Em reunião para uma associação de sócios do Atlético Paranaense, publicitada no YouTube, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, anunciou nesta terça (21) que o Furacão e os outros quatro clubes da Série A que assinaram com o canal Esporte Interativo, Palmeiras, Santos, Bahia e Coritiba, firmaram compromisso jurídico de negociar em conjunto as cotas de TV para a transmissão de seus jogos em TV aberta e PPV.
“Hoje nos concluímos o G5. Os [departamentos] jurídicos terminaram a reunião. Nós fechamos esse grupo para negociarmos com o mercado a TV aberta e PPV”, anunciou Petraglia, citandop os demais clubes do Pool. “Há uma grande injustiça na divisão do PPV. O Atlético não se conforma com isso e vamos melhorar, assim como melhoramos a TV fechada, vamos melhorar aberta e PPV. Acreditamos que em 2019 vamos dobrar o que recebemos”, avaliou.
O canal Esporte Interativo, em reunião anterior, já havia liberado os clubes para negociarem esses dois produtos em separado. A emissora, que assinou com os cinco clubes de 2019 a 2024, irá transmitir os jogos em TV fechada. Ainda não se sabe como irá funcionar o conflito de direitos com a TV Globo/SporTV, detentora dos direitos dos demais clubes.
Críticas à Globo e ao Flamengo
Petraglia não poupou a TV Globo de críticas pelo modelo atual de divisão de cotas de TV, e também foi duro com o Flamengo, a quem culpou pelo “fim da Primeira Liga”. “Em 1996 nós trombamos com a Globo, uma briga que permanece até hoje, 20 anos depois, pela injusta divisão das cotas de televisão”, relembrou, citando o episódio em que barrou a emissora de transmitir o jogo das quartas de final do Brasileiro daquele ano contra o Atlético-MG.
“A TV é fundamental”, avaliou Petraglia, “O PPV ainda o direito no Brasil é dos dois clubes, do mandante do visitante. Na Europa é só do mandante. Cada jogo do Flamengo lá, conosco, eles ganham R$ 3,2 milhões por jogo, e nós, R$ 150 mil. Quando é na nossa casa, a mesma coisa. Na mesma competição, concorrendo com a gente, é uma injustiça. Os países que cresceram no futebol equalizaram isso. Na Inglaterra quem mais ganhou, ganhou 92 milhões de Libras. O último, que caiu, ganhou 60 milhões. É muito próximo. Hoje não há como concorrer. Tentamos na Primeira Liga, mas não foi possível, trombamos com a Globo e com as Federações”.
Ele seguiu em análise do quadro: “A Primeira Liga mudou os estaduais. A Globo reforçou e priorizou Rio, Minas e Rio Grande do Sul. ‘E não sobrou dinheiro pra vocês, se quiserem essa migalha aí, levem’. A Globo, os cariocas, os gaúchos e os mineiros usaram a Primeira Liga para melhorar seus estaduais. Na hora do primeiro bom dinheiro que conseguimos, na hora de decidir, quiseram dizer que o Flamengo valia duas vezes o que nos valíamos. Dentro de uma visão moderna de divisão nós nos retiramos. Felizmente o Coritiba foi parceiro e a Liga virou pó, ninguém fala mais, estão jogando com o terceiro time. Já se fala no ano que vem ter um torneio de verão. Então, acabou.”
Fonte: Uol
Engraçado! Se for pra ganhar igual a times menores ninguém quer, agora se aproximar dos valores recebidos merecidamente pelo mais querido todo mundo quer!
Boaaa
Quero ver ele distribuir igualmente os direitos do estadual dele.
Perfeita colocação
Velho gaga FDP! Sempre faz de tudo pra desmerecer e prejudicar o Flamengo! Comparar esse timeco q não deve ter nem 1 milhão de torcedores com o Mengão é insano hahah.
SRN
Se for aprovado que a TV só precisa ter acordo com o clube mandante, a Globo vai fechar com uns 4 ou 5 clubes apenas e vai transmitir todos os jogos quando o Fla for mandante e quando o flamengo for visitante, ela vai transmitir os jogos dos outros 3 ou 4 clubes que ela fechar. ..
