GE: “Caso liminar não caia, Fla e Flu avaliam jogar de portões fechados no domingo”

Compartilhe com os amigos

O departamento jurídico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro entrou com agravo de instrumento para tentar derrubar a liminar de torcida única para clássicos no estado do Rio de Janeiro. A decisão em vigor impede o Fla-Flu de domingo com duas torcidas – por sorteio de mando de campo, apenas os ingressos para a torcida tricolor serão comercializados. Os clubes, que também foram à Justiça, discutem alternativa: jogar a final de domingo com portões fechados. O adiamento da partida final da Taça Guanabara está descartado por clubes e Ferj.

Os clubes conversaram durante toda a tarde e início da noite e avaliaram a medida, mesmo considerada radical, como solução de consenso diante da impossibilidade de levarem as duas torcidas para o campo. Por volta de 22h, os departamentos jurídicos entraram com o recurso, que vai ser analisado por desembargador do plantão do judiciário.

O adiamento traria prejuízos na programação dos clubes que ainda têm a Primeira Liga, Copa do Brasil e Libertadores apertando o calendário. Todas manifestações públicas do presidente do Fluminense, Pedro Abad, e do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, foram no sentido de não atuarem com apenas uma das torcidas.

Apesar da intenção da dupla Fla-Flu, ainda há esperança de que a liminar caia no plantão do judiciário nesta quinta-feira. A Procuradoria Geral do Estado ainda não se manifestou.

Nesta tarde de quinta-feira, o MP divulgou comunicado e disse que vai propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a partir de segunda-feira. O Ministério Público quer que um clube se responsabilize e pague multa de R$ 3 milhões caso organizada cause lesão grave ou morte. Além disso, o TAC, que teria que contar com anuência dos quatro grandes, propõe proibição do comparecimento dos torcedores do respectivo time por três clássicos consecutivos.

A venda de ingressos, prevista para ter início às 16h, ainda não começou para o clássico. Por enquanto, apenas as entradas para a torcida do Fluminense – setor oeste e norte – tinham permissão para serem comercializados.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que se realize o jogo em um parque ou numa praça… tá de bom tamanho para a Ferj.

  • É absurdo. Bandidos entram nos estádios, matam e saem impunes e criam uma lei para prejudicar o consumidor, cidadão e verdadeiro torcedor. E o plano de sócio torcedor? Quem tem direito de ir ao jogo com suas famílias o poder público pune como BANDIDOS e tira do estádio nós torcedores? Vão prender os vagabundos poder público MEDÍOCRE E INÚTIL! Pagamos impostos e vocês não servem para NADA bando de incompetentes!

  • É só Flamengo e Fluminense vir a público dizer que darão o pontapé inicial e depois todos os jogadores irão sentar em campo que rapidinho a Globo mexe os pauzinhos e dá um jeito dessa liminar ser caçada…
    Quando mexe na audiência dela ela se vira nos 30 rapidinho.

  • Vale lembrar que a confusão no jogo contra o Faísca foi fora do estádio e porque não teve efetivo policial decente.
    Se o MP está mesmo preocupado com a violência, peça para o juiz obrigar a PM a pôr um efetivo decente na porta do Engenhão.

  • Já sei! O Ministério Público só pode estar querendo garantir o salário de março, já que o estado do Rio está quebrado…
    Por que o Flamengo teria que pagar pelo que a torcida organizada fizer?
    O Flamengo, por acaso, tem alguma gerência sobre o que as torcidas organizadas fazem?
    Então por que o MP está de olho gordo na arrecadação do clube?
    Não basta termos de sustentar a FFERJ e os timecos do RJ?
    Se a torcida organizada cometer algum crime na esfera cível ou criminal, que seja punida adequadamente.
    Mas, o clube não pode ser responsabilizado por algo que não fez.

    Vale lembrar que a confusão no jogo contra o Faísca foi fora do estádio e porque não teve efetivo policial decente.
    Se o MP está mesmo preocupado com a violência, peça para o juiz obrigar a PM a pôr um efetivo decente na porta do Engenhão.

  • se o fluminense colocar torcida, vamos de time misto e ponto final……. .

