Herói do último título internacional do Fla, Lê não tinha roupa para a final contra o Palmeiras

Compartilhe com os amigos

Campeão da Libertadores e do Mundial em 1981, o Flamengo está há 18 anos sem vencer um título internacional. E essa última conquista veio graças a um gol de um herói inesperado. Tão inesperado que ele não deveria nem estar na final da Copa Mercosul (na época a segundo maior competição continental) contra o Palmeiras. Isso só aconteceu porque no fim de 1999, Romário, então a maior estrela do da companhia, foi dispensado do clube após uma confusão em Caxias do Sul, abrindo uma vaga no elenco para a final.

Essa lacuna foi preenchida por um jovem atacante de 20 anos revelado na base: Leandro Coelho Cardoso. Em entrevista especial ao FOXSports.com.br, Lê, como sempre foi conhecido o ex-atacante, contou como conseguiu escrever o seu nome na história do clube com a maior torcida do futebol brasileiro.

“Na semana anterior, o Flamengo estava no Rio Grande do Sul para enfrentar o Juventude. Eu não tinha ido para esse jogo e quem fosse para lá já iria direto para São Paulo enfrentar o Palmeiras. Então foi quando o Chimello (José Eduardo, gerente de futebol à época) me ligou e fiquei surpreso. Chegando no hotel eu nem tinha a roupa da concentração porque já tinha passado o último jogo do ano e eu já tinha dado as coisas para amigos e fãs”, disse Lê, que hoje tem 38 anos e está aposentado do futebol.

Mesmo depois de chegar à capital paulista, o antigo xodó rubro-negro sequer imaginava o que poderia acontecer: “Tinha muita gente na minha frente para entrar, eu não sabia que seria o escolhido. Minha mãe ainda me ligou e me disse que tinha sonhado que eu entrava e fazia um gol. Não acreditei e disse ‘mãe não dá para acontecer isso, eu sou a última opção no banco’”.

Leandro Machado, Caio e Reinaldo estavam à frente de Lê, mas no duelo contra o Palmeiras no antigo Palestra Itália, nenhum deles conseguia garantir o título para o Flamengo. No segundo tempo, o Palmeiras vencia o jogo por 3 a 2, com o time carioca precisando do empate. Faltando menos de dez minutos para o fim do jogo, a história foi escrita. “No finalzinho, aos 38 minutos do segundo tempo, o Carlinhos falou para mim: ‘Vai lá e tenta decidir esse jogo para mim’. Isso que aconteceu e o título veio para a gente”, disse o ex-atacante que assim que entrou tabelou com o companheiro de base Reinaldo e marcou o gol da conquista.

Para a atual edição da Conmebol Libertadores Bridgestone, o herói da Mercosul acredita que o Flamengo poderá brigar pelo título e não dúvida que surja um ‘novo Lê’. “Acredito sim, em especial por conta de alguns jogadores. O time está indo bem, então quem entrar vai bem, diferente de entrar em uma furada. Quem está vindo da base, como o Paquetá, vai ter o respaldo de um Diego, um Réver, um próprio Juan para desenvolver o futebol de maneira mais tranquila”, afirmou o ex-jogador.

Fonte: Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Caramba,lembro deste jogo…o luciano do vale torcendo descaradamente pro palmeiras,só a band transmitia…Coincidencias a parte,este ano na libertadores 2 times do mesmo pais podem se enfrentar,quem sabe não da flamengo x palmeiras…

  • Lembro desse jogo, Lê fez o gol e nem acreditou quando fez. Hoje ele está desempregado.

    Título internacional da Mercosul, de 1999, muito pouco para o tamanho do Flamengo, que por anos foi gerido de forma incompetente e, por isso, não tinha consistência e profissionalismo dentro de campo.

    Hoje a história mudou, e o Flamengo está sendo preparado para ser time competitivo em todas as competições, pra disputar entre as cabeças títulos de expressão.

    SRN

  • O nosso Gabiru!

Comentários não são permitidos.