Vai ser ainda mais fácil a hegemonia flamenga!!!
Se a globo resolver transmitir só os jogos do Flamengo ela baterá sempre a maior audiência. Simples assim.
A conta é clara e proporcional: o contrato será sempre maior para quem dá mais audiência (lucro).
Obs: e o Fla ainda deveria dificultar ao máximo essa negociação com o lateralzinho nosso que eles tanto fazem questão.
Perfeito! Pq a Globo vai gastar dinheiro com esses mortos de fome?
O dia q o Atlético Paranaense jogar em Brasília, Manaus, Natal, Etc e lotar os estádios só com torcedores q tem nestas cidades, daí eles pode pensar em receber uma cota de TV perto ao q o Fla recebe.
G5, AT. Paranaense, Coritiba, Bhaia, Santos e Palmeiras. Kkkkkkkkkkkkkk
Que G5
Precisa ter 5 rebaixamentos pra fazer parte desse grupo?
A única coisa que concordei com ele foi que o Fla tem culpa nessa desvalorização da Liga! Lutou tanto para fortalecer uma liga independente das federações, mas joga com o time reserva… isso não fortalece campeonato nenhum, muito pelo contrário! E nesse bolo não entra só o fla não, entra Grêmio, Atlético e outros!
Galera, vamos admitir, nesse ponto o fla vacilou msm! Infelizmente no próximo ano isso vira um torneio de verão e em 2019 acaba
Entenda, essa liga foi idealizada para tentar fazer uma grana em substituição aos estaduais deficitários.
Com a impossibilidade de evitar os estaduais e a participação dos clubes na libertadores e na copa do Brasil, fica claro que a liga perdeu valor e isso não é culpa do Flamengo e sim da evolução das coisas.
Essa liga foi idealizada para que os clubes não se submetessem as federações e foi só o fla ganhar algumas migalhas que já esqueceu o objetivo principal. O clube pensou a curto prazo, uma liga fortalecida não precisaria de federação para nada. Não seria sacrifício nenhum para o fla pegar seus titulares e os colocarem para jogar!
É só vc ver que a FERJ lucrou mais que o Flamengo em todo o campeonato carioca, como justificar isso? evolução natural das coisas? Toda vez que o fla querer alguma migalha vai se juntar com outros clubes e criar uma liga agora?
Sou flamenguista, mas parece que a torcida acha que o Fla nunca faz coisa errada! Pegue os discursos iniciais do Bandeira de Melo e dos demais presidentes dos outros clubes e compare com seus atos atuais, vc vai ver que são opostos, que contradizem tudo o que foi dito inicialmente.
Querer justificar o injustificável como “evolução das coisas” é totalmente sem sentido
Você tem grande parte da razão. Moralmente ficou feio… Entretanto, embora NÃO justifique e o melhor sem dúvidas fosse o quadro por você descrito, nesse baile não há “gente bonita e bem vestida”.. São um bando de cobras criadas…Globo e os dois chorões cariocas, federações, prrsidentes…Eu adoraria ver esse carioquinha naufragar junto a todo estabelecimento do futebol brasileiro. Mas o diacho da História demonstra que das últimas vezes em que o Fla liderou algo de bom, acabou sozinho e com uma faca nas costas. A Copa União e o clube dos 13 (que nunca mostrou a que veio) exemplificam isso.
Concordo, por isso que citei os outros clubes! A culpa não é só do fla! Só gostaria, assim como vc, de ver o fla cada vez mais independente dessa FERJ.
