GE “Final da Taça GB: 160 oficiais do Gepe e outras unidades são destacadas”

Compartilhe com os amigos

Após muita discussão, liminares e imbróglios judiciais, ficou decidido nesta sexta-feira que a decisão da Taça Guanabara, entre a dupla Fla-Flu, marcada para domingo, às 16h, no Engenhão, terá torcida mista. Diante da morte do botafoguense Diego da Silva Santos, em 12 de fevereiro, minutos antes da vitória rubro-negra por 2 a 1, no mesmo Estádio Nilton Santos, o MP-RJ entrou com uma ação quatro dias depois pedindo torcida única, o que foi acatado no dia seguinte pelo juiz Guilherme Schiling.

O Major Sílvio Luiz, responsável pelo Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) já definiu quantos homens destacará para o Fla-Flu.

– Nosso planejamento é de um clássico normal, não só do Gepe, mas de várias unidades envolvidas. Do Gepe serão cerca de 160 policiais, mas ainda não tenho os números das demais unidades – afirmou.

Além do Gepe, oficiais do 3º Batalhão de Polícia Militar, da Cavalaria e do Batalhão de Choque serão designados para fazer o policiamento externo da decisão.

Vale destacar que a morte de Diego antes de Botafogo 1×2 Flamengo, somada a outros oito feridos em confronto fora do estádio, motivaram um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro pela adoção de torcida única no Rio de Janeiro. Tal pedido foi deferido em caráter liminar um dia depois pelo juiz Guilherme Schiling.

A decisão por torcida única sofreu a oposição de Flamengo, Vasco e Fluminense. Os trâmites fizeram que os locais das semifinais da Taça Guanabara, entre o Tricolor e o Madureira e entre cruz-maltinos e rubro-negros, fossem alterados. O Clássico dos Milhões seria no Engenhão, mas passou para Volta Redonda, que receberia o duelo tricolor. Flu e Madureira se enfrentaram em Los Larios. Tais alterações, motivadas por falta de efetivo policial, gerou prejuízo para os clubes.

Em Volta Redonda, aliás, houve cinco detenções antes da vitória por 1 a 0 do Flamengo sobre o Vasco. Torcedores rivais se enfrentaram em área próxima ao Raulino de Oliveira.

Nesta semana, nova rodada de negociação fez da final da Taça GB uma incógnita até a noite desta sexta-feira.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também