Berrío: veloz, trombador, caneludo e necessário

Compartilhe com os amigos

Quem lê estas linhas certamente se lembra da novela vivida no começo do ano. Precisávamos de atacantes de lado de campo, porém a grana era muito curta para os preços cobrados. O que coube no bolso nem de perto foi primeira opção. Na verdade, nem segunda, nem terceira… talvez a quarta ou quinta. Quarta ou quinta – a mesma velocidade engatada por Berrío em campo pelo Flamengo.

Mas, vamos aos fatos: Berrío tem se mostrado um grande caneludo. Chamá-lo de “Cirino colombiano” é inoportuno, mas me espantou tantos milhões pra tanta dificuldade em manter o controle da bola e cruzar – ainda mais para um ponta.

Entretanto, logo entendemos o porquê de seu valor. Que fale quem boca tem, mas a velocidade é uma arma importantíssima no futebol, onde quer que seja. Berrío, ainda além, não é só veloz. Ele é provavelmente mais rápido que tudo e todos que vamos enfrentar em nossas batalhas futebolísticas. E o que mais me agrada não é somente a velocidade desenfreada; o camarada é raçudo, como um bom jogador do Flamengo deve ser.

Parece óbvia sua titularidade, não é?! NÃO! Ainda tem um Mancuello preenchendo posição parecida, apesar de cumprirem papeis completamente diferentes. Escolher entre o argentino e o colombiano é prezar ou a técnica ou a velocidade, ou a bola no pé ou o contra-ataque, ou a jogada de linha de fundo ou a centralização, ou um meia ou um ponta… é mudar a filosofia de jogo, e isso é sensacional para nosso plantel.

Sim, hoje podemos dizer que os dois são titulares do Flamengo, pois há tempos aprendemos que não somente os 11 primeiros são os titulares. Cada circunstância de jogo pede um jogador diferente, e certamente iremos fazer a diferença nesse ano com essa capacidade elástica. E acalmem-se, ainda não contamos com Conca e Éderson. Dessa fonte ainda temos muito para beber.

Mas, dentre todos citados, somente Berrío apresenta capacidade física para recuar e ajudar na defesa e ferozmente retomar o ataque, característica que encanta especialmente a Zé Ricardo. Por tal motivo é que acredito que veremos o armário mais frequentemente em campo daqui pra frente, bem como espero apreciar a utilização do 4-1-4-1 no time principal. Esse esquema tão bem debulhado por Zé Ricardo pode se encaixar para nós. Quem não gostaria de ver a ofensividade de Éverton, Diego, Mancuello (Conca) e Berrío juntos, municiando Guerrero na frente?

Seguimos otimistas, meus amigos. Enquanto isso, Berrío conquista seu espaço e mostra que, na vasta gama do repertório individual rubro-negro, ele é mais um, e com espaço pra conquistar.

SRN!

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pra quem estava na expectativa de Vitinho e Marinho, caríssimos por sinal, apareceu o Berrío, que não custou 1/3 dos citados… Dá exemplo com raça dentro de campo e vida regrada fora das quatro linhas… Tem tudo para dar certo!
    Tudo tem o seu tempo, a diretoria agiu com calma e acertou um golaço no ângulo!

  • Lembra o Cirino nos estaduais 15/16. Jogador comentado, raçudo, mas caneleiro. Porém o Berrío é mais rápido, mais forte, mais aguerrido, e, ESPERAMOS, mais constante. Agora…sobre a imprensa…que brisa é essa de tirar Mancuello? O cara ARREBENTOU DE VERDADE em vários jogos, e a troca de posição dele é incrível, e está em todas as partes do campo. Berrío é bom jogador mas entrou novo num jogo onde os caras já estavam começando a cansar, daí entra o Bolt e canelando. É uma ótima opção de segundo tempo, ou então tira o Everton e põe o Mancuello lá. E daí sim, pode por o Everton no segundo tempo no lugar do Mancuello e o Cirino quando precisar no lugar do Berrío (se for querer manter o padrão).

  • Exagero… Mostrou ter bom domínio da bola, mas vimos muito pouco em campo dele ainda.

    Até porque o gramado do Maracanã não estava adequado para seu tipo de jogo.