Mas, sendo o Flamengo o maior clube do país, o natural é que os outros tivessem maior interesse nisso;
No Rio ainda existe, em tese, quatro grandes (três são médios, eu sei);
Com um campeonato decente (diferente do da FERJ) teríamos minimamente jogos de ida e volta e então seriam, no RJ, 12 jogos interessantes;
O próprio CAP possui no estadual como rival apenas o Coxa, estando um degrau abaixo o Paraná e dois degraus abaixo os demais times; no mesmo sistema de montagem de campeonato (jogos de ida e volta) são apenas 2 jogos interessantes;
São SEIS vezes menos jogos interessantes, situação que se repete em todos os estados;
Ademais, pequeno por pequeno o Flamengo enfrenta o Bangu mesmo, não precisa enfrentar o CAP;
Já o CAP não tem tanta escolha, ou enfrentar os minúsculos times do interior do PR (sem desmerecer o futebol local, que é local em qualquer local do país, mesmo porque também sou paranaense) ou poderia enfrentar times grandes e mesmo o gigante Flamengo;
Enfim, percebo que com o fim da Primeira Liga o Flamengo deixa de ganhar; Mas os demais times perdem muito, mas muito mais.
Esquece primeira liga, isso nunca vai dar certo. Não percebe que esses clubinhos viram na primeira liga uma oportunidade de roubar o dinheiro do fla?
Tá esquecendo do terceiro ator na questão que dá o peso real da questão dos estaduais. Lembrou? Se fosse só pela grana das bilheterias é óbvio que o Fla não admitiria ganhar menos que a Ferj. E ainda tem a grana das placas publicitárias que também não entrou nessa conta que a Ferj ganhou mais.
Apesar do campeonato deficitário em bilheteria, ele é mais vantajoso em televisionamento e em premiação ao campeão. Ainda mais pelo fato de todos os outros clubes também terem priorizado as outras competições. Ou seja, a culpa não cabe ao Flamengo, pura simplesmente porque ele não joga sozinho.
Sou a favor que as diferenças de valores sejam menores. Acredito que isso fortalece um campeonato como um todo. No entanto, quem paga os patrocinadores sao os maiores clubes e eles não podem ganhar menos. Quem gera audiência?
Estratégias para aparecer, atrapalhar ao outro e ficar de bem com sua medíocretorcida: Imitar as manias do Euvirus. Mitomania e Megalomania além da conta, oras!
Engraçado…Quando o tal Clube dos 13 surgiu a segunda providência foi a de lavar as mãos ou acintosamente como o Vasquim (oia aí de novo!) renegar o título de 1987. Criticam a TV ou quem mais for quando lhes é conveniente. Nada contra as federações ou a Canalha Mor do futebol brasileiro, a dona CBF.Nada a respeito do Profut ou parecida.
Quando o C-13 implodiu poucos lamentaram e a maioria comemorou efusivamente com a grana entrando a todo por conta da…TV! Importava pouco se o Fla e os Gambás possuíam uma diferença boa, blá, blá…Agiram que nem gente miserável em dia de promoção.A maioria torrou a grana do jeito tradicional: botando para F… Com os pobres clubes. Poucos utilizaram para estruturarem-se física e financeiramente. E foi uma coisa de ir ao “Supermercado da Bola” que…Nossa!
Há de se admitir: a turma da Patty nesse sentido foi inigualável! Houvessem sido minimamente competentes, ainda estariam lá roubando.Com o clube de Pires na mão estariam trocando afagos com essas assombrações e, provavelmente, peidariam na primeira careta de Rubinhos, foguinho e congêneres. A Globo então… Após jogar a isca que 99 ℅ desses perebas agarraram iria enfiar a revisão que fosse nos contratos, sem chance alguma do Fla impor direitos e garantias.
Mas aí…A insolvência foi tal, o massacre e as oportunidades perdidas com Patty Cia. & antecessores que a providência divina, a boa vontade, o flamenguismo inato…Enfim, os Blues apareceram e o negócio foi para 180 graus. Os abutres esfomeados estão agora desesperados. A profecia do DOIDO do Kalil (quem diria, um galináceo?!) parece cada vez mais uma inevitabilidade. E o que eles fazem?
Imitam o Chorafoguinho?!?!?!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Já era!
Também tinha lembrado do C13 e da lavada de mãos em 87. Mas vc foi além e mandou muito bem.
Ganha mais quem da mais visibilidade…simples assim!!!
Aceita que dói menos.
SRN
Tira o olho do dinheiro do Fla e vai fazer seu time crescer seu incompetente.
