A pancada sofrida pelo meia argentino Federico Mancuello no primeiro tempo do jogo contra o San Lorenzo obrigou o técnico Zé Ricardo a mexer no time do Flamengo. Ele promoveu a entrada do colombiano Orlando Berrío, que teve uma atuação taticamente muito importante, ganhando elogios da imprensa e dos torcedores. O jogador se movimentou bastante e puxou contra-ataques perigosos. Há quem já defenda a sua presença desde o início dos jogos. Zé Ricardo procura ser cauteloso ao falar do tema.
“Eu enxergo todos os jogadores do elenco do Flamengo em condições de serem titulares e é importante que seja desta maneira, pois teremos muitas competições pela frente e estamos envolvidos em muitas disputas. O Berrío é um jogador muito importante dentro do nosso planejamento e sua contratação com certeza ainda vai render muitas coisas boas para o Flamengo. Vamos trabalhando com calma e com o grupo todo ligado”, disse Zé Ricardo.
Os jogadores procuram lidar com naturalidade com esse tipo de situação.
“O Berrío é um jogador de muita velocidade, que acaba mudando a nossa maneira de jogar, já que ele permite as jogadas longas. O Mancuello cai mais para dentro. Porém, acredito que esse tipo de discussão acabe sendo muito saudável e vejo que o fundamental é que o Zé Ricardo tenha variações táticas que lhe permitam jogar de mais de uma maneira. Estamos com um plantel forte”, afirmou o meia Diego.
O Flamengo já volta a campo pela Copa Libertadores na próxima semana, quando visita a Universidad Católica, em Santiago, no Chile. Antes disso, provavelmente com uma formação reserva, o time estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, enfrentando a Portuguesa-RJ no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O elenco vai treinar nesta sexta-feira pela manhã, quando Zé Ricardo deverá anunciar os titulares.
Fonte: ESPN
São todos “titulares”…não e o que vejo. Bom eu sei que ele á tem a “Espinha dorsal” , mas Berrío já mostrou que é titular mole. Mancuello é um jogador versátil e pode atuar na esquerda vindo em diagonal. Bom, o problema que vejo é Conca, omo ele será usado…isso é com o Zé. O fato é que com o elenco que tem o Fla o Zé pode variar muito o esquema. Tem que rodar mais, e dar ritmo a Cuellar, Ronaldo, Adryan, Renê, Donatti, os caras não jogam, e ai ficam sem ritmo e quando coloca pronto lá vem os “cornetas” criticarem…tem que usar o elenco.
“O fato é que com o elenco que tem o Fla o Zé pode variar muito o esquema.” — Falou tudo! DESDE que seja durante as partidas… &;-D
Sobre o Conca, se o esquema atual estiver funcionando é ele quem deve se virar para ser titular e não o Zé Ricardo alterar tudo para encaixar o argentino.
Os 11 melhores devem jogar sempre no esquema cujo resultados sejam satisfatórios, nada de usar nome/currículo para garantir titularidade.
Mas pra cada “11 melhores” de cada time, existe uma formação que seja mais ideal, no caso do flamengo, quando o conca estiver pronto pra jogar, ele e diego não vão ser bancos, e nem pode, e acho que esse 4231 ou 433 que o ZR usa não ira extrair o máximo do atletas, já que assim como Mancuello, conca já não está no seu auge físico, não vai marcar subidas de lateral e nem fazer jogadas de linha de fundo, será o mesmo estilo, de puxar a bola pro meio. O engraçado, é que até hoje eu não sei o motivo de o mancuello não jogar na ponta esquerda, por acaso o conca joga é pela ponta direita????
Everton pra mim é um jogador muito importante, mais o time titular com todos a disposição sem dúvidas é um time jogando no 442, com: Rômulo, arão (cuellar), diego e conca (mancuello). Berrío e Guerrero. Sempre colocando o everton ou ederson no lugar do berrío, pra explorar a velocidade de pelo menos 1 jogador.
Berrio criou “problema” não. Foi solução mesmo, afinal Mancuello não rende naquele setor.
Meu amigo,em que local o perna amarrada do mancuelo rende mesmo??
Só para informação, ele tem mais que o dobro de assistência para finalizações que o Diego até antes da partida de ontem…
Estava jogando muito bem, caiu nesses dois últimos, mas tem muita qualidade. E ontem ficou fora depois que bateu a cabeça! haha
André, vc chegou ao ponto chave da questão. O Mancuello é segundo volante e organiza e distribui bolas por sua característica ofensiva e tbm podendo bater bem na bola de fora da área ou de surpresa chegando na área. Seria o que o Arão tbm deveria fazer e não pode para ajudar o Rômulo e dar poder de recomposição. Esse esquema do Zé não libera mto os volantes pq a responsabilidade cai mais nos pontas para a execução. A questão é que qdo o Mancuello na ponta puxa para o meio que é onde ele gosta de jogar para tentar chutes e assistências ele é refinado tecnicamente e inteligente dando assistências e fazendo gols, pq o Arão não sobe mto e o Pará faz o lado até o fundo se precisar. Mas qdo o Mancuello precisa acelerar pelas pontas para chegar no fundo ou correr atrás de um lateral sem a bola para recompor a marcação no lateral adversário ele deixa de existir em campo. De acordo com a característica do time que enfrentamos, o Mancuello joga na ponta sem ser ponta pq puxa pelo meio e aí ele sobressai. Como ponta mesmo (que o Zé Ricardo o escala assim) ele não rende nada e atrapalha se não conseguir puxar pelo meio esperando que o Pará chegue pela lateral na linha de fundo como eu já disse anteriormente. Alfredo, com essa explanação espero tbm ter respondido a sua pergunta.
Números? Então Márcio Araujo é seleção.e outra,os números do MA são contra vários times grandes, já o do mancuelo só carioquinha e amistosos,confere lá.
Que números do Marcio Araujo parceiro? ele nem está jogando está temporada… presta atenção antes responder coisas desnecessárias.
Cara !Releia seus comentários,e vc verá que vc não sabe o ritmo dá conversa,faz isso depois volta! Tá!
O berrío é um bom jogador, merece ser titular, mais não pra começar uma partida com o time no 433, esse esquema de jogo deve ser usado no 2 tempo, quando o time estiver em vantagem de 1 gol, pois assim explora os espaços deixados pelo adversário que irá ter que sair pro jogo. O flamengo é um time que por tradição, sempre propõe o jogo, e a forma que o time joga com 2 pontas rápidos não da certo contra times que jogam fechados, pois a maioria de nossos pontas não tem drible curto, parte com a bola pra área, eles fazem muitas jogadas de linha de fundo, vivem disso e é fácil marcar pois é soo guerrero que cabeceia a bola. Pra extrair o máximo de nossos jogadore habilidosos (diego, mancu, conca, ederson, paquetá), o esquema ideal pra começar 90% das partidas é no 442, com um meia mais a direita (diego) e um meia mais a esquerda (mancu, conca, ederson, paquetá, qualquer um desses), lá na frente um segundo atacante rápido (berrio, everton, cirino, gabriel) e no ataque guerrero (vizeu). Nos outros 10% das partidas, que raramente acontece, mais elas são contra times com bons elencos (tipo palmeiras, ATM) que jogam pra frente e na maioria dessas partidas será na casa deles, ai concordo em jogar no 433 com 2 pontas aberto logo no começo.
POr mais que o everton venha jogando bem, eu colocaria o time com :
Romulo, arão, diego e mancu. Berrio e guerrero num 442.
Ainda bem que vc é torcedor ao invés de técnico!
E os entendidos sobre futebol que chamaram o Berrío de “O novo Cirino”?…