  • Chamar o Berrio de caneleiro que não tem controle de bola foi demais, o cara matou um lançamento na ponta do pé, deu caneta em argentino, rouba bola não erra passe como chamar de caneleiro? e sem contar o cara não fez pré-temporada, quando tiver seguro tanto pra defender como pra atacar, vai driblar, ir pra cima dos laterais, vai ajudar muito, quanto ao Mancu, creio que ele poderia entrara no lugar do Arão, esse sim merece um banco, um cara que não aparece pra o jogo, o Mancu deslocando de sua função vemos o cara tentando, não esqueçam disso joga numa posição onde nunca jogou, pra mim ele sempre será o segundo homem de meio e Arão poderia pegar esse banco, pra mim quanto mais qualidade e velocidade na saída de bola, melhor o time fica…o resultado de 4 x0 contra os argentinos escondeu e muito a má atuação de Arão, Rômulo, Vaz novamente.

  • Rodrigo.. discordo quando fala do berrio ainda não ser titular..o mancu (sempre defendi sua titularidade ) já não vem jogando bem nessa posição ,não vem fazendo diferença n ataque e vem recompondo muito mal defensivamente. .com a entrada do berrio a parte defensiva já é arrumada naquele setor. ..ele já é titular sim !..o flamengo deu sorte na cabeçada do argentino não ter ido no gol. ..tem que arranjar outra posição pro argentino. ..Não deu certo quando jogou como armador no ano passado e nem vai dar como ponta…e essa conversa de o conca jogar de ponta também não vai dar certo pois não vai consegui acompanhar lateral. …concordo quando fala no 4141…essa herança deixada pelo murici (433) ainda vai nos prejudicar bastante. ..o flamengo não pode ficar refém de apenas 1 esquema. ..Temos ótimos jogadores. ..e isso tem que ser explorado de todas as maneiras. .esse negocio de o flamengo colocar como padrão o 433 foi um tiro no pé. .

  • A única deficiência dele é a finalização.

  • Ponto… Caneludo, totalmente desnecessário! E ele é bem mais jogador que o Cirino

  • A diferença entre Berrío e Cirino é a raça, a vontade de ganhar, de vencer, de se somar aos companheiros. É isto.

    • A diferenca do cirino pro berrio eh.. deixa eu ver…um joga futebol o outro está no futebol

  • Ah, só pra não deixar passar, às vezes fica difícil acreditar que alguns caras que comentam aqui torcem pelo mesmo time que a Coluna cobre… Coisa de maluco beleza!!! Hehehe

  • Mais um ótimo artigo, Rodrigo!

    • Obrigado, Helio!

  • Esse maluco é ruim demais, acho que foi o ponta mais grosso que eu já vi jogar no Brasil e no Flamengo… Erra tudo e isso porque está em boa fase, imagine se não estivesse.

    Mas realmente, se ele tomar ciência do potencial ofensivo que tem, ele será mais uma vez campeão da Libertadores…

    EU CHOREI DE RIR QUANDO ELE FOI PEDALAR E TROPEÇOU

    Mancuello pipoqueiro! Só joga contra time pequeno, dinheiro jogado fora…

    • Não estamos vendo os mesmos jogos!

  • Caneludo e burro.
    Incrível a capacidade de escolher a jogada errada.
    A melhor fase do Berrio não chega perto da melhor fase do Cirino.
    Flamengo jogou dinheiro fora.

    • Vc ta de brincadeira so pode. Melhor fase do Cirino onde? Aqueles gols que ele fazia no Madureira, Resende? O Cirino é tão bom que nem conseguir nos livrar dele estamos conseguindo

      • Melhor fase dele no atlético

    • Calma meu amigo, o cara mal chegou e você já detonando…

      • Porque sempre foi ruim. Berrio já mostrou tudo que tem. Jogou 6 meses no atlético e os colombianos já arrumaram um otário pra comprar

    • Cirino pode ser garcom, advogado, pedreiro e o que ele quiser mas jogador de futebol ele nao eh. Ele eh uma mentira contada varias vezes ate virar uma verdade

  • Eu acho ele meio afobado. Isso faz com que ele dê umas caneladas de vez em quando. Com treinamento e trabalho psicológico ele consegue controlar essa afobação.

    • Concordo

  • Jogador voluntarioso e atrevido. Se o Cirino fosse regular e decisivo já teríamos quase essa característica a ponto de não trazerem o Berrío (não to dizendo que o Berrío seja o “Cirino Colombiano”, mas bem que o Cirino poderia ser o “Berrio Brasileiro”). Agora temos dois jogadores de características parecidas, apesar do futebol do Berrío sobressair sobre o atrapalhado Cirino por ter mais velocidade e recomposição melhor na marcação. Se o Cirino melhorar a ponto de ser aquele do Atlético Paranaense, cada jogo os técnicos adversários viverão a trocar laterais esquerdos com a correria infernal dos dois kkkkk

    • Igor, você foi perfeito no seu comentário. Tomara que o Cirino se inspire no Berrio e veja o quanto também pode ser útil ao Flamengo se tiver a cabeça no lugar e raça. É caneludo, mas chuta forte e se tiver disposição se torna um jogador perigosíssimo.

    • Seria Cirino um bom jogador em inatividade, ou um mediano que teve brilhantismos?

  • Berrio não tem nada de caneludo

    Não confunda força física, explosão, velocidade com ser grosso

    Ele quando começa a acelerar até parece ser meio destrambelhado,mas só parece.

    Berrio tem muita noção do que faz com a bola, quando entrosar com Diego,pode ser uma.arma mortal no famoso facão

  • Aguardando a final do mundial de clubes

    Berrio x Bale

    • Calma, amigo!! Você não acha que está empolgado demais?

      O Real Madrid ainda nem ganhou a Champions…

  • Não vejo ele como caneludo até pq no Atlético Nacional ele deu muitas assistências que eram só o atacante dar o último toque, isso caneludo não faz

  • Mesmo antes de confirmarem a contratação. Assisti os video no YouTube com os melhores lances do Berrío. E é facio perceber quando um jogador tem inteligência. Mais ainda percebi força e velocidade. Aprovei na hora essa contratação. Acredito que o Berrío ainda está sintonizando sua força, técnica e velocidade, pois faz muito tempo que ele não joga os 90min.

    Berrío Carabao
    Porque força e energia nunca são demais

  • Com um gramado ruim é impossível ver futebol em jogadores velozes ou habilidosos que gostam de conduzir bola. Berrío é jogador de alto nível sim, logo estará entre os 11 titulares a iniciar o jogo. Algumas posições ainda faltam essa qualidade de Mancu e Berrío, sai um e entra o outro, mas a qualidade melhora, em outras posições ainda falta isso.

  • Ele de fato não é um baluarte da técnica, mas é importante que se diga que o gramado estava impraticável para um jogador como ele, que corre com a pelota. Quem já chutou uma bola em um campo de futebol sabe disso. Diego também sofreu com o gramado na primeira etapa; quando resolveu passar em vez de carregar a bola, deitou.

  • Ele se atrapalhou com a bola algumas vezes, mas não chega a ser um caneludo. Caneludo é o Brocador, que não consegue receber uma bola (embora finalize de primeira como poucos). A jogada do Berrío não é o cruzamento, é o passe para trás (na marca do penalty) atrás da defesa. O Guerra fez muitos gols assim.

    • E Diego fará também!

  • Caneludo?

  • Sonho muito em ver essa combinação no trio de ataque do Mengão: Um atacante pela ponta esquerda que seja malandro, driblador, rápido e com capacidade de pensar o jogo (Ederson/Vinícius Jr). Um ponta direita que possua raça, grande velocidade, força física, bom chute e bom passe também (Berrío). E um centroavante que saiba fazer o pivô afim de criar oportunidades de gol para outros jogadores (Guerrero).

    • Bacana mesmo né…

    • Lembrará em parte aquele saudoso time de 2008 que tinha tudo para ganhar a Libertadores e acabou naquela tragédia contra o América Mex, mas que era um ótimo time, apesar de tecnicamente inferior a esse. Marcinho artilheiro, Souza caveirão de pivô só preparando a bola para Ibson, Juan e Leo Moura que deitaram e rolaram a fazer gols.

      • Bem lembrado.

  • Taxar o Berrío de caneludo parece-me, no mínimo, inoportuno. Inclivel como algumas pessoas tem mania de perseguição, o flamengo não contratou o Berrío pensando que ele é o Pelé, ora, assim como o Diego não foi contratado para ser um Zico, mesmo assim, tanto um quanto o outro estão jogando bem e tem contribuído muito para o sucesso do flamengo.

    • perfeito!

    • Concordo com vc, o termo caneludo é muito exagerado. Ele pode sim ter alguma dificuldade até mesmo a hora de dominar, mas creio que isso posa ser um pouco de ansiedade, mas de qualquer forma na minha opinião ele sabe jogar, sabe finalizar e sabe deixar o companheiro na cara do gol, é questão de tempo, o mais importante é a vontade dele, determinação, raça, o jogador tem ou não tem, e pra nossa felicidade ele era o tipo de jogador que faltava nesse time, vibrante. Estou muito empolgado com Berrio, acredito muito nele.

      • cara, se vc parar pra pensar, ainda temos Conca e Ederson pra estrar, o flamengo ta muito forte no ponto de vista ofensivo, Ederson em forma meu amigo, é chato, quem dirá Conca!

  • O Corcel de Ébano ainda vai dar muita alegria pra nação. Corre muito, chega ao fundo com facilidade e não cruza mal, não ! E quando perde a bola ele volta na raça e toma de volta.

    • Corcel de Ébano. Gostei.

    • Corcel de Ébano

  • Parei no caneludo, esses colunistas daqui são uns imbecis!

    • Opaaaaaa

  • Neste ano, o Flamengo tem elenco. Jogadores que podem alterar a forma de o time atuar. O coletivo em 1o lugar, sem espaço para vaidades. SRN

  • Nego fala em mudar esquema como se fosse mudar de roupa. Querem mudar todo um planejamento feito há algum tempo q vem ganhando corpo. hahaha.

    Mas, de fato, Berrío tem a qualidade de Obina mas é mto raçudo e veloz igual ao papaléguas. Uma arma muito importante para esses jogos em territórios hostis

  • caneludo? Parei por aqui…

  • Berrio já entrou no jogo batendo as mãos e gritando ,
    – vamos , vamos !
    Ajudou na marcação, foi malandro na hora da cobrança de falta do Diego empurrando a barreira onde consequentemente saiu o gol , correu , brigou , é raçudo e inteligente , sabe explorar bem sua velocidade e força física, e fora que também participou do terceiro gol cabeceando a bola que sobrou para Rômulo. Claro que as vezes erra lances fáceis, porém não vamos nos esquecer que o gramado não estava em ótimas condições, se estava ruim para quem tem o controle da bola nos pés, imagina para quem joga com ela em velocidade? Mais , é isso aí…..tenho certeza que Berrio principalmente no jogo contra a Universidad Católica será fundamental para conseguirmos a nossa segunda vitória.

    É Berrio e Diego e mais 9.

    • E o Rever? Eles e mais 8

    • E o Vaz, Réver, Trauco, Pará, Everton e Guerrero

    • Berrío, Diego e Rever mais 8!

  • E ainda tem o rapaz de contrato vitalício, dos belos gols, menino Jamal. NUNCA CRITIQUEI!!

    • Kkkkkk

  • Berrio tem a mesma, se não maior, técnico que Cirino e Gabriel por exemplo (nao que seja algo muito difícil.) Fez 2 ou 3 DIBRES muitos bons e com objetivo no jogo contra o San Lorenzo, que poderiam ter saído boa jogada se tivesse alguém na área. ele não é cruzador prefere dar no mais fácil e perto do gol e isso necessita que o jogador olhe o jogo, oque o Éverton nao faz por exemplo, só pega a bola e cruza.

  • Berrío se atrapalha (muitas vezes até pela velocidade e seu tamanho) mas não é caneludo. Tecnicamente, alterna bons e maus momentos, no início do lance do segundo gol do Flamengo, em uma bola lançada de maneira extremamente forte e sem direção pelo Diego, o Berrío consegue dominar uma bola que poucos conseguiriam, com extrema categoria e, na sequência, sai o gol do Trauco.

    • Isso que eu penso. Ele está se adaptando ao jogo brasileiro, mas caneludo é sacanagem…

      • Um cara que dá 15 assistências numa temporada não pode ser considerado caneludo.

  • 4-1-4-1 funcionaria melhor com Mancu do que com Conca, na minha opinião. Mancu tem mais capacidade defensiva do que Conca. Mancu é um Arão inteligente. Conca dificilmente teria capacidade pra atacar e recompor com velocidade, até por conca da lesão e da idade. sobrecarregaria o Diego que está mais inteiro e voando em campo.

  • MELHOR POST EM MUITO TEMPO QUE ESTOU AQUI… BERRIO NÃO VAI NOS LEVAR A TITULO NENHUM PELA TECNICA, HABILIDADE DELE.. MAS SIM NA IMPORTANCIA TATICA.. SE O CONTRATARAM PRA ISSO, OTIMO.. AGORA SE FOR PRA SER O CARA DIFERENCIADO ..TA LONGE .. devemos tentar o vitinho no meio do ano e dar chances pro VINICIUS JR.. precisamos de habilidade, tecnica nas pontas para quebrar as marcações fechadas !!

Comentários não são permitidos.