Na conta desse senhor podemos colocar o retorno do Cirino ao Flamengo, pois foi ele que melou a negociação com o Internacional.
Agora, na visão desse ancião megalômano o Flamengo é o “Darth Vader” do Futebol Brasileiro… um louco !!!
A Primeira Liga deu pra trás com a saída e esculhambação públicas do Patético e do Curitiba em querer “ali” começar a fermentar essa ideia que não nos cheirou bem, de que devíamos socializar nossa cota de participação onde eles pouco significam a nível de cenário nacional.
Que esperneiem sozinhos.
Todos precisam de todos, mas o Flamengo sem eles ainda é Flamengo e o que serão eles sem o Flamengo ???
Mengão sempre.
Flamengo aceita todos que vem e bem recebido parabéns
Se juntar a audiência de todos esses 4 clubes juntos não chega na audiência de um jogo do Flamengo, seja na tv aberta quanto na fechada. Agora, garanto que o somatório das cota de tv dos 4 ultrapassa a cota do Flamengo. Logo, concluo que os 4 ainda estão em vantagem em relação ao Flamengo. Então, se eles ainda estão em vantagem, o Flamengo que ainda ganha pouco. Melhor ficarem quietinhos senão o mengão ainda tira uma parte do deles.
Esse Senhor é o Eurico Miranda Paranaense. Só olha para o próprio umbigo e agora está pregando que se preocupa com os demais, pura demagogia. A Diretoria do Flamengo que precisa tomar vergonha na cara e em troca desse ódio gratuito e do prejuízo que este mesmo câncer causou com o caso Marcelo Cirino, parar de emprestar gratuitamente jogadores ao Patético Paranaense. Abre o olho Bandeira, tá passando atestado, cancela logo o empréstimo do Léo.
Flamengo : 40 milhões de torcedores + os antis
Atlético PR: 500 mil torcedores
Ganha mais quem tem mais torcedores. Simples.
Mais um medíocre que daqui a pouco vai querer criar a rivalidade inexistente com Fla, pra pegar carona na nossa popularidade?
O caso marcos Guilherme, por Léo de graça, ficou enrolando pra não entregar o jogador e o Flamengo ficar esperando. É um safado, vetou o Cirino,pro Inter p minar o Flamengo. Nunca negociem com um safado sem palavra, espero que tenham aprendido.
Não sabe separar as coisas.. se está nervoso com a situação da divisão de cotas de TV ok… mas descontar em outras negociações como a do Marcos Guilherme, Léo e Cirono é de um amadorismo grande…
Quer ser amador? Vai ser pago como amador!
Flamengo hoje merece ganhar o que ganha porque dá publico e audiencia para tal. Atl.Paranaense nem sonha em dar isso!
Não entendi o que quis dizer.O que escrevi foi sobre o Petraglia, é ele que manda no Atlético, pegou o Léo de graça, dificultou Cirino e ainda por cima,hostiliza claramente o Flamengo. Ou seja o Petraglia é um safado
Fico imaginando o Leonardo de Caprio,que era ou é o ator mais bem pago,dividir seus ganhos com coadjuvantes e elenco de apoio.Sei que grandes atores chamam público sozinhos,independente de o coadjuvante ser um desconhecido. O pessoal que defende isso,como políticos aproveitadores, deveriam dividir seus salários com o povo,ganhando pouco mais que o mínimos. Isso vai acontecer?Cabral tá aí pra provar,como o político se preocupa com o povo
Não adianta o chororo, isso se chama mercado… Quem tem mais garrafa vazia p vender q se apresente. Flamengo tem q ficar de olho nesses clubecos aproveitadores e seus dirigentes cínicos !
Se ficar com essa marra toda vai acabar fechando as portas do patético-PR. É melhor esse velho ridículo aceitar as migalhas que lhes sobram, pois ninguém tá nem aí pro mimimi e chororô deles. SRN!
