A partida contra o Resende foi a quarta oportunidade que os reservas do Flamengo tiveram para mostrar serviço ao técnico Zé Ricardo nesta temporada – a segunda consecutiva dentro do Campeonato Carioca.
As fichas da equipe alternativa estavam depositadas nos gringos Mancuello, que voltava após pancada na cabeça que o afastou dos treinos, e Berrío, que começava atuando apenas pela segunda vez. Também foi uma nova oportunidade para Leandro Damião voltar a mostrar serviço após marcar três vezes na goleada sobre a Portuguesa na última rodada. Mas foram os reservas dos reservas quem chamaram a responsabilidade: os meninos da base decidiram no 1 a 0 que manteve a liderança na classificação geral do Estadual.
A torcida pediu e vibrou quando, aos 25 minutos do segundo tempo, o técnico chamou Felipe Vizeu e Lucas Paquetá. Parecia um gol quando ambos tiraram os coletes para entrarem nas vagas de Mancuello e Matheus Sávio. Cafu, cerca de dez minutos depois, causou reação mais discreta em meio as vaias para Romulo, que saiu para sua entrada. Mas pouco depois viveu momentos de protagonista ao fazer cruzamento perfeito para Vizeu marcar o gol da vitória.
Inclusive, após a partida, o autor do gol recebeu vários elogios do treinador Zé Ricardo.
– É um jovem atleta, também já ficou com a gente muito tempo, está no Flamengo desde os oito ou nove anos de idade. É um jogador que em qualquer situação é certeza de cumprimento do que a gente pede. Pedi para trabalhar pelo lado do campo, para abrir o máximo possível os laterais do Resende e assim que tivesse oportunidade trabalhasse com os atacantes dentro da área. Deu certo. Fez uma temporada muito positiva no ano passado, depois teve experiência internacional que foi muito importante. Se continuar trabalhando também será mais aproveitado.
Após o intervalo, o Flamengo abandonou o 4-2-3-1 para colocar dois atacantes centralizados, formando uma espécie de 4-2-4. Mancuello, que começou pelo meio como substituto de Diego, foi deslocado para a direita, enquanto Berrío passou de ponta para segundo atacante. As jogadas começaram a fluir mais, mas a equipe ainda pecava nas finalizações. No fim, o time ficou com apenas Cuéllar de volante e cinco homens de frente.
Com Berrío e Damião em campo, mas apagados, Cafu e Vizeu construíram a jogada do gol. Com Mancuello sacado, Paquetá movimentou-se muito e dificultou a saída de bola adversária. O 1 a 0 premiou a insistência de um time que ainda teve Thiago salvando atrás quando foi preciso – em pelo menos duas boas chances do Resende ao longo do jogo. Disputa ainda mais ampliada por posições em um elenco onde as “terceiras opções” também podem garantir três pontos.
Fonte: Globoesporte.com
Muito fácil perceber que jogadores de 19,20 anos da base estão melhores que jogadores de 27,28 anos mas tentam disfarçar essa qualidade usando a desculpa de experiência, pra um pereba você pode adcionar o que quiser, experiência internacional, títulos coletivos que ele mal teve participação que não vai adiantar, eles vão continuar sendo ruins, se for pra ter paciência, que seja com a base.
Dá licença, se o colega me permite?
1- Marcelinho perdeu um pênalti contra os Bambis a mais de 20 anos e a torcida aplaudiu.
2- Djalminha foi trocado por um desses “canhão do brasileiro” Edu Lima e a torcida aplaudiu. Até porque ele se pegou com Renight Gaúcho em campo.
3- Paulo Nunes, Fabinho…Todos vazaram e a torcida queria era medalhão.
4- Adriano e Reinaldo foram trocados por Vampeta e acredite: a maior parte da torcida apoiou.
5- Juan foi embora e quase ninguém ligou.
