Zé Ricardo já demonstra evolução

Compartilhe com os amigos

O atual treinador do Flamengo, Zé Ricardo, é a pessoa certa, no momento certo. Começa 2017 mostrando o porquê de ter sido efetivado no decorrer do ano passado quando conseguiu dar padrão ao time em pouco tempo, e depois da chegada de Diego, o Flamengo subiu de patamar e agora figura entre os principais times do Brasil. Se superar a síndrome de Dunga, tem tudo para sair vitorioso dos vários desafios que irá enfrentar esse ano.

Conseguir acertar um time, dando padrão tático e torná-lo competitivo pode parecer uma tarefa fácil, mas na prática não é. Cristóvão ano passado herdou um time minimamente organizado de Tite, porém em pouco tempo destruiu o legado. Dunga com quase os mesmos jogadores convocados por Tite, estava naufragando nas Eliminatórias da Copa. O Internacional tinha um bom elenco, mas acabou rebaixado, pois nenhum treinador conseguiu fazê-lo jogar. Esses fatos mostram quão grande foi o mérito de Zé Ricardo, que depois de pegar “terra arrasada” de Muricy fez o rubro-negro brigar pelo título.

Apesar do Flamengo ainda não ter tido grandes desafios nesse começo de ano, é nítido como o treinador está fazendo o time rodar e também testando variações táticas que foi um dos temas em que mais foi questionado na reta final do Brasileiro do ano passado.

Só que Zé Ricardo apresenta a chamada, Síndrome de Dunga, que consiste em dar um valor exacerbado a jogadores que demonstraram algum valor mas que podem ser facilmente substituídos, Dunga fez isso em quase toda sua trajetória na primeira passagem pela seleção.

Ele deixava de convocar destaques do momento pra levar jogadores que até funcionaram em um certo momento, mas que já eram contestados. Por exemplo, deixou de levar Ganso e Neymar em 2010 pra levar Grafite e Kléberson.

Assim faz Zé Ricardo ao pedir renovação de Márcio Araújo Gabriel e Fernandinho, em detrimento de novas apostas ou até mesmo aproveitar a base, promessa feita pelo técnico no começo do ano, mas que na prática ainda não se realizou. A renovação de Márcio Araújo tirou espaço do jovem Ronaldo e também do colombiano Cuéllar. Gabriel também tira espaço dos jovens meias e atacantes. Fernandinho se não fosse a resistência do Grêmio, ainda estaria no elenco.

Os desafios em 2017 serão ainda maiores, visto que teremos uma disputa de Libertadores e a torcida está ansiosa e até impaciente por títulos. Superando esses desafios, Zé Ricardo tem tudo para cravar seu nome na história do Flamengo.

Saudações RN

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gabriel e MA são escalados porque tem gente que ganha dinheiro com isso.
    É um fato. Entretanto esses dois pregos precisam mostrar algum futebol pois o nível do elenco está mais alto. Caso contrário o Zé não poderá de jeito nenhum insistir neles, mesmo querendo colocá-los irá prejudicar o time. O alento é esse, estão obrigados a acompanhar o nível dos outros. Pelo menos esse ano são reservas.

  • Evoluiu muito sai de tapa buraco para meia bomba! kkkkkkkk

    • Hauahahahahhah. Exato. Evolução a tartaruga vem tendo ha 100 milhoes de anos.

  • Não sei de onde tiraram que o Zé é teimoso, sempre demonstrou nas entrevistas estar aberto a possibilidades

    • Uma coisa é discurso; outra, bem diferente, é ação.
      Eu até fiquei esperançoso neste início de temporada, mas prefiro aguardar mais um pouco o desenrolar dos acontecimentos.

  • Eu bem que me esforço, mas não consigo compartilhar a expectativa de muitos de que o ZR, com maior experiência, será um excelente técnico. Confesso minha estupefação quando leio alguns dos comentários aqui postados, que não somente elogiam a inteligência e a visão estratégica do novel técnico, mas até pressagiam que a excelência do seu trabalho o levará futuramente ao topo da elite dos treinadores no mundo. Menos, por favor.
    Até admito que pessoas que nunca foram praticantes de determinado esporte possam vir a tornarem-se bons treinadores atuantes naquela modalidade esportiva. Para isso, todavia, precisam possuir carisma e liderança tais que o façam verdadeiramente respeitadas, em suas decisões e orientações técnicas, por seus comandados, particularmente quando estes encontram-se entre aqueles considerados exímios e valorizados praticantes do esporte em questão. Infelizmente, não creio ser o caso do Zé Ricardo. Vejo-o como alguém que, apesar da vontade de realizar uma carreira como jogador profissional de futebol, viu-se frustado nessa tentativa, por lhe faltar o imprescindível talento. Esta condição, ao meu ver, parcialmente já o fragiliza diante do elenco que tem em mãos.
    Por outro lado, apesar de não privar de um convívio mais próximo com sua pessoa e com os seus métodos de trabalho, limitando-me apenas à análise de suas declarações em entrevistas públicas e naquelas que são noticiadas, não consigo nele vislumbrar uma liderança carismática que galvanize e arraste os seus comandados à crença irrestrita em suas idéias e à confiança de que elas os levarão à realização de grandes objetivos, conquistas e glórias. Reconheço nos jogadores do elenco, em geral, apenas uma respeitosa consideração ao seu bom caráter e à sua condição de devotado estudioso do futebol. Mesmo assim, pude já entrever, em depoimentos de destacadas lideranças técnicas e morais entre os jogadores flamenguistas, veladas críticas à pouca, ou nenhuma, flexibilidade tática da equipe, particularmente na reta final do último campeonato brasileiro, fazendo eco à expressiva parcela da torcida que compartilha igual opinião.
    Mas o pior, em minha modesta opinião, é o fato de que o ZR é um sujeito turrão. Note-se, principalmente os mais injuriados com o desempenho do treinador, que eu disse turrão e não burrão. Apenas o tempo justificaria, se imposta pelas evidências, a troca das consoantes iniciais.
    Mas, realmente, se há algo de que não carece o Zé, é teimosia. Sobra-lhe convicção no que acredita certo, mesmo que os fatos apontem na direção oposta. Em sua concepção, se os fatos vão de encontro às suas teses, pior para os fatos. Ou, em muitos casos, pior para o Flamengo, eu diria.
    A insistência em tentar adequar o elenco ao esquema tático idealizado e não o contrário, que deriva para o aproveitamento de jogadores tecnicamente inferiores, porém mais adaptáveis ao seu esquema tático preferido, em detrimento de jogadores melhor qualificados tecnicamente, porém de mais difícil adaptação ao desenho tático que imagina o melhor, são exemplos inequívocos dessa teimosia do ZR.
    Outra de suas manias é poupar jogadores considerados titulares no atacado, em jogos que entende como menos importantes – como o de hoje, contra o América/MG – com o objetivo de preservá-los, em suas condições físicas, substituindo-os por seus reservas, desatendendo a aspectos importantes como entrosamento, ritmo de jogo e de competição, autoestima e motivação dos atletas, entre outros. Os resultados obtidos com esta estratégia, até então, têm sido pífios e não recomendariam a sua manutenção, embora se reconheça a necessidade de rodízio entre os jogadores, para evitar o excessivo desgaste, em uma temporada plena de tantas e difíceis competições, o que me induz à conclusão de que melhor seria que as substituições dos jogadores, com esta finalidade, se fizessem no varejo, isto é, aproveitando-se os jogos teoricamente mais fáceis ou menos decisivos para a escalação de alguns poucos reservas de início, bem como a inclusão de mais alguns durante o transcorrer da partida, dependendo de como esta se desenvolva, mas nunca escalando uma equipe totalmente reserva, com um banco totalmente constituído por reservas dos reservas. Mas o Zé, teimosamente, volta a tentar a fórmula dos insucessos anteriores..
    Estou manifestando este meu ponto de vista antes do jogo de hoje à noite e espero, pelo bem do Flamengo, estar errado em meu prognóstico de que, numa hipótese bastante favorável, encontraremos grande dificuldade para alcançar a vitória.
    Se mesmo sofrida, a vitória vier, já estará, para mim, de ótimo tamanho.
    SRN!