Simples. Quem dá mais audiência ganha mais. É incrível cara, tudo é culpa do flamengo. Esses clubes falam que vivemos às custas da globo, mas na hora de fechar são os primeiros a assinarem o contrato (né seu Eurico?!). Sinceramente, se eu fosse dirigente do flamengo, cortaria as relações com o clube desse senhor. Ele nunca perde a oportunidade de nos alfinetar. Mas sempre que pode quer um ou outro jogador emprestado. Eu, no lugar do seu Bandeira, traria o Léo de volta e o emprestaria a outro clube.
Eu já teria feito isso no episódio do Cirino/Internacional.
Pois é cara, eu também.
Muito estranha essa pacividade do Flamengo, principalmente ano após ano sendo sacaneado, continua emprestando o Léo gratuitamente.
Estamos vendo varias manifestações por não passar os jogos do poderoso campeonato paranaense. auhsuhahushuahuahuhuauuhashua
Se o motivo da Primeira Liga fosse esse de ser um torneio regional, meus sinceros fodasse se acabou, pq eu queria uma Liga onde os clubes não ficassem reféns das federações e organizassem num futuro não muito distante o próprio campeonato.
Realmente talvez a divisão esteja desequilibrada mas o Flamengo se vende, seja para nós torcedores como até os antis que assistem nossos jogos, então não faz sentido uma divisão igual ou só um pouco acima, pois são duas medidas completamente diferentes de grandeza.
SRN
like!
isso é medo…. agora que arrumamos a casa o dinheiro ta sendo problema né? kkkk
alem do mais eles não param de citar a inglaterra como modelo mas o flamengo é maior que qualquer um dos outros rivais brasileiros , diferente de lá que man unt pode-se dizer que é igual a liverpool por exemplo.
Engraçado que ele cita a Primeira Liga na cota de TV e se esquece de mencionar que lá, na Primeira Liga, a grama em todos os estádios é padronizada. Aqui só o time dele tem grama sintética. Aí pode?
É cada um que me aparece e dá bom dia para cavalo,
SRN
O MP, identificou, MAIS de 30 Empresas de “fachada”, em seu nome, em “Tungas” ao BNDES. Lava à Jatos, tá chegando, SAFADO !!!
Esse discurso do Petraglia é a sintese do Brasil, eles tinham a Liga para se fortalecer e fazer um contraponto a Globo, e conseguiram um aliado de peso, o Flamengo, mas o que fizeram ficaram preso na picuinha de que tinham que ganhar o mesmo que o Flamengo, resltado eles mesmos ajudaram a detonar a primeira Liga, e ajudaram a Globo e Ferj a se fortalecer. Se olharmos as receitas dos clubes no mundo inteiro, quem atrai mais IBOPE ganha muito mais dinheiro, falam só da quota direta da TV mas o volume em publicidade nos jogos do Barcelona é muito maior e mais caro do que nos jogos do La Coruna. A Cartolagem nacional não se une, e todos se acham a ultima coca-cola do deserto, um exemplo classico disso foi o que o Corintians fez com o clube dos 13, pois estava certo de que seria o maior clube do pais com apoio do Governo, e por isso saiu paa negociar com a Globo sozinho, o que acarretou a saida do Flamengo tambem. Para as TVs a situação é ótima, é melhor negociar com um grupo desunido do que com um grupo coeso.
Senhores,
Não lembro dos valores de ambos, porém, poderíamos dividir de uma melhor forma. Não estou dizendo que deveria ser em v alores iguais, mas, pelo menos, que fosse valores mais próximos, pois, a liga deve ser levada a frente e a sério, pois, não da mais pra sermos reféns de federações estaduais. No Rio a ferj ganha mais que os clubes e não dá pra ser assim!!
Se teve uma coisa certa que ele falou foi sobre a Primeira Liga: acabou! E por culpa dos próprios clubes que tanto diziam que iam mudar o nosso futebol. E o pior é que o Flamengo tá nessa também.
Isso é bom pro EBM aprender.
Continue emprestando jogador de graça pra esse palhaço.
Mimimi, timinho, sem moral, é capitalismo e não socialismo, passa amanhã.
SRN
É a mesma coisa que a Venezuela criticar os EUA…Um lixo querendo criticar quem tem poder.
esse velho gaga ta de brincadeira, pura hipocrisia, como se a culpa fosse do flamengo a globo querer pagar mais.
