Extra: “Estagiário? Zé ultrapassa marca de 50 jogos no Flamengo e se aproxima de uma das maiores séries invictas”

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo completou 50 jogos oficiais no comando do Flamengo na partida de estreia da Libertadores – 29 vitórias, 13 empates, 9 derrotas. O aproveitamento, de 66%, coloca o jovem treinador no hall de grandes nomes do clube na história. Após uma temporada de 2016 de consolidação, o técnico começa a nova jornada valorizado pela torcida, que ainda, diante de um atuação ou outra abaixo da média, exibe sinais de desconfiança. Entre os comentários nas redes, o treinador costuma ser carinhosamente chamado de estagiário.

O trabalho dentro e fora de campo, porém, dão a Zé Ricardo total respaldo interno de diretoria e do grupo de jogadores. Com o elenco na mão, o comandante rubro-negro mantém suas convicções e, quando vacila, recua e repensa as ideias. A estreia do Flamengo na Libertadores foi a de Zé Ricardo na competição como profissional. No discurso motivador e embasado do técnico, o elenco se une em prol de seu líder e de suas ideias, na alegria e na tristeza.

Ultimamente, o sorriso de Zé Ricardo é uma constante. São 18 jogos invictos, 11 vitórias e sete empates. A décima melhor sequência invicta do clube. A última foi em 2011, com 21 partidas, 15 vitórias e seis empates.

– Já? É surreal alcançar essa marca – disse o treinador, surpreso, ontem no Ninho do Urubu, ao ser avisado do número.

Aos 45 anos, Zé ainda tem muito caminho pela frente. Mas já alcança números que recentemente só haviam sido atingidos por Andrade na campanha do hexacampeonato brasileiro. O aproveitamento acima de 60% é marca para poucos, como Joel Santana, Vanderlei Luxemburgo e grandes treinadores do passado de glórias, como Fleitas Solich, Flavio Costa e Claudio Coutinho.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vendo a discussão sadia (da maioria) que defende as razões de elogiar ou desconfiar do trabalho de Zé Ricardo, acho que todas tem fundamento, afinal ele não é uma unanimidade nem para o bem e nem para o mal. Tem qualidades como ser querido pelo grupo e tazer um ótimo elenco correr por ele. Deu um padrão de jogo ao time e tbm foi agraciado com novas e importantes peças tbm que o ajudaram. É dedicado à sua profissão e é disposto a aprender e corrigir seus erros. Com tudo, carece de efetividade nos momentos decisivos. Ano passado poderia se justificar as viagens e a falta de uma casa no RJ para o time que perambulou o país por excursões. Nesse ano jogamos contra adversários fracos no Estadual e na primeira liga, somado aos grandes desinteressados, e no único jogo perante um bom time (Fluminense), sucumbimos e não nos impomos. Apesar da invencibilidade de 18 jogos, a série de empates na reta final do ano passado sepultou nossas chances de título. Contra o Palestino, sucumbimos. Contra o Fluminense agora, idem.
    Precisamos mudar de patamar e coroar uma grande campanha com jogos aguerridos e técnicos na hora de decidir, e não o time nadar e morrer na praia no fim. O Zé realmente é um técnico em ascensão, mas precisa de um pouco mais de rodagem para cravar uma grande conquista, e com o elenco que tem isso é possível. Não é hora de mudar nada agora pq não há nada disponível melhor. Se fosse para fazer que fizesse antes da pré temporada. Agora é nossa obrigação apoiar e empurrar a todos sem exceção ou perseguições. Vaiar no fim se o time merecer, mas incendiar nos 90 minutos para conseguirmos finalmente os títulos. SRN.

  • Na boa, que técnico no Brasil ou dentro do nosso limite financeiro vcs gostariam de ver no Fla ao invés do Ze? Está evoluindo, mas está fazendo um ótimo trabalho. Só de ter o elenco unido já diz muito sobre ele. Em algum momento ele vai perder partidas, mas deixem o cara trabalhar.

  • Luxemburgo é um técnico em formação ???
    Oswaldo Oliveira é um técnico em formação ???
    Papai Joel é um técnico em formação ???
    Celso Roth é um técnico em formação ???
    Marcelo Oliveira é um técnico em formação ???

    Onde estão e o que ganharam nos últimos dois anos ???

    A questão é…

    Depois de 50 jogos e com 18 de invencibilidade, mais de 60% de aproveitamento, o que um indivíduo precisa provar mais sobre eficiência, conhecimento e personalidade “MÍNIMAS” para não ser mais contestado ???

    Do jeito que vejo doentes aqui desde o ano passado, desmerecendo o excelente trabalho que o chamado ainda injustamente de “estagiário”, “burro”, “Zé Ruela”, “treineiro”, “paneleiro” vem fazendo à frente do Flamengo, onde na maioria das vezes as perseguições insanas e desmedidas MASCARADAS de críticas o que na maior parte delas com o tempo se mostraram não ser, transformaram esse espaço de “Coluna” do Flamengo” para “Muro das lamentações do Flamengo”, é isso mesmo…

    “Muro das Lamentações Rubro Negro”

    E a pergunta fica…
    Quantos jogos sem ser DEMITIDO alguém como um Zé Ricardo precisa para mostrar que merece confiança e não mais ser apequenado ou desmerecido ???