    • Bem, você estava afim de escrever heim?!
      O resumo de seu texto é: o Zé é um teimoso. Mas cada um se expressa do jeito que gosta.
      Só uma ressalva no final de seu texto, o time que entra em campo é: Alex Muralha, Rodinei, Juan, Donatti e Renê, Márcio Araújo, Cuéllar, Gabriel (Adryan), Éverton, Berrío e Leandro Damião.
      Alex, MA, Gabriel e Everton eram na teoria titulares “até ontem”, logo time que entra em campo não é um time todo de reservas. E lembro-te que Diego e Romulo estavam com desgaste muscular e Mancuello machucou o ombro. E pra mim jogo (na teoria) fácil é a melhor oportunidade de testar outros jogadores que não sejam estes três que mencionei e ainda mais alguém que veio para ser titular como o Berrio. Infelizmente a maioria da garotada não pode estar neste time devido à seleção brasileira.
      PS: Foi só uma ressalva ao texto. Respeito opiniões. SRN

      • Show…

      • Obrigado pela crítica. Quando construtiva, é sempre bem-vinda. SRN!

    • Cara, usando esse monte de palavras elocubradas e um texto desse tamanho, fica difícil pra qualquer pessoa compreender adequadamente o que vc quer dizer… Em suma, você não curte o Zé e usa muitos termos que dão 3 voltas e meia no mundo da prolixidade pra dizer isso. Particularmente acredito que você ainda se surpreenderá. SrN

      • Beleza, cara! Tô torcendo para isso, sacou? SRN!

      • Hahahahahhahauahahahha. Helton. De fato a objetividade eh uma virtude. Na proxima vc solta logo o verbo em 3 linhas. Hauahahah

    • Meu Deus!!!!

  • Zé Ricardo é sim um técnico promissor e talvez o mais promissor do país junto com o Roger e Jair Ventura.

    A diferença do Zé para esses outros é que o Zé tem um sistema defensivo maravilhoso com peças limitadas mas seu sistema ofensivo é pobre e um time para ganhar, deve fazer gol…

    O que não me agrada no Zé Ricardo é ele não ter pulso firme como um Abel Braga ou Luxemburgo tem. Isso teria trago o título do Brasileirão de 2016. Mas, quando ele conquistar algum título importante, ele poderá ter essa moral com qualquer um jogador.

  • O título certo deveria ser: – “Zé Ricardo já demonstra involução”, pois a escalação de Gabriel e VSQ é regressão em matéria de melhorar a performance do time com novas formações além da já manjada pelos treinadores adversários!

    • Amigão sao 11 titulares e mais reservas. VAI TORCER PRO BARÇA.

      • Paquetá, Matheus Sávio e vizeu estao de folga. So voltam na segunda. Quer coloca quem? Affs

        • RONALDO!

    • Eu acho uma ótima oportunidade de testar o elenco do flamengo. E outra, também não gosto dos ditos cujos mencionados, mas não acho ruim dar ritmo de jogo aos caras. Se estão no time, que joguem então em jogos de menor expressão e que sejam feitas todas as experiências possíveis… Inclusive colocando o jovem Ronaldo no decorrer do jogo, sem que caia toda a pressão por ele ser o 2o titular (reserva imediato do Rômulo)

    • Você deveria ser o próximo treinador do Flamengo, tá perdendo tempo, faz um cursinho na CBF e mete bronca.

  • Pois é Wesley, nosso treinador é promissor, ainda falta muita coisa para colocar o time em um nível não só competitivo, mas principalmente regular. Se pegarmos os 3 primeiros jogos oficiais do ano podemos ver diversas variações táticas que antes não víamos, e independentemente dos adversários, jogamos bem com consistência e sempre objetivo, nos últimos 2 tivemos atuações bem mais discretas, muitos preferem credenciar ao tamanho dos adversários, o peso da camisa, eu prefiro encarar a realidade e dizer que jogamos muito abaixo das 3 primeiras partidas, portanto o mais importante e talvez o maior desafio do nosso treinador será dar esse equilíbrio e regularidade a equipe de maneira que mais uma vez não venhamos do céu ao inferno!

    • Que viagem!!!!!!!

      • Palmeirense detectado.

        • Entao que acha o zeh uma merda eh palmeirense?

  • Eu não esquento a cabeça com escolha de jogadores, e acho que a torcida deveria se preocupar bem menos com isso, o técnico sabe o que cada um pode jogar e todas as escolhas tem seus motivos. Além disso, é tudo flamengo mesmo. O que devemos elogiar ou criticar são os resultados e atuações, pois isso define o time, e as atuações ainda deixam a desejar, então vamos continuar cobrando. Mas estamos no caminho certo.

    • Nick Souza, quando você diz: “o técnico sabe o que cada um pode jogar e todas as escolhas tem seus motivos”.
      Um dos motivos seria, os empresários é quem escala o time? Ou é porque ele é xenófobo?? Ou os jogadores da base não são do empresário “amigo dele”??? Ou porque ele não tem ainda competência pra ser treinador do time titular Flamengo????
      Acredito mais nessa última hipótese!!!!!!!

      Aquele abraço

    • O nosso time precisa jogar acima da técnica, perder aquele estado de que hoje não deu. Tem que dar sempre, acreditar sempre. O time do Flamengo tem que ser imprevisível, na hora que não der na técnica, vai na raça. O Zé Ricardo não transmite garra para o time, não cria um ambiente de luta antes das partidas, por essa razão perdemos o campeonato brasileiro mais fácil dá história. Na época Zico tinha técnica, mas tinha a raça. O Rondinelli comeu até grama no Maracanã, os zagueiros eram viris, durões, nos tempos passados tivemos o Almir Pernambuquinho. E assim se escreve a vitória do Flamengo. O Rondinelli comer grama, foi que em uma jogada onde qualquer disputaria com os pés, ele foi de cabeça contra chuteira adversária.

  • A característica de jogo dos times do Zé Ricardo é essa: jogar com a bola no pé, mas sempre de maneira equilibrada. É a marca dos treinadores influenciados pelo futebol italiano, exatamente do mesmo jeito que o Tite. Ambos tem como referência o mesmo treinador.

    Claro que não estou comparando a qualidade dos dois, até porque a diferença de experiência e rodagem é enorme.