  • por mim, joga a portões fechados e fica os 90 minutos só jogando bola de um lado pro outro, sem ações de ataque nem nada.. competição pra ver quem chuta mais longe…

  • Que TAC ridículo é este??? Estimula mais ainda a violência. Os caras estudam nas melhores escolas e universidades com dinheiro PÚBLICO de papai da mesma área e não tem sequer noção de quem cobrarem efetivamente.

    Pq ninguém lembra que o GEPE (e a PM) estava fazendo uma greve velada no dia do jogo? Pq ninguém lembra que a PM é mal aparelhada e mal treinada? Pq não se esforçam para punir os frequentes baderneiros? É uma palhaçada punir o espetáculo. Que se cobre a contratação de mais profissionais de segurança interno e que a PM cuide totalmente do lado externo. Prendam os bandidos. O resto é conversa para boi dormir.

  • Caros, de acordo com a Constituição, a segurança é um DEVER do Estado para com a sociedade, isso que vemos de exigir um clube de futebol a segurança é o extremo do absurdo, ainda mais quando vem de uma autoridade como um Promotor, que deveria conhecer o ordenamento jurídico como ninguém.

    Isso que vemos acontecer é lamentável, é a sociedade, o povo, sendo tratado como lixo, diante de todos os acontecimentos que vem ocorrendo no país e aqui no Estado do RJ.

  • A Ferj vai ter mudar o regularmente ridículo do Carioquinha para o próximo ano. Tem que ter jogo de ida e volta, com 100% de torcida mandante, assim acaba essa palhaçada!

  • É justo! Se a liminar não for derrubada, todos os clássicos deverão ser sem torcida, dai, a imprensa vai toda pra cima do juiz até ele mudar a decisão!

  • Então pelo que entendi, se a pessoa colocar a camisa de algum clube fica acima de lei.. Pode matar, vandalizar e tudo mais.. E o MP não vai nem se preocupar em achar quem é o indivíduo que cometeu as atrocidades, coloca a culpa no clube. Assim é mais fácil do que fazer o trabalho né? (investigar e prender o marginal que mata ou destrói) e ainda por cima faturam uma quantia gorda direto dos cofres de quem produz o espetáculo… Não sei o nome do Senhor que propôs essa TAC.. Mas nunca vi nada tão absurdamente idiota em toda minha vida. Parabéns à quem veio com essa idéia.. Tamanha imbecilidade deve ser até difícil de pensar.

    • Certíssimo.
      O Ministério Público só pode estar querendo garantir o salário de março, já que o estado do Rio está quebrado…
      Por que o Flamengo teria que pagar pelo que a torcida organizada fizer?
      O Flamengo, por acaso, tem alguma gerência sobre o que as torcidas organizadas fazem?
      Então por que o MP está de olho gordo na arrecadação do clube?
      Não basta termos de sustentar a FFERJ e os timecos do RJ?
      Se a torcida organizada cometer algum crime na esfera cível ou criminal, que seja punida adequadamente.
      Mas, o clube não pode ser responsabilizado por algo que não fez.

      Vale lembrar que a confusão no jogo contra o Faísca foi fora do estádio e porque não teve efetivo policial decente.
      Se o MP está mesmo preocupado com a violência, peça para o juiz obrigar a PM a pôr um efetivo decente na porta do Engenhão.

      • Exatamente, e isso não é nada além da obrigação deles.

  • Bandeira jamais assinaria um TAC desses. Duvido. Seria assinar atestado de burrice. É difícil mesmo crer que um promotor tenha sido capaz de propô-lo. Ele é tão absurdo que acho desnecessário apontar os motivos, até porquê, Almir já o fez.

  • Aí o cara estuda pra concurso, faz uma prova (acho que fez) difícil, passa e vai trabalhar no MP, depois de tanto estudo, tanto dinheiro recebido, a criatura me faz um TAC que mais parece projeto de criança. Pelo amor de Deus, isso é o que enfraquece a amizade…Difícil acreditar que alguém do MP propôs algo assim.

    • Oia… Também achava isso, mas das coisas boas resultantes dessa “onda anti corrupção” (mas muito ma non troppo!) he he he…Destaca-se o conhecimento que os brasileiros passaram a ter do funcionamento dos poderes neste país.Alem de corrupção, a miséria moral e a estupidez rolam adoidado para onde a vista alcança. É impressionante!

    • Nem todos os Promotores pensam igual. Aliás, há uma diversidade de pensamento que você não imagina.

      • Imagino que tenha sim, mas me impressiona é que ALGUÉM do MP pense em algo tão ridículo, como um procurador pode propor um TAC assim? Se organizadas, que não são mantidas pelo clube, não são um patrimônio do clube, não são funcionários do clube, brigarem e matarem alguém,em qualquer lugar que seja, quem será responsabilizado? O clube…é de cair o C… da bund@

        • Concordo 100% com você. Mas veja, ao meu ver, a medida proposta é resultado de uma certa corrente de pensamento que contaminou o universo jurídico brasileiro. Parte do princípio de que ao Estado cabe tutelar o cidadão, o que resulta numa aversão à responsabilidade individual, entre outras consequências. Perceba que até os jornalistas que sabem apontar que a culpa pela violência não é da torcida, mas de certos indivíduos, a todo momento remetem ao pecado original da sociedade. Mas, realmente, a proposta do TAC excedeu o limite do bom senso.

      • sim, muita diversidade: uns se acham reis, outros deuses…

        • Cara, a ação desse promotor não é decorrência da arrogância individual (seria seria bom se fosse isso), mas sim de certa corrente de entendimento que contaminou não apenas a justiça brasileira. Minha opinião a respeito deixei um pouco abaixo, caso se interesse por conhecê-la. SRN.

          • Talvez da arrogância institucional então; O MP tem prerrogativas e privilégios impensáveis em qualquer lugar do planeta e consegue, no máximo, fazer algo tosco como isso.

  • Palhaçada desse Juiz. A questão é reforçar a segurança dentro e fora dos estádios, identificar os Marginais, que não são torcedores, e prender, investigar as redes sociais, aonde esses Marginais combinam encontros para promover brigas e tumultuo. Isso meu caro Juiz é que vai resolver. Essa medida (torcida única) só prejudica quem vai ao Estádio ver o jogo e torcer. Os clubes já falaram com esse Juiz, o jogo contra o Vasco mesmo, não deu nada, foi tudo normal…e o cidadão continua fazendo “docinho”. Vamos ter bom senso e deixar a vaidade de lado.

  • ENTREM EM CAMPO E FAÇAM A MAIOR RODA DE BOBINHO DO FUTEBOL MUNDIAL! FAÇAM AS 3 SUBSTITUIÇÕES E VAI QUE 5 JOGADORES DE CADA LADO PASSEM MAL… NÃO PODE TER JOGO COM MENOS 7 ATLETAS.
    *Guinness Book.

  • Não joguem!!!
    Sem essa agora de mi mi mis ou tiração de sarro. Eu e um montão de gente podemos escorregar de vez em quando no primeiro e, claro, adoramos tirar sarro sempre no segundo caso, mas isso é coisa séria!
    Sem essa de raciocinar com o c… Disfarçado de “expertise financeira” . Mesmo que o regulamento não fosse a teta que é (para favorecer os “mortos de fome” preferidos da FERJ!) a dupla, e especialmente o nosso Fla, não vai morrer sem uma Guanabara ou os trocados que ela poderá trazer.
    Por exemplo, não troco o título de 1987 por nenhuma hipotética solução amigável, pragmática ou “corajosa” sempre citadas por determinados canalhas da imprensa e das direções de clubes. Um clube mítico como o Fla sempre se pautou por arrojo, chute no balde e pagar para ver. Não somos mimados por financeiras picaretas (redundância?), muito menos bichinhos de estimação de empreiteira ou amiguinhos de presidentes de federações. Manda essa P…de FERJÃO, “bom senso” e “respeito aos desportos’ para o Inferno!

  • Tinha que entrar em campo e os dois times sentarem apos saida da bola. Ficar 90 minutos sentado no gramado. Ai queria ver o meredelê que ia ser.

  • Numa boa, chegou num ponto que se houver clubismo agora vamos acabar pagando caríssimo por uma conta que não pertence a clube nenhum neste país!
    Oq o MP está tentando fazer é um absurdo contra os clubes, inverter uma responsabilidade que não é nossa, seria a mesma coisa que vc morar numa rua, ou bairro, ou edifício q seja e de repente surgir uma norma que vc fosse obrigado a pagar uma multa milionária se porventura algum vizinho seu resolvesse cair no tapa com algum outro vizinho, ainda que vc estivesse trabalhando!
    Isso pra mim é um abuso de autoridade do MP!
    Clube nenhum deveria ser sujeitado a tal medida, os clubes não estão financiando a violência, não aprovam a violência, não estão organizando brigas, estão realizando apenas uma partida de futebol!
    Flamengo, Flu, Vasco e Botafogo devem andar juntos neste assunto pq se algum destes roer a corda pro lado errado a conta vai sair cara demais!
    E pelo visto o Foguinho está roendo por chilique de seu ínfimo presidente!

