Diego será maior que Petkovic?

Compartilhe com os amigos

Tornei-me Flamengo na era Zico e, por tal motivo, provavelmente, sempre me desagradou ver o Mengão sem um grande Camisa 10.

Diego, promissor armador revelado pelo Santos no início da década passada, chegou ao Flamengo, egresso do Futebol Europeu, em julho de 2016, com recepção apoteótica no Aeroporto Santos Dumont.

Tornou-se, de imediato, a grande esperança de a Nação ter, novamente, um ídolo que resgatasse o time, reconduzindo-o ao rumo das grandes conquistas.

E Diego não só correspondeu às expectativas, desfilando sua fina técnica, mas as superou, demonstrando dedicação intensa, identificação com a mística rubro-negra e uma liderança positiva, fundada na experiência e nos bons exemplos.

A cada passe, a cada gol, a cada carrinho, a cada comemoração efusiva e a cada declaração precisa diante dos microfones, Diego vem consolidando a sua (merecida) condição de ídolo- relâmpago de 40 milhões de fanáticos torcedores do Flamengo.

Diego, cujo contrato com o Mengão irá até junho de 2019, tem feito a diferença dentro e fora de campo e conseguiu, também merecidamente, retornar à Seleção Brasileira do competente técnico Tite.

Para completar, no último 08/03, em um Maracanã lotado, Diego marcou um gol de falta, da entrada da área, no melhor estilo Zico, sob a bênção do próprio Galinho, que assistia à partida no Estádio.

Maracanã lotado, galera ensandecida de alegria e idolatria com um Camisa 10. Tudo faz lembrar Zico, mas Zico, como o próprio Diego disse depois do jogo, é único e inalcançável.

Então, tudo remete e passa a lembrar um certo gringo, de personalidade forte, que cansou de ser decisivo vestindo o Manto Sagrado: Dejan Petkovic.

E aí, começa a ganhar força a pergunta: será Diego capaz de igualar ou até superar a importância de Petkovic na história do Flamengo e no coração da Nação Rubro-Negra?

A meu sentir, Pet tinha mais clarões de genialidade, possuindo, além do passe preciso, um chute inigualável, como demonstrou inclusive em gols olímpicos.

Por outro lado, Diego, também efetivo em assistências e arremates a gol, é um atleta mais completo, pois treina muito, tem mais vigor físico e possui avançada dinâmica de jogo, do ponto de vista tático, ajudando a composição e chegando constante à área.

Desta forma, a resposta dependerá do tempo que Diego permanecerá representando o Mengão, pois os títulos e gols decisivos sempre fazem crescer o nível de idolatria. Espero que seja por muito tempo, pois se trata de um profissional com raras qualidades e totalmente adaptado ao Flamengo.

Enquanto Petkovic foi decisivo no épico Tricampeonato Carioca de 1999/2000/2001 e na arrancada que levou o Mengão ao Heptacampeonato Brasileiro, em 2009, Diego terá, a princípio, mais dois anos e três meses para obter conquistas com o Manto Sagrado.

Todavia, acredito que Diego conduzirá o Clube a pelo menos um grande título neste ano e, principalmente se permanecer na Seleção Brasileira, isso o tornará alvo de propostas indecentes de times estrangeiros, com incomparável poderio financeiro, dispostos a pagar sua multa rescisória e a levá-lo para longe do Rio de Janeiro.

Desta forma, paira um fator imponderável na resposta sobre quem será um ídolo maior, ao final, restando-nos torcer que a convicção de voos esportivos mais altos façam os dirigentes e Diego, quando chegarem as tais propostas, deixarem em segundo plano as cifras astronômicas, permitindo que a Nação presencie e abençoe um casamento longo, feliz e largamente vitorioso.

Viva, Diego Ribas! Que o Mengão seja tua única casa daqui para a frente! Saudações Rubro-Negras!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Programa Sócio Torcedor e minhas estimativas.

    Tivemos uma explosão positiva no mês de março com a Libertadores e abertura do Maraca.