    O que a torcida tem que entender e começar a visualizar é que esse estilo de jogo, muito influenciado pelos “fratelli”, está sempre beirando a criatividade e ofensividade de um lado, mas sempre com uma perna no pragmatismo do outro.

    É um jeito de jogar, não está certo nem errado. Funcionou muito bem para uns e pode dar errado para outros. Para o Zé parece que está dando certo.

    • A influência do Tite e do Zé podem ser a mesma, mas a grande diferença entre eles não é apenas a experiência, mas sim a intensidade em que o Tite consegue impor em seus times e é algo que o Zé não consegue. De fato o time apresenta equilíbrio e organização, mas a falta de transições rápidas e aproximações entre os jogadores para saírem as tabelas está gritante.

      • Compare o futebol do Tite antes do ano sabático com o do Zé, é muito parecido!Os times jogam da mesma forma, o que muda era o esquema, pois antigamente o Tite curtia um 4-4-2, o time jogava muito parecido com o Flamengo atual, o Corinthians campeão brasileiro em 2011, só ganhava no 1×0 e ficava se defendendo a partida inteira, era assim. Depois que o Tite volta da Europa, ele traz conceitos novos e o time começou a apresentar um futebol mais vistoso e mais intenso.

        • Concordo. O time do Tite campeão da Libertadores era muito organizado e forte defensivamente. Acabou vencendo a Libertadores na base do 1×0 mesmo.
          Convenhamos que depois do seu retorno da Europa ele pegou um Corinthians com bons jogadores como Renato Augusto, Jádson e Elias, o que acabou facilitando sua vida. Mas é mérito total dele de ter encaixado esses bons jogadores e extraído deles um bom futebol.
          Acredito que independente dos jogadores o time precisa ser intenso no jogo. A melhor partida do Arão em tempos foi justamente na seleção com o comando do Tite e que por sinal o Diego foi muito bem também jogando mais recuado. Essa falta de intensidade no Flamengo ultimamente não me agrada.

          • Na minha opinião o problema não é intensidade, pois o time até tem, o problema é saber criar oportunidades, pois o time só cruza na área. Precisa aprender a criar jogadas e melhorar essa transição defesa-ataque, existem muitos chutões (Rafael Vaz) e estou percebendo que o Guerrero e Mancuello nos jogos grandes tem movimentado menos, faltam triangulações, infiltrações e mais tabelas. A saída de bola até melhorou em relação ao ano passado, mas a bola bate e volta quando está no ataque, precisamos ter mais presença mais perto da grande área.

            • UE cara kkkk mas foi voce em um post algum tempo atras que disse justamente pra mim que esse jogo de triangulações, infiltrações e tabelas não da certo mais e que o “futebol moderno” não se joga assim, mudou de opiniao ?? ou será que nao é o mesmo Guilherme??w

              mas concordo no que voce disse.

              • Eu não falaria um absurdo desses, ontem mesmo assistindo Bayern x Arsenal eu observei tabelas, infiltrações e triangulações. Mesmo se eu tivesse dito, qual seria o problema?Não há vergonha alguma em mudar de opinião, vergonha é continuar com a mesma ideia sabendo que está errado.

                • Legal esse seu último parágrafo, onde filosofa sobre a relação entre mudança de opinião e vergonha.
                  Veja se consegue postar a afirmação para o Zé Ricardo. Talvez surta algum efeito. SRN!

            • O time quando é intenso consegue se encontrar em campo e aí acontecem essas triangulações, tabelas e infiltrações.
              O Mancuello está muito isolado na direita e o Arão ultimamente está andando em campo e isso vem comprometendo na transição rápida do time. Tecnicamente temos ótimos jogadores como Diego, Romulo, Arão, Guerrero e Mancuello, mas se eles se aproximassem mais em campo, acredito que sairiam coisas boas em campo.

              • Não necessariamente, o Atlético campeão da libertadores em 2013 era uma intensidade só, não se via tabelas, infiltrações e triangulações, é claro que o time não era bagunçado, mas o time era tão intensivo que tinha pressa em chegar no ataque e jogava na base da ligação direta, e isso era proposital. A maioria dos gols daquele time era de bola parada e chuveirinho, havia infiltrações, mas não era a principal forma do time de fazer gols. É justamente o contrário, é a triangulação, a tabela e as infiltrações que fazem o time ter intensidade e não o que você disse. Mas de resto concordo contigo.

                • Discordo em partes. O Atlético fez muitos gols de fato no chuveirinho, mas também me cansei de ver gol do Bernard e do Tardelli com eles se infiltrando e recebendo bolas enfiadas pelo Ronaldinho além das tabelas rápidas envolvendo Ronaldinho, os pontas e os laterais. O Atlético naquele um terço final do campo eram sim muito intensos. Logicamente tinham dois volantes que faziam o jogo sujo e seguravam a onda para os quatro da frente não terem que marcar tanto.
                  Cara, se o time é intenso ele faz tabelas e infiltrações. Se ele faz tabelas e infiltrações ele é intenso. Ou seja, uma coisa puxa a outra e tudo é a mesma coisa kkkkkk

      • Concordo!

  • é muito mimimimi com esta molecada da base, a maioria deles não vinga no flamengo, no corinthians, no são paulo, no santos, etc…uma minoria dá certo… no flamengo os últimos que deram certo foram o PV, Jorge e Vizeu.
    deixar como reserva imediato um monte de molecada eu acho temerário.
    do jeito que está sendo feito este ano, tendo várias competições e rodando bem o elenco, mais juvenis terão chance de mostrar o valor deles.
    deixa o zé trabalhar.
    parem de cornetar.
    SRN

    • Certo, então deixamos como reservas imediatos um batalhão de perebas, é muito mais seguro!!!!

      • não são perebas, mas são melhores jogadores do que a base inexperiente, vide a lambança que foi o sub 20…tirando o vizeu, e o rycharlisson dos flores, nada ali se salvou..

        • Fala daquele time mal treinado do sub-20? Acredita mesmo que todos eles são ruins? Põe eles em um time minimamente organizado e assim fará uma melhor avaliação do futebol deles. E se MA, Gabriel e Damião não são perebas, eu não sei o que eles são. Aceito jogadores inexperientes serem preteridos por jogadores qualificados, mas por perebas? Não aceito mesmo.

        • Cara. O micale eh horroroso. Nao da nem pra fazer uma avaliacao. Esse time do brasil sub 20 foi um dos piores times que eu vi de jovens( sub17 e sub 20) em muitos anos. Ai vao dizer, a mais ele ganhou as olimpiadas. De fato ganhou. Mas eram times muito mulambos e o brasil tinha uma porrada de valores individuais.

  • Eu procuro aprender com tudo e com todos, mas muitas foram as vezes que fiquei irritado com as declarações de alguns aqui, depois percebi que a paixão formando opinião é igual a perda de confiança, mesmo que tente recuperar a confiança perdida as pessoas que desconfiam vão desconfiar ainda mais, não tem jeito, fico na expectativa de que pelo menos o bom senso prevaleça, tudo indica que o Zé será um dos maiores e melhores treinadores do Brasil, não vai agradar a todos, nem Jesus Cristo agradou e ainda colocaram ele na cruz e por falar no mestre do amor, que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

    • Manoel, é até uma blasfêmia comparar o Zé com JESUS CRISTO!
      A sua inflamação(RICARDITE) está afetando o seu cérebro!!
      Mas, nem isso é capaz de tirar o prêmio de “melhor inventor de explicações injustificáveis pra justificar os erros contumazes do Zé”. O Carlos Campos já ganhou esse prêmio, então não precisa apelar pra JESUS CRISTO que você não vai tirar o prêmio dele!!!!!!!

