Jorge no Monaco: paciência, adaptação “incrível” e torcida de longe pelo Fla

Compartilhe com os amigos

Há cerca de um mês e meio o lateral-esquerdo Jorge trocou o Flamengo pelo Monaco e iniciou, aos 20 anos, sua trajetória no futebol europeu. O camisa 6 custou € 9 milhões (cerca de R$ 30 milhões) e chegou a Monte Carlo com moral – foi a maior venda da história do Rubro-Negro. Mas ele não tem jogado muito por enquanto: atuou por somente 90 minutos até agora, todos na vitória por 4 a 3 sobre o Olympique de Marselha pelas oitavas de final da Copa da França, e de forma improvisada na meia esquerda. Mesmo assim, não tem por que se preocupar. Isso faz parte do processo de adaptação planejado pela comissão técnica do Monaco.

Enquanto isso, Jorge vai fazendo aulas de francês com boa frequência e já consegue se virar no dia a dia, como quando vai a um restaurante. Nos treinos, já entende melhor os companheiros. Com o técnico, o português Leonardo Jardim, a comunicação obviamente é mais fácil, e pequenos detalhes renderam elogios do comandante. Por exemplo: mais à vontade no clima de Monaco, normalmente muito mais frio do que no Rio de Janeiro, o lateral recentemente passou a treinar sem casaco e ouviu de Jardim: “Agora sim! É isso que quero ver”.

O Monaco ainda não liberou Jorge a conceder entrevistas exclusivas para qualquer veículo da imprensa, justamente para que ele se adapte com tranquilidade e comece a falar só quando tiver uma sequência de jogos. A exceção é a zona mista, local onde os jogadores dão breves declarações após as partidas. Na última quarta-feira o time monegasco derrotou o Manchester City por 3 a 1 no Estádio Louis II e conquistou a classificação às quartas de final da Liga dos Campeões. E o GloboEsporte.com aproveitou que Jorge ficou no banco de reservas pela primeira vez na Champions para conversar com ele após o duelo.

– A felicidade foi imensa. Eu estava no banco, ligado o tempo todo. E acho que a adaptação está sendo incrível. Eu achava que não seria do jeito que está sendo. Os companheiros no dia a dia estão me acolhendo de uma maneira muito boa, que eu não esperava. O próprio treinador e a comissão estão sempre no meu pé, pedindo intensidade, pois com certeza o futebol aqui é muito diferente. Então, estou buscando evoluir nos treinamentos do dia a dia e procuro estar sempre estar no ritmo de jogo deles. Agora estamos nas quartas de final, é um momento especial na minha vida. Estava disputando um Brasileiro e uma Copa do Brasil e hoje estou disputando quartas de final de Champions, é incrível. É um momento feliz na minha vida – disse, falando em seguida especificamente sobre sua reação na vitória sobre o Manchester City.

– Fiquei (ansioso). Estava ali no banco um pouco aflito, roendo as unhas. Foi um jogo intenso, até no banco a intensidade é grande (risos). O que mais importa é a vitória e também a classificação.

A concorrência para Jorge na lateral esquerda do Monaco não será fácil. O titular da equipe é o francês Benjamin Mendy, de 22 anos. Mendy vive grande fase no clube e, como consequência, foi convocado para a seleção francesa. Mas ele poder até sair na próxima janela de transferências, uma vez que é alvo de grandes clubes europeus. O brasileiro sabe que precisa ter paciência.

– Sim, tem que ter paciência. Quando o Monaco foi me buscar lá, o objetivo era eu me adaptar aqui primeiro para depois poder pegar o ritmo de jogo. Só de estar disputando com um cara que tem uma moral imensa dentro do clube já é importante para mim. A cada jogo, a cada treino vou vendo a intensidade para, quando tiver oportunidade, botar em campo. 

Apesar do pouco tempo na Europa, Jorge já notou que o futebol é bem diferente do brasileiro. 

– A principal diferença é a intensidade. Aqui tem a força também, estou sempre procurando evoluir nisso no dia a dia. Aqui a intensidade é muito diferente, não pode pensar tanto como no Brasil.

Jorge deixou o Flamengo após ser titular indiscutível do time durante um ano e meio. As boas atuações lhe renderam a primeira convocação para a seleção brasileira, em amistoso com a Colômbia no dia 25 de janeiro – só foram chamados jogadores que atuavam no país, e o Brasil venceu por 1 a 0. Mesmo longe, o lateral não esquece o clube de coração e espera seguir contando com a torcida dos rubro-negros.

– Espero que sim. Como estou aqui torcendo de longe para eles, uns estão torcendo por mim. Meu coração vai estar sempre torcendo pelo Flamengo, porque é o clube que me criou e é um dos motivos para eu estar aqui hoje – afirmou.

O Monaco de Jorge faz grande temporada: é líder do Campeonato Francês – três pontos à frente do PSG -, finalista da Copa da Copa da Liga Francesa – vai enfrentar o próprio PSG -, está nas quartas de final da Copa da França – contra o Lille – e também nas quartas da Liga dos Campeões – o sorteio realizado nesta sexta definiu que o adversário será o Borussia Dortmund, da Alemanha.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/jorge-no-monaco-paciencia-adaptacao-incrivel-e-torcida-de-longe-pelo-fla.ghtml

Compartilhe com os amigos

Veja também