Agora quero ver esse senhor dividir as cotas do paranaense com os times do interior do paraná, duvido!
Quem é APR perto do Flamengo? Engraçado se ele fosse investir numa parceria q desse mais lucro e a outra n, quem ele daria mais dinheiro? Petraglia chupa, seu clube n chega a nossa potência e marca, fla tem glórias e tradições. Compara títulos e torcida, marca q daí vc vai botar o rabo entre as pernas e enfiar sua língua no cu.
É um Eurico Miranda do sul. Babaca.
Esse sujeito é um hipócrita.
Primeiro, duvido que ele aceitava dividir a renda de TV do parananense de forma igual. Duvido que o Toledo ou o Cascavel ganhassem o mesmo que o time dele.
Segundo, ele acha que o campeonato paranaense vale o mesmo que o mineiro, gaucho ou carioca? Nem a maioria da população do próprio Paraná torce para times paranaenses. Eles torcem a maioria para times paulistas.
Terceiro, o time dele mesmo vive sabotando o estadual. Há anos que colocam reservas. Acham mesmo que a Globo seria amadora de pagar muito para ficar transmitindo jogos de time sub23?
Quarto, ele adora chorar na ESPN o fim da primeira liga, mas o verdadeiro culpado do fim da primeira liga são as concorrentes da Globo. A ESPN por exemplo é outra hipócrita. Adora criticar os clubes por não peitarem a CBF, mas na hora que os clubes resolveram fazer a liga e peitar a CBF, que tipo de ajuda a ESPN deu? Comprou a transmissão da 1ª liga? Não. FOx comprou? Não. EI comprou? não. Quem comprou foi a Sportv, ligada a Globo. E obviamente não iria comprar pagando o mesmo que paga pelo estadual, pois são produtos concorrentes. A ESPN adora criticar, mas na hora da verdade, não deu nenhum tipo de ajuda.
Quinto. O time dele agora vai negociar em conjunto direito de TV com o Porco e outros clubes? Hipócritas. Pergunta para os dirigentes do porco se eles estão dispostos a negociar patrocínio em conjunto e dividir o dinheiro artifical da Crefisa com os outros clubes. Adoram falar em divisão de receita de TV, mas nunca ninguém dividiu dinheiro da Crefisa, da Unimed, da Parmalat, National Bank, ISL, Hicks etc. Por que só os direitos de TV deveriam ser negociados em conjunto? è a única fonte de receita? não
Excelente!
Valeu. SRN
Quem acabou com a Primeira Liga (ironicamente) foi o Petralha!
O único cartola que tinha peito pra bater de frente com a CBF era o Kalil (o problema não é a Globo, cara pálida. É a emissora que patrocina, seu burro! A CBF só suga).
Quando o Kalil quis implantar o modelo inglês de divisão, alegando (logicamente) que o Fla receberia mais pela questão da audiência, mas que os outros também ganhariam bem, o Petralha não concordou. Ele queria que fosse como era a divisão igual de 2010 pra trás e pressionou pra que o bundao do Gilvan do Cruzeiro assumisse. O retardado, ao invés de lutar pra que não tivessem mais federações, tentou encaixar a Liga no calendário da CBF. SANTA INCOMPETÊNCIA, BATMAN!
Alguns anos atrás não tinha problema o Flamengo receber mais, só agora, com o clube arrumado, que eles estão percebendo a diferença. E outra, já estou até enjoado de ver recordes e mais recordes de audiência do Flamengo, só nisso já se explica muita coisa.
colinforme fecal esse aí,pra ser merda ainda falta muito…
Como assim ???
Ele quer dar uma de FERJ ?? Ganhar em cima do Flamengo ?
Eu entendi bem ??
Podem me criticar à vontade, mas ele está correto.
Enquanto os clubes não se unirem contra o monopólio da Globo e a tirania das federações estaduais, sempre serão pequenos em relação a outros mercados mais desenvolvidos e sempre serão explorados.