  • Resumindo o ZR é muito esperto não vai se queimar barrando jogadores perebas com empresários muito influentes dentro do Flamengo, pois se tivesse feito isso na reta final do Brasileiro passado e o time tivesse o mesmo baixo rendimento que teve, quando os Peppas se distanciaram na tabela e acabamos perdendo até o segundo lugar para o Santos, hoje ele não estaria no Flamengo para contar a história. Falar de Tite é diferente para aceitar ser técnico da seleção já colocou suas cartas na mesa. Diria que o texto está certo, só corrigiria que o ZR é um Dunga por necessidade e duvido que por opção, veio da base e treinou esses garotos, já os teria aproveitado e/ou os testado melhor.

    • Então vc acha que os empresários é que mantêm Zé Ricardo no Flamengo? Fala sério

      • Meu Deus, não sei se o problema é distorção do texto ou de interpretação, em nenhum momento disse que o ZR é mantido por empresários e sim que suas escalações pela sua condição frágil de técnico iniciante contemplam o que os jogadores perebas de certos empresários. Viu a escalação do Gabriel como armador e não o Adryan agora contra o América. Fala sério.

        • Seu pereba fez o gol da vitória

  • Puts…. .o zé só vai ser colocado a prova quando começarem as competições que realmente importam…aí vamos poder ver como ele vai reagir no decorrer das partidas…

    • já foi bem testado no brasileiro e sulamericana em 2016, agora é o momento de colher resultados…chega de laboratório, né naum?
      SRN

      • O Brasileiro foi um péssimo trabalho?O cara pega um time em terra arrasada, sem estádio e com poucas sessões de treinos por conta das viagens, é brincadeira dizer que não foi um bom trabalho?Mas realmente, precisamos colher resultados.

        • Concordo, é isto aí, pra mim colunista exagerou nas colocações…
          Avante ZR.

    • Discordo do seu comentário, Silvio, ele já foi testado e reprovado em competições inferiores como a Sulamericana e foi REPROVADO com nota zero!

      Aquele abraço

      • Na Sulamericana era sacanagem cobrar o time, pois além de estarmos concentrados no brasileiro, o time estava morto, não tinha condições físicas de disputar duas competições ao mesmo tempo, e ainda por cima ficamos impossibilitados pelos nossos fisiologistas de utilizar os titulares. A Sulamericana era impossível, o time já estava desgastado e talvez a gente nem terminaria em terceiro se não fossemos eliminados cedo, porque o desgaste seria pior.

        • Quero ver esse ano com brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores tudo com fase decisiva no final do ano, como que o clube vai se comportar… Se dará a desculpa de cansaço e deixar de lutar por 2 desses títulos ou entrar com garra e brigar por tudo, pois pelo elenco que o flamengo tem, da pra disputar tudo.

          Está longe ainda, mas o flamengo tem que se planejar pra iniciar no 12 o campeonato, vencendo varios jogos e abrir vantagem logo no inicio, para que no final, nao seja atrapalhado pelas diversas competições em que vai ter q dividir o foco.

          • Cansaço não é desculpa, experimente fazer de duas à quatro viagens de avião por semana e ter que jogar uma partida de futebol nesse intervalo. Lutar pelo título foi milagre dentro dessa situação. Acontece que eu também quero ver o time se comportando esse ano, mas o time ano passado nos mostrou boas coisas.

      • Às vezes eu fico com a impressão de que vc exagera.

        • As vezes eu fico com a impressão que ele é completamente louco.

          • E às vezes eu fico com a impressão de que ele não é o único.
            🙂
            abraços a ambos!!

          • Sério? Eu sempre tenho essa impressão.

          • Hauahahahauhauhauahh. Ele exagera mas eh meu amigo!!! Ele exagera mas eh meu amigo!!!! Hauahuahauah

      • Entendo Douglas. ….Estou tomando como base seus defensores que já pregam a evolução do aprendiz…que uma pré temporada seria suficiente para aprender tudo que não sabe…vimos bem ano passado quando os jogadores não faziam a diferença é o zé tinha que mudar o panorama da partida era um Deus nos acuda…essa melhora do time se deve pela entrada do Rômulo no lugar do inútil VSQ e a entrada do mancu (mesmo fora de posição ) no lugar do não menos inútil Gabriel. ..o Diego já não fica tão isolado na criação e a saída de bola sem chutoes já não é tão visível. …até guerreiro vai ser colocado a prova pois a bola vai chegar pra ele com mais qualidade…Vou esperar as partidas que realmente interessam pra ver se o zé nos surpreende de forma positiva. ..abraço. .

  • Li aqui e vi entrevista coletiva aqui em outros “posts” o seguinte…

    Que havia um PLANEJAMENTO de nos CINCO primeiros jogos colocar para pegar ritmo de jogo A BASE DO TIME DO ANO PASSADO (os que restaram) e iria coloca-los para pegar ritmo como estratégia de preparação na pré-temporada. E isso foi feito.

    Nas últimas entrevistas do Zé Ricardo citou e reiterou várias vezes que em algum momento da temporada TODOS teriam sua chance de mostrar serviço e sua utilidade ao time.
    Afinal serão mais de 70 jogos esse ano e PROVAVELMENTE EM ALGUM MOMENTO cada um deles conforme destaque e participação nos TREINOS fariam jus a essa oportunidade. Quem não viu, procure se informar e olhe os convocados para o jogo de hoje contra o América. Compromisso já se cumprindo… e só estamos no sexto jogo oficial do ano.

    Aí…
    Se coloca como fez e diga-se de passagem FEZ CERTO em por a turma da espinha dorsal do time pra jogar no início como fez e ganha, é teimoso, burro e não deu chance a base que coitadinhos se não entrarem logo no profissional vão desaprender a jogar bola…

    Se coloca a turma de garotos que aliás estavam na Seleção Brasileira ou algum dos que ficaram e perde ou algum deles não vai bem… é burro, teimoso, colocou cedo demais ou já comeriam o rabo do garoto dizendo ou não presta será outro negueba ou coitado, não era seu momento ainda…

    Ou seja, em qualquer coisa que faça SEMPRE SERÁ chamado de burro, ruela, fraco, sem carcaça, paneleiro…

    Ou seja, se EU estivesse no lugar dele NUNCA entraria em Coluna do Flamengo ou lugar nenhum da mídia para ouvir NÓS A TORCIDA…

    É INSANO o que cansaço de ler por aqui !!!!

    Eu dou apoio e incentivo e também como outros e também tenho algumas opiniões contrárias a ele do ano passado, mas o cara se viesse aqui não teria tranquilidade para trabalhar !!!!

    TOMARA que NUNCA apareça por aqui…

    É deprimente o nível de opiniões escrotas que leio aqui num início de trabalho… já mudou tantas coisas do ano passado e visivelmente tenta mudar outras… mas tudo precisa de uma coisa chamada… TEMPO !!!!

    O tempo trará a resposta para todas as perguntas, dúvidas e insanidades de uma boa parte dos que aqui visitam.

    Mengão sempre !!!

    • lacrou!!!

    • O negocio da base é coloca-los pra jogar com o time titular no decorrer dos jogos pra ver como se comportam e se podem ser aproveitados no decorrer do ano ou se ja pode dispensar ou empresta-lo pra outra equipe. O que a galera reclama é o seguinte: Hoje Rômulo é titular absoluto da equipe como 1 volante, por que nao colocar o ROnaldo no banco e entrar com o garoto nos 20 min do 2 tempo quando a equipe ja estava vencendo a maioria dos seus jogos que fez, ao invez disso colocou o MA em 2 jogos que nao precisava. Pra que colocar o gabriel no time se todo mundo ja sabe que no máximo que ele faz é ajudar pra marcar e testar o Cafu entrando no decorrer da partida pra ver se ele pode jogar no decorrer do ano, ou mesmoo adryan que foi bem qdo entrou, teve oscilações mais normal, pra quem entra so de vez em qdo, mais fez mais que o Gabriel.Contra um Nova iguaçu por que não colocar o Thiago como goleiro, pra ver como ele se comporta jogando com a equipe titular pra ver se podemos contar com ele pra ser reserva do muralha.
      Ou seja, é colocar os garotos no decorrer das partidas jogando com o time TITULAR. Hoje ele já começa a rodar o elenco muito bom, e tomará que possamos vencer a taça Guanabara e testar esses jogadores ainda mais durante a taça RIO. E esquecer de vez MA, Gabriel pra entrar no decorrer das partidas.
      E isso deve ser feito agora, no campeonato caricoa e primeira liga, ou voce acha que la no brasileirao, libertadores ele vai colocar um moleque pra jogar que nunca entrou no time, nunca … so ver que ele nao fez isso ano passado.

      • Thiago, na boa. Vc está obcecado com a nossa base. Calma que os garotos vão dar frutos. Lembro que o próprio Zico ficou 2 anos pra ser titular desde que subiu da base. Pra que colocar os garotos da base agora se eles não vão disputar a Libertadores? Ou vc acha que eles estão prontos para um jogo de nível Libertadores?? Nem jogaram ainda um estadual, Brasileirão. Brother, sua obsessão com a base está a nível de loucura!

        • Não é obsessão com a base.. é de ver o flamengo grande e tirar logo esses perebas que não fazem nada de bom e no máximo levaram o flamengo a brigar pra não cair e meio de tabela em campeonatos anteriores.
          “Pra que colocar os garotos da base agora se eles não vão disputar a Libertadores? Ou vc acha que eles estão prontos para um jogo de nível Libertadores??” … o cara só está pronto jogando, e se o mlk entrar em alguns jogos até a libertadores e for bem, QUAL O PROBLEMA DE USA-LOS???
          Se você tiver um problema sério e for pro hospital e chegar la for um jovem que acabou de formar em medicina vc vai embora, por que o cara é novo e ta começando agora ??? …
          O cara vive futebol desde criança, jogou diversos jogos e treinam com os profissionais, se o cara for muito ruim e o time nao ajudar que ele vai jogar mal, fora isso o cara vai bem no geral.

      • PERFEITO O SEU COMENTÁRIO, THIAGO!

      • Onde assina !

      • Ponto! As observações fazem sentido é não adianta ficarem nervosos!!
        É olha q acredito no ZR como técnico do Mengão… Mas isso não significa que vou achar q tudo são flores (MA e Gabriel)

      • Eis uma parte de um comentário meu sobre o aproveitamento da “Base”..

        “”Quanto a base e seus jovens, até o Zico nosso grande “Deus Flamengo” levou 2 anos para ser titular, menos que isso não faço questão.
        Lembre-se que Negueba e Rafinha já foram quando nessa fase de suas vidas no Flamengo considerados “Novos Craques” do pedaço e olhe agora no que deram…””

        Não estou dizendo que TODOS serão assim, mas pelas mais recentes experiências em anos passados, te confesso nem um pouco animado ou colocando responsa nas costas dos caras como você põe…

        Lembre-se e anote aí, não digo isso de você, mas…

        “A maioria dos que pedem a Base desesperadamente hoje, possivelmente serão os que pedirão com o tempo suas cabeças e ainda responsabilizarão o Técnico pelo insucesso deles.”

        Digo isso porque já vi esse filme antes…

        Saudações.

    • A torcida é muito modinha, não dá valor a seus ídolos ídolos quem chega e faz trabalho bem feito. Ronaldinho, Leo Moura, grandes jogadores que honraram a camisa do Mengão, hoje são vaiados e odiados, amo o Flamengo, mas acho que essa torcida tem memória fraca. Depois do Luxemburgo em 4 anos o ze foi o único que conseguiu deixar o Flamengo entre os 4 melhores do BR, então deixa o cara trabalhar bando de cuzoes.

      • Pois é Matheus…

        A ideia de boa parte dos que leio aqui é que o cara tem um console de videogame na mão e não escolhe certo seus “bonecos” pra jogar como se tudo pudesse ser resolvido com o apertar do botão “RESET” se não der certo…

        E ainda esquecem que seu trabalho e a segurança financeira de sua família estão em jogo e dependem de seus resultados…

        Não tenho nenhuma dúvida que o mais interessado hoje no sucesso do Flamengo é ele !!!!

        Saudações !!!!

      • Ronaldinho ídolo ?

      • Ronaldinho? É assim que vc chama o Angelim?

    • Que tempo você quer dar pra ele, Carlos, 1 ano, 2 anos, 3 anos?
      Quando vamos ver os da base entrando pelo menos nos 15 minutos finais de um “jogo ganho”(de 2×0, 3×0, 4×0) contra um time fraco, ” PROVAVELMENTE EM ALGUM MOMENTO cada um deles conforme destaque e participação nos TREINOS fariam jus a essa oportunidade”, quando? – No meio do ano, no fim do ano. Quando após eliminação no carioca, na primeira liga, na Copa do Brasil, na Libertadores ou quando estivermos em situação crítica no brasileiro???????

      Para de inventar explicações justificando o injustificável que é “os erros constantes do Zé”!!

      Aquele abraço

      • A temporada de 2017 seria tempo mais que suficiente e com as condições ideais disso acontecer, digo, uma avaliação de um trabalho como um TODO que já considero muito bom em 2016 (entre erros e acertos acertou muito mais).

        Não espero Douglas, esse ou aquele jogador ser escalado para aprovar ou não um trabalho Técnico, analiso um conjunto de um TODO.

        Os estrangeiros “estão começando” a ter sua chance… vide o Mancuello e ainda faltam pelo menos 70 jogos para oportunidades de todos.