    Mengão sempre !!!

  • Ou seja …Não quer dizer porr. .Nenhuma. ..

    • Tá se doendo com a goleda de quarta heim corneta???? Kkkkkkkkkk choraaaa!!! Força Zé!!!

    • Luxemburgo é um técnico em formação ???
      Oswaldo Oliveira é um técnico em formação ???
      Papai Joel é um técnico em formação ???
      Celso Roth é um técnico em formação ???
      Marcelo Oliveira é um técnico em formação ???

      Onde estão e o que ganharam nos últimos dois anos ???

      A questão é…

      Depois de 50 jogos e com 18 de invencibilidade, mais de 60% de aproveitamento, o que um indivíduo precisa provar mais sobre eficiência, conhecimento e personalidade “MÍNIMAS” para não ser mais contestado ???

      Do jeito que vejo depressivos aqui desde o ano passado, desmerecendo o excelente trabalho que o chamado ainda injustamente de “estagiário”, “burro”, “Zé Ruela”, “treineiro”, “paneleiro” vem fazendo à frente do Flamengo, onde na maioria das vezes as perseguições insanas e desmedidas MASCARADAS de críticas o que na maior parte delas com o tempo se mostraram não ser, transformaram esse espaço de “Coluna” do Flamengo” para “Muro das lamentações do Flamengo”, é isso mesmo…

      “Muro das Lamentações Rubro Negro”

      E a pergunta fica…
      Quantos jogos sem ser DEMITIDO alguém como um Zé Ricardo precisa para mostrar que merece confiança e não mais ser apequenado ou desmerecido ???

      Mengão sempre !!!

      • O importante é título. ..mais entendo seu ponto de vista…..Se ele for demitido daqui a um tempo sem ganhar nheum título de expressão do que valeu essa invencibilidade ?…ainda não me passa confiança Carlos. .abraço. .

        • Todos serão demitidos um dia, mais cedo ou mais tarde ninguém é eterno ou insubstituível…
          Vive-se o hoje porque o amanhã ainda vai chegar e a só Deus pertence.
          Se vai ganhar alguma coisa, não posso afirmar nem que sim ou não, mas que está no caminho certo… isso eu garanto.
          O que importa são suas referências do que fez até hoje…
          E seus números acumulados ALÉM da invencibilidade, já falam por si e isso ninguém pode negar, são 50 jogos e o de hoje são 51 e tamos ganhando de 4 a 1 até agora…
          Portuguesa é fraca ???
          Pode até ser, mas é o que se tem pra hoje…
          Só crescemos a cada dia, é uma pena que você não curta isso na totalidade e sempre deixando um senão.
          Por mim já tá legal a um tempão e fica melhor a cada dia.
          Mesmo assim.
          Saudações !

  • Os seus números dele são bons, ele é um cara super do bem e tem uma sorte que vou te contar mas não se pode esquecer que ainda é um treinador em formação e ainda vai ter que ralar mais um pouco para passar aquela confiança que os treinadores prontos e notórios passam. Agora é torcer para que ele amadureça rápido… Sim, e tire o Mancuello da ponta direita.

  • Curioso é que os críticos ao Zé Ricardo não apareceram aqui pra elogiá-lo, povinho sem personalidade esse.
    O cara tá indo bem prá cacete, erros todos os técnicos têm, parabéns.

  • Por incrível que pareça, adoraria ler a opinião do Douglas Galvão… &;-D

    • Ednei, não se pode mudar o time todo de um jogo para outro. No máximo 3 jogadores. Mancuello é titular no lado esquerdo e o Berrio no lado direito!!
      Também não se pode colocar pra jogar um time com jogadores que nunca nem treinaram juntos. Ele vai escalar um time todo diferente amanhã.
      Isso é um erro crasso e primário no futebol e, como diz o MURICI, se fizer assim “a bola pune”!!
      Como já aconteceu com o Flamengo com esses erros do Zé!!
      Quando perde, quando empata ou mesmo quando ganha ele comete os mesmos erros repetidamente…….

      Analisando os gols que fizemos no San Lorenzo, onde vocês conseguem ver jogadas ensaiadas e o “dedo” do Zé:
      – no chute do Diego
      – no chute do Trauco da meia lua
      – na cabeçada do Rômulo no 2o pau
      – no do Gabriel????

      Eu só vi jogadas individuais!!!!!!!

      Porque essa resistência a não ver a qualidade técnica individual da maioria dos nossos jogadores e fazer uma verdadeira “glorificação” de um mero entregador de camisas, um aprendiz deslumbrado por tantas entrevistas e que só substitui colocando o VSQ e o Gabriel em campo? Entre outros inúmeros erros repetidamente repetidos como tentar “queimar” o Mancuello, o Donatti e o Cuellar.

      Pra mim esse placar de 4×0 só traduz a qualidade dos nossos jogadores e não do entregador de camisas!!!!!!!

      Aquele abraço

      • Isso já é doença!! Meu Deus!!!

        • Eu tambem acho!!

          • Mas é sua viu!!! Rsrs explicar texto é dose. Dizer isso é uma bizarrice. Barça fez os 6 gols da mesma forma né? Aceite o Zé cara. Já tá feio!!

            • joão dias, o Fluminense enfrentou uma maratona de espera e 7h de onibus antes de enfrentar o Flamengo.
              “Após “maratona” de 18h, Flu chega ao Rio com cabeça na decisão contra Fla
              Tricolor encara problemas com voo para sair de Sinop (MT), devido ao mau tempo, viaja 7h de ônibus até Cuiabá e só desembarca na manhã desta sexta no Galeão”.

              Perdemos de ganhar 850 mil reais de prêmio pela taça Guanabara para um time cansado e desfalcado do seu melhor jogador, Gustavo SCARPA!!!!!!!

              E agora, como você me explica isso???????

            • Esquece, brother. Ele só vai aceitar o Zé quando voltar a tomar os remédios

      • Eu acho que o campeonato todo poderia ser jogado pelo time reserva, como então não poderia ir de reservas em um jogo que não vale nada, de um campeonato moribundo que não vale nada?
        Imagino que você quis apenas exemplificar seu raciocínio, mas vale fazer a ressalva, analisar apenas os lances de gol para verificar a efetividade do técnico não é o ideal; mas já que o desafio é este, então eu vejo que:
        1. o Diego estava finalizando pouco nas partidas anteriores, o técnico o colocou para não atuar apenas na construção, mas na finalização também;
        2. a presença do Trauco na meia lua da grande área teve o dedo do técnico;
        3. na cabeçada do Rômulo teve a escorada de Berrio, o que acredito tenha sido planejada;
        4. visão do técnico em colocar Gabriel, tão criticado (EU NUNCA CRITIQUEI! HEHE) e ele atuar de forma tão serelepe.
        Ademais, dar entrevistas é da profissão e ele não parece, sinceramente, estar deslumbrado, pode até dizer que o defeito, se existe, seja outro, mas deslumbramento eu não vejo até agora;
        Indo além, Gabriel pareceu um erro em outros jogos, mas neste especificamente foi um acerto;
        quanto a queimar jogadores, daqui a pouco vai dizer que ele queimou Cirino tb… a oscilação de jogadores é normal em qualquer grupo, tanto que hoje isto é planejado a ponto de se falar em elenco e não apenas no time que joga; a mim também parece estranho que Donatti e Cuellar não terem tido chances maiores, mas tb nunca foram incontestáveis (Donatti sequer teve chances para isto), mas dizer que foram queimados é demais, já que nunca tiveram atuações tão destacadas assim… sei lá… quanto a Mancuello, pelo contrário, está tendo chances até demais, já que está ocupando o lugar de Berrio, que entrou muito bem;
        o placar de 4X0 talvez não reflita sequer a qualidade de nossos jogadores, pois nossa diferença para aquele adversário não é tão grande assim; o placar foi um coisa circunstancial, assim como outros jogos e placares, seja de forma positiva quanto negativa, também o foram;
        claro que acho que tem como o time melhorar, a crítica não deve ser feita, quando analisado o jogo passado, em cima dos gols do segundo tempo, mas sim sobre o jogo apresentado no primeiro tempo, em que certos momentos foi realmente um tanto sofrível; mas, o trabalho está aí, ainda em andamento, o Flamengo ainda não tem um time pronto, o que seria normal com qualquer técnico;
        por fim, também não caio neste papo de que o time está invicto a tantos jogos, ou tenha sido o melhor jogo inicial de Libertadores, ou coisa do tipo, ou mesmo que isto seja graças ao ZR; isto é graças ao grupo como um todo; não é isoladamente ao ZR, ou mesmo ao DR, apesar de estar encantado com seu futebol ou sua postura; o ZR está tendo sorte em alguns jogos, sabemos, mas faz parte; a maior sorte foi ter conseguido aproveitar as oportunidades que lhe foram apresentadas e se tornar técnico do mais querido e num momento tão propício, pior seria treinar o mesmo Flamengo há dois ou três anos com outro grupo de jogadores… enfim, ZR ainda está amadurecendo, mas demonstra ser promissor; seu auge, independentemente de títulos, será daqui a uns dois ou três anos… por enquanto gostaria que ele se mantivesse até lá e além… vejamos o que o futuro nos reserva, otimismo não falta.

        • LeandroMgaJP, é uma opinião, é a sua opinião e vejo pontos positivos nela.
          Mas, a maior virtude nesse seu comentário é que ele é seu, individual, opinião própria e não como a da maioria aqui que tem como base de comentário repetir o que comentam os “grandes especialistas”, os “jorpaulistas” que só querem é ver o Flamengo se ferrar e, por isso, vivem repetindo que o Zé é muito estudioso, um mágico, um estrategista etc. etc. e que o VSQ é um jogador veloz, de muita qualidade de marcação e maior ladrão de bolas etc. etc. e que todos os treinadores o queriam ter no seu time.

          Então alguns vão na “onda deles” e repetem isso a exaustão, quando a intenção deles é de que o VSQ seja mantido de titular e que o Flamengo não contrate um treinador de verdade para que não cresça e venha a ser um time vencedor, temido e portanto não ganhe títulos, como já vem acontecendo.

