Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Máquina do Esporte: “Flamengo lucra com Maracanã”

Redação
Redação
Publicação: 11/03/2017
28 Comentários
Atualização: 11/03/2017
Compartilhar

O Flamengo não sabe onde jogará os próximos jogos da Libertadores, mas, após a partida de quarta-feira, contra o San Lorenzo, há uma certeza na Gávea: atuar no Maracanã pelo torneio sul-americano será lucrativo. Mesmo que o time tenha que colocar dinheiro no estádio para torna-lo viável a receber um grande público.

Foi isso o que o borderô do jogo de quarta-feira, revelado na última quinta, apontou. Para fazer as reformas básicas no estádio, chamadas no documento de “custos de infraestrutura”, o Flamengo investiu R$ 1,7 milhão na arena, que foi reformada para a Copa do Mundo de 2014 em obra que custou mais de R$ 1 bilhão ao Estado.

Com outras despesas, como os R$ 424 mil de “custo operacional”, o Flamengo teve que pagar quase R$ 3 milhões para atuar na arena carioca, um custo fora da realidade comum. Seria um problema se os mais de 60 mil pagantes da partida não tivessem gerado quase R$ 3,7 milhões em renda. Ou seja, o clube ficou no lucro. O maior já alcançado neste ano, por sinal.

“A operação correu muito bem. As bilheterias suportaram o enorme número de troca de ingressos. E, tirando Copa do Mundo, batemos o recorde de número de acesso ao estádio por minuto. E o torcedor encontrou um estádio limpo, seguro e em ótimas condições para promover sua festa”, comentou o diretor de novos negócios do Flamengo, Marcelo Frazão.

O sucesso, claro, se deve ao alto apelo da Libertadores, além do próprio retorno ao estádio mais tradicional do Rio de Janeiro. Em comparação, o Flamengo somou apenas R$ 2,1 milhões em bilheteria contando os cinco jogos em que foi mandante no Campeonato Carioca e na Primeira Liga.

No momento em que a licitação da gestão do Maracanã tem sido negociada, o Flamengo também ganhou força nos bastidores com o sucesso de público da última quarta-feira. Recentemente, a parceira do time no processo público pelo estádio, a GL Events, se retirou das negociações. Atualmente, apenas a francesa Lagardère está na disputa.

Para ampliar a força do time, na quinta-feira o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) sinalizou a necessidade de Flamengo e Fluminense utilizarem o Maracanã constantemente para torna-lo financeiramente sustentável.

“Muito mais do que o resultado financeiro positivo, o principal foi ter permitido o renascimento do Maracanã”, exaltou Frazão.

Fonte: Máquina do Esporte

Assuntos:FlamengoLibertadoreslucroMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
28 Comentários
  • Almir Albuquerque disse:
    11/03/2017 às 10:49

    Ainda não entendi essa matemática. Pelo que eu entendi, lucrar 700 mil de uma renda de 3,7 milhões é ridículo. Mas eu não sei se foram contados os 2 milhões investidos.

    Reply
    • Aldrey disse:
      11/03/2017 às 10:54

      Foi sim. Pelo que li, descontaram o que foi investido, ferj e todos os demais pagamentos que no final dão um bom montante.
      SRN

      Reply
      • Almir Albuquerque disse:
        11/03/2017 às 11:02

        Valeu meu chapa.

  • marcondes Alves disse:
    11/03/2017 às 11:28

    eu não entendo porque a FERJ ganha em um torneio internacional, a commebol tudo bem mas a FERJ não da pra entender o porque ela ganha os 10% em todos os jogos.

    Reply
    • Douglas Reis disse:
      11/03/2017 às 11:32

      Isso são coisas do chamado custo Brasil, por isto o pais está nesse atraso

      Reply
    • Douglas Reis disse:
      11/03/2017 às 12:10

      As empresas daqui não vão pra frente, para tudo que você tenta há um “sócio”.

      Reply
    • Watson Luiz Pereira disse:
      11/03/2017 às 12:23

      Pelo clube ser federado no RJ,se fosse em qualquer outro estado as federações lucrariam….Só a porcentagem é extorsiva…e é isso q o EBM luta hj…a ferj lucra 10% enquanto outros estados gira em torno de 3% 5% no máximo

      Reply
  • Gracilio Kondo Raposo disse:
    11/03/2017 às 11:58

    O investimento alto que teve retorno e não duvidem que o clube deve provavelmente ter “desconto” ou ficar isento de pagar para jogar novamente no estádio em face da recuperação que o clube praticou, pagando contas, recuperando gramado e demais instalações para propiciar conforto e segurança pro espetáculo.
    Além disto, traz um importante componente as decisões sobre o futuro do Maraca demonstrando que tem condições de conduzir sua administração com louvor sem intermediações que encarecem o valor e ainda não dão garantias de manutenção do estádio.

    Reply
  • Douglas Reis disse:
    11/03/2017 às 12:09

    A GLS não saiu do negócio mas esfriou, pois não há segurança jurídica, querem vender um concessão que foi claramente fraudada pela quadrilha do Cabral para beneficiar o esquema. A GLS tem medo do MP entrar e cancelar a concessão que ela comprar da Odebrecht. Por outro lado o estado tem rabo preso com a empresa mais corrupta que já existiu no pais, não quer cancelar a concessão pois quer que a Odebrecht tenha algum retorno. O certo é cancelar a concessão e abrir nova, vamos torcer pro Pezão cair e entrar alguém menos corrupto que faça a coisa certa.

    Reply
  • Diogo disse:
    11/03/2017 às 12:35

    O Fla sabia que o lucro seria “pouco”. Ao menos prejuízo não deu. Certo é que contra o Atlético-PR não serão necessários tantos reparos/melhorias assim.

    Reply
  • Eduardo de Freitas disse:
    11/03/2017 às 12:41

    Eu diria que o Flamengo conseguiu marcar o seu território, ou seja “pagamos um mijão” no Maracanã para mostrar a todos os concorrentes, invejosos, sanguessugas e secadores quem é que manda naquela bagaça, e também mandamos um recado que dificilmente o estádio conseguirá se manter sem a gente.

    SRN #IssoAquiÉFlamengo

    Reply
  • SergioSarah disse:
    11/03/2017 às 13:20

    Nação boa tarde!!
    Pessoal e podemos lucrar mais ainda. Desculpem minha ignorância, contudo alguém pode me informar se venderam o energético Carabao no jogo de quarta? Pois se não, deixamos de aumentar ainda mais nossa receita!!

    Outra dúvida: Alguém sabe me informar se já estão vendendo as latas do Carabao? Se sim, aonde???. Pois sou do RJ e não estou encontrando. Já fui em diversas distribuidoras de bebidas e supermercados ( Mundial, Carrefour, Assaí e Prezunic) e não encontrei nenhum estabelecimento realizando a venda.

    Só acho que o Marketing em relação a isso deveria aumentar. Como forma de proporcionar um incremento nas vendas, ainda mais nesse início onde a bebida é novidade no mercado!

    Aguardo esclarecimentos Nação!!
    SRN!!!

    Reply
    • Romulo disse:
      11/03/2017 às 15:35

      No maracanã estava vendendo e acabou rápido, nas lojas espaço rubro-negro também está vendendo.

      Reply
    • Rômulo Gonçalves disse:
      11/03/2017 às 16:04

      Durante o carnaval, vi por aqui que estavam vendendo no calçadão de copacabana!
      Na minha opinião, tinham que batizar a arena da ilha de “Arena Carabao”

      Reply
      • André N Lessa disse:
        11/03/2017 às 17:06

        Carabao Plazza – O Inferno Rubro Negro
        SRN

    • BVZ Top disse:
      11/03/2017 às 17:02

      Venderam 5 mil e esgotou antes de começo do 1º tempo. Diz que os tailandeses até arregalaram os olhos.

      Reply
  • Ciro Martins disse:
    11/03/2017 às 13:42

    Demos só uma sinalizaçãozinha para ver quem é que manda na casa. Flamengo o grande trem pagador do futebol brasileiro, Maracanã sem Flamengo não existe, futebol brasileiro sem Flamengo não existe também.

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      11/03/2017 às 17:40

      “Maracanã sem Flamengo não existe” — Por isso é que considero que NÃO precisamos de um estádio próprio de grande porte. Um modesto e mediano de apenas 30mil, bem projetado tendo em mente uma excelente relação custo vs benefício, atenderia maravilhosamente para boa parte dos jogos, ao passo que os grandes confrontos DEVEM ser no Maracanã! &;-D

      Reply
      • Rezina disse:
        11/03/2017 às 21:40

        Perfeito! Melhor pagar taxas eventuais em grandes jogos no Maracanã que taxas em todos os jogos pequenos lá.

  • Tulio Mêne Melo disse:
    11/03/2017 às 15:16

    Matemática:

    Renda: R$ 3.700.000,00
    Custo Infra estrutura: R$ 1.850.000,00
    Custo operacional: R$ 500.000,00
    Custo ferj: R$ 370.000,00
    Custo Comembol: R$ 200.000,00
    Penhora trabalhista: R$ 125.000,00

    Total Lucro: R$ 650.000,00

    Bom próximo jogo, se tivermos o mesmo público:
    Iremos ganhar: 650.000,00 + 1.850.000,00 =
    R$ 2.500.000,00 ( dois milhões e meio de lucro )

    Reply
    • Rômulo Gonçalves disse:
      11/03/2017 às 16:01

      Aproximadamente 2/3
      Será um valor justo para o Mengão!
      Esse lucro é a prova cabal que justifica, o porque de tantos sanguessugas, não aceitam largar o osso!
      O maracanã é sustentável e aparentemente, sustenta muita gente!

