Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Engajamento real dos clubes brasileiros – Fev/2017

Redação
Redação
Publicação: 18/03/2017
3 Comentários
Atualização: 18/03/2017
Compartilhar

Saiu hoje (10/03/2017) no Lance!, um post sobre engajamento dos clubes brasileiros de futebol em Fev/2017 nas redes sociais. No post, o Botafogo é eleito o grande vencedor. Não só no futebol, mas também abrangendo outras áreas: “… a capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas…”

Muitos torcedores que acompanham nosso trabalho vieram nos perguntar a respeito dos números divulgados. Para quem não nos conhece, somos uma empresa que monitora mídias digitais (redes sociais, sites, blogs, etc) dos 24 clubes brasileiros que disputaram a série A do Brasileirão em 2016 e/ou disputarão em 2017.

Nossas análises são realizadas individualmente devido a grande diferença entre as características de cada rede social, e até mesmo devido a diferença da audiência de um mesmo clube em cada uma das redes sociais. Aqui no blog, o leitor pode acompanhar análises que estamos fazendo desde meados de 2016.

O objetivo deste post não é confrontar a análise feita pela empresa entrevistada pelo Lance!, uma vez que conhecemos o trabalho deles e apesar de não termos contato, parece ser uma empresa muito séria. Ademais, de acordo com o critério adotado, a análise está correta.

Porém, consideramos que a análise foi simples, com base em apenas um critério: o de engajamento por seguidor. Como explicado no post: “… o cálculo para se chegar ao resultado foi composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede que é multiplicada por cem e depois dividida pelo número de seguidores do clube em cada rede por dia”

Para mostrar um cenário mais realista ao torcedor, resolvemos fazer este post, com uma análise bem mais abrangente. Vamos ao que interessa!

A tabela abaixo mostra a diferença de análise entre a empresa citada no post do Lance! e a do Futebol Retweet:


A comparação deixa clara a diferença de abrangência da análise – o que não quer dizer que uma esteja certa e outra errada, são apenas critérios diferentes, e cada um pode seguir aquilo que achar mais justo.

Antes de mostrarmos o ranking do Futebol Retweet, mais 2 ponderações:

  •  Os clubes do RJ, com exceção do Flamengo, têm menos seguidores que os de SP, e o engajamento por seguidor é o retrato inverso. Isso evidencia a fragilidade do único critério adotado no post do Lance!. É natural que os clubes com grande visibilidade, mas com menos seguidores consigam uma pontuação relativa mais expressiva (e é por isso que adotamos 3 critérios, não apenas um). Quando ocorre algum fato fora do corriqueiro, isso fica ainda mais evidenciado. Como exemplo, podemos citar a participação do Botafogo na Libertadores. Era uma demanda reprimida da torcida, que quando aconteceu gerou um buzz fora do normal. É claro que não é só o Botafogo que tem demanda reprimida. O Flamengo também, mas estreou em março, portanto fora do tempo analisado.
  • O conteúdo produzido, a forma de comunicação e o horário escolhido para postar são MUITO importantes para o sucesso de um perfil, não é só o conteúdo em si. No caso do futebol, ainda tem um fator importantíssimo: a fase do time!

Fonte: Futebol Retweet

Assuntos:estatísticaFlamengomengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
3 Comentários
  • Nick Sousa disse:
    18/03/2017 às 20:40

    São Paulo e Corinthians junto dá o flamengo rsrsrs

    Responder
    • Lucas Garcia disse:
      18/03/2017 às 22:30

      Quase chega, da um pouco menos.

      Responder
  • Eduardo de Freitas disse:
    19/03/2017 às 08:46

    Sem querer querendo, eles evidenciaram as falhas na pesquisa do lance e conseguiram demonstrar uma melhor forma de análise. Dá para verificar que realmente os critérios adotados são mais confiáveis do que o do lance.

    SRN #IssoAquiÉFlamengo

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogos da Copa do Brasil hoje: Palmeiras x Santos e Vasco x Vitória se enfrentam nesta quarta

1

Botafogo anuncia contratação de Tiquinho Soares antes de jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

1 3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

A negociação do Flamengo com a LiveMode para transmissão de jogos no YouTube

19 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

13 27

Dínamo de Moscou negocia contratação de Gonzalo Plata; valores não agradam o Flamengo

39 17
Brasileirão

A venda de ingressos para jogo do Flamengo x Mirassol, pelo Brasileirão

2

Veja parcial atualizada de ingressos vendidos para jogo do Flamengo x Botafogo

11
Libertadores

Del Valle derrota Tolima, e é adversário do Flamengo nas quartas da Libertadores

15 5

Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

12 15
Comentários Recentes
  1. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Mais um menino que é dado para outro clube, sem o Flamengo nada receber. Quem está por trás dessas negociações?…

  2. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Verdade. Absurdo! Da os jogadores de graça depois de investir alguns anos neles , sem garantia nenhuma de retorno. Isso…

  3. Leandro Martins em Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

    Carrascal e Plata já deviam ter sido vendidos. Mas o mesmo Diretor que não traz reforços não se livra desses…

  4. Marcelo Pinheiro em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Libera os garotos da base pra ficar com ,De La Cruz ,Airton Lucas,Everton Araujo , ínguas

  5. Leandro Martins em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Os russos não sao bobos. Só os diretores do Flamengo tem vocação para gestores de asilos. Fora Boto

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo