Jogo adiado? Barrado na vistoria, Crea-RJ pode pedir adiamento da partida

Compartilhe com os amigos

O Crea-RJ pode entrar na justiça para impedir que o jogo entre Flamengo e San Lorenzo, pela Libertadores, não acontece na data marcada. Segundo o órgão, fiscais foram impedidos de entrar no estádio para realizar vistoria.

A presidência e o departamento jurídico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro já foram acionados e, caso não seja nada solucionado, entrará com recurso em liminar para que partida seja adiada.

– O Flamengo está na administração do estádio há uma semana. O Altari, coordenador de segurança do maracanã nos informou que não vamos entrar. Vamos aguardar mais um pouco. Se não for permitido o acesso, vamos entrar com um pedido de liminar para que o evento não ocorra. Não foi nos permitido vistoria o estádio. Quero garantir que as 50 mil pessoas que aqui estarão tenham um mínimo de segurança – disse Jorge Mattos, coordenador da Câmera Especializada de Engenharia Civil do Crea-RJ.

O engenheiro afirma que, nos últimos meses, desde que o Maracanã retornou ao consórcio, o Crea-RJ não teve acesso aos tramites burocráticos.

– Essa é uma vistoria periódica, e sempre tivemos uma relação de excelência com o consórcio que cuida do Maracanã. No entanto, nessa transição entre Rio-2016, consórcio e agora Flamengo,  não tivemos acesso aos tramites burocráticos.  Existe uma responsabilidade profissional que tem que ser respeitada. E se um gerador dá uma pane? Como vamos evacuar um estádio com 50 mil pessoas do estádio. E se houver cadeiras soltas? E os elevadores? Estamos aqui para defender a sociedade – concluir o engenheiro.

O Flamengo alega que foi informado apenas que a Odebrecht – consórcio responsável pela gestão do Maracanã – foi procurada pelo Crea-RJ para uma reunião. Não foi comunicada uma vistoria no estádio. O Rubro-Negro vê a ação entre o Crea-RJ e a Odebrecht, não relacionada ao clube. A orientação dada no estádio é que procurem a sede da Odebrecht.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já liberou. Como esperado.

  • Eles ‘esqueceram’ de vistoriar aquela CICLOVIA que ceifou a vida de várias pessoas. Quem lembra desse episódio?

  • Quanta preocupação! E fazem ótimo trabalho…vistoria 1 dia antes…muito tempo para consertar algo que não passe na vistoria.

  • Pronto, já apareceram!!
    Agora chega de gracinha…..

  • Mais um querendo aparecer

  • O mosaico deveria ser: CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  • Estão fazendo tudo para o Flamengo não jogar no Rio. Segundo o prefeito J. Dória de SP em entrevista na JPan, o Flamengo e o Santos já manifestaram interesse em “alugar” o Pacaembu. Isso mostra a grande diferença em administração. Todas as cidades querem o Flamengo jogando em seus estádios, só não o Rio, que bota banca, impõe dificuldades, procura pêlo em ovo para expulsar o time. Haja paciência.

  • É assim que querem resolver os problemas do Rio de Janeiro, esse é o Estado mais cheio de frescuras em todo o Brasil.

  • Tem dedo de “anti” aí…

  • A vistoria é trimestral e os miserentos não fazem desde outubro, agora querem fazer e tentar acabar com nossa estreia, quem esta mais errado ai, o cara que não deixou entrar ou esses irresponsáveis que sabem que o negocio é trimestral mas querem deixar pra fazer de ultima hora???

  • Sou engenheiro mais o tal do Crea é uma porcaria só serve pra fazer ameaça e receber propina, estão fazendo isso pra ganhar dim nada alem disso

    • Quando li a notícia pensei a mesma coisa

    • Já parei de pagar anuidade do CREA a muito tempo. Essa porra não serve p nada p quem trabalha. Apenas cobra p termos direito a assinar uma obra, por ex
      Se há benefícios com certeza são ridículos.

      • Somente o Crea só compensa pra quem vive de projetos, fora isso nao traz nenhum benefício so ônus.

  • Reynaldo Barros e sua turma deveriam arrumar outra coisa para se ocupar. Não chamam a atenção de ninguém, nada como ir de carona na imagem do Fla para aparecer.

    Só falta agora depois dessa do CREA, aparecer o prof. “Pardal” Moacyr da UERJ identificando “riscos nas obras do Maraca”, o grande comentarista da Globo em Engenharia de Riscos, que comenta desde fabricação de caixas de fósforo a ogivas nucleares… me poupe…

    Quem não é engenheiro pode não entender minhas críticas e ironias, mas quem é vai entender, direitinho…

    CBMERJ liberou, ok, lá tem engenharia de verdade, capacitada. PMERJ liberou, ok, eles sim manjam de reuniões de público no Rio.

    • Tiago,
      aproveitando o papo, o CBMERJ não se ocuparia mais da elaboração/verificação das rotas de fuga e validação de equipamentos de segurança do que propriamente de uma obra?
      O que fica claro para mim é que deveríamos ter um “cook book” do que precisa ser feito para um aparelho esportivo ser aprovado.
      Fazendo um paralelo eu pergunto: o CREA fiscaliza o mesmo estádio quando se ergue uma estrutura gigantesca metálica para os grandes shows que ocorrem? Os projetos são validados, a montagem inspecionada, os operários checados se estão usando equipamentos de segurança, etc, etc?
      SRN

      • Além da aprovação dos sistemas contra incêndio, locais de reunião de público devem obter aprovação do CBMERJ para funcionamento, além das exigências comuns que quaisquer edificações devem atender.

      • Esqueci de responder sobre o CREA. Mesmo eventos temporários devem registrar ART no CREA. Na verdade, no ato de emissão da ART, não há apresentação de projeto. A ART serve apenas para informar ao CREA qual é o engenheiro responsável pelo projeto ou obra.

        Para um engenheiro, ele deve registrar a ART de qualquer serviço, seja projeto, construção, docência, consultoria… Se o CREA vai ao endereço fiscalizar ou não, aí cabe ao CREA.

        Para exemplificar, imagine um desfile de escolas de samba em uma cidade pequena. Monta-se uma estrutura tubular de arquibancadas em uma avenida, requer ART de engenheiro mecânico responsável. Há uma ligação temporária, ligação festiva de eletricidade, ART de engenheiro eletricista e aprovação junto à concessionária local, e assim por diante. Cada sistema instalado, requer seu engenheiro especializado como responsável, declarado por ART.

        • Valeu Tiago! SRN

  • CREA foi a mesma que esperou a ciclovia para depois fazer a vistoria da obra?

    Sexta e Segunda, Gebe e Corpo de Bombeiros estavam fazendo a inspeção no Maracanã. Enquanto isso o pessoal do CREA estava pulando carnaval.

    Amigos, tantos problemas apenas para mandar um jogo, já imaginaram o caos que seria pra construir um estádio?

    • Concordo plenamente com vc, tudo para o Flamengo parece ser bem mais complicado, ou pelo menos mais noticiado.

  • A pratica de futebol no Rio de Janeiro está ficando difícil, o flamengo manifestou vontade (intenção) de construir seu estádio mas não encontra um local na cidade (já que não conseguirá liberação para obra), está reformando o estádio na Ilha (mas também encontrou resistência dos moradores), está tentando mandar um jogo no Maracanã (mas encontra resistência de um orgão a um dia do jogo). Uma observação é pertinente, ontem saiu uma matéria no G1 noticiando que o Prefeito de Londres estava feliz da vida com o inicio da construção da nova arena do Chelsea, segundo ele, servirá para incrementar ainda mais a economia da região.No Brasil, especialmente, no Rio, tem forças estranhas que tentam frear o inevitável sucesso do flamengo.

    • Isso mesmo, Fernando.