          Aquele abraço e lembre-se que esta é apenas a minha opinião e visão particulares, mas que é o que eu entendo sobre futebol.
          “Eu posso até estar enganado, mas não acredito nisso”!!

          • … e não é que a mudança funcionou!? 5 X 1 na Portuguesa-RJ…
            🙂
            seja mais otimista!!
            longe de estar perfeito, mas estava uma draga total nos anos anteriores (aliás, ano passado mesmo, com Muricy, estava horrível!), não consigo entender tanto pessimismo…
            tudo bem, não vamos nos iludir: ZR não é um mago (e quem disponível e acessível é!?), o Flamengo atual não é o da década de 80 (sim, mas qual time é ou foi!? aquele Flamengo foi um dos melhores times do mundo em todos os tempos), CR8 é um retrocesso (concordo, mas os demais tb não fazem por serem inquestionáveis, né!?), e por aí vai…
            talvez ilusão não seja achar o time ou o técnico ou qualquer outra coisa seja bom, mas sim idealizá-lo o tempo todo com o que há de melhor no mundo ou no passado… é o que temos e o que dá… tem melhorado muito e ficará ainda melhor…
            sua opinião é muito interessante, mas tá um tanto carregada né… alivia aí… relaxe e curta o momento, a fase é boa…

      • 1. Em relação ao posicionamento de Mancuello e Berrio, concordo plenamente! No entanto, preocupa-me a falta de intensidade de Mancuello na marcação. Por isso, ainda considero o Everton titular, embora a entrada do argentino no seu lugar durante o 2o. tempo seria muito bem vinda!
        2. O “Time B” treina junto sim (embora só tenha disputado 1 partida oficial). Ainda assim, temos que levar em consideração que o time da Portuguesa é fraco e o peso da partida é baixo. Vale o risco.
        3. De fato, temos poucas jogadas ensaiadas. Mas ainda assim, já temos um padrão de jogo e as jogadas (sejam treinadas ou não) vão se desenhando (especialmente pelo lado direito).
        4. O Gabriel rende melhor entrando durante a partida; o Márcio Araújo é uma peça possui qualidades diferenciadas que ajudam de acordo com o contexto da partida (apesar de você detestá-lo); por fim, o Mancuello, o Donatti e o Cuellar receberam oportunidades (uns mais, outros menos). Sinto muito, mas discordo plenamente.
        5. Até aceito que a qualidade do elenco pesa bastante nas partidas (especialmente contra adversários mais fracos). Mas são 18 partidas invictas até agora…

        Estamos aí! &;-D

        • EDNEI, concordo com todos os itens citados, mas faço uma ressalva quanto ao item 4: O Gabriel quando entra em substituição no 2º tempo mostra qualidade em uma ou outra partida, mas os outros assuntos abordados nesse item 4, você pecou enormemente e me recuso a repetir o que já falei acima sobre isso!

          Aquele abraço

  • Eu gosto do trabalho do Zé, mesmo que ele tenha muito a evoluir. Ter 68% de aproveitamento não é nada fácil, apesar do título, Cuca teve 62% de aproveitamento no Palmeiras, é claro que ganhou o título mas ainda assim é um dado interessante.

    A torcida tem a obrigação de apoiar Zé Ricardo, principalmente aqueles que tanto vivem pedindo oportunidades para a Base. Já esqueceu que nosso técnico é da casa, meu amigo?

    Obviamente, críticas são sempre bem vindas, não é pq é da base que não devemos criticar, só não podemos exagerar.

    #FechadaComZéRicardo

  • Ta ficando nítido a qualidade do trabalho dele, tem gente que reclama de ‘barriga cheia’, espero que ele continue evoluindo todo dia.

  • Independente de conquistar campeonatos, que fique Zé Ricardo por muito tempo.

    • Aí não kkkkkk, não quero um Wenger no meu time não kkkkk
      Os títulos viram, eu não tenho duvida.
      SRN

      • Wenger foi boa kkkk

  • Da mesma forma que chove de gente falando mal quando o time perde (PASMEM) nos penaltis um jogo 3 x 3, fico calculando quanto tempo vai demorar pra aparecerem de novo.

    Talvez se empatarmos o jogo do carioca esse final de semana?

    • Se perder vai ter gente aqui pedindo Cristovão de volta kkk

      • O Micale tá sendo especulado para o lugar do Cristovaol

        • Mas já???

    • Essa bipolaridade da nossa torcida já faz parte da nossa mística, das nossas tradições e identidade. Acho legal e engraçado. A Diretoria é que não pode embarcar nessa, nem os jogadores e comissão técnica.

    • O pior é que foi um jogo empatado, o Fla teve mais posse de bola, mas finalizações, mas chances claras de marcar e vem uns imbecis falando que o Fla levou “nó tático”.

      • Mas vai, você esperava um desempenho uns dois patamares acima, não é? Não ficou nem um pouco frustrado?

        • Óbvio que eu esperava, mas isso não significa que levamos um nó tático. O jogo foi equilibrado.

    • Se ganhar com goleada enganosa, vou reclamar. Você sabe que eu sou ranzinza. Jogando bem a vitória vem. Jogando mau, taca-le pau.

      • kkkkkkkk Você é homem doido. Só de pronunciar a palavra “flamengar” já bate o arrepio.