6- Samir foi negociado e a “MAIOR PARTE ESMAGADORA” da torcida virtual deste espaço e outros que acompanho comemoraram a venda do “amarelão”, “escorregão” e “canelas de vidro”
7- A geração da Copinha de 2011 foi efetivamente colocada em campo por mais de 02 técnicos e em momentos distintos da dolorosa História do Fla Patty Amorim e após aquela desgraça:
1- César, melhor goleiro da competição tá ainda por aí. Muito criticado ainda não conseguiu se firmar sequer em times meia bocas.
2- Alex e Anderson eram os laterais craques daquela geração. Firam negociados quase imediatamente para o futebol europeu (acho, holandês)Não sei aonde estão ou como estão.
3- Você lembra do Frauches?
4- Muralha, ex-Vasco. Tido e havido como um craque na volância. “Completo: marca e arma com notável qualidade.”
5- Rafinha, jogou uma fase do Carioca de forma extraordinária. E depois?
6- Adryan: o notório “ULTIMO MAIOR NOVO ZICO” desta década. Possuía (quase tudo): técnico e habilidoso parecia reencarnar as maiores qualidades dos clássicos e hoje cada vez mais raros camisas 10. Disputou um Mundial sub-20 pela seleção em que se destacou e até quando a equipe foi eliminada era o destaque da competição.
Hoje…
7- Negueba ou Neguebinha: era a “alegria nas pernas” daquela geração.Se destacou num campeonato pela seleção sub 20 em que havia Oscar e, acho, tambem Neymar. Habilidoso, rápido…Chegou a ser ligeiramente especulado como uma “futura negociação milionária”. Era considerado um jogador ideal para o estilo de jogo do Barça. Soube a última vez por meio de declarações da esposa desesperada com a indulgência dele por conta de farras, farras, farras…
8- Lucas: pintou como ótimo centroavante técnico.Depois foi sumindo, sumindo…
9- Nixon, assombrado por sucessivas lesões nunca cumpriu as expectativas de bom.jogador quando pintou.Esta atualmente no América Mineiro e parece ter se tornado outro atacante não fazedor de gols!
P. S.
Nélio pintou no início da década de 2000. Em meio à terra arrasada pós Edmundo dos Santos Silva conseguiu destaque com algumas boas atuações e foi logo considerado o novo Sistema…Ah deixa pra lá! Jogou o carioquinha 2015 pelo Olaria.
Sabe o que dá pra ver como resultado marcante do fracasso de muitos jovens desses? DIRETORES IMCOMPETENTES, um cara que se diz profissional tem que insistir com quem tem qualidade do mesmo nível que insistem com quem é um pereba ao estilo Gabriel, ou você ja viu um jovem com uma qualidade tão ruim quanto a dessa bahiano ser constantemente escalado? Nosso futebol nunca faltou talento mas sim pessoas intencionadas em apenas avaliar o futebol do atleta, porque será que países como o do Chile que possui orçamentos muito inferior ao nosso consegue jogar de igual pra igual com a gente ? Eu acredito que cabe a torcedores conscientes começar a acabar com essas farras de empresários, afinal somos nós quem mantemos o clube, sem nosso apoio eles não são nada.
Na verdade…O futebol do Fla padeceu desde a “Era Kléber Leite” de um processo de seca sucessiva de talentos: “nem tudo aquilo que reluz é ouro”. O Fla tornou-se dessa forma um clube de empresários e as consequências são sentidas ainda hoje. Mais ainda: conjugada à essa política as categorias de base foram jogadas ao Deus dará. Conheco ao menos três pessoas com filho e/próximos que passaram por lá e os relatos são vergonhosos. O Fla nesse aspecto não parou no tempo como se costuma dizer mas regrediu à uma coisa qualquer.A explicação do meu ÍDOLO Andrade porque ninguém foi ao Uruguai observar o promissor Suarez que estava sendo oferecido é o prego no caixão dessa época.
Dei alguns exemplo mas, o número é muito maior! Entre “novos Zicos (Eric Flores, Célio Jr… ) e jogadores que chegaram a se firmar, como Luis Antônio algumas coisas são semelhantes:
1- Erro na preparação desde aspectos físico, técnico e táticos até a condução da vida pessoal de cada um.Era comum enxergar um mundo de Iranildos. Parabéns à quem tá preparando o Paquetá.
2- Erro de avaliação. O garoto parece que vai mas…Num vai.
3- Na melhor fase do Fla o ano passado, o Gabriel deu solidez ao time. Taticamente foi bastante útil. Pelas circunstâncias do ano passado deixei passar mas esse ano…Vou pagar para ver!Mas até Vinícius Jr. dar as caras não havia na base ninguém com as características para assumir as pontas do Fla.
4- O Torcedor tem todo o direito em pedir o melhor para o seu time. É paixão, oras! Mas é uma marca da torcida do Fla brigar pela base (ou outros perfis de atletas) e quando essa rapaziada não corresponde fazer de conta que não tinha nada a ver com aquilo.
Foi vergonhoso mesmo a maneira como o clube vinha sendo administrada, ex atletas que por mais que tenhamos respeito conduzindo processos que eles não dominam, finanças jogadas e muitos desvios rolando, ainda bem que os blues nos acordaram né ? Mas ainda tem muito processo pra ser concertado e temos potencial pra ser um clube dominante na América do Sul, a torcida não pode mais se contentar com pouca coisa.
1- não só o Paquetá, hoje vemos muitos meninos entrando com bom porte físico, o Vizeu mesmo está muito bem fisicamente.
2- Erro de avaliação acho mais difícil de julgar, porque as vezes o moleque treina tão bem e chega na hora H…
3- pra mim Gabriel é um volante improvisado, o basico de um meia/atacante é agredir o adversário e quase nunca ele faz isso.
4- as vezes o própria torcida erra na avaliação também, olha o caso do Adryan, lembro que ele jogava muito na categoria, nunca jogou no nível desse Vinicius jr mas chamava atenção, batia falta, dava muitas assistências, e chega no profissional é totalmente displicente, não tem entrega, conseguiu perder a vaga na libertadores, emfim, muito dificil explicar.
Pois é.
Comentei o exemplo do Paquetá para não me estender, pois o caso dele é exemplar. A transformação física dele foi impressionante! O que foi imaginar quantas promessas ficaram pelo caminho pela ausência de um trabalho desse tipo.
O que se relaciona com a subida da base para o time principal. Li que mesmo Zico penou para se firmar mas hoje o imediatismo atrapalha demais. Com a alta rotatividade de elencos, expectativas altas da torcida e a pressão por títulos, ídolos etc, etc… a possibilidade de queima é alta demais. O negócio é ir corrigindo as deficiências naturais, treinando com afinco e esperando as oportunidades.
Verdade: Gabriel possuiu uma importância pelo seu valor defensivo. E sou daqueles que coloca-o junto a Vaz (Márcio Araújo não conta he he he) com os dois pés atrás. Se não melhorar o aproveitamento no ataque…Rua!
Saudações rubro-negras!
SRN
Se colocasse Matheus Sávio na de Mancu e Mancu na esquerda, era melhor, ambos jogariam mais.
Mas foi interessante, ele começo com o 4-2-3-1 e venceu com o 4-2-4, Resende fechado com trinca de zagueiro, essa foi uma boa estratégia, mas o Flamengo está mal de finalização!
Muralha se cuide, porque Thiago melhorando a saída de gol pelo alto, banco no Muralha, Thiago tem atitude e personalidade!
É aquela coisa: ontem pouco criamos mas ganhamos assim mesmo. Na quarta poderíamos terminar a peleja com um 3 X 1 tranquilo. É do jogo…Mas no caso do Fla, você e outros mais apontaram um incômodo persistente: a dificuldade em colocar a bola para dentro. Claro que as porcas jogaram um futebol para serem campeões, mas o quarto final do brasileiro 2016 foi revelador desse defeito ainda presente.
Time continua mal na finalização, o defeito de anos, se cria muito, mas se erra o dobro ou mais, segundo um estatístico do site foram 18 finalizações certas para 1 gol, a coisa está feia, mesmo assim temos o melhor ataque, se haver um trabalho melhor de finalização a gente dispara.