    • No Rio, diferentemente de outras cidades, o indivíduo se esforça e torce mais pela desgraça do time que considera rival do que em favor de seu próprio clube.
      Nem mesmo em cidades com apenas 2 clubes de massa se vê este tipo de prática…
      Os caras preferem ver o Maracanã apodrecer a vê-lo rentável e gerando retorno aos cofres públicos pelas mãos do Flamengo.

      Por isso, acho que o Flamengo, se quiser crescer, deve esquecer o Maracanã e a rivalidade com os 3 patetas do Rio!

    • No Brasil só ficam felizes quando incrementam o próprio bolso

  • Esse CREA ta de sacanagem, pq não foi la no Maracanã em Janeiro que seria a vistoria trimestral…

  • Babaquice do CRLH….Isso já passou dos limites. Agora é essa porra do CREA-RJ. VTNC!!!!

  • Sou engenheiro e odeio o Crea. Não me surpreendo.

  • O futebol carioca não vive sem o Flamengo

  • Por que o CREA-RJ não vistoriou a obra na ciclovia, que caiu no RJ, isto sim era atribuição do CREA

  • É impressionante como tem gente que gostar de pegar carona nas costas fla , MDS.
    Por que a M$¨@# do CREA não vai ver as condições das construções feitas na favela ?

  • Amigos Rubronegros, a minha visão do jogo foi bem diferente de alguns de vocês.

    Erros recorrentes e novos erros aconteceram que causaram a nossa perda da taça e de 850 mil reais e, não foram os jogadores responsáveis por isso como a maioria diz.
    Mancuello tem que jogar de titular na esquerda e não de ponta direita, porque a direita é do Berrío.
    DIEGO é o nosso armador e tem de jogar “flutuando” da direita, centro e esquerda, logo atrás dos atacantes e não ser substituído pelo Gabriel e ser mandado recuar e jogar de 2º volante pela direita no lugar do Arão.
    Donatti tem que entrar no time no lugar do Vaz…….
    Vou para por aqui para evitar de aborrecê-los com essa minha repetição!

    Aquele abraço

    P.S.: – Apesar de tantos erros, ainda acredito na qualidade da maioria dos jogadores do nosso elenco que “dentro de campo”, por inexistência de jogadas ensaiadas e escalações e substituições equivocadas e inesperadas, podem fazer a diferença com jogadas individuais e lances criativos que fazem gols e nos dão vitórias.
    É nisso que eu ainda acredito!!!!!!!

    • RECALCADO !

      • Zé Ricardiola S2

      • Kkkk, calma professor, quarta feira vc bota banca

    • Pensei que a matéria fosse sobre o Maracanã.

    • Douglas dou meus parabéns a seu comentário . Penso da mesma forma quanto a formação titular e mantendo Rômulo no lugar do MA e dando um chá de banco p o Arão. Não quero aqui execrar o Zé(mesmo porque não vejo opção no mercado brasileiro melhor que ele) mas que está dando uns vacilos, isso está. Sei tb que quem está vendo os treinos é ele mas p mim o que mais importa é como o jogador se comporta dentro do jogo e não só em treino. Tem que existir um cara dentro do Fla com poder de dar um puxãozinho de orelha no técnico(não pode esculachar mas nenhum time pode criar um ambiente que permita a um técnico se sentir o todo poderoso e imune a tudo e a todos). Repito ainda acredito no potencial dele mas chegou a hora de acordar p a vida e rever alguns conceitos. A Liberta chegou.SRN

  • Mais um querendo aparecer às custas do Flamengo… mais um “preocupado com a segurança” dos torcedores.

  • Isso é só a “amostra gratis” do que o Flamengo passará quando decidir construir seu estádio. Este estado está cheio desses FDP empata fod@. Todo mundo querendo um pouquinho, dá nojo!
    SRN

  • Enquanto o Flamengo n largar essa praga de Maracanã ,vai ficar assim ,vão tentar fazer de tudo pra prejudicar .Porra tem q largar de Maracanã ,.O Maracanã tava lá largado depredado,ai o Flamengo vai lá tira dinheiro do bolso pra fazer abertura do estádio,ai vem o flor a frje , presidente o chora fogo e do vascu qrendo ganhar vantagem , qrendo semi_finais no Maracanã sendo q esse mesmo só vai tá sendo aberto ,pelo o esforço do Flamengo.

