Colunas

Inteligência Emocional – Trunfo do Flamengo 2017!

Inteligência Emocional (IE) é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Em suma, é como você lida nos momentos em que seu emocional é colocado à prova, como você se comporta perante as dificuldades e consegue utilizar o emocional à seu favor. Um conceito que vem sendo aplicado ao Flamengo atual.

Zé Ricardo tem 49 jogos à frente do Flamengo, com 29 vitórias, 11 empates e 9 derrotas, está como treinador desde maio de 2016, conduziu o Flamengo ao terceiro lugar do brasileiro do ano passado, mas agora em 2017, finalmente, parece que Zé conseguiu colocar em prática tudo o que queria.

Diferente de 2016 quando assumiu o controle do ônibus em movimento, esse ano Zé Ricardo parece ter tido o tempo necessário para imputar ao Flamengo a utilização da Inteligência Emocional, e o time parece assimilar exatamente qual a filosofia do treinador.

O Flamengo este ano venceu 8 jogos e empatou apenas 1, fez 21 gols e sofreu 2, aprendeu a se impor contra times mais fracos tecnicamente e soube ser paciente contra times que jogavam fechados, prova disso é que quase 80% dos gols foram marcados entre os 30 do primeiro tempo e os 30 do segundo tempo.  É um dos times que mais passa e mais tem a posse de bola no campeonato.

Está aí talvez a maior característica do Flamengo de Zé Ricardo, A calma e paciência, características da IE. A inteligência emocional é adquirida com prática e autoconhecimento, algo que a cada jogo temos visto com mais clareza. Um time que se conhece, que entende suas dificuldades, não se afoba e parece bem seguro ante as dificuldades.

É um time equilibrado e consciente, e isso independe do nível claramente duvidoso do carioca, isso mostra que o time começa a dar sinais de maturidade. Saber jogar contra times inferiores tecnicamente é um passo importante para um time que é sabidamente de excelente nível técnico, e que ao longo do ano vai ter uma enxurrada de desafios como esse.

Zé Ricardo com seu jeitão conseguiu trabalhar a inteligência emocional do grupo que parece não se abalar com alguns momentos de pressão, vide o jogo contra o vasco no último sábado. Esse trabalho psicológico iniciado ano passado já dava indícios de que seria um diferencial, ou você não lembra do jogo contra o Palmeiras, na casa do adversário, com um a menos, que a vitória por pouco não veio? Ou o jogo contra o Corinthians, em que estivemos atrás duas vezes no placar e tivemos tranquilidade para buscar o empate?

O time já sabia se comportar diante da pressão, faltava uma pitada especial para o tempero acertar o ponto, faltava toque de mestre na equipe, e nessa pré-temporada parece que Zé conseguiu esse toque. Além disso não se pode deixar de citar a bela capacidade de encaixar as peças no elenco, harmonia é um grande quesito para definir um time campeão e a do Flamengo com certeza passa por 2 jogadores: Diego e Réver, que chegaram, entenderam o espírito rubro-negro e capitaneiam esse time com maestria.

Enfim, para muitos o ano está apenas começando e é prematuro dar esperanças de que será um ano diferente, mas para ganhar uma maratona o sprint inicial é tão importante quanto o final, e o nosso sprint inicial está deixando os adversários bem para trás!

Com calma e tranquilidade vamos empilhando gols, quebrando tabus, alcançando vitórias e dando ao torcedor a expectativa de enfim termos um ano à altura do Flamengo. Que venham os títulos, e que a Inteligência Emocional se destaque, pois os maiores desafios ainda estão por vir.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda? Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !É Mengão 24 horas!

 

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Muitos reclamam que vem faltando raça...discordo em parte, o time as vezes parece ser realmente meio burocrático e sem "sangue", mas eu vejo essa inteligência emocional como fator mais importante...o Flamengo joga tranquilo, sem afobação e esse ano, considerando apenas esse começo, não senta mais no resultado.
    SRN

  • Excelente texto! Um dos segredos dos times argentinos e europeus, mesmo alguns sendo inferiores tecnicamente do que os do Brasil, é a inteligência emocional...Se o fla consegue juntar isso teremos grandes chances de ganhar a liberta! SRN

  • Qualidade é óbvio que temos, evidente. Tanto nos 11 titulares, tanto no elenco.

    Dito isso, se somarmos esse equilíbrio, ai é certeza de que ganharemos algo grande.

    A torcida pode ajudar a ultrapassar períodos turbulentos. Lembrando que a libertadores é o ano todo, podemos ter um mal momento justo em fase decisiva, mata mata. Esse é um ponto. Vamos perder e empatar, as vezes seguidamente. É preciso manter a calma e o equilíbrio pra recuperar sequências de vitórias.

    • Pois é, a torcida tem que esquecer os problemas quando a bola rolar e trazer a vitoria no grito!

    • Ruan, quando você fala: "Vamos e empatar seguidamente", já estás prevendo o Zé cometendo um erro atrás do outro!

  • o time é forte psicologicamente...única vez que os vi abalados, mas foram roubados, foi no 4x1 na arena arbitrarinthians...

  • Acabou de ser sorteado o mando de campo a favor do Fluminense!
    Seria mais um teste de nervos visando a Libertadores pro Mengão enfrentar um FLAxFLU com torcida única do Fluminense!

  • Atualizando informações, segundo o tempo real do GE: O mando do jogo será das flores, ou seja se tiver torcida única, só vai ser flor. O panaca do presidente dos chorões ta chorando, falando q se houver só torcida do Flamengo ele não aceita o jogo no engenhão.

    • Queria que nosso presidente lembrasse disso.

      Mas infelizmente, o profissionalismo atinge níveis que, pra mim, beiram a idiotice. Com certeza, na primeira oportunidade, ele tratará essa agremiação Botafogo com igualdade e respeito além do merecido.

      Complicado.

      • Frase reproduzida do tempo real do GE: “Isso porque Carlos Eduardo Pereira disse que aceitaria a torcida do Flu "com todo prazer" mas a do Fla "de jeito nenhum"
        -----------------
        um verdadeiro babaca!

  • NOTÍCIA RECENTE:

    Mando de campo sorteado pro Fluminense.

    Tá ficando bonito em. Quer teste melhor que um estádio inteiro contra?

    O nível de exigência está elevado. Ruim não termos nossa torcida, mas seria um teste interessante pra essa equipe.

    Teremos pressão muito maiores na Argentina, por exemplo.

    • só acho meio dificil a torcida do FLORminense conseguir lotar o engenhão, então no máximo será 1/4 do estádio contra, e o resto vazio... nem aquele campinho de varzea da semi eles lotaram kkkk
      SRN

  • Jogo será no vazião, mando das flores, torcida única ou mista só amanhã. Caso seja única só haverá tricoletes no vazião.

Notícias recentes

Zagueiro do Cruzeiro é liberado pelo STJD e fica disponível para jogo contra Flamengo

STJD julgou e liberou João Marcelo nesta terça-feira (05) O Flamengo deixa a Copa do…

05/11/2024

Escalação: Filipe Luís poupa Gerson e outros titulares em jogo do Flamengo contra o Cruzeiro

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), na Arena Independência Apurado por: Mônica Alves O…

05/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

05/11/2024

Zagueiro do Palmeiras escolhe jogador do Flamengo como o mais difícil para marcar

Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…

05/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

05/11/2024