Toda derrota traz consigo a necessidade de se analisar o que erramos e onde temos que consertar. O jogo de ontem foi indiscutivelmente nosso primeiro teste este ano a vera, já que os times da série A que enfrentamos, até então, jogaram com seus times reservas ou são times de 2ª divisão que estão temporariamente na 1ª (Vasco). Portanto esqueçam argumentos de que estamos sem derrotas, saldo de gols acima da média, invictos, este ano só enfrentamos galinhas mortas, essa é a realidade, não dá para efetuarmos uma análise séria baseada nos adversários pregressos.
Apesar de três desfalques importantes no time adversário: Cavallieri, Scarpa e Douglas, eles vieram muito bem armados pelo tarimbado treinador Abel, souberam explorar nossas falhas. Sem dúvida que foi um jogo eletrizante, com fortes emoções e chances para todos os lados, digno de um Fla-Flu para entrar na história do clássico.
Algumas falhas no nosso setor defensivo foram evidentes. A primeira delas que me chamou atenção foi a lentidão de todos nossos marcadores, os atacantes do Flor ganharam quase todas as corridas contra os nossos defensores, principalmente nas laterais.
Um buraco enorme no meio de campo no 1º e 3º gol que sofremos, muitos estão crucificando os zagueiros, mas para mim ficou clara a falha da dupla de volantes, que estão ali exatamente para não deixar isso acontecer, preencher espaços, não deixar nossos zagueiros no homem-a-homem, quem foi o culpado por essa falha, não sei, para ZR parece que foi o Arão. É unanimidade que o Arão não é o mesmo que iniciou no Fla, caiu de rendimento, ontem sua atitude ao ser substituído, merece um puxão de orelha. No terceiro gol delas, nota-se claramente o cochilo dele na marcação do Lucas. O Rômulo para mim ainda não mostrou o futebol que o levou para seleção e ser vendido para o exterior, talvez seja problema de readaptação, jogava abaixo de zero e vem enfrentando um verão escaldante, tem jogadores que se readaptam facilmente, outros demoram mais um pouco. Não só eu, mas muitos flamenguistas pensam que talvez fosse a hora da canja de galinha, não que seja a melhor das soluções, mas não faz mal, o remédio chama-se Marcio Araújo, com ele em campo não tínhamos essas lacunas. Serei crucificado e xingado por muitos, mas pensem antes de criticar. Para desespero do seus respectivos fã clubes, Cuellar e Ronaldo não seriam soluções neste momento. Cuellar é bom na saída de bola, mas é frágil no desarme, ocupação de espaços e marcação. Ronaldo nem testado vem sendo contra nossos adversários medíocres, sinal que nem nos treinos tem de se destacado, além de estar completamente sem ritmo.
O Trauco vai muito bem no ataque, mas deixa a desejar na defesa, foi facilmente ultrapassado pelo Lucas e Welington Silva nos confrontos diretos. Ontem devido a sua precipitação num chute mascado, ocorreu o 1º gol delas. O ZR teve essa percepção, a ponto de substitui-lo no 2º tempo. Algo precisa ser feito para dar melhor cobertura naquele setor, se colocarem um ponta arisco sobre ele, vai nos dar dor de cabeça. Sua atrasada de bola na pequena área para o Muralha foi irresponsável e estúpida, chutasse para fora.
Outro que não foi bem ontem foi o Mancuello, queridinho e adorado nas redes sociais, pra mim um excelente jogador para compor elenco, banco é lugar dele, pois é limitado, não tem flexibilidade para se adaptar as novas funções, não me venham com o argumento de que está fora de sua posição, se está, é porque temos jogadores melhores que ele como titulares (Diego, Arão e Rômulo), necessidade faz sapo pular. Vai bem contra times inexpressivos, mas desaparece quando encontra uma marcação mais fechada e presente. Ontem suas falhas na marcação, no campo do Flu, colaboraram muito para as lacunas em nossa defesa, por isso entrou o Gabriel, apesar das suas inúmeras limitações técnicas, exerce bem a função de marcar as subidas dos laterais. Mancu vive de lampejos, quando Conca se recuperar, vai ser o primeiro da sair do time.
Muralha é um caso a ser estudado, com a saída do PV, se acomodou na posição, é uma das poucas posições no Fla que não tem um reserva a altura, Diego também, mas este não preocupa. Continua fazendo defesas fantásticas, mas particularmente ontem achei disperso e falhou, principalmente nas saídas do gol, por sorte não levamos gols na saída dele na quase cabeçada do Richarlison, ele estava batido. Ao segurar a bola atrasada do Trauco atuou como goleiro de pelada, jogada tosca e absurda para um goleiro da seleção.
O Berrio me parece um caso a ser melhor avaliado, ainda não tivemos horas de campo suficiente para analisa-lo, talvez seja um caso de adaptação também, tem horas que me parece um Cirino com brilhantina e sem barba, outras vezes sua velocidade com condução da bola é surpreendente, sem cair e fragilidade do, em breve, ex-Fla, mas também peca nas finalizações e assistências, precisa treinar cruzamentos, é o que se espera de jogador com essas características.
Gostei do Diego recuado no 2º tempo, efetuando lançamentos de longa distância e iniciando as jogadas, cada dia mais se comportando como um autêntico rubro negro. O Guerrero também mais vibrante e participativo, o pênalti foi azar, até suas reclamações diminuíram. Rever foi um monstro na defesa ontem, ganhando bolas pelo alto e por baixo, perdeu o pênalti, mas isso não comprometeu sua partida. Minha zaga titular ainda é a mesma de ontem, para desespero dos soldados romanos travestidos de RN, loucos para crucificar o Vaz. Os demais, sem maiores comentários, jogaram o de sempre, com altos e baixos.
Não vejo motivos para desespero, mudanças radicais, cortar cabeças e crucificar todos, são problemas pontuais, necessitando de pequenos ajustes, apertos de parafusos e muita conversa no pé de ouvido. O time mostrou calma, competência e bom desempenho para buscar o empate no 2º tempo, contra um time fechado e covarde, por pouco não saímos com uma vitória, perder nos pênaltis foi uma fatalidade, ontem e hoje fomos zoados por elas, mas é bom lembra-las, para o desespero das donzelas enrustidas, que Conca vem ai! Perdemos uma batalha e não a guerra. Quarta tem Liberta, no Maraca, casa cheia e a história será diferente.
SRN.
João Henrique Rocha
Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie seu texto para o e-mail redacao@colunadofla.com com o assunto “Coluna do Torcedor“. Ele será avaliado e, se aprovado, publicado no site.
Todo texto publicado nesta seção é propriedade intelectual de seu autor e de sua inteira responsabilidade. Não necessariamente representa o pensamento do Coluna do Flamengo.
Não sei os motivos para uma parte dá torcida é o próprio técnico não gostar do Araujo, ele é perfeito na sua função de carregador de piano, cão de guarda.
Joga simples e objetivo, não inventa e principalmente obediente taticamente.
Além do mais cadê o futebol desse Rômulo.