Coluna do Torcedor: “O esquema Zé Ricardo”

Compartilhe com os amigos

Um dos assuntos talvez mais comentados pelos flamenguistas sem dúvida é sobre o esquema tático que o técnico Zé Ricardo vem utilizando e suas convicções de nunca mudar a forma de jogar do time, o famoso 4-2-3-1, mesmo escalando 2 meias (Diego e Mancuello), pois um deles, no caso o Mancuello cai pelos lados do campo como um ponta, ou quando escalou 3 volantes no jogo contra o Universidad Católica., onde Willian Arão fez esse papel de meia caindo pelo lado, como bem mostrado por Mauro Cezar.

A primeira coisa que temos que entender é que o 4-2-3-1 é diferente do 4-3-3, pois nessa formação de 4-3-3 temos 3 atacantes, onde dois caem pelo lado, mais quando pegam a bola na lateral puxam para o meio, a triangulações entre esses jogadores, tabelas e uma grande aproximação, e os 3 jogadores fazem gols, dão assistências e hoje no futebol atual, bons exemplos de times que jogam assim são Barcelona e Real Madrid. Já o 4-2-3-1 temos a figura de um centroavante isolado no ataque, não a aproximação dos jogadores de lado, que se limitam a pegar a bola e ir até a linha de fundo fazer o cruzamento.

O grande problema do time do flamengo é que não temos atacantes de lado que pegam a bola e vão para cima dos adversários puxando a bola para o meio, para próximo do centroavante, são jogadores velozes que pegam a bola e vão até a linha de fundo (jogadores paralelos), sem contar que esses jogadores têm que voltar toda hora para a defesa ajudando a marcar as subidas do lateral adversário. Esse é um equívoco muito grande quando se diz que no futebol “moderno “ exige que os ditos pontas tem que voltar para marcar, pois quando voltam até a grande área marcando, puxam o adversário para próximo da nossa defesa além de perder ofensividade, pois no decorrer do jogo, os pontas se desgastam muito subindo e voltando toda hora na partida. Esse talvez seja um dos motivos do Mancuello, que jogando aberto pelo lado direito perdi tanto rendimento em jogos maiores, pois têm que voltar toda hora para marcar e subir para o ataque, e como não é um jogador veloz, cansa muito e perdi sua qualidade ofensiva. E temos ainda que pensar que quando conca estiver a disposição, como ficou muito tempo em inatividade, irá demorar e muito para o mesmo voltar a condição física 100%, e com o atual esquema de o ponta marcar o lateral adversário, quem faria esse papel, Diego ou Conca?

E aqui está a mudança defendida para o time do Flamengo, que além de Diego, Mancuello e conca já mencionados anteriormente que jogam como meias, ainda temos Paquetá, Matheus Sávio, Ederson e quem sabe até o Adryan (se voltar a ter chances), vários jogadores talentosos que no atual esquema do flamengo perdi seu rendimento.

O que podemos aprender com o futebol moderno são duas coisas: Não existe um esquema de jogo perfeito e que todos os jogadores têm que ajudar a marcar, a fechar os espaços, mais isso não significa voltar o time inteiro para o campo de defesa. A mudança apresentada aqui seria mudar o esquema tático do 4-2-3-1 para o tradicional 4-4-2, defendendo e atacando, podendo em alguns momentos, atacar no 4-3-3 mais com os pontas entrando em diagonal, e não fazendo jogadas de linha de fundo.

No que defendendo, ao invés do Mancuello fechar o espaço pelo lado direito, esse papel fica com o Arão, sendo que Diego volta para ajudar a recompor pelo meio e Berrio/Everton pelo lado esquerdo, podendo haver o revezamento entre Mancuello e Diego fechando pelo meio, nesse esquema diferente do 4-1-4-1, temos 2 jogadores para a sobra e puxar um contra-ataque, o que com o 4-1-4-1 fica mais difícil de se fazer, pois fica apenas um jogador isolado lá na frente.

Já atacando, o ponta mais veloz faria o papel de 2º atacante, flutuando por ambos os lados do campo, com Diego armando pelo lado direito, Mancuello pelo lado esquerdo. Sendo que contra times mais fechados, o time atacaria no 4-3-3 como pode ser visto a seguir:

Com conca disponível e jogando contra times que jogam fechados, o time ideal seria com Conca, Diego e Mancuello no meio de campo, fazendo que os volantes não subam tanto para o ataque, para não sofrer com os contra-ataques.

