Inteligência Emocional – Trunfo do Flamengo 2017!

Compartilhe com os amigos

Inteligência Emocional (IE) é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Em suma, é como você lida nos momentos em que seu emocional é colocado à prova, como você se comporta perante as dificuldades e consegue utilizar o emocional à seu favor. Um conceito que vem sendo aplicado ao Flamengo atual.

Zé Ricardo tem 49 jogos à frente do Flamengo, com 29 vitórias, 11 empates e 9 derrotas, está como treinador desde maio de 2016, conduziu o Flamengo ao terceiro lugar do brasileiro do ano passado, mas agora em 2017, finalmente, parece que Zé conseguiu colocar em prática tudo o que queria.

Diferente de 2016 quando assumiu o controle do ônibus em movimento, esse ano Zé Ricardo parece ter tido o tempo necessário para imputar ao Flamengo a utilização da Inteligência Emocional, e o time parece assimilar exatamente qual a filosofia do treinador.

O Flamengo este ano venceu 8 jogos e empatou apenas 1, fez 21 gols e sofreu 2, aprendeu a se impor contra times mais fracos tecnicamente e soube ser paciente contra times que jogavam fechados, prova disso é que quase 80% dos gols foram marcados entre os 30 do primeiro tempo e os 30 do segundo tempo.  É um dos times que mais passa e mais tem a posse de bola no campeonato.

Está aí talvez a maior característica do Flamengo de Zé Ricardo, A calma e paciência, características da IE. A inteligência emocional é adquirida com prática e autoconhecimento, algo que a cada jogo temos visto com mais clareza. Um time que se conhece, que entende suas dificuldades, não se afoba e parece bem seguro ante as dificuldades.

É um time equilibrado e consciente, e isso independe do nível claramente duvidoso do carioca, isso mostra que o time começa a dar sinais de maturidade. Saber jogar contra times inferiores tecnicamente é um passo importante para um time que é sabidamente de excelente nível técnico, e que ao longo do ano vai ter uma enxurrada de desafios como esse.

Zé Ricardo com seu jeitão conseguiu trabalhar a inteligência emocional do grupo que parece não se abalar com alguns momentos de pressão, vide o jogo contra o vasco no último sábado. Esse trabalho psicológico iniciado ano passado já dava indícios de que seria um diferencial, ou você não lembra do jogo contra o Palmeiras, na casa do adversário, com um a menos, que a vitória por pouco não veio? Ou o jogo contra o Corinthians, em que estivemos atrás duas vezes no placar e tivemos tranquilidade para buscar o empate?

O time já sabia se comportar diante da pressão, faltava uma pitada especial para o tempero acertar o ponto, faltava toque de mestre na equipe, e nessa pré-temporada parece que Zé conseguiu esse toque. Além disso não se pode deixar de citar a bela capacidade de encaixar as peças no elenco, harmonia é um grande quesito para definir um time campeão e a do Flamengo com certeza passa por 2 jogadores: Diego e Réver, que chegaram, entenderam o espírito rubro-negro e capitaneiam esse time com maestria.

Enfim, para muitos o ano está apenas começando e é prematuro dar esperanças de que será um ano diferente, mas para ganhar uma maratona o sprint inicial é tão importante quanto o final, e o nosso sprint inicial está deixando os adversários bem para trás!

Com calma e tranquilidade vamos empilhando gols, quebrando tabus, alcançando vitórias e dando ao torcedor a expectativa de enfim termos um ano à altura do Flamengo. Que venham os títulos, e que a Inteligência Emocional se destaque, pois os maiores desafios ainda estão por vir.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda? Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !É Mengão 24 horas!

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muita baboseira em uma matéria só!
    Zé Ricardo é extremamente fraco como técnico! Em pouco tempo acredito que já esteja fora do Flamengo, quando vierem os desafios de verdade a queda vai ser inevitável!

  • falta ganharmos títulos!!!

  • pessoa o site não atuaiza..

  • Felizmente a nossa administração manteve o Zé Ricardo, se fóssemos ouvir as “coisas externas” estaríamos ferrados agora. Mesma linha de pensamento adotado no CT, que passou a ser administrado apenas por PROFISSIONAIS, no caso o Fred Luz, que resultou em uma das melhores estruturas do país. Torcida é bom para torcer qualquer crítica externa ou pedidos devem ser completamente ignorados. SRN

    • Ignorados completa e invariavelmente…

    • Começamos na frente de Atlético MG e Palmeiras por conta do técnico, só o santos dos que brigaram manteve o técnico, isso é muito importante também a continuidade do trabalho.