        Quanto a base e seus jovens até o Zico nosso grande “Deus Flamengo” levou 2 anos para ser titular, menos que isso não faço questão. Lembre-se que Negueba e Rafinha já foram quando nessa fase de suas vidas no Flamengo considerados “Novos Craques” do pedaço e olhe agora no que deram…

        Quanto ao Donatti e Cuellar que você citou… relaxa…
        Não estamos enfrentando o “Palmeiras”, vamos enfrentar hoje o “Poderosíssimo Coelhão Mineiro”
        rsrsrsrsrs

        Se não forem capaz de dar conta desse recado com um pé nas costas (individualmente falando), aí realmente ficarei preocupado com a tão decantada “qualidade” dos dois…

        Imagino que aí está uma ÓTIMA OPORTUNIDADE de justificarem tanto choro e vela por eles, se forem bem, tranquilo, poderei olha-los com mais segurança, se forem mal, já viu né ???

        Obs.: Digo ir mal INDIVIDUALMENTE falando (erros, acretos, posicionamento, etc), vou analisar o comportamento de cada um e não o resultado em placar do jogo, fique tranquilo…

        Grande abraço !!!

        • Carlos, O MANCUELLO é um 2º volante/meia esquerda e, está sendo posicionado de ponta direita, como ele é um polivalente e inteligente jogador ele cai pra a esquerda e centro de campo pra fazer as jogadas. O DONATTI e o CUELLAR a frente e do lado deles com o VSQ na frente dele “fazendo merda” e dando passes pra trás “na fogueira” a todo instante. A intenção do Zé é “queimar” o argentino e o colombiano com o VSQ no time e o Gabriel armando no lugar do DIEGO é uma “catástrofe futebolística”, não pode dar certo. A nossa sorte que é um jogo contra outro time inexpressivo porque se fosse contra um time mais forte o resultado não seria nada bom.

          Aquele abraço

          • Faz sentido

          • COMPROMISSO CONTIGO !!!!

            Analisarei IMPARCIALMENTE o Donatti, Gabriel, Cuellar e também o VSQ…
            e lhe trarei minhas opiniões, grato por se interessar por elas.
            Também aguardarei suas ISENTAS opiniões sobre os mesmo, faz de conta que o Gabriel e o VSQ você nunca viu antes… rsrsrs

            Não diria SORTE, porque segundo o que andei ouvindo em entrevistas coletivas essa OPORTUNIDADE já estava dentro do planejamento para esse jogo.
            E sinceramente NÃO acredito que ele queira QUEIMAR ninguém e o elenco está enxuto pra ficar desperdiçando dinheiro com novas contratações… afinal enxergo nele um cara que TENTA aproveitar o máximo de cada um, o Mancuello é exemplo disso, inteligente multifuncional e polivalente.

            Gabriel no jogo contra o Vila Nova assumiu uma posição e postura onde se destacou para o Futebol Brasileiro no Baêa, recebia a bola de frente para a intermediária adversária fazia a transição e passava ou servia seus atacantes, NÃO era seu forte as finalizações e sim sua visão de jogo e passe para outro concluir (espero que não tenha perdido o jeito de jogar assim), desse jeito sua estrela brilhou no Baêa e contra o Vila Nova a meu ver não comprometeu na função, deve ter pedido ao Zé essa oportunidade já que atacante de lado pra ele não deu e não dará é fraco pra isso.

            Enfim…
            Tomara que TODOS joguem bem e aproveitem suas oportunidades, pois contratações para o bem de nossas finanças só acredito em uma de IMPACTO (se for uma boa oportunidade de mercado e sem loucuras) se preciso for na janela do meio do ano e se chegarmos a 80.000 ST’s e saindo alguém nessa mesma janela para abrir espaço no time titular (quem sabe uma venda do Guerrero j(á que voltou a aparecer e fazer gols). Uma contratação de IMPACTO assim como a do Diego foi.

            Grande abraço!

        • Se forem mal, comecemos a cobrar o Rodrigo Caetano por ter gasto 13 milhões em dois perebas.

          • Nem tanto ao “Céu e nem tanto ao Inferno” Rodrigo…

            Não os chamaria de “Perebas” por isso, seria INSANO de minha parte, de perebas não tem nada.

            Apenas escreveria aqui se acaso não forem bem contra um adversário de pouca expressão (considero o “América MG o Madureira Mineiro”), que estaria começando a entender o porque de não serem considerados uma primeira opção em alguns jogos desse ano e inclusive os do ano passado na cabeça do Zé.

            Por isso serie e farei uma análise IMPARCIAL do que verei HOJE.

            Se forem bem elogiarei e reconhecerei, se forem mal, continuarei torcendo e fazendo votos para que de uma próxima se apresentem melhor e nos deem ânimo para uma outras oportunidades.

            Afinal, vestiu Rubro Negro não tem pra ninguém !!!

            Saudações.

  • Vcs lembram do aperto que o bostafogo deu no Fla? depois de ter retrancado o time q poderia facilmente fazer mais gols e matar o jogo!

    • Pois é DION, os RICARDETES não querem reconhecer isso! Se as 2 bolas que bateram no travessão tivessem entrado, teríamos perdido o jogo para os reservas do Botafogo por 3X2. Sorte nossa e do Zé que elas não entraram, mas eles criaram chances pra fazer mais gols, sorte nossa que não fizeram!!

  • Segunda feira post: do céu ao inferno, hoje já mostra evolução?

    • Pessoas diferentes, opiniões diferentes.

  • Quando vão contratar o Celso Roth??? Diretoria burra!

    • Jamais ……. As críticas para melhorar é justamente para que ele faça os ajustes necessários e continue no comando da equipe. Não é por que os torcedores levantam pontos que ele tem que melhorar que querem que ele saia, se fosse assim, era mais fácil só xingar ele todo jogo, pedir a saída dele e a contratação de outro técnico. Você está vendo algum comentário nesse ponto ????

      • Ok, mas fico imaginando se as críticas construtivas vão continuar após o primeiro empate …
        E também, se ele tiver que fazer os ajustes que a torcida pede, aí ele só vai precisar entregar as camisas aos jogadores, também escalados pela torcida.
        SRN

        • A torcida pedi pra ele colocar os melhores, pois quer ver o time jogando bem e com qualidade.. Futebol é um espetáculo cara, ou você assisti futebol so pra ver o time ganhar fazendo um gol “achado”, na sorte. Se fosse assim, um campeonato “chines” teria a mesma audiência que um jogo da Europa, porem ninguém assisti o primeiro pois a qualidade técnica é muito ruim, não tem o espetáculo.
          Tendo isso em vista de colocar os melhores, pela qualidade técnica, ele como o técnico de futebol deve encontrar a melhor forma de jogar com esses jogadores, além de fazer um balanço defensivo pra que o time nao sofra muito atras e crie muitas jogadas de gols la na frente, jogando com tranquilidade, toque de bola, tabelas, infiltrações.

          • Por tudo isso que vc escreveu, espero que o Zé Ricardo mantenha suas convicções, aprenda e evolua com o tempo. Conhecimento de futebol ele tem, sabe que está em processo de amadurecimento e que não pode se precipitar só para atender os gritos da torcida, em prol da sua carreira. Acredito que terá vida longa no Mengão e a consequência será um Flamengo cada vez mais forte.

            • Mais o que a galera pedi é justamente pra que ele melhore e tenha vida longa no mengao como você mesmo disse. Eu não quero que ele saia não.

      • Mais um comentário digno de elogios, Thiago!
        Tenho essa mesma percepção do que está acontecendo e noto que os mesmos jogadores voltam sempre ao time!

      • Perfeito !

    • Kkkk

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Marcelo Oliveira!

  • Além da insistência em jogadores medíocres, outra coisa que me deixa puto é o fato dele semprr retrancar o time quando tá com vantagem mínima no placar.

  • Espero que esse início ele consiga TESTAR o que ele precisa, pra na necessidade USAR as peças que tem. Mudar um esquema dependendo do adversário, e mostrar que ele estuda. Desejo sorte e mais confiança ao Zé pra arriscar e inovar o futebol do mengão! #VaiPraCimaDelesMengo Quer falar de Flamengo no Telegram? – @FlamengoNacao

  • E o mais engraçado no ZR é que ele parece que não tem confiança nos jogadores da base, medo de queima-los, que eles não vão bem numa partida e a torcida comece a vaia o jogador. Porém se esses jogadores da base não estão prontos pra pressão de jogar uma libertadores, de jogar um brasileirão ou mesmo a copa do brasil, isso se deve ao técnico deles no sub20 que não os preparou para essa transição e quem foi o tecnico deles foi justamente o ZR, ou seja, então o ZR não está preparado pra comandar a equipe nesses torneios.

    Assim também vejo que se ele não consegue colocar em campo os melhores do time e fazê-los render ao máximo e ter um balanço defensivo e ofensivo muito bom, isso também mostra a falta de competência do técnico, pois ele que vive ali o dia a dia, faz os treinamentos, deve mostrar as falhas do jogador e para a equipe a fim de eliminá-los.

    Esse começo tenho gostado da forma do time voltar, com boa movimentação, boa saída de bola, infiltrações, tabelas, só precisa ajustar duas coisas no time:
    1) Se o time fizer um gol, não se fechar em busca do contra ataque chamando o adversário, tem que fazer o 2º e o 3º gol, pq um resultado com 2 gols de vantagem ainda é perigoso.
    2)Dar mais chances a jogadores da base, e principalmente parar de insistir em jogadores que não rendem nada quando entram. ex: por MA em um jogo ganho ao invés do Ronaldo, por Gabriel que entra e não faz absolutamente nada no jogo, ao invés do adryan, o cafu que se forem ruins, fazem a mesma coisa e não tem essas varias oportunidades.
    3)Fazer as inversões de bolas e toques de bola mais rápido pra abrir a defesa adversaria, como por exemplo ontem o napoli jogando contra o real madrid.

    Ajustando isso, ZR vai estar levando o time aos títulos.

    • Thiago,
      Essa questão do dogma da idade é realmente complicada e polêmica por aqui em “terra brasilis”. Basta olhar para a Champions League a quantidade de jogadores abaixo dos 22 anos que estão disputando a competição. Se o exemplo da Europa não vale, basta olhar alguns times brasileiros em diversas épocas. Entendo então que se trata de uma filosofia de clube que deve ser explicada para a sua torcida – no caso da nossa que é “impaciente, intensa e bipolar” tem de se falar em doutrinação.
      Espero que possamos terminar o ano com uns 3 “moleques da base” pelo menos entre as 16 primeiras opções de jogo.
      SRN

      • Exatamente cara… Estavam assistindo o jogo entre Napoli e Real Madrid ontem, e falaram do goleiro titular do Benfica, um brasileiro jovem Ederson, parece que tem 21 anos de idade, JOGANDO LIGA DOS CAMPEÕES. E os caras tem medo de deixar o Thiago como substituto do Muralha na libertadores, que só não será titular se machucar, pois os jogos da seleção sao em semanas que nao tem libertadores e um goleiro tomar 3 cartoes amarelo ??? tenha dó de pensar isso ne.

        Essa cultura do jogador de base inflamável tem que acabar, ZR cmo tecnico do flamengoe principalmente de ter vindo da base, tinha que tomar a iniciativa de colocar os moleques e deixa-los em 3 a 5 jogos seguidos e puxar as responsabilidades. Vii uma entrevista que o Renato Gaucho deu pra ESPN falando sobre isso, que ele pedi pra seus jogadores de frente partir pra cima dos adversários, e que pode deixar que ele é o responsável pelo o que acontecer, e vai apoiar o jogador logicamente falando pra ele o que tem que melhorar e tudo mais.
        O que falta no Brasil é isso, técnico com CORAGEM de puxar a responsabilidade por colocar esses jogadores e dar alguns jogos pra ele ter confiança e dar o seu melhor. Engraçado que ano passado o ZR teve coragem de bancar jogadores como MA, Gabriel, Fernandinho mais nao tem a coragem de bancar jogadores da base ???.

        • Hahaha meu Deus…deixar os caras da base 3, 5 jogos como titular? Menos, cara, muito menos, quem da base que vc acha tão craque assim pra já disputar uma Libertadores como titular? Nem o Viseu ainda está pronto pra ser titular. Vc está bastante equivocado nas suas análises. Já queimamos vários jovens talentos por mentalidade assim, por querer passar responsabilidades demais para os jovens da base. Tem que ser a médio, longo prazo. Nada de colocar os meninos no fogo como fizeram vários técnicos no passado. E outra, pra que a pressa em colocar os jovens da base? Por acaso temos deficiência de jogadores no elenco? Então, devagar com o andor. Os jovens da base são apostas para o futuro, não para o presente! SRN!

          • Tudo bem, cara. Eles não estão prontos para serem titulares. Só espero que no lugar deles estejam jogadores capacitados ao invés dos perebas do elenco. Isso inclui também aqueles que vêm do banco.

          • Colocar o mlk pra jogar de titular no campeonato carioca cara, pra ver se podemos contar com ele. Eu não disse pra colocar o mlk de titular na libertadores, a não ser que precisemos, e qual o problema ?? por ex: muralha passa mal e nao vai poder jogar, bota o thiago pra jogar, o que que tem ???… GUerrero passou mal e nao esta se sentindo bem, poe o Vizeu …

            “Nada de colocar os meninos no fogo como fizeram vários técnicos no passado. ” Colocar o moleque na fogueira na minha opinião é o time estar perdendo, não jogando nada, ai colocar um jovem pra jogar como salvador da pátria, vide luxemburgo naquele jogo contra o atlético paranaense na CB. Agora, se por exemplo o guerrero machuca e colocamos o Vizeu pra entrar,por ser o substituto isso é queimar o cara ???

            “Os jovens da base são apostas para o futuro, não para o presente! ” … discordo, a base é pra ser utilizada agora, ainda mais no começo e em campeonatos fracos como o carioca.. Você vai lançar eles no brasileirao, CB e libertadores sem ter testado num jogo mais facil ?? … ZR não fez isso ano passado, vai fazer esse ano, jamais. E outra coisa, a partir de 2017 o flamengo sempre estará brigando por titulos, vamos esperar quando pra esses garotos entrarem ??…

            E o que eu quero e a grande maioria da torcida é que os mlk estejam no banco e sejam lançados no decorrer das partidas, e não colocar jogadores fracos tecnicamente por serem ” mais velhos” ….

    • “Assim também vejo que se ele não consegue colocar em campo os melhores do time e fazê-los render ao máximo e ter um balanço defensivo e ofensivo muito bom, isso também mostra a falta de competência do técnico, pois ele que vive ali o dia a dia, faz os treinamentos, deve mostrar as falhas do jogador e para a equipe a fim de eliminá-los.”