  • Sempre aparecem esses burocratas que adoram “ajudar” o Flamengo, sempre vem com esse papo de ajuda e tal, mas esse mesmo órgão quase não aparece quando realmente é preciso.

  • Parece birra com o futebol do RJ.
    Quando o estádio estava abandonado ninguém foi fazer vistoria, agora que o Flamengo arrumou uma solução para salvar o Maracanã aparece uns idiotas querendo atrapalhar.
    Está com cara de que os “fiscais” querem causar para conseguir barganhar um dinheiro em cima.

    • É birra com o Flamengo… No Rio é assim que funciona!

      • Pesa bem mais para o Flamengo mesmo.
        Mas tentaram de tudo fazer o Fla-Flu com torcida única e agora proibir o Maracanã de realizar o jogo.
        Felizmente saiu agora a notícia que liberaram.

  • Onde estava o CREA-RJ quando o Maracanã estava abandonado, jogado as traças, largado de mão ?! Agora já querem aparecer ?! É muita gente querendo aparecer as custas do Flamengo…

  • Fala em jogo adiado e depois fala em adiantamento…. Ou uma coisa ou outra… Kkkkkkkkkkkkk

  • Mal posso esperar pra que a Arena da Ilha esteja pronta pra receber jogos.

  • Acho engraçado como o Brasil está virado de cabeça para baixo mesmo. É o clima de barata voa.
    Conselho Regional agora quer ter poder de polícia para entrar onde bem entender sem passar pelos trâmites regulares? Porque não reivindicaram isso junto à Odebretch? Nunca foi tão fácil achar o dono, basta procurar lá em Curitiba que ele tem residência fixa e com horário marcado de atendimento – não precisa nem conhecer a secretária para agendar uma reunião.
    Em uma nota mais séria, onde estavam esses “intrépidos conselheiros regionais de engenharia” quando o Maracanã estava largado às traças de forma que pudessem engrossar o coro contra esse descalabro apontando o que a falta de manutenção resultaria em termos de deterioração de cada disciplina?
    Resumindo, como diz um comentarista das antigas: O Futebol promove qualquer um.
    SRN

    • e daí que o Crivella autorizou? Mesmo que ele quisesse, o Maracanã é estadual e o Crea também.

      • Dieki, é como eu disse no meu comentário: CLIMA DE BARATA VOA.
        Veja que na minha edição eu disse que o CREA disse ter sido autorizado a ir ao Maracanã – isso significa apenas que terão suas despesas de locomoção ressarcidas.
        SRN

    • Filho, apesar de eu discordar dessa tentativa do CREA de aparecer como importante, o CREA possui sim atribuição legal para fiscalizar obras.

      Qualquer tipo de reforma se enquadra como obra, ou seja, mesmo que o Maracanã estivesse passando por mera pintura, o CREA tem prerrogativa para entrar sem pedir autorização de qualquer órgão oficial, desde que estejam devidamente identificados.

      • Então Tiago,
        Eu tendo a acreditar, e posso estar errado, que o Flamengo e empresas terceirizadas fizeram tudo de acordo com a lei com responsável técnico assinando para cada disciplina.
        Não sei se era o caso de se colocar alguma placa identificando-os como vemos em tantas obras.
        Em outro ponto, será que o CREA reconhece então que foi omisso quando da primeira vez que o Flamengo arrumou o Maracanã após as Olimpíadas? Pergunto porque me parece que se houve uma fiscalização – lá a obra foi bem maior pois envolvia até o sistema de drenagem no gramado por conta da vontade de um coreógrafo em um país sem limites e senso comum – lá atrás o Flamengo não cometeria um erro primário desses de não solicitar a presença do CREA nessa nova empreitada.
        O CREA poderia aproveitar a viagem perdida ao Maracanã para dar um pulo lá na Ilha e ser de valia para o Flamengo mostrando antecipadamente possíveis problemas na montagem que lá estão fazendo do futuro “Carabao Plazza” – aka Caldeirão do Urubu.
        Resumindo, não deveria o CREA primeiro tentar contato com os responsáveis técnicos das obras para já ir tirando suas dúvidas? Depois sim a visita técnica. A menos que tenha ocorrido alguma denúncia na Prefeitura.
        SRN

  • Porque não fiscalizaram a ciclovia na zona sul que veio abaixo? não dá dinheiro?

    • Pois é, não tinha ninguém pra extorquir

    • $$$$

  • Os caras querem saber se alguém pagou a ART e se alguem recolheu a COntribuição Anual, só pensam em aparecer. Enquanto isso estradas e viadutos caem, prédios caem, navios afundam, sem nunca terem visto um unico vistoriador do CREA. São milhares de ARTs registradas por dia no site do CREA, sem que nenhuma obra projeto ou construção seja vistoriada. Agora vai ter jogo no Maracanã, então precisamos vistoriar. CREA, CONFEA, OAB, Sindicatos, todos parte de uma estrutura extorsiva que se diz a favor do cidadão, mas existe para se auto-sustentar e sustentar politicos mal sucedidos. Eu sou engenheiro, e tenho asco dessa raça….

    • Anuidade em 2017: R$ 529,95..

      Tá bom assim?

      • Eu paguei 450 porque paguei até 31 de Janeiro….um assalto para nenhuma prestação de serviço…bando de sanguessuga fdp!!! Pior é que se alguma coisa der errada com qualquer obra, projeto e construção, o CREA não tem nenhuma função efetiva nem responsabilidade, e todos seremos processados pelo Código Civil. Se o CREA acabar amanhã, vamos levar 12 meses para saber que acabou…orgão inutil, parte do custo brasil…

        • Perfeito!

        • Ou seja. Parecido com o CRM. Serve pra nada

      • A minha OAB está mais R$ 700…

        • pelo menos sua OAB te garante uma série de benefícios como um escritório, caso você não disponha de um. Além de ser uma entidade atuante e reconhecida. O Crea não te dá nem um copo d’água, pelos 530 mangos.

        • Putz…

    • Eu tô fazendo engenharia elétrica, após recém formado tem que pagar essa bagaça?

      • Madruguinha, tem que pagar anualmente….e se for RT de projeto, obra ou consultoria em engenharia tem que pagar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). O CREA é um grande cartório, e como os cartórios não presta nenhum serviço de verdade…só papelada…

        • Falta tempo ainda kkkk, uns 4 anos. Valeu.

  • Fudeu!
    O erro do Flamengo foi ter falado que tem dinheiro. Agora todos tem olho grande e inveja.
    Tudo vai ser mais caro pro Flamengo desde jogador a aluguel de estádio. Vão dificultar o máximo possível tudo,sempre vao tentar atrasar o clube.
    Infelizmente os times do Rio não tem estádio,somos dependentes do Maracanã.

    • É isso mesmo, um torcedor preocupado com o futebol carioca e não só com o próprio time!? Será que vou ter que respeitar mais ainda os tricolores? Parabéns pela colocação imparcial.

    • Cara, estou virando seu fã !!!!

  • Porque não deram as caras quando o Botafogo queria que a final da taça Guanabara fosse no Maracanã?

  • Onde estava o CREA-RJ quando foi construída aquela ciclovia que caiu no mar?

    • recolhendo ART, e dando entrevistas para a TV de que a ciclovia caiiu porque foi mal construida (quem não sabe??)?? só querem aparecer e mamar nas tetas do profissional liberal e das empresas, não fiscalizam nada e não tem poder de nada, mas podem gear uma tremenda dor de cabeça para quem quer trabalhar…

    • Bem lembrado.