    No início do ano estávamos com menos de 60 mil…
    E houveram vários dias em janeiro que o crescimento foi negativo ( redução no número de sócios ).
    Minha projeção pessoal é a seguinte POR BAIXO no fim do ano 100 mil.
    Minha projeção pessoal é a seguinte MUITO provável de +/- 105 mil.
    Minha projeção pessoal é a seguinte MUITO otimista de +/- 115 a 120 mil.
    Esses são números projetados que eu apostaria… entre 100 a 120 mil ao fim do ano.

    Números esses que dependerão das seguintes variáveis:
    -Onde jogaremos.
    -Nosso aproveitamento nos campeonatos.
    -Alterações mais atrativas para engajamento OFF Rio no Programa.

    Grande abraço !!!

  • Difícil superar o Pet, o cara foi um monstro.

  • TÍTULOS !!!!!ESSA VAI SER A DIFERENÇA.. correção no texto com base em levantamentos númericos dos campeonatos.. Diego é um dos piores passadores para assistência p gol . Ou até mesmo passe vertical q deixa o companheiro na cara do gol. O texto acima coloca ele como melhor q o pet nesse quesito . Tirando isso ele é crack

  • Duvido muito que o Diego vá embora do Flamengo, é só ver a carta que ele escreveu quando chegou. Jogar no Flamengo tá acima de números, tá acima de muita coisa para ele, que sempre sonhou em vestir o manto e fazer feliz a nação, que o tanto apoiou desde do desembarque no aeroporto até hoje. Ele quer fazer feliz, quem o faz feliz e é só ver ele tá bastante identificado com o manto e duvido muito que saia algum dia. O único clube que o poderia tirar do Flamengo era o santos, mas ele preferiu realizar mais um dos seus sonhos.

  • Passa por ganhar uma libertadores

  • Não se deve tecer esse tipo de comparação, cada craque com sua grandiosidade e no seu devido tempo, pois no coração dá Nação sempre caberá mais um ídolo que souber honrar o manto sagrado com amor, raça e dedicação, e desses serão eternos.
    SRN

  • O pet foi muito melhor que o Diego em se tratando de futebol …mais o Diego tem tudo pra ser ídolo e entrar pra história do flamengo. .

  • Estilos que se complementam o do Diego e o do Pet. Cada um tem sua marca e característica, porém ambos têm carisma.
    Pet foi heróico e ídolo muito antes de ter conquistado o Brasileiro de 2009 com suas jogadas e finalizações geniais. Não precisou de um título de grande expressão para se tornar ídolo porque o gol de falta em uma final de um simples estadual de 2001 o eternizou, e te digo que ele é até mais lembrado por isso do que pelo próprio título de 2009, quando a carreira dele já beirava o fim e foi coroada com uma grande conquista, apesar de seu protagonismo inigualável, gols olímpicos, gols lindos de falta e passes precisos como sempre.
    Diego poderá ser maior que o Pet porque tem mais tempo. Joga com um time em uma era mais séria e profissional, ao contrário do Pet que jogou em uma era amadora onde saiu do clube e jogou em nossos rivais no RJ. Além disso ainda terá lenha para queimar. Com uma Libertadores se eternizará como maestro de um grande time planejado e será o herdeiro de Zico. Caso não venha a Libertadores mas conquiste outros títulos, terá sua parcela de contribuição como teve o Léo moura, por exemplo, antes de tomar as decisões que tomou e jogar parte de sua identidade com o clube e com a torcida meio de lado. De qualquer forma, independente de ser maior ou não, o importante é que honre esse manto e dê seu sangue para entrar na história dessa nação e nos faça lembrar de espetaculares momentos. Mesmo assim queremos as melhores taças que pudermos e esperamos muito desse time e finalmente comemorarmos coisas grandiosas à altura de nosso clube e história.

    • O pet era mais genial, pura e técnica, quando não conseguia jogar, resolvia na bola parada. Já o Diego é mais técnico, constrói o meio campo, dificilmente dar passes para gol(pois ele costuma iniciar as jogadas), participa mais do jogo e em termo de importancia o Diego não vai chegar nem proximo do pet. O pet ganhou um brasileiro carregando um time nas costas, o Diego é o maestro de um grande coral. É o principal nome talvez(temos o Guerrero também). Talvez o Conca tenha mais as características do pet, e o Diego do Zico. Será um prazer ver os dois juntos. Talvez se conseguirmos ficar com o Conca (ele jogando o que sabe), podemos ser campeões mundial e ganhar não apenas uma libertadores, mais duas, ou até 3(como o boca de Palermo, Riquelme e Palácio), pois duvido muito que o Diego vai embora, dinheiro não é tudo para ele. E teremos o Vinícius Jr, o vizeu que são craques, tanto que um é comparado a Neymar e o outro é intitulado como o novo Diego costa (um dos melhores centroavantes dessa geração) então espero que o Eduardo não deixe esses garotos saírem.

      • Mauricio vc tá comparando Diego com Zico?com certeza vc não viu Zico jogar

  • O perigo é a China.Paga a multa e manda embrulhar para viagem.

    • Felizmente o dinheiro não é tudo para o Diego, é só ver a carta que ele escreveu quando chegou e sabemos que ele teve propostas de clubes europeus. Duvido muito que ele vai embora, ele não precisa de mais dinheiro e sempre sonhou em fazer feliz a nação rubro negra.

  • Diego tem bola, estrela e principalmente profissionalismo para chegar até lá… vai depender dos títulos, se vierem sim, poderá ter lugar no panteão dos melhores, mas vai depender da história daqui pra frente… tomara q sim! Pra cima deles Mengo.

  • Subir a um grau elevado de ídolo depende de títulos, se o Diego ganhar a libertadores entra num grau acima, se ganhar o Brasileiro entra no mesmo grau, se não ganhar fica abaixo. Não concordo com isso, mas infelizmente pra torcida funciona assim, principalmente por que ele não é cria do clube.

  • O Diego precisa ganhar uma Libertadores, só assim ele conseguirá ser mais importante na história do Flamengo q o Pet.

  • Se o Diego for esperto, ele optará por encerrar a carreira no Flamengo… &;-D

    • Ednei,
      Fico aqui imaginando o Pet chegando a um Flamengo com a administração atual. Teria por aqui permanecido e encerrado a carreira.
      Entendo que o Diego fez essa aposta – de vir para o Flamengo – e se encontrou em casa tanto com a Instituição quanto com a torcida.
      SRN

  • O Pet apareceu quando não éramos favoritos, isso pesa muito. Ele concebeu milagres, dois gols de falta memoráveis (Fla x Vascu e Fla x SPFW na copa dos campeões 2002), destruiu o meio de campo em 2009 já quase de bengala. Sem contar que foi honesto com o Fla, disse que poderia rever as dívidas que o clube tinha com ele se ele pudesse voltar a jogar, entrou e arrebentou. Aos 37 anos, arrancadas, gols olímpicos, de falta, assistências preciosas (aquela pro gol de cobertura do Adriano contra o Coxa foi épica). O Diego vai ter que remar muito, porque ele é mais bem servido, tanto tecnicamente quanto estruturalmente. Esse time de 2017 é bem melhor que o de 2009, exceto Adriano, Bruno e Pet. Sendo melhor acompanhado, individualmente ele se destaca menos. E precisa, desesperadamente, de títulos de expressão, pelo menos um Brasileiro.

    • Com base nisso (também penso da mesma maneira): se paramos para analisar talvez o pet tenha sido mais importante que o Zico, até pq aquele time de 81 era o time, estava no mesmo patamar que o Ajax (no auge) e do Barcelona de Guardiola, e é um dos melhores times de toda a história do futebol, isso também devemos levar em consideração. Claro que não dá para comparar a bola, que um jogava com a de outro, mais olhando os fatos talvez o pet seja mais importante (não pelo número de títulos, mas sim pela importância nessas conquistas).

