E afinal, quem é o freguês entre Vasco de Eurico e o Flamengo?

Compartilhe com os amigos

“O Flamengo é um velho freguês”. A frase de Eurico Miranda, dita em 2015 após a vitória e classificação do Vasco sobre o rival na Copa do Brasil, é só mais uma na lista de provocações do mandatário cruzmaltino aos torcedores rubro-negros. Com mais um “clássico dos milhões” a ser disputado neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mané Garrincha, o ESPN.com.br responde a pergunta: quem é o freguês?

Foram 112 clássicos com Eurico Miranda no comando do clube e, de fato, quem leva vantagem é o Vasco. Porém, diferente do que as alfinetadas do presidente sugerem, o confronto é bastante equilibrado.

São 43 triunfos para o time de São Januário sob o comando do presidente, enquanto o clube da Gávea acumula 40 vitórias diante do provocador vascaíno – além de 29 empates.

A “freguesia”, se é que pode ser chamada assim, mudou de lado nos últimos anos. Em abril de 2015, o Flamengo tinha 39 vitórias, contra 37 do Vasco de Eurico. Porém, deste momento em diante, o time de origem lusitana atingiu nove jogos consecutivos sem perder o clássico e virou a estatística. Os seis resultados positivos levaram o cruzmaltino ao número de 43 triunfos.

Em finais, a história é outra

Em finais, porém, a clientela é portuguesa. Foram 17 decisões e os rubro-negros ganharam nove delas, contra apenas quatro vezes em que os vascaínos saíram vitoriosos – além de quatro empates. Os duelos renderam sete títulos ao Flamengo, deixando Eurico com apenas três taças.

A conta leva em consideração os clássicos a partir de 1986 – ano em que Eurico Miranda se tornou vice-presidente do Vasco da Gama. O homem famoso por sempre estar com um charuto, entretanto, era muito atuante e aparecia mais até do que o presidente Antônio Soares Calçada.

Eurico seguiu comandando o futebol do clube até o ano 2000, quando de fato se tornou presidente. A estatística também exclui o período entre junho de 2008 e o início 2015, tempo em que o mandatário ficou afastado até reconquistar o poder na equipe da colina.

O cálculo também não considera duas partidas de Campeonato Carioca que não aconteceram. O resultado de ambas foi de vitória por W.O. para o Vasco, nos anos de 1997 e 1998.

Maiores invencibilidades

No quesito maior sequência invicta, o Flamengo também leva vantagem sobre Eurico Miranda. Entre abril de 1994 e junho de 1996, os rubro-negros ficaram 10 partidas sem perder para os rivais.

O “recorde” de Eurico contra o clube da Gávea, por outro lado, é a própria série invicta encerrada neste ano, que começou em abril de 2015: foram nove duelos.

Como o próprio comandante cruzmaltino diz, “Vasco e Flamengo é um campeonato à parte”. Neste domingo, o Mané Garrincha verá mais um capítulo da rivalidade entre Flamengo e Eurico Miranda. Quem leva a melhor?

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O time da periferia do rio sonha em ser Flamengo um dia, passaram a vida toda invejando o Clube de Regatas do Flamengo e até hoje são assim, não por coincidência são o que de mais retrocesso e amadorismo existe no desporto nacional.

  • A culpa disso tudo é da imprensa que sem criatividade e sem ideias fica babando o ovo desse fascínora. Se a imprensa esquecesse dele ele estaria num lugar que merece, o esquecimento. Mas nesse pais a imprensa adora fazer ídolo de bandido como esse, basta lembrar dos políticos e bandidos que ficaram famosos por seus crimes. O Bandeira é questionado, o flamengo é satirizado por querer tudo transparente. No Brasil só é bom o que não é transparente, o que é desonesto, o que tem corrupção, a maior prova disso é a ferj, apoiada pela CBF e todos os tribunais de justiça desse país.

  • O presidente vencedor do Vasco era o Calçada, não o Eurico.

  • Enquanto houver no futebol brasileiro presidentes como Eurico, q levam a rivalidade q deveria ficar apenas dentro, pra fora de campo, a CBF vai continuar mandando e desmandando no futebol brasileiro, fazendo o que quiser, pq saber q os clubes nunca irão se unir contra eles. Pq seres como Eurico preferem lamber saco de Federação a melhorar as condições de seus clubes e do futebol nacional.

  • Ele leva audiência pro time dele em cima desse jogo, o Vasco hoje é insignificante no cenário nacional, em estrutura, faturamento e poder de receita ficaram 20 anos atrasados em relação as potencias nacionais. O único título que esse clube disputa nos dias de hoje é ganhar o torneio carioca e ganhar o “classico” do Flamengo.

  • Velho gagá, so fala merda

Comentários não são permitidos.