      Cara, na boa. Qual técnico do Brasil atualmente conseguiu fazer isso aí que vc está reclamando? Que eu saiba, os únicos times ainda invictos são Fla e Flu. Então, se ele não está colocando os melhores, como vc tá falando, pelo menos o time está equilibrado. SG = 11(13 gols marcados e 2 sofridos). E vc diz que o time não está equilibrado???? Parei!

      • Por que ele colocou o Rômulo pra jogar que é um bom jogador e faz uma boa saída de bola, fazer passes pra frente e lançamentos, além de aparecer muito bem la na frente. POr que ele colocou o Mancuello de meia caindo pelos lados, jogador que ajuda o Diego na criação e aparece la na frente e não deixa o guerrero sozinho. Jogadores muito bons, que melhoraram e muito a equipe e fez com que tivesse esse bom desempenho inicial. Só por que temos que lembrar que so pegamos baba e qdo pegamos times ” melhores” o time sofreu um pouco na parte defensiva. Tem melhorado mais ainda falta muita coisa a ser melhorado nessa parte. Por exemplo a recomposição defensiva do lado esquerdo do time tem que melhorar, a marcação e compactação principalmente quando a equipe está com a bola. E não quero saber de outros times, quero saber do flamengo e do que precisa melhorar pra ficar ainda melhor. Não me interessa o palmeiras, ATM e santos que sao nossos maiores concorrentes.

        • Cara, o time ainda não está 100% pq ainda é começo de temporada e entraram jogadores novos no elenco. Ele está tentando fazer com que o time tenha outro padrão de jogo. É normal que o time não esteja ainda no ideal, agora falar que o time está desequilibrado é criticar por criticar! Não concordo!

          • Essa parte eu assumo que exagerei ao escrever. Mas os 4 ajustes que mencionei são importantes que ele faça, assim o time ira muito longe… Mais eu falo o que quero que ele melhore, não quero que contrate outro técnico não, longe disso… Se não eu só colocaria que ele é muito ruim e que a diretoria deveria contratar um técnico o mais rápido possível. As “criticas” como vcs falam, é pra que ele se torne um técnico vencedor no profissional.

            • Blz!

            • Marcelo Oliveira!!

      • O Flamengo perdeu 2 jogos, portanto não está invicto!!

    • Acabas de ganhar um fã, Thiago! Seus comentários são muito inteligentes!!

  • Muito bom texto, mas não concordo sobre a variação tática. Não vejo isso. O time só joga um pouco diferente quando o Mancuello está em campo jogando aberto pela direita. Ele, por iniciativa própria e por vocação aparece mais pelo meio tabelando com Diego ou Guerrero. Pode notar que quando entra Berrio ou Gabriel, volta-se a abrir um jogador aberto pela ponta que não fecha pro meio. Ainda vejo o time jogando sempre com o tal do 4-1-4-1, com um atacante centralizado e dois abertos pelas pontas.

  • Concordo, mostrou evolução em uns aspectos em outros parece que piorou, em momentos distintos do jogo ele vai de Ancelotti a jayme de Almeida, que disse a maior idiotice que eu ja vir na história do futebol “Márcio Araujo tem as mesmas características do Elias.”

    • E como disse o Hitler no vídeo do YouTube, ” O Elias não tem a característica de fazer merda em campo”.
      O Hitler entende de futebol mais do que o Jayme Kkkkkkkk.

      • Kkkkkkkkkkkkk

  • As vezes sou repetitivo. Gosto do Zé Ricardo e sua postura humilde, porém as vezes fico puto com a escalação de jogadores ruins, em detrimento de jogadores melhores.

  • Eu acredito muito em uma boa atuação do Donatti.
    Acho que ele tem vaga na zaga do Flamengo, pq acho o Vaz muito irregular e ultimamente esta com manias de dar bote e bote errado.
    Mas acho que Donatti e Juan será uma zaga muito lenta.

    • Com o VSQ na frente dele “fazendo merda” e dando passes pra trás “na fogueira” a todo instante. A intenção do Zé é “queimar” o argentino e o colombiano com o VSQ no time e o Gabriel armando no lugar do DIEGO é uma “catástrofe futebolística”, não pode dar certo. A nossa sorte que é um jogo contra outro time inexpressivo porque se fosse contra um time mais forte o resultado não seria nada bom.

  • Excelente texto. Na expectativa de dar chance ao jovem Ronaldo e Cuellar, e também dos meias que subiram, Zé Ricardo acaba errando por insistir em jogadores medianos ou medíocres (vide MA e Gabriel). Ele e o Rodrigo Caetano disseram que iriam investir mais na base, mas até agora nada.

    • É que quando se fala em dar espaço à base o pessoal entende errado. Não se está dizendo que vão jogar, mas que vão estar no elenco, jogar ou não depende de como vai se sair nos treinos e da necessidade do treinador. Com isso eles querem dizer que o jogador que pode ser útil não vai ser emprestado, vai ficar no elenco pra ser acompanhado de perto e poder brigar pelo seu espaço.
      O projeto do Flamengo é a médio e longo prazo. A ideia é que a cada ano tenha um percentual maior de jogadores da base no time principal e não sejam contratados mais jogadores pra compor elenco, apenas pra fazer realmente a diferença no time titular.

      • Cara, ninguém entendeu errado. Dar espaço pra base é justamente isso, subir ele pro profissional e dar chances pro cara jogar…. Você acha que algum jovem vai evoluir, vai estar preparado pra um jogo de libertadores caso nao jogue ??? treino é treino e jogo é jogo. O cara pode não forçar muito num treino com medo de se machucar e não ser relacionado, ja pensaram nisso ??? Do que adianta o cara ser um leão nos treinos e no jogos ser um gatinho, não fazer nada pra ajudar a equipe a vencer. QUERO DEDICAÇÃO E VONTADE DE JOGAR NOS JOGOS, TREINO O CARA faz pra corrigir posicionamento, ver o que está sendo feito de errado em campo e corrigir, aprender os fundamentos do futebol. Do que adianta o MA treinar bem por exemplo, dar carrinhos e tudo mais pra ser escalado e na hora do jogo você nao ver o cara dar um carrinho se quer, com medo de machucar e perder a titularidade???

        E outra coisa, os jogadores que subirão todos foram na época do muricy e tiveram oportunidades com o mesmo. ZR até hoje nao deu a oportunidade esperada a esses jogadores que ele treinou e sabe do potencial deles, nao precisa do cara fazer um bom treino pra isso.

  • Zé Ricardo é o melhor custo benefício no momento mas tem que evoluir muito ainda, principalmente em gerenciar melhor a transição da base (não é pq é da base que é bom, mas devem ter mais chances, por mais que acredito que treino conte muito, o jogador tem que ser testado em jogos).
    Ano passado por não ter feito pré temporada no comando do time eu acho que foi necessária a entrada do MA, mas em 2017 o MA tem que ser apenas uma opção, não substituto imediato ou a primeira opção, pois nesse ano espero que o time seja ajustado (ainda é cedo para cravar qualquer coisa) a ponto de utilizarmos jogadores mais técnicos no meio de campo.
    SRN

  • Síndrome de Dunga é uma boa, mas prefiro falta de confiança.

Comentários não são permitidos.