  • Pet é muito mais jogador que Diego, mas um futuro de glória pertence a quem quer buscá-lo.

    Diego pode superar, mas será bem difícil.

  • cara, pra mim, não será maior, pode até conquistar coisas maiores pelo clube, mas pela seguintes razões não será:

    o petkovic não tinha muitas razões para “voltar” ao flamengo onde JÁ ERA ÍDOLO;

    remiu o clube de suas dívidas para com ele;

    além de que não se esperava do pet muita coisa pela idade, futebol ele tinha, mas não acreditavam que ele podia jogar uma partida toda etc.;

    ou seja, na época, parecia que eles queriam “queimar” um jogador pois aquele elenco não era favorito (pra alguns rsrs) ao título logo de início;

    o clube não tinha a estrutura e organização que tem hj.

    portanto, pet ao lado de adriano, fizeram feitos milagrosos a meu ver, e hj o flamengo é favorito a ganhar quase todo jogo, e finalizando, apesar do diego se destacar no elenco atual, é fato que o clube o ajudou ele voltar a seleção por exemplo…

  • Diego é ídolo pra caraio, mas Pet está um degrau acima, não só pelos títulos mas pela forma que jogava, era meio carrancudo, mal humorado mas era mais decisivo que o Diego, não desmerecendo nosso camisa 35/10 mas dos pés do Pet sempre saiam coisas mágicas. Torço muito, mas muiiiiiiiiiiiiiitttttttttoooooo mesmo que o Diego consiga nos fazer tão felizes como o Pet fez.
    SRN

  • Galera , Sejamos muito Realista , Nosso Grande Pet , Jogou muita bola , Diego pegou um Flamengo muito mas estruturado e organizado. Imagine se aquele timaço de 2000 estivesse com essa estrutura de hoje?

    • 2009?

      • 2000, Alex, Denilson, Gamarra…

        • Edilson Capetinha, Juan (novo), Adriano…
          No papel um timaço!

        • que time

  • Se nos levar ao titulo Brasileiro será no mesmo nivel, se nos levar ao titulo da LIberta será maior, se nos levar ao titulo do Mundo será maior que Pet e menor que Zico (isso sempre). O Diego é o lider que queriamos vestindo o Manto, o Pet sempre foi um gênio mas nunca foi um lider de verdade, e nesse quesito acho que o Diego pode ir mais longe, mas que fique ressaltado sem titulos não conseguirá marcar seu nome….titulos são o que marcam os lideres e idolos rubro-negros…

    • Tenho certeza disso!

  • Como ja dizia a minha linda vozinha “Devagar com o andor, que o santo é de barro” !!! Vamos com calma, pfv pezinhos no chão, agora q tá no inicio da temporada, e ja vie comentarista comparando o Diego com o Zico, aí eu te pergunto.. Pq??? Ta jogando muito, mais temos que ter calma, e sem botar pressão encima do cara, é claro que queremos títulos, mais a regularidade tbm é importante para a sequencia da temporada!!

  • Já é ídolo, na minha opinião.

    Vamos mensurar a intensidade desse título de agora pra frente, com conquistas, atuações, etc..

  • Precisa de títulos, pet ganhou um Br espetacular e um carioca espetacular tbm mas ganhando a liberta e o mundial pelo Fla o patamar dele se elevará muito, com certeza ele ja é idolo do Flamengo.

  • Calma aí. Deixa ele ganhar algo.

    Pet e Adriano são ídolos pra os de minha geração (32 anos) que não viveram a época de 80.

  • Diego: 1,75.
    Pet: 1,72.
    Ou seja, ele já é maior.
    Fim da discussão.

    • Ba dum tss!

  • Precisa ganhar titulos.

  • Não gosto muito desse tipo de comparação até pq não sabemos por quanto tempo vai jogar no Flamengo…
    Maaaasssssss
    Camisa 10 em uma conquista de libertadores é óbvio que botaria seu nome em um patamar estratosférico.

Comentários não são permitidos.