  • Se isso for verdade e a partida for adiada, acho melhor todos os clubes do RJ fecharem as portas e a gente acabar com esse negócio de futebol… É muito malandro querendo aparecer…

    Até parece que estamos numa cidade ordeira e organizada…
    Por que o CREA-RJ não sobe favelas para fazer vistoria? E as construções de milionários ao longo da costa do estado?

    Na boa, o Clube de Regatas do Flamengo deveria se mudar para outro estado!

    • Não sobe favela pq não vai conseguir dinheiro lá e as construções na costa estão lá pq pagaram propina para liberar, agora estão querendo ganhar uns “trocados” do Flamengo.

      • É muita sacanagem!!!

  • “Jogo adiado? Barrado na vistoria, Crea-RJ pode pedir adiantamento da partida” alguma coisa errada n esta certa…

  • Vistoriar passarela/ciclovia ninguém quer né….vão caçar dinheiro em outra vizinhança, ratos corruptos!

  • O único jeito de impedir os caras de arrumar uma desculpa pra não deixar a partida acontecer é deixar eles fazerem essa vistoria logo.

    • Eles querem dinheiro, vão implicar com tudo, se tiver uma torneira pingando eles vão falar que o sistema hidráulico está comprometido e que não há condições de receber o jogo.

      • Então eles deviam pedir pra vistoriar o dinheiro dos ingressos kkkk.

  • Cara.. só falta encontrarem um “problema estrutural” em um estádio praticamente novo.. tão querendo atrapalhar msm.. o Flamengo deveria liberar uma nota a respeito disso.. tá meio confusa essa história!

  • Aonde é que estava o Crea quando o Maracanã estava sendo estuprado pela Odebrecht e pelo Sérgio Cabral Filho?

    Aonde eles estavam quando foi noticiado o abandono do estádio?

    Aonde eles estavam durante as melhoria que o Flamengo fez?

    Agora que está tudo pronto, querem aparecer?

    VSF

  • Tão querendo ingressos grátis.

  • Quem faz vistoria de segurança da torcida é o corpo de bombeiros. Quem permite eventos em estádios é a polícia militar e o corpo de bombeiros e ambos APROVARAM o jogo. O maracanã náo e o carro alegórico do paraíso do Tuiuti e unidos da Tijuca, logo CREA, vá inspecionar esses carros e deixe o mengão em paz.

    • Perfeito!
      Todo mundo quer se aparecer às custas do Mengão!
      SRN

    • Na realidade, o CREA pode fazer a vistoria sim e com base no laudo estrutural liberar ou vetar o evento. O que me deixa encucado é o fato de que querem efetuar essa vistoria a um dia do jogo, muito estranho. A vistoria do CREA deveria ter sido a primeira solicitada, antes mesmo dos bombeiros. Parece algo pensado para atrapalhar, não estou acusando ninguém, porém está muito estranho.

      • Claro que pode, mas no que diz respeito a estrutura como você disse, mas o estadio é novinho. Será que foi feito com cimento CP XV?

  • Quem foi que escreveu essa matéria? Vários erros gramaticais…Será que é verídica?

    • Horrivel mesmo.

  • Sou engenheiro civil, acho que isso é exagero, o maracanã é um estádio praticamente novo, não acredito que tenha qualquer tipo de problema estrutural, pode ser que tenha problemas da ordem elétrica e hidráulica devido ao abandono, mas nem nesses casos acredito que tenha.

    • Isso mesmo André, como falei noutro comentário, a vistoria é pertinente, porém deveria ter sido a primeira solicitada, antes mesmo dos bombeiros. Solicitar essa vistoria a um dia do jogo soa estranho.

  • sempre tem um querendo seus minutos de fama… os bombeiros já não tinham aprovado?

  • Cara! Tem sempre um mané querendo aparecer! Passou agora no RJ TV que uma equipe do Crea foi vistoriar o Maracanã e não teve autorização para entrar. O camarada que com certeza é anti disse que vai na delegacia dar parte do ocorrido e entrar com uma liminar para proibir o jogo. Zé ruela danado. Mengão incomoda muito. Contra tudo e todos

Comentários não são permitidos.