  • Eu li a proposta de TAC ou é invenção…só pode ser brincadeira. O estado brasileiro um dos + paternalistas do mundo, adora utilizar de sua “supremacia” a seu favor e abuso…na hora da merda adora jg no peito do privado…mas beleza..entendo algumas coisas…mas isso é praticamente dar poder de policia aos clubes ( para conseguir resolver isso só assim)…esses caras passam em concurso público para dizer estas merdas…tamu fudido mermo.

  • E se jogarem com portões fechados, que o façam em outro estádio. Não deem dinheiro para esse FDP do CEP.

    • exato…nada de aluguel para os chorões…

  • Estão acabando com o nosso futebol, acabando. Destruindo.

  • Nossa, que idéia mágica o MP. Completa inversão de responsabilidades, uma vez que põe no colo dos clubes a responsabilidade do próprio Estado. TAC absurdo, não merece nem ser lido.

    • Meu irmão…não acreditei qnd li.

    • Exatamente, isto é um absurdo completo!
      Flamengo e Fluminense deveriam boicotar esta final em forma de protesto, estão tentando sugar dos clubes de futebol suas receitas de uma conta que pertence ao estado!
      Estado falido e desesperado, que usa de escudo um argumento verdadeiro que é a violência nos estádios para justificar uma medida completamente arbitrária e abusiva!
      E neste escudo eles vão tentando barganhar o apoio dos alienados que acham que existe alguém no MP mais preocupado com as brigas do que nas multas de 3 milhões que eles estão sugerindo!

    • Completamente absurdo. O Estado está tentando lavar as mãos de todas as maneiras e de quebra extorquir os clubes. Já não bastava as gratuidades, agora isso.

    • Absurdo mesmo, comentei isto por aqui e até em twitter de programas esportivos. Está multa é inacreditável e mostra como estamos bem respaldados no campo da justiça.
      O clube não poder ser responsável porque idiotas e marginais travestidos de torcedores fazem merda fora do estádio. Este contexto é bem mais amplo, um problema a qual as autoridades o que inclui o MP-RJ não consegue resolver, garantir segurança dos cidadãos e ajudar no combate à criminalidade.

  • Melhor nem entrar dentro de campo.

  • Portões fechados pro Bostafogo não ganhar nenhum centavo.

    • Vai ganhar do mesmo jeito, alguém tem que pagar o aluguel.

      • Os choroes so vao ganhar os 200k…bares…estacionamento nada!

        • Verdade, eu não estava levando em conta essas outras fontes de renda, você está certo.

        • Mas nao são os clubes que vão pagar, a ferj que paga o aluguel do estadio.

  • que ridículo isso, os torcedores brigam, e o clube que tem pagar 3 milhões? Tem umas coisas que o Legislativo faz, que não dá de entender.

    • Nossos legisladores realmente não valem nada, mas quem propôs essa multa maluca foi o Ministério Público.

      • Legal!
        Então, cada vez que um botafoguense, colocar a camisa do urubú e sair quebrando tudo, quem paga 3MM é o Flamengo.
        Isso vai estimular confraternização entre os torcedores: “vamos trocar as camisas e quebrar tudo! Quem vai pagar é o outro!”
        Isso parece piada de português!!
        Kkkk
        Mas quem propôs foram nossos doutores?
        Eles são “made in China”??

        • Amigo, me desculpe discordar, mas moro na China e aqui as coisas funcionam. Hahaha

      • Legal com isso entendo q para o MP uma vida Vale ao máximo 3 milhões de reais. Foi isso q entendi ou estou falando besteira? Kkkkk só no Brasil mesmo kkkkk

    • Fazendo isso o MP só demonstra que a segurança pública não garante nada! A não ser medidas cautelares que penaliza os clubes, passando a responsabilidade dá “segurança” aos mesmos e penalizando o esporte, e seus verdadeiros admiradores e torcedores de bem! COMBATE INVERSO!!!

Comentários não são permitidos.