Após dois jogos da libertadores e muitos do carioca, se tornou quase unânime que Rafael Vaz não merece ser zagueiro titular do flamengo, especialmente após o erro grave contra a Universidad Católica. Já estão chamando ele de zagueiro Habib’s, que entrega em menos de meia hora. E nisso, vem a questão: quem deveria jogar no lugar dele como parceiro do Réver? Pra maioria da torcida parece que o Donatti é a melhor opção, pela experiência e pelo preço que se pagou nele. Mas será mesmo?
Sem desmerecer o zagueiro argentino, mas acho que a torcida tem desvalorizado o outro grande zagueiro que temos no banco, o zagueiro craque Juan, formado no flamengo, com sucesso na Europa e na seleção e agora, veterano. Não dá pra negar que ele tem idade bastante avançada pra jogador profissional e não é mais o mesmo de outrora, porém há bons argumentos para que ele volte a ter lugar no time.
Em primeiro lugar, devemos olhar para o que foi o 2016 dele. Titular do início do ano até a metade fazendo dupla com Wallace, se destacou pela segurança que passou, com uma regularidade muito boa, mostrando a qualidade nas antecipações que o consagrou. Após uma lesão, foi mal em jogo contra o Botafogo e a partir daí foi reserva do Vaz, que ganhou a vaga com merecimento então pelas boas atuações. A partir daí, pra mim, inexplicavelmente, a torcida em grande parte passou a se referir ao Juan como um zagueiro lento que pela idade não tinha mais condições de jogar pelo flamengo, e se opuseram bastante a renovação de seu contrato. Logo me vem a cabeça Leonardo Silva, zagueiro titular do Atlético Mineiro que embora uma vez ou outra foi criticado pela falta de velocidade(em um time que jogava muito mal protegido), no geral ainda é considerado um dos bons zagueiros atuando aqui no Brasil. Ele tem a mesma idade do Juan, e o Juan no auge foi muito mais zagueiro do que ele.
Talvez seja querer demais pensar no Juan jogando em alto nível a temporada inteira, o calendário é cruel e as lesões acontecem, o próprio Zé Ricardo recentemente elogiou demais o jogador mas pontuou essa questão, mas será que não é possível que o Juan seja o zagueiro titular da libertadores, onde sua experiência contará muito, e de outros jogos importantes apenas? Existe uma questão de entrosamento da zaga, mas é totalmente possível ter duas zagas que possam jogar bem juntas.
Outra questão importante é o fato dele jogar com naturalidade pelo lado esquerdo da zaga, onde joga o Vaz, mesmo sendo destro. Comparando com o Donatti, ele leva vantagem nesse quesito. A saída de bola do Juan também é a melhor dentre os zagueiros do elenco, então talvez seja o fim dos 8261 lançamentos errados por jogo.
Por fim, o gol que ele marcou há pouco tempo contra a Portuguesa-RJ nos lembrou uma marca da primeira passagem do zagueiro pelo flamengo, a força na bola aérea ofensiva. Acredito que essa será uma arma importante durante o ano, que o Donatti também pode oferecer, é verdade. Mas fora da libertadores há o limite de gringos que pesará contra o argentino.
Tudo isso me leva a crer que Juan merece mais moral com a torcida e mais espaço no time, é um grande zagueiro que pode fazer a diferença nesse ano onde há expectativa de grande conquistas, e que não daria uma entregada à la Vaz sob nenhuma circunstancia. Por isso, #juantitular
SRN
Nick Sousa
Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!
A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.
Flamengo deve repetir 2024 com preparação nos Estados Unidos Assim como em 2024, quando o…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Ver comentários
Donatti é um bonde, lento, horroroso, sem timing para chegar na bola, quase sempre atrasado. Tem mais de 30 anos e teve uma carreira bem mediana até o momento. Só na cabeça dos modinhas torcedores, que curtem os gringos só pelo nome e não pelo que jogam, que ele pode ser mais lembrado do que Juan.
Os dois atuando juntos (Juan e Donatti), mostrou o quanto Juan ainda pode render frutos ao Fla, e o quanto a expectativa em relação ao Donatti era infundada. Além disso, se Donatti só se posiciona pela direita da zaga, acredito que ninguém vai sugerir que se tire o Réver para colocar ele.
Estou muito ansioso para ver Juan no time titular. A fase gloriosa de um ano só do Vaz no Fla parece que já encerrou, e ele, com uma carreira tão mediana quanto a do Donatti, merece compartilhar o banco junto com o gringo. Ou nem o banco, pois tem Leo Duarte também...
Em todas partidas que atuaram juntos o Donatti foi superior ao Juan defensivamente e só buscar as notas aqui no coluna e no globo esporte . Realmente ele pode não ser isso tudo , mas pior que o Vaz eu acho difícil . Não e coincidência o Vaz ter sido reserva do fraco Rodrigo .
Informação falsa, sem fundamentos. Fez a afirmação sem ao menos pesquisar.
Coluna do Fla, 17/2, após Fla e América MG:
"Muralha – 7,0
Rodinei – 6,5
Juan – 7,0
Donatti – 6,5..."
11/3, Fla x Portuguesa:
"Thiago – 7
Rodinei – 8
Donatti – 7
Juan – 8,5..."
18/3, Fla x Resende:
"Thiago –8
Rodinei –6,5
Donatti –7,5
Juan –7,5..."
Apenas no Fla X Ceará, Donatti recebeu 7,5 contra 7,0 de Juan. Além disso, não vi Donatti jogando pela esquerda da zaga. Será que sabe jogar nessa posição? Eu também não quero mais o Vaz, mas o Donatti não é o substituto ideal.
Vi no Rosário, mas muito mal no lado esquerdo.
Mesmo que fosse verdade é pelo setor mais exigido, só o gol de Juan já supera o Donatti e pra vc e muito outros aqui que desejam o Vaz fora do time eu te afirmo que somente o Juan joga na do Vaz e na do Réver, os outros não jogam de beck e quarto zagueiro como Juan.
Boa Nick,
Apenas o Juan é quem joga nas 2 posições sem perder a qualidade, se colocar Léo e Donatti se perderão lá na esquera, Zé Roberto tem 42 anos joga bem, tem vigor numa posição que exige mais. Juan sempre foi como é, ele é inteligente, não corre errado, porque qualquer um jogador que corre errado cansa, ele é calmo diferente de ser lento e quando exige a corrida ele dar conta do recado!
Injustiçado o cacete!!! Teve a oportunidade e de vir para o Flamengo e preferiu ir para o Inter-RS, como estava em baixa por lá e o Fla estava já bem organizado, veio tentar se recuperar por aqui. Poderia ter se tornado o xerife no Mengão se tivesse retornado para o Fla quando precisávamos dele. Agora ele está onde merece estar,
Sem receber vc trabalha?
Esse papo de.salário é papo furado, porque todos que estavam no flamengo naquela época receberam e só o dente de sabre (Ronaldinho) é que tem pendências. Além do mais cadê o amor que ele pregava? Amor foi do Juninho pernambucano que voltou a jogou de graça vascú. Nós não trabalhamos de graça porque o salário não é vultuoso. Com esse.amor que temos pelo flamengo se fôssemos ricos jogariamos de graça. Juan foi bola fora do DP de futebol, assim como Rever, Vaz e Donatti.
Rever foi o segundo melhor zagueiro do brasileirão . Pro nivel atual somente Mina , Geromel e Rodrigo Caio são melhores do que ele . Gabriel do Atlético e horrível , Juninho mediano , Rever ao lado de um excelente zagueiro rápido jogaria mais ainda .
Eu te acho radical, mas nessa estou com você.
Deveria haver um rodízio na zaga: Juan 1 vez na semana em jogos importantes e o Vaz (ou o Donatti) em jogos durante a semana... &;-D
Em tempo: onde assino? &;-D
O Juan só não aguenta se for jogos seguidos, mas como na libertadores possui intervalos de uma semana concerteza merece e sim a vaga é garanto q não decepcionará
Eu não vejo nenhuma injustiça, Juan quando jogou ano passado estava muito mal, tem 37 anos e está recebendo bem e em dia para jogar na cidade que nasceu, e no clube que revelou. Ele deu preferência ao Inter quando ainda era um zagueiro com vigor fisico, e lá no Inter também não foi bem, portanto não vejo injustiça. Eu acho que o Vaz deveria esquentar o banco para o Donatti, esse sim injustiçado porque jogou mal um unico jogo. Juan está bem na reserva e vai ser util assim. Rodizio na zaga é complicado pois se perde-se em posicionamento defensivo e o entrosamento....
Quanta gente rancorosa.
Juan com rever ficaria uma zaga mt lenta, e o flamengo tem jogado com a zaga bem adiantada, fora o fato que a saída de bola do Juan è pessima, não acerta um lançanento. Sabado quase entregou a paçoca numa bola que recebeu no meio campo. ...
O Vaz ta lançando bem as bolas?
Não, mas já fizemos alguns gols por lançamentos do Vaz. O Juan não acerta um lançanento longo e è todo atrapalhado pra sair jogando....
Eu só lembro de um.
SRN
E desde quando o vaz é rapido???
O Juan perde na corrida até pro Jayme...
As atuações do Juan ano passado me surpreenderam, infelizmente se lesionou no momento em que iria encaixar com o Rever, e o Vaz realmente aproveitou as oportunidades, agora a situação se inverte, Vaz está em baixa e Juan ainda demonstra qualidade e físico pra atuar por mais um ano, espero que isso aconteça.
Sobre o Donatti, ele poderia ser sim testado também com o Rever, nem que seja pra gente entender que não dá, sem nenhum teste fica difícil saber se ficaria uma zaga ruim, apesar de não achar que o Juan fique devendo nada em relação ao Argentino.
Pela birra e teimosia de alguns torcedores eu sou a favor, mas eu garanto que Juan renderá bem, muito bem sem necessitar de testes!
Eu também, mas temos jogos simples que da pra testar né?
sim,sim.
Eu concordo com você. Engana-se quem o acha lento. É o zagueiro mais técnico do elenco, tem disparado a melhor saída de bola, o que faz muita diferença. É experiente. Pra contra a idade. Será que aguentaria a temporada toda?
Acredito que aguenta o Brasileiro e a Libertadores alternando com o Vaz, também existe um avançado sistema de precaução de lesão, vc nem pode jogar sem descansar e nem pode descansar de mais, precisa manter um ritmo equilibrado, geralmente se joga nas 4° e sábados ou nas 5° e domingos, priorizava a libertadores com Juan, ele tem 37 anos, mas além de se cuidar a posição exige mais atenção do que resistência física não é como a de um atacante ou meia que precisa se movimentar o tempo todo carregando a bola, se deslocando, ao meu ver dar sim para utilizar o Juan nos principais jogos como a libertadores, eu observo que ele é o que melhor corta as bolas pelo alto, sabe utilizar o seu 2 pontos fortes, bola aérea e boa saída de bola. além de boa antecipação e vai orientar o setor defensivo muito bem, é como se ter um treinador dentro e campo.
Não dá ficaria uma zaga muito lenta. Queira ou não nossa melhor opção de zaga é Rever e Vaz mesmo.