Outro dado interessante, Evandro, é que ao término do 1º turno do Brasileiro passado, por mais que o esquema do Zé Ricardo sobrecarregasse o sistema ofensivo do time, chances reais de gol não deixaram de existir, mas tínhamos um péssimo aproveitamento dessas chances. Segundo dados dos scouts da Globo, nós éramos o time que mais havia tido chances reais de gol nas primeiras 19 partidas (106 chances), mas tínhamos o 14º melhor (ou 7º pior) ataque da competição (apenas 23 gols marcados). Nós estamos mais ofensivos esse ano, mas pela quantidade de chances criadas, ainda estamos devendo. E vimos como, na partida de quarta-feira, como essas chances perdidas fazem falta.
Aí é onde também nosso comandante deve intensificar os treinos de finalizações, esses treinos eu não sei como ele faz, pq o aproveitamento não é favorável! Se for sem marcação, está explicado o motivo de se perder muitos gols nos jogos Yan! Treinar finalização sem marcação é fácil e no jogo mal acontece!
Eu não sei quantas oportunidades de gol o L. Bondião teve, mas passar 90 minutos dentro da área e não conseguir fazer 1 gol! Vizeu entrou e em menos de meio tempo guardou 1.
Sim, você está certo e, talvez, essa pequena melhora já seja consequência do tempo a mais de preparação pois o ano passado com a “Fla Tour 2016” foi f…Mas também começo a desconfiar das limitações técnicas do time. Fazer gols é…Uma arte e requisito técnico do atleta.
PQP! PQP!…PQP RIU-RIU !
18/1?!
Jesuiiiiiisssss!!!
Nossa! Veio, brigadão pela info!
Quem é responsável pelos treinos dá equipe ??
ZR e seus auxiliares.
Tá aí.
Os esquemas estão sendo variados e o elenco tá rodando de acordo com a necessidade. Estamos ainda apenas no segundo mês de um calendário pesado. Em geral ainda é muito cedo para cravar aquilo vai funcionar do contrário. Pior ainda é tocar as trombetas do apocalipse como na última quarta.
Segue o jogo…
O Grande Problema do time titular éq o Rômulo não tá jogando nada e acho q o Zé ficou com receio d saca-lo do time e por isso jogou com 3 volantes na Liberta!!! mas no próximo jogo da Liberta terá q saca-lo!!! o torcedor tem birra com o MA aí até o técnico fica constrangido d coloca-lo no time!!! e acho q o Zé deveria colocar o Juan na Liberta e saca o Vaz!!! 1 jogo por semana o Juan aguenta!!! jogo da Libertadores éa hora do Diego e do Guerrero resolverem, foram abaixo infelizmente, SRN
Pior que Rômulo mal é a mesma coisa do MA, com a vantagem do jogo aéreo.
Coloca o Ruan p fazer dupla com o Rever uma vez por semana,e nos outros jogos joga com o Donati ou Vaz…
Já o meio tem que ser ;
Cuellar….Arao…Diego e Cônca
Pronto.
SRN
Paquetouré e Lewandovizeu
A gurizada realmente vem correspondendo, parece me uma safra muito boa! Ágora não sei se os colegas concordam, mas pelo investimento alto, tô achando quê Barrio foi mais um tiro no pé, aínda não opresentou nada este jogador.
Ta de sacanagem!? Berrio so deu 3 passes marotos que a negada chutou longe!
Blz
Também acho que o Berrio está bem.
Quando começar o Brasileiro a base será novamente esquecida!
1º- Base ainda tudo aspirante… e já viu… aspira, segura essa pi%$#@a é sua !!!
2º Time alternativo PODE ser muito útil em Copa do Brasil e principalmente Primeira Liga.
3º Aspirante a titular tem direito a somente duas coisas…
— Treinar pra cara@#$%o e aprender a esperar e ter paciência.
Mengão sempre !!!
Com o Vinicius Jr. poderemos dispensar algumas malas como o Jamal, etc.