A questão é bem simples:
Com a tecnologia atual os clubes não precisam mais da TV para transmitir seus jogos, ou seja, não precisam de um atravessador (Globo) para vender seu produto (futebol), consequentemente, podem lucrar diretamente muito mais do que lucram hoje.
Entretanto, sem a união dos clubes isto é impossível.
Neste ponto, a divisão mais igualitária das cotas de TV aberta é bem razoável e interessante para o espetáculo e poderia propiciar esta aproximação.
Os clubes devem se diferenciar em outras receitas como: venda de camisas, contratos de patrocínio, sócio torcedor e etc.
No PPV também a diferença pode ser maior por relação direta de venda de pacotes.
Finalmente, ele também tem total razão quando critica que o direito de imagem do jogo não seja apenas do mandante.
Sei que ultimamente ele tem pisado na bola com o Mengão, mas seus pleitos são bem razoáveis e no frigir dos ovos, mais voltados para o bem comum.
SRN
Eu também penso que um time ganhar 190 milhões da tv e outro na mesma competição ganhar 30 está errado.
Apesar de ser paranaense e ter (na verdade, tive, hoje, nem tanto) certo apreço pelo CAP, eu não concordo não, o que não significa encerrar a discussão, a qual sempre acho válida;
o Flamengo tem uma torcida VINTE vezes maior que a do CAP… o valor que o Flamengo recebe certamente não é vinte vezes maior…
mas, ainda que se aceite o critério comunista, que já provou não funcionar em outras áreas, então esperemos que ele divida o valor maior que o CAP recebe no estadual com os pequenos times do interior do Paraná…
aliás, que ele também divida o patrimônio dele, certamente gigantesco, comigo.
Você começou bem, mas terminou mal, misturou alhos com bugalhos.
Não há comunismo na ideia de uma divisão de cotas mais equilibrada das cotas de TV. É assim na Premier League, NBA, NFL e não acredito que essas ligas sejam comunistas.
O equilíbrio favorece ao espetáculo e fortalece o produto.
Por outro lado, não falo em divisão igual e sim mais equilibrada.
Ademais, se o comunismo é ruim, o monopólio (Globo) é tão prejudicial quanto.
É… percebi mesmo… é que vai dando raiva… não da discussão séria quanto à divisão e mesmo sobre outros temas, que deve mesmo ser levada adiante, mas deste oportunismo barato que não sai de cena;
Como se o Flamengo pudesse sustentar a todos ou como se quem quer uma melhor divisão, desde que seu time ganhe, também aceitasse dividir o seu ganho com os times ainda menores, o que sabemos que não ocorre;
A diferença numérica entre as torcidas e, portanto, entre os espectadores, é brutal, não vejo tanta injustiça assim não para todos os times estarem sempre sapateando;
O equilíbrio parece distante quando se olha apenas os valores, como ele pretende afunilar a discussão, mas quando se analisa vários outros aspectos (que certamente são levados em conta pelas redes de TV) então se percebe que não é bem assim;
Ademais, a divisão igualitária de valores, por si só, também não é garantia de nada; pelo contrário, quando efetuada no oportunismo pontual tende a justamente desmerecer o melhor e dar oportunidades a quem não merece, é uma desmeritocracia, uma retrocesso, um paternalismo infundado e desmerecido;
O CAP e demais times também não são diferentes, vide Copa União e a discussão ridícula sobre o campeão de 87 que até hoje ronda o Flamengo; todas as ações feitas para dar melhores condições aos clubes são sabotadas pelos próprios clubes, veja a questão do Maracanã ou do Engenhão, dentre muitas;
Agora, quando é o Flamengo quem está sendo menos prejudicado, resolvem fazer um alarde danado… é isto… muito mimimi… criem a regra que desejarem, mas que mantenham a palavra e a assinatura empenhada.
Por fim, já que que acabei mal a mensagem anterior, acabarei igualmente esta, não defendi que ele dividisse todo o patrimônio dele, mas apenas parte, para que isto fosse mais equilibrado.
A gente tem que se preocupar é com a libertadores, de que adianta ter 40 milhões de torcedores, receber milhões a mais que este genérico do paraná e eles estarem na nossa frente na tabela da libertadores ?