Ou seja, o flamengo tem várias formações para atacar, sendo que algumas convicções do nosso treinador como fazer o time jogar com dois pontas abertos pelos lados, que tem que voltar pra marcar lateral adversário e no ataque vão até a linha de fundo pra cruzar a bola é uma visão estática, fácil de ser marcada, tem que fazer o time jogar de forma convincente, trabalhando a bola, fazendo triangulações, tabelas, arriscando chutes, e bem equilibrado, onde na parte defensiva todos ajudam a defender, fechando os espaços, mais não pra recuar o time todo pra defesa e o mais importante de tudo, utilizar jogadores que tem muita técnica, e não priorizar jogadores fracos tecnicamente apenas pra manter um esquema de jogo ou uma forma de jogar.

Thiago Adriano


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O problema pra mim não é tático ou de esquema mas sim da quantidade de erros de passes, lançamentos e finalizações que os nossos jogadores cometem durante 90 minutos o que denota as limitações técnicas de alguns deles e de termos um treinador que não é um grande motivador mas um cara que atual muito mais com o lado cientifico da coisa e isso geralmente não é tão bem compreendido pelo grupo como pode parecer, jogador no Brasil só entende mais é a linguagem de boleiro e de casca grossa mesmo.

  • O time engrenando e tendo entrosamento que não se via a tempos ae do nada o cara me vem com Arão, Rômulo e Márcio no meio… tanto arão quanto Rômulo ficarão totalmente perdidos contra a UC, a chance de ganhar ou sair com um empate séria maiores, pois privilegiando o Marcinho jogou com menos dois (arão e Rômulo).

  • Perfeito! Um jogador que cairia como uma luva nesse esquema é o Everton Ribeiro! Pena que é só especulação sem fundamento. Seria uma belíssima contratação.

  • Velho, corrige esse texto!!! Dói na vista! o certo é “PERDE”, “PERDE” e não “PERDI”.

    exemplo:

    “atual esquema do flamengo perdi seu rendimento”
    acontece um monte de vezes no texto! O conteúdo é bom, dá uma revisada nisso…

    • Lir várias vezes achando que ele estava se referindo a ele próprio.

  • Guerrero sai da área cada vez mais, e Mancuello aparece no campo inteiro.

  • Boa tarde pessoal.. Gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do texto publicado por mim. Primeiramente peço desculpas a alguns erros de português que acabei deixando de corrigir antes de enviar para ser publicado pelo coluna. Segundo ao mencionar Berrio no lugar do Everton, seja pelo fato que o Berrio foi contratado para ser titular, é um jogador que fez uma ótima libertadores pelo Atlético Nacional, e poderia contribuir muito mais ofensivamente para o time do que o Everton, mais a ideia é que mesmo escolhendo um ou o outro, pelo menos 1 dos atacantes tem que ser rápido. Terceiro ponto é que usar um time com Conca, Mancuello e Diego só em situações em que precisamos do resultado e o time adversário está todo atrás, nesse caso não adianta velocidade para furar as linhas de defesa, mas sim jogadores técnicos. Quarto ponto, Donatti pode não ser tão rápido mas Rafael VAz também não tem essa velocidade toda, sendo que o mesmo até hoje não tomou consciência de que exagera demais nos lançamentos, e no jogo contra o fluminense aliás, o mesmo estava subindo pro ataque e deixando um buraco na nossa defesa que foi explorado nos dois gols de bola rolando do FLU. E por fim, se o time trabalhar 2 linhas de defesa, tendo 2 jogadores na sobra, não irá sofrer muito na defesa, sendo que quem iria fechar a 2º linha de defesa pelo lado esquerdo seria o Berrio ou Everton como mencionado no texto, e não o Rômulo ou mancuello (que ficaria na sobra junto com o guerrero).

  • Ze Ruela Ricardo acha que futebol é receita de bolo. Basta copiar o esquema da moda que o time está pronto.

    • Leo Faria, eu postei aqui a “Receita do Bolo” correta, mas ele insiste em fazer do modo errado, insiste em escalar o time errado com jogadores fora de posição e substituir equivocadamente deixando o time sempre “desequilibrado” em campo e, isso é que está “travando” o time do Flamengo de vencer, vencer, vencer, sempre, e ganhar títulos, pois, temos elenco pra isso, o que falta é treinador!!

      Aquele abraço

  • “cansa muito e perdi sua qualidade ofensiva.” “que jogando aberto pelo lado direito perdi tanto rendimento” O correto seria “PERDE”

    • professor de plantão detected

      Só zuando

  • Vamos fazer assim, você ganhou o par ou ímpar, quem escolhe primeiro, depois eu escolho.

  • Acho admirável essa convicção de que o Mancu jogando pelo lado esquerdo seja um titular efetivo e produtivo. Ano passado tentou-se colocar ele por aquele lado com o Alan Patrick antes da chegada do Diego e o desempenho foi pífio. Tudo bem que a companhia não era das melhores, mas já foi uma tentativa.
    E nestes esquemas sugeridos, com o Trauco não vai dar certo não. Ele já não é um grande marcador, teria o Donatti fazendo a cobertura dele, jogador destro e lento, auxiliado pelo Rômulo, volante lento, e sem a ajuda do Éverton mas sim do Mancu, que não iria conseguir voltar, por também ser lento. O lado esquerdo de nossa defesa seria uma avenida. Deixar do mesmo lado do campo Mancu, Rômulo e Donatti é muita lentidão na marcação junta.
    Aliás, esta semana mesmo, o Mancu disse em entrevista coletiva que pediu ao ZR para jogar este ano como meia-atacante pelo lado DIREITO. Ele PEDIU.
    Mas o colunista tem razão quando aponta a necessidade do time mudar a forma de atuar ofensivamente, pois éramos um time previsível e não evoluímos o suficiente.
    Mas acho que falta no elenco um jogador como o Dudu, alguém que atua pelo lado mas que é capaz de costurar o ataque partindo pelo meio se necessário. O Conca é ótimo jogador, mas é muito mais meia do que atacante.
    Além disso, quero ver se ele formando um quarteto ofensivo com Berrio Guerrero e Diego vai ter equilíbrio ofensivo e defensivo. Teoricamente, os 4 são titulares, mas, além do Berrio, os outros conseguiriam marcar de forma efetiva?
    O bom é que teriam vários concorrentes fortes no banco, Éderson, Mancu, Éverton, Vizeu, Paquetá e, claro, gostemos ou não, Gabrielzinho CiRino7 e Damião continuarão sendo opções.
    O Éverton Ribeiro tá querendo voltar… Cairia como uma luva! É uma versão melhor e mais responsável do Dudu!

    • Antes de terminar de ler o seu comentário já ia falar sobre o Éverton Ribeiro, é realmente do mesmo nível do Dudu, e colocaria nosso elenco em pé de igualdade com o do Palmeiras, talvez melhor até considerando o espaço maior que estamos dando a base. É exatamente o tipo de jogador que falta no flamengo, seria uma contratação do mesmo nível da do Diego, considerando a idade do ER(27anos)

    • O Mancuello não jogou uma partida sequer pela esquerda. Quem fazia era o Alan Patrick e o Mancuello ficava centralizado.

      • Você deve estar certo mesmo.
        Estava no Klebão quando fomos eliminados pelo Palestino e os dois atuaram juntos naquele fatídico dia.
        As várias latas de cerveja tomadas e a preguiçosa atuação do Alan Patrick naquele dia foi tão revoltante que realmente eu nem consigo lembrar direito a posição em que eles estavam. Deletei da memória

        • Kkk

          • Tá rindo? pior que nem geladas estavam kkkk

  • Argumento bom e esquema tático péssimo. Os torcedores já eram pra ter entendido que o Mancuelo não é meia nem atacante, ele é volante. Eu até defendo pelas circunstâncias que o Arao deveria ser primeiro volante e mancuello segundo. Até porque o Rômulo ta mau, Márcio Araújo é muito limitado e o Arao é visível sua queda de desempenho ( que eu acho por ser um jogado pesado sente diculdade de apoiar e ocupar seu espaço na defesa constantemente) então com ele de primeiro volante se preserva fisicamente e o fla ganha em muito com saída de bola.

  • Muralha
    Rodinei-Rever-Trauco
    Arão-Para-Marcio
    Berrio-Diego-Everton
    Guerrero
    Formação: Bando-em-campo.

