Alexandre Póvoa fala sobre a temporada rubro-negra no NBB 9

Compartilhe com os amigos

A poucos jogos de entrar na fase final do NBB 9, Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, deu entrevista ao blog Garrafão Rubro-Negro. 

Na entrevista, abordou temas como a Arena na Gávea, público baixo, elenco e outros. Confira:

Jogos em Manaus na fase de classificação.

“São jogos com situações diferentes. Contra o Vasco, o Rio de Janeiro não tem ginásio para o clássico, o Rio está um caos total. E no último jogo que foi marcado contra o Vasco na cidade, na última hora a polícia não deu garantias de efetivo. E não queríamos ter mais problemas em relação a esse jogo, fomos para Manaus, com tudo pago por eles. Já Brasília foi diferente. O ginásio do Tijuca já estava com a data marcada antes para o playoff da Superliga Feminina de vôlei e tinha a opção da Arena da Barra, mas também tem show marcado para lá nessa data. E não poderíamos jogar em outro dia contra o Brasília, pois na última rodada do NBB todos os jogos tem que ser no mesmo horário e dia. E a rodada foi antecipada pela ausência dos brasileiros na Liga das Américas. Eu como vice-presidente jamais iria abrir mão de jogar no Rio de Janeiro uma partida que vale a primeira colocação na classificação, mas são situações que fogem do nosso controle.”

Tijuca como prioridade até a semifinal do playoff e uma possível final com lugar indefinido.

“ Hoje, a Arena Carioca 1 é carta fora do baralho. Eu sinceramente não acredito que possa ocorrer mudanças até lá, mas se ocorrer alguma novidade, vamos analisar. O Maracanãzinho só seria possível se alguma empresa assumisse a administração e resolvesse as pendencias do ginásio.  Se chegarmos até a semifinal do NBB, os jogos devem ser realizados no Tijuca. E uma possível final, a ideia é a Arena da Barra, mas iremos avaliar. ”

Público baixo no Tijuca na temporada do NBB 9.

“ Naquele jogo contra o Vaco, pelo Estadual, estávamos com o ginásio lotado, e logo depois acabou ocorrendo briga que foi marcada do lado de fora do ginásio, isso acabou contribuindo para que os torcedores se afastassem do ginásio. ”

A questão do Flapasse e a cobrança dos torcedores.

“ No primeiro ano, tivemos 100 Flapasses vendidos, nessa temporada foram 135 vendidos. É uma marca bem baixa, eu gostaria que fossem 500 vendidos. Mas esporte olímpico é diferente.  Com ginásio próprio, de alto nível, teremos a chance de lucrar. Sobre as críticas, elas foram contundentes, mas é uma situação que foge do nosso controle, não temos ginásios no Rio, e tivemos que atuar fora. E foi nessa temporada que tivemos que tomar essa decisão, mas sempre demos prioridade em jogar no Rio.  Não quero tirar o direito de ninguém, eu sou muito agradecido a quem comprou o Flapasse e, nós, da diretoria, estamos sempre buscando o melhor em prol do Flamengo. ”

Possível ação do Flamengo contra a FIBA pela ausência na Liga das Américas.

“A gente está estudando isso, mas não é fácil entrar com um tipo de recurso jurídico em um tribunal internacional. Já conversamos com alguns advogados que nos informaram que teríamos poucas chances de êxito, mas estamos estudando ainda essa possibilidade. ”

Arena Multiuso na Gávea e a expectativa pela votação no Conselho Deliberativo.

“As conversas estão acontecendo. A negociação com o MC Donalds já está encerrada. Eles terão o direito de usufruir do espaço da loja que terá no ginásio. O que eles pedem no momento é uma garantia do Flamengo e um ressarcimento caso a obra seja embargada ou tenha alguma liminar. Mas acredito que tudo será decidido em breve para ir à votação no Conselho Deliberativo do clube.  No Conselho Deliberativo tudo é possível, sempre vai ter alguém que será contra a tirada de uma arvore ou alguma outra mudança, mas será uma obra que será muito boa para o Flamengo. ”

A ausência de patrocínio máster na temporada.

“Foram tentados patrocínios mais longos, que envolvesse essa e a outra temporada. E também foi se tentado patrocínio para essa temporada.  Mas tem a questão da crise. Surgiram patrocinadores com o número muito baixo, iremos tentar algo para o playoff, mas o quadro não é animador. ”

Eleição da CBB e o novo presidente Guy Peixoto.

“ Eu não conheço o Guy Peixoto, mas enviamos uma mensagem parabenizando pelo resultado. O Flamengo como protagonista do basquete brasileiro sempre estará disposto a ajudar. E a gente não abre mão que a LNB continue organizando o campeonato entre os clubes e a CBB fique responsável pelas seleções adultas e de base. A CBB tem que resolver esse problema da punição, pagar suas dívidas, o discurso do Guy Peixoto foi bom, tem coisas a fluir. E não foi nossa culpa a punição sofrida pela CBB. ”

Expectativa para o playoff do NBB 9.

“ Essa foi uma temporada diferente. Foi preciso renovar o time, vieram jogadores novos e a ideia era colocar os jogadores novos para jogarem a LDB. E usar esses jogadores para atuarem no Estadual. Com os jogadores mais experientes entrando aos poucos e os mais novos voando em quadra. Mas deu tudo errado.  Rafael Mineiro se apresentou machucado, depois tiveram as lesões do Lelê, do Pedrinho e do Humberto. O Ricardo Fischer que demorou a se recuperar. A LDB acabou sendo ruim para o Flamengo. Tivemos problemas nessa temporada. E o time só conseguiu treinar completo há 5 jogos para cá, a destacar ainda a ausência do Humberto. Se você me perguntar sobre o potencial do time, eu diria que está ainda muito abaixo do que pode render, principalmente defensivamente.  Estamos tomados muitos pontos, o time irá evoluir nisso. O Ricardo Fischer está evoluindo aos poucos, visto a atuação dele contra o Vasco, na qual tivemos lampejos do Fischer, ele que é um jogador de alto nível.  E a volta do Humberto, que é um jogador forte fisicamente, será importante também para a defesa. Esse time tem potencial de marcar 90 pontos e sofrer menos de 80 pontos,  que seria o ideal. Antigamente todos queriam ganhar do Flamengo e entravam nos jogos com o dobro da vontade contra o nosso time e nós precisamos ter a consciência que não teremos boa vontade dos adversários, dos árbitros, de ninguém. Não podemos nos acomodar em momento algum, temos um bom time, bons jogadores, mas sabemos que o time somente no papel não ganha jogo e por isso é sempre necessário o alerta para as atuações em quadra. ”

Futuro de Alexandre Póvoa no clube.

“Hoje se me perguntassem eu diria que estou como vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, sempre tive e estarei disposto a ajudar. Tivemos a saída do Flavio Godinho. Eu sigo como vice-presidente e irei ajudar dando o meu máximo, a minha garra pelo esporte olímpico do Flamengo.  Tudo na vida são ciclos.”

Compartilhe com os amigos

Veja também