Libertadores é obrigação?

Compartilhe com os amigos

Salve nação rubro negra, a nossa tão esperada estreia na libertadores está chegando, todos ansiosos e empolgados com a busca do tão sonhado título.

Reforços, manutenção do elenco, arena da ilha, a final, estamos nos preparando para buscar não somente este, mas também todos títulos que disputarmos. Tendo um dos melhores elencos da libertadores, estamos preparados para vencer a competição? E pior, temos a obrigação de vencê-la?

Antes de tudo, a resposta é NÃO! É costume do torcedor cobrar títulos e bons resultados quando se tem um elenco bom, isso é normal, porém se tratando de libertadores meu amigo, isso tudo muda, ela é a competição mais 8/80 que você respeita. Sabemos que nela nem sempre o melhor elenco vence e nem o time com maior estabilidade no campeonato, quem imaginava que o São Paulo ano passado seria o time brasileiro que iria mais longe? Exatamente por esse motivo a libertadores é imprevisível, é preciso vencer uma batalha de cada vez, uma competição de 180 min a cada rodada, o que precisamos saber é como jogá-lo.

Para não ficarmos só na base do achismo, vamos analisar alguns dados.

O último time que conseguiu ser campeão 2 vezes seguidas foi o Boca Juniors, em 2000 e 2001, ou seja, de lá para cá nem mesmo um atual campeão conseguiu repetir o feito no ano seguinte. E dos times brasileiros, o último a chegar até uma final foi o Atlético-MG campeão em 2014, times favoritos não tem tido sorte nas últimas edições, quem não se lembra do “super favorito” Corinthians que caiu logo na segunda fase, e o Atlético-MG que não foi muito longe após ter sido campeão. O atual campeão Atlético Nacional que surpreendeu ano passado, perdeu boa parte do seu time campeão, continua sendo um dos favoritos, porém, não com tanta força como antes.

Resumindo: Ser favorito e ter um bom elenco não é garantia de nada, é preciso aprender a disputar a libertadores, um campeonato que costuma surpreender, o Flamengo é um time que vem se preparando para participar de todas as competições que entra para ganhar, não apenas montar um time para ganhar um título exclusivo e depois disso se desfazer completamente. Temos um excelente time, porém colocar qualquer carimbo de obrigatoriedade em uma competição tão difícil é perigoso, quem não se lembra das nossas últimas participações? Sem dúvidas temos um elenco muito superior desta vez, jogadores experientes e uma estrutura excelente para os atletas, o ano é longo e creio eu que ano que vem estaremos ainda muito mais fortes do que nunca.

Esse começo de temporada ainda não foi suficiente para testar ao máximo o time, no Carioca e Primeira Liga não tivemos grandes dificuldades e muitas das vezes modificamos o time para evitar desgaste. A primeira fase da libertadores é o que vai nos fazer crescer e colocar o time no clima de competitividade, passando bem em um dos, se não, o grupo da morte, estaremos certamente preparados para o restante do ano tanto na libertadores como em outras competições. Vamo que vamo mengão!

E você? Acha que Libertadores é obrigação ganhar? Ou fazer uma boa campanha já vai ser importante? Deixe sua opinião nos comentários. 

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ganhar não, mas irmos bem acho que é obrigação sim! Dessa vez não podemos ser eliminados de maneira vexaminosa como nas últimas participações. Acredito que se cairmos na semi-final e lutando, já voltaremos a ter algum respeito. Mas…quem sabe campeões novamente?! Vamos com tudo! SRN!

  • Não é obrigação ganharmos. Porém, temos a obrigação sim de honrarmos a competição, jogar à vera, com foco e dedicação. Sem palhaçadinha esse ano.

    • Perfeito. E o maior problema é o tal do foco. Vejo muita gente esquentando a cabeça por causa de taça guanabara. Toda vez é a mesma estória

  • Já falei vou repetir aqui de novo Libertadores é obrigação de ganhar como você escreve uma matéria dessa seu babaca Libertadores é obrigação se não ganhar o pau vai comer jogador vai apanhar na cara a torcida vai invadir a Gávea vamos apoiar até o final final ganhar vamos quebrar tudo

    • Kkkkkkk! Cara vaza daqui, espécies como a sua já deviam estar extintas, chega ser cômico

    • ai eh machao menino!

  • Convenhamos, o Flamengo não irá ganhar a libertadores, mas tenho esperança e desejo que vá o mais longe que puder, e que pegue o costume de jogar essa competição assim como a Copa do Brasil.

    • Grande torcedor é você…time nem jogou e você já acha que ele “não vai ganhar” por que não tem o “costume” de jogar a competição. Será que o Independiente Dell Vale, time médio do equador sabe? Foi finalista. E o CAM que depois de tantos anos sem jogar o torneio, jogou e ganhou? Libertadores pode-se ganhar a partir do momento que está disputando o torneio (tirando claro times pequenos da Bolívia, Venezuela) então QUALQUER UM pode ganhar e isso inclui o Flamengo, que querendo ou não, possui um dos melhores plantéis da atual competição.

    • Que tipo de torcedor você é obrigação amigo ganha a Libertadores se não O Pau Vai Comer jogador vai apanhar na cara Libertadores é obrigação p**** vamos deixar de vexame

  • o Flamengo tem que chegar pelo menos nas quartas de final, isso é obrigação, e já pensar no ano que vem, buscar ganhar ou ficar numa boa colocação no brasileiro, visando nova participação em 2018, o FLA tem que voltar a disputar essas competições internacionais.

    • Que torcedor você eu tenho que ter chegar na oitavas tem que ganhar p****

  • Mais de 41 mil ingressos vendidos…amanhã a massa vai as bilheterias físicas.

  • A unica obrigacao que se tem ao vestir o manto é suar sangue por ele.

  • O Flamengo não é obrigado a ganhar a Liberta, mas os caras são obrigados a jogar com raça e sem salto alto.

    Qualidade o time tem, se jogar com raça a gente pode ir longe.

  • Flamengo precisa jogar bem…passar para as oitavas é sim obrigação…ganhar não. Jogar bem e com disposição sim (principalmente em casa). Na Liberta flamengo foi do ridículo ao Oba Oba em suas últimas aparições…e precisa mostrar que não é um time doméstico mais. Por isso o maraca tem que estar lotado…é nosso principal jogo do ano…é o jogo que mostrará e conduzirá o ritmo para td o ano.

  • Não existe obrigação , existe sim o time ser lutador aguerrido um time que não se entrega que não aceita perder .

  • Concordo com o texto. Não é obrigação, mas também não podemos fazer feio, e tenho certeza que não vamos. Não é obrigação e sim um grande objetivo. É assim que nós torcedores temos que tratar essa Liberta: UM GRANDE OBJETIVO. Muitas vezes quando tratamos tal coisa como obrigação atrapalhamos o time. SRN.

  • A única obrigação do Flamengo é NÃO fazer vergonha… &;-D

    • Falou tudo mano, pq nossas últimas participações na liberta foi de doer os olhos. SRN

    • Exatamente…fui testemunha presente e vivo de quase tds estas vergonhas.

    • Concordo plenamente!

Comentários não são permitidos.