  • Só por colocar donatti ao lado do Rever, ao invés do Juan, a única dupla possível no Flamengo hoje, sem contar nossa base, e o lixo do Cirino da Colômbia, Berrio no lugar do melhor jogador do time em 2017 até o momento, e um dos melhores do ano passado, o Everton, já mostram que você não tem capacidade de analisar futebol. Parei de ler no primeiro “esquema”

    • Eu nem li mais de um parágrafo, pois sempre falo que esquema é besteira. Pura encheção de linguiça. O que importa mesmo é que cada um saiba exatamente o que fazer em campo e que o papel deles se encaixem. E outra, falam que o esquema é do técnico, porém o esquema é o adotado pelo clube, a base joga assim. Muricy assumiu primeiramente com o intuito de estabelecer um só esquema e aí está ele. SRN

  • Não sei porque mas em todos esses esquemas acima eu vejo um buraco no meio e uma distância considerável pro atacante.

    Acho que o problema é justamente se prender a esquemas sem ter variação de posições e jogadas, por isso digo que o Zé Ricardo é técnico de uma nota só porque mesmo mudando os jogadores ele treina o time pra jogar da mesma forma.

    Quero ver um ataque impiedoso, chegando com três/quatro jogadores na área e não só um poste fazendo pivô no meio de vários de defensores, e um meio campo pegador também.

    É possível montar um excelente time com o que temos, basta o técnico saber utilizar.

  • Que jeito, só se for trabalho de posse de bola.

    Ultrapassagem zero, velocidade semi-nula.

    Mas é o que “tem de melhor”, sem coletivo e sem tático adequado.

    • Mas você não sabia que existe um esquema que privilegia o bom futebol e ainda os ”melhores jogadores”, que vai fazer o time atacar e se defender melhor, mas a nossa comissão técnica é masoquista e prefere jogar feio com os jogadores mais fracos, isso é óbvio…

      • “Tem que por os melhores”

        “Tem obrigação de mudar o esquema e colocar todos, mesmo que o time seja lento. Com a bola nos pés vai ser goleada”

        “Não precisa marcar, ele desequilibra, o adversário que tem que marcar”

        “mimimimimi”

    • Qual jogador do corinthians no esquema do Tite era veloz a esse pomto q vc fala?

      • Malcom, Jadson (não era essa bomba que tá agora, dobrava com o Fagner na direita toda hora), Elias.

        Uma zaga mais rápida, Gil, Felipe.

        O contestado Vagner Love (pasmem) bem mais móvel.

        Acho que já tá bom.

    • Quais jogadas de velocidade o flamengo tem?? só se for pra linha de fundo cruzar a bola pro guerrero que fica sozinho la na área disputando a bola, por isso até hoje não rendeu quase nada no flamengo, pois joga isolado. E não sei se você leu, é pra mudar o esquema do atual 4231 para o 442, permanecendo 1 atacante rápido pelo lado que flutuaria pelos lados, a depender de onde está sendo executado o ataque, podendo mudar pro 433 com 3 atacantes, e não esse jogo onde o atacante fica isolado e os pontas nao se aproximam dele. O time com Conca, Mancuello e Diego só em jogos em que precisamos do resultado e adversário joga fechado.

      E em nenhum momento escrevi que os atacantes e meias não precisam marcar, eu disse que não precisam recuar até a linha de fundo pra marcar lateral, cansando e perdendo a velocidade de contra ataque, saída rápida.

  • Diego, Mancu e Conca sem chances, o time vira só em gesso rsrsrs

    • Esses três jogando juntos só em situações em que jogaremos contra times que jogam fechados, na retranca por exemplo contra o Resende, onde não precisa de velocidade e sim qualidade.

    • Quem tem que correr eh a bola

      • A velocidade também faz parte do futebol, tanto quanto a técnica

  • Se os pontas só marcam e vão até a linha de fundo, é porque só conseguem fazer isso, e se o Mancu vem jogando mais ou menos e o Adryan não sabe finalizar ou atuar com regularidade, a culpa é dos jogadores. A culpa do Zé Ricardo é não conseguir o flamengo jogar um bom futebol em boa parte do tempo, mas essa de dizer que a culpa dos atacantes não renderem é o técnico fazer os caras marcarem não cola pra mim. SRN

  • Sem condição só podem três estrangeiros ao mesmo tempo

    • Podem ter 5 estrangeiros na súmula para competições nacionais.
      Libertadores não tem limites.
      Sul Americana não lembro, mas também não deve ter limites.
      SRN

Comentários não são permitidos.