      Reply
    • André N Lessa disse:
      11/03/2017 às 17:05

      Nessa conta não teria também de entrar o valor arrecadado com os bares e estacionamento?
      SRN

      Reply
  • Rodrigo Andrade disse:
    11/03/2017 às 16:03

    O Flamengo precisa de um estádio próprio, pois não é lucrativo jogar todas as partidas no Maracanã e nem está disponível, sempre tem um evento ou uma frescura qualquer no Rio que ocupa o Maracanã, o Flamengo precisa de um campo pra jogar sempre lá, todos os jogos como mandante, o Corinthians tbm tinha forte relação com o Pacaembu, mas não pensou duas vezes quando teve a oportunidade de construir um estádio próprio e agora manda todos os jogos lá, inclusive jogos do Estadual.

    Reply
  • Madruguinha disse:
    11/03/2017 às 16:04

    Uma coisa que eu não entendo, por que raios a FERJ tem cobrar se a competição nem é dela? A Conmebol tudo bem, pela organização, mas a FERJ?..

    Reply
    • André N Lessa disse:
      11/03/2017 às 17:04

      Resquícios das Capitanias Hereditárias que geraram tantos efeitos nefastos em nosso Brasil como autarquias que existem apenas para tirar dinheiro, etc, etc
      FERJ nada mais é do que o Xerife de Nottingham das “terras fluminenses”;
      SRN

      Reply
  • Arcanjo Luz disse:
    11/03/2017 às 17:06

    Se o MARACANA não for SOMENTE NOSSO. Esqueça o MARACANA. O FLAMENGO com seu ESTADIO PROPRIO para 60,70 MIL PESSOAS montando BONS TIMES, sua RECEITA sera INCOMPARAVEL. Fora a MULTIPLICACAO do SOCIO TORCEDOR. Que iria DISPARAR. Ficar DIVIDIINDO RECEITA com FERJ SALAFRARIA e RIVAIS nao cabe mais para o nosso GIGANTE FLAMENGO.

    Reply
  • Mariano Gomes disse:
    11/03/2017 às 17:57

    Situação interessante, e ao mesmo tempo esdrúxula, ocorre nesta relação CRF X Maracanã; pois se durante anos o Flamengo não necessitava de um Estádio próprio, pela existência do Maracanã, hoje a situação é outra, onde o Flamengo necessita de um Estádio próprio, justamente por causa da existência do Maracanã. Pois o que temos hoje, é um Estádio que a cada dia se verifica quase que inviável, dada toda sorte de falcatruas que o mesmo vem verificando, pois a roubalheira desde a sua superfaturada reforma, seguida de uma licitação das mais duvidosas, têm feito de um Estádio que tinha tudo para ser um “case” do mundo dos negócios, tornando-se um mero caso de polícia.
    SRN

    Reply
    • Arcanjo Luz disse:
      11/03/2017 às 22:39

      Colega, com certeza. Concordo. O que e INADMISSIVEL e a DIRETORIA insistir na PARCERIA com esse clube de merda FLU-C. Sua torcida nao chega nem 1/3 da nossa e quer ter o MARACANA a sua DISPOSICAO. EU jamais vou CONCORDAR com esse DISCURSO desta DIRETORIA em ficar com este PENSAMENTO. Tem torcedor ainda que pensa assim. O que ten que haver e um POSICIONAMENTO mais RADICAL perante ao MARACANA, FERJ e GOVERNO. Somos MAIORIA e acabou. A quanto TEMPO o FLAMENGO esta nesta SITUACAO RIDICULA? Esses POLITICOS anti-FLA so querem CONTINUAR a ARRANCAR DINHEIRO da PAIXAO FLAMENGO. Como sempre discutimos aqui. Se o FLAMENGO ja TIVESSE FEITO uma OBRA num ESTADIO para 35,40mil. A RENDA entraria LIMPA para o CLUBE. O FLAMENGO ten que ter seu ESTADIO PROPRIO com suas CORES com seu MUSEU e etc…Pois EU nao aguento mais ter um ESTADIO que nao possa ser REALMENTE do FLAMENGO. Acho uma tremenda BURRICE pensar no MARACANA nessas CONDICOES. INDEPENDENTE do que pensamos dele para o FLAMENGO. Ou o MARACANA e so nosso ou nao e de mais ninguem. Que vire um ELEFANTE BRANCO para SHOWS, EVENTOS, JOGOS BENEFICIENTES e etc… So que infelizmente pelo que EU vejo a DIRETORIA nao pensa assim.

      Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 24

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

7 1

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo