CBF muda estatuto e faz ‘Amapá’ valer mais que grandes clubes

Compartilhe com os amigos

A CBF mudou seu estatuto nesta quinta-feira e deu poder absoluto para as 27 federações estaduais escolherem quem será o presidente da entidade.

Fez isso alterando o colégio eleitoral que escolhe seu mandatário. Até a última eleição, que elegeu Marco Polo del Nero, votavam as 27 federações estaduais e os 20 clubes da Série A. As federações já tinham uma pequena vantagem, que poderia ser revertida com a inclusão das 20 equipes da segunda divisão, como manda lei federal.

Mas, na alteração feita nesta quinta-feira, a CBF manobrou para manter o poder das federações. Para isso, deu a elas peso 3 na eleição. Assim, elas teriam o equivalente a 81 votos.

Já os 20 times da elite terão peso 2, enquanto os da Série B ficarão com peso 1. Assim, os 20 principais times do país terão o equivalente a a 60 votos, ou 21 a menos do que as federações.

Isso significa que o voto de uma federação pequena, como o do Amapá, valerá 50% a mais do que o de gigantes como Flamengo e Corinthians e 200% mais do que um time da Série B.

Além disso, a CBF também manteve a cláusula de barreira, que praticamente inviabiliza uma candidatura independente. Para se candidatar, um interessado deve ter a indicação de pelo menos oito clubes e nada menos do que cinco federações estaduais, que pelo histórico sempre apoiam de forma maçica os candidatos da situação.

Reprodução: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No momento em que a seleção está se reerguendo aproveitaram e fizeram tudo na surdina.

    Mas mesmo assim o povo vai fazer nada, brasileiro tem o dna do fracasso e vai aceitar mais essa guela abaixo calado.

  • Os clubes são culpados. Na eleição que deixou o presidente da federação paraense temporariamente no lugar do Del Noro, quase todos clubes da série A votaram a favor, menos Flamengo, Bahia e Galo. Os clubes brasileiros, especialmente os paulistas, vascu e botafogo, sempre se juntam para puxar saco da CBF e ganhar alguma migalha.

  • Só tenho uma pergunta: Por que ainda existem Federações no Brasil?

    • Porque o modelo de Capitanias Hereditárias funciona desde sempre no Brasil.
      A mesma coisa ocorre na economia com os campeões nacionais, na política com os currais eleitorais, na medicina, engenharia e advocacia com as autarquias e conselhos regionais, no judiciário com os cartórios, nas comunicações com as redes de retransmissão, etc, etc,
      SRN

  • A saída eh simples: Liga!
    Os Clubes administrando o campeonato. O problema eh que entre os clubes, há uma desunião que soh fortalece a CBF. Enquanto cada um brigar e estiver preocupado apenas com o seu, dona CBF continuará mandando e os clubes perdendo.
    O 100% dos votos de todos os clubes (series A e B) já não eh suficiente para ganhar uma votação: 80 a 81. Rs! Eh uma piada! Uma vergonha e de forma explícita.
    Fora CBF!
    Abs,
    Anderson

    • Eh pior. 60 a 81. Clubes da serie b tem peso 1

  • Vergonha e CBF na mesma frase é redundância.
    O futebol brasileiro na mão dessa galera nunca vai evoluir, e o que mais entristece é ver que os times não se unem para sair dessa situação.
    SRN

  • o pior e que os clubes não tem capacidade de organizar um campeonato, a primeira liga e uma vergonha, por isso que a CBF faz o que faz. lamentável.

  • É incrível como há parasitas em todas as esferas de poder possíveis e imagináveis…

  • “Para acabar com a malandragem tem que acabar primeiro com os otários”
    (Bezerra da Silva)

    SRN #ÉGolDoNeymarÓtario

  • Vergonha

  • Vergonha!

  • Federações + DesConfederação = Brasil, infelizmente é o nosso país, onde quem ganha é o corrupto,
    Como pode federações que nem tem clubes na 3° divisão ter peso 3, federação não deveria nem ter voz nessas votações, quem tem que definir e ter prioridade são os clubes.
    Exemplo é no Rio, onde clubes de várzea fundado “ontem” tem mesmo peso que isqueiro flores Vice e o mengão.

Comentários não são permitidos.