  • O Cuca sempre foi reputado como bom técnico, desde que assumiu, mas demorou anos pra conseguir um bom título, tanto que quando o Botafogo ganhou o carioca após a saída dele, disse que vice é o Cuca. Espero que o ZR seja mais rápido. Isso dá confiança. Seria legal o Fla ficar com ele por 2 ou mais anos. Aliás, seria um recorde no futebol nacional.

    • Isso aí!

    • Também deviam pensar assim do Tite no Corinthians mas a CBF o contratou. Se o Ze conseguir chegar perto do retrospecto do Tite no Corinthians acho que fica um bom tempo sim até porque acho que o Tite vai ficar um bom tempo como técnico da seleção.

  • Eu sou daquele grupo que apoia o Zé mas reconhece que ele ainda está em evolução. Um grande título esse ano certamente o consolidaria de vez. Vamos apoiar e torcer para que isso aconteça!!! SRN

    • Cara, ainda que ele ganhe a Libertadores, confiemos nisto, eu acho que ele estará no auge apenas daqui a uns dois ou três anos ainda… isto é natural.

    • Faço das suas palavras as minhas.

  • Para o ZR se consolidar, tem que alcançar um grande título, porque até o momento perdeu várias decisões em mata-matas. Técnico estudioso, tem que continuar seus cursos. Gosto e apoio o ZR e espero que tenha uma longa carreira no Fla. Tenhamos paciência também, porque com outros tantos técnicos famosos não conseguimos nada. Ele tem o elenco na mão e a cada ano vai
    Conseguir refinar ainda mais com a chegada de outros.

    • Varias decisões? perdeu nos penaltis para o Flor e perdeu para o Palestino, exagero legal em cara

      • Fora q foi campeão da copa SP na casa lotada do adversário

  • Boa sorte Zé, e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

  • Gosto dele desde a copinha, conseguiu reverter aquele placar de 2 a 0 e ainda levou o caneco.

    • E só não vencemos no tempo regulamentar porque o juiz anulou um gol legítimo sem falar que não estávamos entre os times cotados para ser campeão,fui defensor da efetivação dele e acredito no trabalho dele.

  • Zé Ricardo tem um bom plano tático, por sem variações. Quando o time está em dificuldades demora muito pra mudar. Porém o pior dele é que paga mas escolher. Penso que o time tem muitos jogadores lentos e com pouca intensidade. Dois zagueiros lentos. O Rever é nosso melhor zagueiro, teria que ter um zagueiro rápido ao lado dele pra ele ficar na sobra. Temos Arão, Rômulo e mancuello todos muito lentos, o lugar onde a marcação no futebol é mais intensa o time do flamengo tem três jogadores lentos e não consegue marcar, é só ver a reprise do jogo contra o fluminense. O nosso volante mais rápido não sabe passar que é Araújo. Temos que ter dois volantes rápidos que saibam marcar a passar. Por fim, o que acho mais ruim no zé é sua teimosia com certos jogadores e sem ousadia pra colocar a base pra jogar, principalmente o volante Ronaldo.

    • vejo como você. O time é lento, gira pouco. Daí tem a posse de bola mas se deixa marcar muito fácil. É preciso girar mais, mudar de posição e jogar mais junto. Em determinados momentos, quando o Arão ou Rômulo estão com a bola, o time fica com duas linhas, uma de 3 na saída e os outros 7 enfiados na área. Não tem pra quem tocar. Essa coisa de mudar de posição (mais ou menos um rodízio como um time de futsal), buscar se desmarcar é o que falta, para fazer um time mais letal.

      • Pois é, o time é relativamente lento fisicamente, mas relativamente bom tecnicamente; a solução então passa a ser a óbvia no futebol, que é se esforçar menos na corrida e se focar para fazer com que o toque de bola seja o mais rápido possível, pois se na corrida a maioria é um tanto lenta, na técnica eles teria a capacidade para tocar de primeira e imprimir um ritmo de toque superior ao que têm demonstrado;
        aliás, no tocante à velocidade, a importância do Berrio, que parece ser justamente o oposto, aumenta na medida em que, além de ser muito rápido, um trunfo por si só, ele abre novas possibilidades ao time na questão de variação.

      • Pois é amigo, os dois volantes, mais o mancuello e os dois zagueiros são lentos e de movimentos lentos tbém, por isso não conseguimos recompor rapidamente quando perdemos a bola e tão pouco não conseguimos rodar o time. Sabemos que o futeb atual exige intensidade , velocidade e variações o tempo todo pra jogar em alto nível. A vitória foi nota dez, a nação foi nota mil, más o futebo jogado foi 6,5. Essa e minha opinião. Próxima partida podemos analisar melhor.

    • Qual treinador não é “teimoso”? É mal da classe rs

  • Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, dizia sabiamente o finado Tio Ben.

    Sem mais.

  • Apesar da sua pouca idade e ser a primeira vez que treina um time grande, ele está surpreendendo.
    Houve falhas em algumas decisões, mas ele é muito estudioso e tem toda a confiança dos jogadores e diretoria, e isso conta muito.
    Estou confiante, se ele mantiver essas qualidades além da sua humildade, vamos longe.

