e sempre acreditando que mesmo com um time mais fraco poderia superar um mais forte teoricamente.
              As vezes conseguia mas as vezes não…
              Assim vejo nosso Flamengo.
              Com Fé e acreditando em todos profissionais que hoje nos representam.

              Boa noite amigo.
              Mengão sempre!

      • Títulos importantes é o que todo flamenguista deseja. Estamos na fila há muito tempo e temos que melhorar, sim. Mas tem uma coisa: com o planejamento e reestruturação que estamos passando e já colhendo frutos, tem que ser muito incompetente pra brigar pra não cair com a mudança de patamar que o Flamengo passou.

        Sobre o técnico, não acho ele ruim. O problema é que falta alguém lá dentro no Flamengo precisando cobrar duramente se ZR cometer erros pífios. É preciso ter pulso firme pra criticar os equívocos.

        • aaa isso sem duvidas… parece que ele tem carta branca pra fazer a cagada que quiser !!

          • Sim sim. Independência no trabalho de técnico não pode chegar a esse ponto.

          • Nico…
            HOJE eu tenho certeza de uma coisa…

            Zé Ricardo não trabalha sozinho e nem suas decisões são apenas fruto de sua cabeça.
            O conceito de Comissão Técnica no Flamengo é muito FORTE hoje.
            Tenha certeza, o RCaetano, Mozer (que já atuou como Técnico na Europa), seu novo Auxiliar Técnico, o pessoal do Centro de Avaliação e Desempenho, o pessoal da fisiologia, todos hoje trabalham em sincronia, para prever lesões e melhorar o rendimento de um atleta e ele poder entregar o seu melhor dentro de campo.
            Muitas vezes veremos uma substituição e até não a entenderemos…mas há um critério para tudo isso que não compreendemos ainda.
            Nada mais é resolvido por uma só cabeça, há um planejamento a ser seguido e que vem sendo seguido.

            Confio no Flamengo.
            Escolho confiar em quem nos representa.

            Saudações!
            Mengão sempre!

            • tudo bem amigo…. eu sei disso tudo ai…. mas o resultado nos jogos , que realmente é o que mais importa, eles não levam em conta então ? gabriel não faz nada, cirinio nao faz nada, como se da isso então ? por que não testar e dar chances para outros, se estão ali no elenco ou na base do flamengo, entende se que todos ali tem qualidade pra jogar com a camisa do flamengo. esse é meu ponto de vista. treino e treino, jogo é jogo… não adianta nada ter isso tudo ai, se a peça no jogo não render !!

        • Vinícius HOJE eu tenho certeza de uma coisa…

          Zé Ricardo não trabalha sozinho e nem suas decisões são apenas fruto de sua cabeça.
          O conceito de Comissão Técnica no Flamengo é muito FORTE hoje.
          Tenha certeza, o RCaetano, Mozer (que já atuou como Técnico na Europa), seu novo Auxiliar Técnico, o pessoal do Centro de Avaliação e Desempenho, o pessoal da fisiologia, todos hoje trabalham em sincronia, para prever lesões e melhorar o rendimento de um atleta e ele poder entregar o seu melhor dentro de campo.
          Muitas vezes veremos uma substituição e até não a entenderemos…mas há um critério para tudo isso que não compreendemos ainda.
          Nada mais é resolvido por uma só cabeça, há um planejamento a ser seguido e que vem sendo seguido.

          Confio no Flamengo.
          Escolho confiar em quem nos representa.

          Saudações!
          Mengão sempre!

      • “”tem que disputar sempre os titulos !!””

        Nico…
        Esse ano ainda, fica tranquilo que entraremos em todas as disputas pra ganhar…
        O resultado final não sei qual será mas acredito numa coisa, estamos no caminho CERTO e das cinco competições que disputaremos acredito ganharmos pelo menos duas.

        Saudações.
        Mengão sempre!!!

        • eu tambem desejo isso. mas vejo a rodagem que ele ta fazendo, e a insistencia com alguns nomes, que me faz e acredito que boa parte da torcida tambem, DESANIMAR !!

    • Pois é, pessoal não pensa antes d criticar o cara, também tnho minhas ressalvas, mas quem vai fazer muito melhor q ele? Tem uns retardados q preferem pagar um milhão para o Dorival ou para o Abel, como se eles fossem os melhores tecnicos do mundo e não fossem errar ou escalar vez ou outro jogadores contestados por torcedores q não estão no dia a dia para ver se são tão horriveis quanto ficam falando.

    • Listou TODOS os técnicos do mundo, não esqueceu nenhum…

      • E quem você sugere? Só perguntando mesmo.

        • Sei lá, qualquer um menos esses aí citados.

          • Tem os técnicos da América do Sul. O problema é que a maioria deles chega aqui e quer 1milhao de dólares na mesa.

            • Nem todos, só o Bielsa e o Sampaoli que eu vi pedindo isso tudo.

  • Tem torcedores do flamengo que da nojo viu aff

    • É verdade tem muitos conformistas na nossa torcida…

      • E muitos “Péla Sacos” também…

        • É verdade…

  • enquanto tiver aqui vamos apoiar

  • Discordo, o time não tem variação tática, não notei evolução alguma com relação ao ano passado.

    • Só você não viu

    • ?????????????????

  • de 2017 o zé ricardo não escapa ou é calça de veludo ou bunda de fora, não tem meio termo.

    • Pensamento antigo que nos levaria no futuro a nada mais nada menos que o tradicional “mais do mesmo”.

      Rodízio de técnicos, instabilidade financeira, uma contratação atrás da outra, técnico chorão reclamando de tudo, perebagem e resquício de jogadores pedidos pelo técnico anterior… e por aí iria.

      Não quero isso NUNCA mais para o Flamengo.

      • pensamento antigo mas a prática é atual – permanente. desculpe lamento informar mas a vida não é assim. futebol é resultado. quanto a perebagem essa continua essa
        continua firme e forte.

        • Sem dúvida roberto…

          Continua ATUAL porque TORCEDORES QUE PENSAM COMO VOCÊ mantém isso SEMPRE em alta pressionando e enchendo o saco das Diretorias em estádios, sedes e redes sociais !!!!

          Enchem tanto a paciência dos caras que acabam sendo pressionados a ATITUDES IMEDIATISTAS e nada inteligentes só pra sair da pressão quase insuportável das mídias e torcidas que só querem ver o “circo pegar fogo” e dane-se as finanças da Instituição !!!

          O que só FOMENTA a tal “ciranda” que falei e que levou a uma escalada SURREAL de salários pagos a técnicos no Brasil.

          Parabéns pela “modernizante” e promissora postura.

          Mengão sempre!!!

        • Sem dúvida roberto…

          Continua ATUAL porque TORCEDORES QUE PENSAM COMO VOCÊ mantém isso SEMPRE em alta pressionando e enchendo o saco das Diretorias em estádios, sedes e redes sociais !!!!

          Enchem tanto a paciência dos caras que acabam sendo pressionados a ATITUDES IMEDIATISTAS e nada inteligentes só pra sair da pressão quase insuportável das mídias e torcidas que só querem ver o “circo pegar fogo” e dane-se as finanças da Instituição !!!

          O que só FOMENTA a tal “ciranda” que falei e que levou a uma escalada SURREAL de salários pagos a técnicos no Brasil.

          Parabéns pela “modernizante” e promissora postura…

          Mengão sempre!!!

  • Zé está com a faca e o queijo na mão!

Comentários não são permitidos.