  • Espero que seja por aí. O texto é otimista e foca no positivo. Ano passado deixamos a vitoria escapar diversas vezes em jogos em que saímos na frente, seja por falta de ie, autoconhecimento, desgaste, covardia, falta de sangue etc…

    Este ano começamos bem melhor. Vamos torcer pra que tudo dê certo ! Essa equipe (do presidente ao porteiro) merece. A torcida, principalmente, merece muito.

    • Concordo com você mas a uma parte da torcida nem tanto…

  • Bom texto!

    SRn

  • Zé Ricardo mostra que é preciso não só montar um time, mas também gerir pessoas.

  • Jogo será no vazião, mando das flores, torcida única ou mista só amanhã. Caso seja única só haverá tricoletes no vazião.

  • NOTÍCIA RECENTE:

    Mando de campo sorteado pro Fluminense.

    Tá ficando bonito em. Quer teste melhor que um estádio inteiro contra?

    O nível de exigência está elevado. Ruim não termos nossa torcida, mas seria um teste interessante pra essa equipe.

    Teremos pressão muito maiores na Argentina, por exemplo.

    • Concordo…
      Saudações Ruan !!!

    • só acho meio dificil a torcida do FLORminense conseguir lotar o engenhão, então no máximo será 1/4 do estádio contra, e o resto vazio… nem aquele campinho de varzea da semi eles lotaram kkkk
      SRN

  • Atualizando informações, segundo o tempo real do GE: O mando do jogo será das flores, ou seja se tiver torcida única, só vai ser flor. O panaca do presidente dos chorões ta chorando, falando q se houver só torcida do Flamengo ele não aceita o jogo no engenhão.

    • Queria que nosso presidente lembrasse disso.

      Mas infelizmente, o profissionalismo atinge níveis que, pra mim, beiram a idiotice. Com certeza, na primeira oportunidade, ele tratará essa agremiação Botafogo com igualdade e respeito além do merecido.

      Complicado.

      • Frase reproduzida do tempo real do GE: “Isso porque Carlos Eduardo Pereira disse que aceitaria a torcida do Flu “com todo prazer” mas a do Fla “de jeito nenhum”
        —————–
        um verdadeiro babaca!

        • Filho da ……

  • Acabou de ser sorteado o mando de campo a favor do Fluminense!
    Seria mais um teste de nervos visando a Libertadores pro Mengão enfrentar um FLAxFLU com torcida única do Fluminense!

  • o time é forte psicologicamente…única vez que os vi abalados, mas foram roubados, foi no 4×1 na arena arbitrarinthians…

  • Concordo!

  • Qualidade é óbvio que temos, evidente. Tanto nos 11 titulares, tanto no elenco.

    Dito isso, se somarmos esse equilíbrio, ai é certeza de que ganharemos algo grande.

    A torcida pode ajudar a ultrapassar períodos turbulentos. Lembrando que a libertadores é o ano todo, podemos ter um mal momento justo em fase decisiva, mata mata. Esse é um ponto. Vamos perder e empatar, as vezes seguidamente. É preciso manter a calma e o equilíbrio pra recuperar sequências de vitórias.

    • Torcer e apoiar sempre !!!

    • Pois é, a torcida tem que esquecer os problemas quando a bola rolar e trazer a vitoria no grito!

      • Como nos velhos e bons tempos.

        • Único velho e bons tempos foi os anos 80… No mais concordo contigo.

    • Ruan, quando você fala: “Vamos e empatar seguidamente”, já estás prevendo o Zé cometendo um erro atrás do outro!

  • Excelente texto! Um dos segredos dos times argentinos e europeus, mesmo alguns sendo inferiores tecnicamente do que os do Brasil, é a inteligência emocional…Se o fla consegue juntar isso teremos grandes chances de ganhar a liberta! SRN

  • Muitos reclamam que vem faltando raça…discordo em parte, o time as vezes parece ser realmente meio burocrático e sem “sangue”, mas eu vejo essa inteligência emocional como fator mais importante…o Flamengo joga tranquilo, sem afobação e esse ano, considerando apenas esse começo, não senta mais no resultado.
    SRN

  • Ze ricarso logo logo ta nas europa

    • E vc se tiver um pouco de sorte, vai estar sendo alfabetizado.

Comentários não são permitidos.