  • Críticas faz parte, ele treina o maior time do Brasil. Faz um bom trabalho, tem um bom elenco nas mãos, mas ainda tem muito o que evoluir para grandes conquistas. Mas como todo bom flamenguista estou esperançoso… O time melhorou muito ofensivamente, mas caiu defensivamente. Ainda tem que encontrar um equilíbrio com os jogadores que tem…

  • Lógico que o cara não vai acertar tudo e nem conseguir fazer mágica sempre, mas o cara é fodão demais. Ele, o time e a diretoria merecem demais um título grande.

  • ”Chamado carinhosamente de estagiário”, não é bem assim rsrsrs

    Ele tem que ser cobrado porque o futebol que o time apresenta ainda está abaixo do que queremos, mas ele ainda não tem jogadores que podem vir a ser titulares como Conca e Éderson, então ainda há bastante pespectiva de evolução, acredito que o trabalho do Zé ainda vai trazer títulos

    • O futebol que o time apresenta sempre (SEMPRE) estará abaixo do que queremos!

      Traz o Tite, coloca ai, e deixa começar com aqueles jogos burocráticos de 1 x 0 pra tuver.

      • Se é loko Ruan nem em sonho me fala do Tite retranqueiro, futebol feio, burocrático, não condiz com nossas tradições

      • Perfeito. Qualquer um “sempre (SEMPRE) estará abaixo do que queremos!” Até no final da década de 70 e nos anos 80 era assim. Somos assim, sempre insatisfeitos. kkkkk Em parte até que é bom.

  • É um bom treinador. Seu único defeito é a falta de experiência, o qual ganha proporção maior em ano de Libertadores. Mas isso foi um defeito comum a cada um dos grandes técnicos da atualidade.

    Mas acho que a cada jogo que passa o Zé melhora um pouco e não é pra menos, porque a torcida cobra do cara o dobro que cobraram de caras como Muricy e Luxa. Montou um time que meteu 4 a 0 no San Lorenzo e tinha nego reclamando aqui.

    A atitude que ele tomou com Réver e Vaz foi sensacional: nenhuma. Deu entrevista e disse que foi atípico e que tinha certeza que não se repetiria. Não chamou ninguém pra conversar, mostrando que confia totalmente na zaga, o que dá muita confiança aos caras e melhor: vontade de correspondê-la.

    Vale salientar que o Zé tem o elenco na mão. E nosso elenco é experiente, o que “minimiza” a carência do Zé. Nosso time titular tem média superior a 28 anos e caras como Diego, Guerrero, Réver e até o Juan, no banco, ajudam muito nosso treinador.

    • O simples fato dele ter o time nas mãos é importantíssimo o grupo ta fechado com ele o que impossibilita aquelas tradicionais panelinhas.

  • Espero que o Zé tente o esquema 4-1-4-1 no Fla:

    ————————Muralha —————————-

    — Pará ———- Rever — Vaz ———– Trauco—

    ————————-Rômulo—————————–

    –Berrío —— Diego —- Conca ——— Éverton—

    ————————Guerrero—————————-

    • Acho perigoso o Rômulo sozinho ter a responsabilidade de guardar a zaga, Arão, Cuellar, M.A seriam mto melhores ali

      • Certamente que é perigoso, precisamos de um volante rápido, que distribua o jogo rápido e tenha velocidade, ou então ficamos sem marcadores.

      • Para jogar sozinho na volância eu acreditaria mais no Ronaldo. Pressa contra ele a inexperiência.

      • Optaria pelo Rômulo pq, uma vez que ele esteja na plena condição técnica e física, é mais apto pra marcação pelo tamanho e porte físico, e ajuda nos escanteios com cabeceio.

    • Com um único volante, seria mais interessante dispor do M. Araújo. É mais veloz, tem mais fôlego e pode perfeitamente ocupar os buracos, dada a situação. Mas por outro lado, se os meias jogarem um pouco mais recuado e os pontas fecharem no meio, o Rômulo poderia se encaixar “quase” como um 3o. zagueiro. É um esquema tático interessante, mas mudaria em alguns aspectos o jeito de jogar do time e desvalorizaria ainda mais os volantes disponíveis… &;-D

      • Com 1, 2 ou 10 volantes, vc sempre vai querer o Caramujo kkkkk

        • Leia o texto direitinho… &;-D

      • Concordo

      • Concordo com vc, apesar da resistencia que ele sofre da torcida e nosso melhor marcador.

      • Não acredito que essa formação será ventilada, mas caso seja, Ronaldo é o mais completo para a função. Técnica, saída de bola, lançamentos, disciplina tática. Só precisa de experiência.

        • “Só precisa de experiência.” — Eis, o “pequeno” detalhe! &;-D

      • Creio que esse esquema ajudaria o sistema defensivo, sobrecarregando menos, pois o meio-campo ficaria mais povoado e a capacidade técnica dos meias empurraria o time adversário mais pra defesa.

    • É exatamente como eu estava pensando!

    • Muito boa esta proposta de discussão, amigo, uma vez que parece que o Conca voltará antes do que se esperava. Por sinal, este é exatamente o esquema que o time campeão mundial de 1981 jogava… e, surpreendentemente, agrada bastante à primeira vista. Vou conjecturar um pouco para tentar ampliá-la.

      A minha única preocupação verdadeira aqui é similar a do Ednei ai embaixo, sobre quem será o volante ideal, se é q ele existe no elenco atual.
      Naquela época tinhamos Andrade, talvez o maior primeiro volante que vi jogar, que saia jogando com a bola em 70% ou mais das jogadas e cobria AMBOS OS LADOS, o que permitiu que tivéssemos dois dos maiores laterais apoiadores da história do futebol juntos numa mesma equipe (para os RNs mais novos q ainda não viram os três jogando juntos em detalhes, recomendo fortemente ver os jogos finais dos Brasileiros de 1981 e 1983 no YouTube).

      O grande desafio para ZR aqui será achar no elenco o volante que melhor desenvolverá este trabalho na frente da zaga. A solução mais óbvia pelo futebol que possui seria o Arão, mas ele ainda precisa mostrar a disposição tática e a determinação para fazer este papel. Talvez o Rômulo em melhor forma física seja uma boa opção, e também é certo que o MA é atualmente o de maior mobilidade e velocidade entre eles, enquanto Cuéllar e Ronaldo correm por fora e precisam mostrar seus potenciais no Carioca. Por fim, ainda vejo o Vaz como um possível candidato para esta vaga, com a entrada do Donatti ou o garoto Léo na zaga.

      Por outro lado, o ZR tem convicção de que uma das principais funções dos pontas é usar sua velocidade para marcar os laterais adversários, o que facilita um pouco a situação atual, pois Berrio e Everton são sem dúvida mais velozes do que os grandes Tita e Lico.

      Em resumo, se acharmos este jogador (e espero que achemos logo!) vejo esta equipe proposta, incluindo o banco de reservas de luxo, em totais condições de brigar pelo título continental este ano. SRN!

      • Naquele time ambos os laterais também ajudavam muito na saída de bola. E nunca atacavam ao mesmo tempo. Era lindo ver aquele time jogar.

      • “O grande desafio para ZR aqui será achar no elenco o volante que melhor desenvolverá este trabalho na frente da zaga. A solução mais óbvia pelo futebol que possui seria o Arão, mas ele ainda precisa mostrar a disposição tática e a determinação para fazer este papel. Talvez o Rômulo em melhor forma física seja uma boa opção, e também é certo que o MA é atualmente o de maior mobilidade e velocidade entre eles, enquanto Cuéllar e Ronaldo correm por fora e precisam mostrar seus potenciais no Carioca. Por fim, ainda vejo o Vaz como um possível candidato para esta vaga, com a entrada do Donatti ou o garoto Léo na zaga.” — Só faltou encaixar o Pará… &;-D

      • Como se o MA marcasse bem. Tem velocidade sim. Mas marca mal e é fraco no 1 contra um.

        Fora que não sabe acompanhar e perdemos referência na bola aérea, que esse ano está excepcional e é muito importante na libertadores que tem times mais fracos que se aproveitam muito desse tipo de jogo.

        Fora a saída de jogo que ele teria que fazer já que não temos segundo volante.

        • Dá uma olhada no footstats. Ma um dos melhores na função no Brasileiro de 2016. Não quero que ele volte, pra mim o Rômulo tem que ficar e se adaptar na função já que jogava a muito tempo na função do arão. Agora, dizer que o MA não sabe marcar vai contra qualquer fato e estatística. Apontar falhas na saída de bola tem toda razão, marcação e recomposição não.

          • Pra um cara que jogou praticamente todos os jogos anos passado na posição dele as estatíticas de defesa dele são medianas. Nada surpreendente.

            Eu queria ve-lo longe do time, porque preferiria ver o Cuellar jogando mais vezes ou o Ronaldo. Mas entendo ter no time o MA na reserva, onde ele entra com menos medo de errar e tentando acertar, ir mais ao ataque, etc.

            Mas quando ele vira titular acaba se escondendo em campo. Não arrisca nada, talvez por medo de errar e perder a vaga. Diferente de alguns não tenho raiva dele e tenho mais orgulho dele do que alguns jogadores que até foram bem por aqui, mas que por causa do seu comportamento envergonharem o clube. Pelo menos ele é um cidadão de bem e isso conta muito pra imagem do clube.

      • Grande explanação!

        SRN!

    • Um volante lento na marcação? sem chance

    • Ele não vai fazer isso… Já estamos sofrendo com dois volantes que saem para o jogo. Imagina se tirar um deles é colocar um jogador jogando mais à frente. Vamos tomar um gol atrás do outro.

      • É, creio que esse esquema ajudaria o sistema defensivo, mas vamos ver como o Zé irá fazer.

  • Vem amadurecendo bastante sem dúvidas, e com o ambiente tranquilo e equilibrado, e com a estrutura que tem hoje o clube, Zé só tem a crescer mesmo. Torço muito para isso. Zé tem seus méritos embora eu ainda ache algumas escolhas equivocadas, acho que ele ainda mexe mal em algumas situações…no geral tem muito crédito e vem muito bem. Isso é fato. As criticas são importantes para se fazer uma avaliação do próprio trabalho, (critica não tem que ser negativa). Zé nesse contexto é muito equilibrado e sereno. Sabe que o Fla é uma panela de pressão…estou gostando do trabalho e apoio claro. Não me furto a uma crítica, mas também sei reconhecer o bom trabalho. SRN.

