Dado para alguns como o vídeo melhor produzido pelo Flamengo, para outros, soa como incitação para a violência. O vídeo em questão é o novo da campanha para sócio-torcedores. Sombrio, com tambores de fundo e corações cenográficos, o clipe tem a finalidade de mexer com o emocional do telespectador.
Olhando os comentários, nota-se que a grande maioria gostou do trabalho, mas, para alguns, incluindo especialistas, não passa de uma incitação à violência na maneira de explorar esse sentimento no torcedor.
Maurício Murad, sociólogo que estuda a violência no futebol há quase 30 anos, foi um dos pioneiros nessa discussão. Para ele o futebol representa alegria, festa e cultura, temas não abordados no vídeo.
– O filme é todo sombrio, com uma batida de tambor, sangue… Passa a impressão de que o futebol é uma batalha, uma guerra. O Flamengo é um clube com uma grande penetração em todas as camadas da sociedade, é capaz de unir pessoas de diferentes culturas, classes sociais. Ou seja, uma propaganda do Flamengo tem um público-alvo muito plural, atinge todos os tipos de pessoas. Por isso tem que ter um cuidado ainda maior com os símbolos que usam para despertar a paixão do clube – diz o sociólogo.
Para o coordenador de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio, Antonio Carlos Morim, o filme abre espaço para ser compreendido como uma incitação à violência em diversos momentos.
– É possível explorar a paixão do torcedor de outra maneira. O sangue poderia ter sido substituído por suor, por exemplo. O simbolismo da imagem é muito forte. E o consumidor, no caso o torcedor, pode entender esse símbolo de outro maneira associando o sangue à briga, luta – analisa Morim.
https://www.youtube.com/watch?v=ePyjwNWsrDI
Segundo Daniel Orlean, vice de marketing do Flamengo, não passou passou pela cabeça dos responsáveis restringir os momentos em que o vídeo é transmitido, uma vez que a diretoria entende que não há incitação à violência no conteúdo.
– O simbolismo da tinta é muito simples: o vermelho na pele negra representa a pele rubro-negra de nossa torcida. Mesmo que fosse sangue, seria o próprio sangue, o sangue rubro-negro, que pulsa e corre nas veias. Não há nenhuma cena de violência, de conflito, nada.
Ô mídia de merda viu, e ainda ficam de mimimi dizendo que o futebol está muito “politicamente correto” aaaa, paciência viu!!!
Esse Maurício Murad devia comprar um vibrador novo pra ele, pq pelo visto o que ele usa já não está dando prazer ao mesmo, o que me enoja é saber que a nossa mídia ainda se importa com essas opiniões medíocres dessa gente ridícula.
Ficou show de bola a propaganda!!! Pessoal tá com muito mi mi mi… Tempos fáceis produzem homens fracos como os de hoje, tudo é um choro… O Brasil tá escroto quanto a isso, e com toda certeza esse mi mi mi todo vem de 13 anos de um governo vitimista… mas vamos seguir no futebol e no Mengão que é sobre isso que o site fala!!!
Isso é o como procurar pelo em ovo, chifre em cabeça de cavalo… cada pessoa procura e acha o que quiser achar.
Nunca ouvi falar de algum ser pacífico que ficou violento por causa de vídeo, desenho, game, filme etc
Não perdia um filme de bang bang e continuo assistindo, pois tenho muitos em casa. Tive espingarda de ar comprimido quando adolescente. Nunca atirei em ninguém quanto mais matar. Só briguei de murro quando criança, apanhei e bati. Não ficou uma mágoa. Hoje nem arma tenho. Agora que assisti ao vídeo tô com medo de matar uns antis por aí.KKKKKKK Esses sociólogos esquerdistas são mesmo umas bestas.
Boa. Espingarda de chumbinho nesses psicoviadinhos!!!
Pelo fim do politicamente correto, eu voto SIM!!!!!!!!!!
Desde quando o Brasil começou com essas viadagens? Dá nojo de algumas pessoas nesse país, muita frescura…
Não cara, isso não é frescura. Isso é Flamengo! Vê se eles fazem isso quando é com os outros times? Ninguém liga. Ninguém se importa Kkkkk Mas quando o assunto é Flamengo é diferente, sempre tem mimimi… Sinal de grandeza, cara!
Sei não… dessa vez eu não acho que isso é por causa do Flamengo, pois existem muitas pessoas frescas atualmente, deve ser o tal do “politicamente correto”, tem cada vez mais frescos, e isso creio que nem seja só no Brasil.
Esse video foi lançado à uma semana e só agora é que eles criticam, logo depois daquela filhadaputagem de ontem. Estranho, pra mim… É como um cara ali comentou: cheio de cenas de sexo e morte na TV e ninguém fala nada. entendo o que você fala, hoje em dia é muito frescura e exagero em tudo, mas nesse caso, acho que é muito mais inveja e incomodo com o clube do que o “politicamente correto”.
Pode ser…, a única certeza que eu tenho é que o veículo que procurou essa reportagem estava mal intencionado, mas em relação aos especialistas eu já acho que é frescura mesmo.
Concordo. Essa opinião não é coisa de anti. Revela uma tendência muito mais imbecil.
Ah vá…. Sendo assim propaganda política incita a violência, pois tenho vontade de matar todos esses desgraçados.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa!
Boa!
O Flamengo fazendo um video maneiro desse e os caras inventando história… Isso tem um lado bom. Significa que a campanha impressionou até os torcedores dos times rivais. Sempre esses trouxas vem com mimimi… Isso pra mim é sinal do incômodo e da inveja que o Mais Querido causa nesses pela – saco… Tamo bem na fita pra caramba kkkkkkkkk vai pra cima deles Flamengo!
MASSA sem mas.
Mais um estudioso defensor da geração mimimi.
Querem aparecer…”ESPECIALISTAS VÃO SE FERRAR”.
Bando de hipócritas! Violência nas telas de tv e cinema, e até na vida real, pode.
Pode meter mulher pelada nas tardes de Domingo em toda parte da tv. POde mulher pelada no carnaval. Pode liberar as drogas e dar pensão para bandido na cadeia e bolsa crack nas ruas.
Podem morrer assassinados mais de 100 mil por ano. Pode tocar funk que fala em matar, traficar e comer mulher.
Pode exibir Cidade de Deus na nojenta Globo.
Pode-se de tudo.
Mas um vídeo do Flamengo falando de raça, amor e paixão lhes parecem inapropriado?
Bem-vindos a nova era satanista, onde o certo é o errado. E o errado, o certo. O bem é o mal. O mal, o bem!
Perfeito. O tal especialista iria elogiar um funk, com exaltação a bandidos, crítica à polícia e incitação ao estupro. Aí ele diria que é cultura popular. O pior é o imbecil escrever que alguém passaria a praticar violência usando como pretexto o futebol por ter assistido ao vídeo. Impressionante como a burrice sempre tem um microfone da mídia ou a redação de jornais à disposição para falar e escrever bobagens. Tristes tempos esses que vivemos.
ah vão tomar no c… , quanta viadagem, se fosse qualquer time europeu fizesse isso nenhum critico se posicionaria e todos exaltaria e diriam que o marketing esportivo no Brasil tinha muito a evoluir. Como foi aqui com o gigante do futebol brasileiro fica nessa nisso pq no Brasil quando se trata de criticar todo mundo vira especialista só aparecer e dar uma de sabichão, país complexado e com espírito de porco nunca o santo de casa vai fazer milagre mais pagar pau pra gringo é uma doutrina.
Quanta bobagem! O vídeo é lindo!! Sintetiza a paixão rubro negra, o sangue suado em campo, o urubu, a fé flamenga, a raça, as cores rubro negras que latejam em nós.
Depois q assisti esse vídeo já matei 5 americanos (torcedores do América-RJ), dei rasteira em velhinhas fluminenses e roubei doces de crianças botafoguenses.
Podem gostar ou não pelo visual mais sombrio do vídeo, particularmente gostei muito, mas daí a demonizar um vídeo com essas teorias psicológicas mequetrefes é forçar a barra. SRN.
Concordo com você. Mas o vídeo não me pareceu sombrio, mas sim solene, impactante.
Hauahauhau. Por essas e outras que vagabundo tem preconceito contra essas porras de psicologos, psiquiatras e os caralo. Quando era moleque e na adolescencia, fiz bullying recebi bullying, vi filme de sacanagem, vi filme violento, de terror a porra toda. Nada disso me fez violento e/ou coisa parecida.
Apesar de ter uma maior produção, não curto muito esse tema sombrio.
Gosto mais do estilo desse vídeo da FlaTV: #CineFla – Flamengo 4 x 0 San Lorenzo – Somos uma Nação
Não é sombrio, é solene.
solene, tá aí… gostei da definição
Tipico Assunto levantado de quem da o fofoleti. Kkk
Kkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz kkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzz … Hum
Acho que os especialistas tem que ir dar meia hora de rabo e guardar a opiniao deles para eles.
??????????
Sorte que tinham negros e mulheres no filme (fizeram bem em ter gente de toda etnia, já que o Mengo representa a diversidade do país mesmo). Caso contrário, diriam que é elitista, fascista, racista e machista.
E ainda digo mais. Para esses dois criticos viadinhos da materia… ISSO AQUI EH FLAMENGO PORRA! ( infelizmente suprimiram o porra na campanha para ser menos visceral)
Ridículo! Quanta hipocresia! Nesse mundo do “politicamente correto” qualquer coisinha já vira um alvoroço. Agora vão ser obrigados a não veicular o vídeo por causa dessa palhaçada.
Q multiplique o número de sócios graças a este belo vídeo e que este sociólogo vá a M…!
Seria o sociólogo um cidadão segundino? Aposto as bolas do Douglas Galvão que ele é um patético sofredor arcoirísta. hehehe
O pior de gente ir a publico falar bosta como essa, é fazer um monte de gente de discorda mas nao sabe o que dizer, falar bostas maiores ainda.
Brasil, só dando descarga.