Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Distorção no regulamento do Carioca pode punir quem for à final da Taça Rio

Yuri Sobral
Yuri Sobral
Publicação: 20/03/2017
11 Comentários
Atualização: 20/03/2017
Compartilhar

Uma distorção no regulamento do Campeonato Carioca em relação aos cartões amarelos, descoberta pelo comentarista de arbitragem da Rede Globo Renato Marsiglia, pode complicar a reta final da competição. As advertências são zeradas ao fim das fases de grupos de cada um dos turnos (Taça Guanabara e Taça Rio). Mas o mesmo não acontece após as finais dos respectivos turnos. Dessa forma, quem disputa a fase decisiva dos turnos está sujeito a suspensões pelo terceiro cartão amarelo logo no início da fase seguinte, como aconteceu com Richarlison, do Fluminense, na segunda rodada da Taça Rio. E pior. Depois da final do segundo turno, são disputadas as semifinais e a final do Carioca. Ou seja, quem disputar a fase decisiva da Taça Rio corre um risco muito maior de perder jogadores na decisão do campeonato.

O atacante tricolor Richarlison recebeu cartões amarelos na semifinal e final da Taça Guanabara, contra Madureira e Flamengo, respectivamente. No primeiro jogo da fase de grupos da Taça Rio, contra o Boavista, também foi advertido. Acabou fora da rodada seguinte, contra o Nova Iguaçu. O problema com os cartões cria distorções também para os critérios de desempate, uma vez que os clubes que disputam os jogos finais de turno têm maior possibilidade de ter jogadores advertidos.

A questão foi debatida pelos comentaristas de arbitragem da Rede Globo, em reunião coordenada por Arnaldo Cezar Coelho. Renato Marsiglia comentou a questão com o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, que prometeu esclarecer o critério aos clubes.

– Os critérios de punição por suspensão pelo terceiro cartão amarelo são confusos e prejudicam um clube que foi eficiente, como prejudicaram o Fluminense nessa virada de turno. O cartão como critério de desempate é o último item, mas pode acontecer – analisou Marsiglia.

Apesar de potencialmente prejudicar os clubes mais eficientes na Taça Rio, o diretor de competições da Ferj disse que o critério será mantido:

– Na verdade, não tem problema. Já está tudo decidido e tudo será colocado aos clubes através de resolução de diretoria, como foi no caso do Richarlison. Assim que terminou a Taça Guanabara fizemos uma resolução de diretoria deixando claro que os cartões acumulados na semifinal e final da Taça Guanabara são levados em consideração para a Taça Rio. Tanto que o Richarlison já cumpriu. E haverá o mesmo critério para as finais do Carioca, não tem como haver dois critérios. Os cartões das semifinais e final da Taça Rio serão levados em conta para as semifinais e finais do Carioca. Será expedida uma nova resolução de diretoria para ser enviada aos clubes e publicada no site – analisou Vianna.

Questionado se não estaria, dessa forma, punindo os clubes mais eficientes, Vianna respondeu:

– De certa maneira, sim. Mas tem de trabalhar o lado da prevenção da violência no futebol. Já é feito dessa maneira há algum tempo. A fase final nada mais é do que a terceira fase. Os cartões da primeira fase são levados para a segunda, que é a Taça Rio, e os cartões da Taça Rio contam para a terceira fase. Aí o justo e o injusto fica um pouco distante de julgamento. O importante é que existe um critério, e o critério é esse.

No Campeonato Paulista, os cartões amarelos nunca são zerados em qualquer fase. Paulo César Oliveira mostrou preocupação em relação ao alto risco de ter algumas das principais estrelas da competição fora da final. Ele avaliou o regulamento na reunião dos comentaristas:

– O regulamento é simples e de fácil entendimento. Todavia, as quartas de final e semifinal serão disputadas com jogos de ida e volta. Bem que os cartões poderia ser zerados para a final, porque aí preservaria os principais jogadores para a decisão.

Na Copa do Brasil, por sua vez, os cartões são zerados ao fim da quarta fase (a fase atual), já que na fase seguinte, as oitavas de final, os clubes que disputam a Libertadores, além dos campeões da Copa Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileiro, se juntarão aos demais. Ou seja, todas as equipes – tanto as que se classificaram na quarta fase como as que entram diretamente na quinta fase – iniciam as oitavas de final com cartões zerados. Isso não se aplica somente no caso de um jogador ter recebido o terceiro cartão amarelo na quarta fase. Nesse caso, ele terá de cumprir a suspensão automática na fase seguinte. O regulamento foi elogiado pelo comentarista Leonardo Gaciba, na reunião.

– Acho um regulamento justo nesse critério. Com a entrada das 11 equipes, os amarelos dos cinco times que estavam na competição desde a primeira fase são zerados. A medida evita injustiças técnicas na competição – disse Gaciba.