    • Dá pra ver q ele tá mto concentrado e focado nessa liberta, dps do gol do Diego ficou ali na dele, comemorou tranquilo, sem mta exaltação. Tá percebendo o peso de treinar o Maior clube do mundo, e tá se saindo mto bem!

  • O ZR tem o mérito de dar padrão ao time.

    Minha principal crítica contra ele é ser muito burocrático.

    Por exemplo no último jogo. Dava pra ver que o Mancuello depois da pancada não estava bem, mas ele demorou 25 min pra tira-lo.

    • O jogador não quis sair antes e me desculpe, mas não foram 25′.Rsrs. Não chegou a tanto. Mancuello é quem ficou insistindo. É o receio de sair e não voltar…

      • Almir. Ele está lá pra isso. Nesse período o time ficou totalmente perdido e foi a única hora que o San Lorenzo atacou.

        Caberia a ele mudar isso. Essa atitude poderá fazer falta em algum jogo e campeonato que tem mata mata não perdoa.

        • Isso é verdade, mas ai cabe ao médico dar a ordem e pronto. Não da meu caro, e fim de papo. Achei arriscado também até para o próprio Mancuello. Jogador quer ficar e não gosta de sair, mas nesse caso não tinha por onde. SRN.

    • Antes da pancada tbm n estava bem, contra o Fluminense ele tbm n foi bem, nem contra o Vasco o Mancu foi bem, ja deveria ter tirado ele e colocado o Berrío, que ta voando

      • Na verdade o Zé esta forçando a barra com ele na Direita. Mancuello nunca jogou nessa posição. Ai é complicado até de avaliar. SRN.

        • Ele não vai muda esquema de jogo por causa de um jogador cara, pode ter certeza

          • Berrío é titular na direita e o Mancuello na esquerda, simples assim!!

  • se vi,não lembro dessa historia de estagiario! o extra doido pra colocar apelido agora.

  • Estar errado isso, são 30 vitórias 12 empates 8 derrotas, aproveitamento de 68%.

    18 jogos sem perder
    1 derrota nos últimos 22 jogos

  • Só quero que aqueles que criticam mostrem algum outro treinador que tenha sido TÃO MELHOR que o Zé a ponto de ter que malhar ele tanto. Ótimo trabalho do Zé, finalmente temos um técnico de vdd! Sem essa de estagiário, o cara é profissional e com esse aproveitamento desbanca fácil fácil QUALQUER treinador atualmente no Brasil.

    • Embora ache que tem treinadores melhores que ele. Agora tem que manter o trabalho até o fim do ano.

      O Flamengo precisa de um trabalho completo.

      • Marcelo Oliveira!

        • Quero números, dois últimos trabalhos do Marcelo Oliveira; Atlético e Palmeiras, 55% e 53% de aproveitamento, não obrigado.

          • Ah e tetra vice campeão da C.B, não obrigado denovo

            • Vou contigo nessa… Não obrigado.

          • O ultrapassado Abel deu um nó no ZR, sorte que não valia nada.

            Currículo diz muita coisa e o do MO é muito maior que o do ZR.

            Mas como disse precisamos de um ano inteiro com um treinador. O clube precisa disso pra readquirir respeito pelos profissionais.

            • Ltom Macedo, o Fluminense enfrentou uma maratona de espera e 7h de onibus antes de enfrentar o Flamengo.
              “Após “maratona” de 18h, Flu chega ao Rio com cabeça na decisão contra Fla
              Tricolor encara problemas com voo para sair de Sinop (MT), devido ao mau tempo, viaja 7h de ônibus até Cuiabá e só desembarca na manhã desta sexta no Galeão”.

              E quanto ao não valia nada, você está enganado, pois, perdemos de ganhar 850 mil reais de prêmio pela taça Guanabara para um time cansado e desfalcado do seu melhor jogador Gustavo SCARPA!!!!!!!

  • Favorito para a vaga de Luiz Henrique, mas o Fla nao vai liberar fácil, se quiserem paguem a multa rescisória.

    • Kkkkkkkkk

    • Kkkk boa

  • Criticar faz parte da vida e é importante para o aperfeiçoamento ainda mais para um cara que é inexperiente no comando de um time profissional, mas muitas vezes alguns torcedores simplesmente esquecem os números e até o bom futebol praticado pelo Flamengo (não é um espetáculo, as vezes joga muito bem e as vezes joga mal) e começam a falar uns absurdos.
    Criticar faz parte, mas que seja pelo menos coerente.
    SRN

    • O Zé precisa saber que está num processo evolutivo, por isso precisa ouvir, aprender e ter humildade pra saber que precisa mudar pontos de vistas. Temos que ter pés no chão e atentar que o San Lorenzo estava a oitenta dias sem jogo oficial, só treinando. Enquanto teve pernas o jogo tava uma merda, quando o time abriu o bico e Diego marcou o primeiro aí ficou fácil. Penso que contra a Universidade do Chile poderemos tirar conclusões mais exatas.

  • Nunca critiquei.

Comentários não são permitidos.