Arnaldo Cezar Coelho trouxe até o regulamento da Liga dos Campeões da Europa para o debate:

– Sabe como é o regulamento? Na fase de grupos, o jogador é suspenso depois de três cartões amarelos. Agora, no mata-mata, dois cartões amarelos suspendem por um jogo. A regra é clara, os regulamentos em relação às punições pelos cartões amarelos é que são muito confusos pelo mundo afora.

Fonte: GloboEsporte

Assuntos:CariocaferjTaça Rio
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
11 Comentários
  • Kaduarte Azevedo disse:
    20/03/2017 às 20:38

    Esse está sendo o carioquinha mais tosco desde que eu me entendo por gente. PQP.

    Reply
  • Ednei P. de Melo disse:
    20/03/2017 às 20:55

    Ou seja: se o jogador for malandro, ele poderá fazer as faltas que “achar interessante”, sabendo que na reta final, os cartões serão zerados. À meu ver, considero esta uma regra anti-ética, pois privilegia a violência. Acaso, já se perguntaram que os jogadores lesionados por causa de entrada violenta serão “curados” automáticamente quando chegarem na reta final? &;-D

    Reply
  • Lucas disse:
    20/03/2017 às 21:01

    Campeonato chato

    Reply
  • titan rubro negro disse:
    20/03/2017 às 21:44

    Que é isso pessoal?????? Esse campeonato é de “nota 11”,ja disse o sabio…falando serio,campeonato MERDA…sem pé nem cabeça,publicos abaixo da mediocridade…da raiva de ver o fla se rebaixar e jogar isso…federação BOSTA,arbitraria…ainda tem um velho esclerosado com tendencias megalomaníacas que tem o poder de defecar pela boca q da nota 11 …

    Reply
  • Johny_Fla disse:
    20/03/2017 às 21:46

    Os caras se esforçam pra tornar pior um campeonato que já é ruim. Seria mais fácil definir o campeão num bingo.

    Reply
  • Caio Sá disse:
    20/03/2017 às 22:04

    Essa ferj nunca nos decepciona. Sempre arranja um meio para piorar o que já é ruim.

    Reply
  • Madruguinha disse:
    20/03/2017 às 22:11

    Ao som de…

    Is This Love

    I wanna love you and treat you right
    I wanna love you every day and every night
    We’ll be together with a roof right over our heads
    We’ll share the shelter of my single bed
    We’ll share the same room, yeah, but Jah, provides the bread

    Is this love, is this love, is this love
    Is this love that I’m feeling?
    Is this love, is this love, is this love
    Is this love that I’m feeling?

    I wanna know, wanna know, wanna know now
    I got to know, got to know, got to know now
    I, I, I, I, I, I, I, I, I, I’m willing and able
    So I throw my cards on your table

    Esse regulamento fora criado.

    Reply
    • Jonatha john john disse:
      20/03/2017 às 22:20

      Kkkkkkkkkkkkkkkk… muita marafa madruguinha!!! ? ? ? ? ?

      Reply
    • Carlos Campos disse:
      20/03/2017 às 22:25

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
    • Carlos Campos disse:
      20/03/2017 às 22:26

      Quando penso que já vi de tudo os caras não param de inventar !!!

      Reply
  • Elias disse:
    21/03/2017 às 08:10

    Um campeonato totalmente esdruxulo desse, que mesmo ganhando os dois turnos do campeonato o time é obrigado a disputar as semi-finais e podendo ser eliminado por um time qualquer. Isso aí é fichinha

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jornalista denuncia ameaça de cartel mexicano para o Equador de Plata ser eliminado da Copa do Mundo

1

Cebolinha no Fluminense? Veja quais são os planos do Flamengo para o atacante

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro acerta contratação de Gabriel Pec, ex-Vasco, antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

3 4

River Plate anuncia contratação de Lucas Beltrán, atacante que recusou Flamengo em 2025

7 31
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

3 2

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

27 5
Libertadores

Novo reforço do Cruzeiro relembra semifinal de Libertadores contra o Flamengo em 2025

2 6

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 5
Comentários Recentes
  1. Vitor em Leonardo Jardim condena pausa para Copa do Mundo e lamenta situação do Flamengo Sub-20

    O futebol de seleções deveria acabar. Já não faz mais nem sentido.

  2. JONES SOUZA em Pai de Gerson detona postura de Bap e dispara contra presidente do Flamengo: “Ele é covarde”

    Atleta marcão, de bolsos cheios, se doendo em ver o dano que causou à carreira do filho, O gerson foi…

  3. Joãozinho Trepidação em Rossi desabafa sobre críticas e não garante permanência no Flamengo: “Por enquanto…”

    Se quizerem contratar outro, tem que ser o goleiro do Paraguai.

  4. Joãozinho Trepidação em Rossi desabafa sobre críticas e não garante permanência no Flamengo: “Por enquanto…”

    Rossi é muito bom e tem que continuar no clube.

  5. Paulo Persegani em Flamengo leva gol no último lance e está eliminado do Brasileirão Sub-20

    isso mostra que o Boto e sua turma não entendem nada ou tem coisa estranha nos cofres, pois fazem um…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo