Mattos: “Sem Maracanã, Fla retoma projeto para estádio, mas enfrenta travas e tempo”

Compartilhe com os amigos

Com a aproximação do acordo entre Odebrecht e Lagardère pelo Maracanã, a diretoria do Flamengo retomou na semana passada os projetos para estádio próprio que estavam adormecidos no clube. A questão é que esses projetos ainda são embrionários, enfrentam travas de regulação e de dinheiro e levariam no mínimo três e meio ou quatro anos para serem concluídos.

Por isso, em paralelo, dirigentes do clube vão continuar a pressionar pela anulação da concessão do Maracanã, o que travaria a venda para a Lagardère. Além disso, há uma aposta que a longo a empresa não sustentaria financeiramente a administração do estádio sem o Flamengo.

Enquanto isso, há várias ideias na mesa que voltaram a ser discutidas no clube. Há desde o projeto expandido de um estádio na Gávea até terrenos em Niterói e para além da Barra da Tijuca. Houve uma série de oferta feitas aos dirigentes rubro-negros de terrenos, boa parte deles inviáveis.

O projeto que ganha força é da construção do estádio na Gávea. Inicialmente, a diretoria do clube pensava em uma arena butique (20 mil lugares) por ali e já tinha levado isso aos órgãos municipais. Mas desistiu da ideia e agora cogita um estádio maior no local.

Para isso, o clube aposta na boa vontade manifesta pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que prometeu aprovar o projeto levar adiante o projeto se chegar a sua mesa. Não existe no momento um projeto pronto para 40 mil. E o apoio do prefeito não é garantia: há vários órgãos inclusive federais e estaduais envolvidos, e a associação de moradores do Leblon, maior resistência à ideia.

Há a ainda o espaço reduzido disponível na Gávea para fazer um estádio de 40 mil lugares, o que geraria transtornos de obra pela região e pela ocupação do clube, além dos impactos posteriores de trânsito. Um exemplo similar é do Palmeiras, que também foi erguido em uma zona urbana densamente populosa. E ali já havia o Parque Antarctica.

Os projetos em Guaratiba e Niterói são mais embrionários visto que ainda teria de se viabilizar o terreno, verificar acessos, transporte. E, no caso de todas as ideias, o Flamengo tem que arrumar financiamento ou uma parceria com alguma construtora, em um cenário recessivo no país.

Dirigentes do clube avaliam que poderiam concluir um projeto desses em três anos. Só que três anos é o tempo só para construção de um estádio sem apressar, nem demorar. Como o clube ainda teria de passar por todos os processos de aprovação e de financiamento, o prazo mínimo mais otimista seria três anos e meio ou quatro anos.

Sem acordo para jogar no Engenhão, e desafeto da Largadère, o Flamengo ficaria no mínimo quatro anos sem um estádio acima de 20 mil lugares no Rio de Janeiro. Neste período, usariam a Arena da Ilha com quem tem contrato de três anos. É para lidar com esse cenário que os dirigentes do clube se articulam em várias frentes.

Fonte: Rodrigo Mattos | UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A Arena da ilha é uma realidade, pode se jogar,enquanto prepara novas frentes.Eu acho que uma Arena Acústica, numa área nobre como a Gávea (Leblon), resultaria em eventos para classe B,A,permitindo uma boa fonte de renda,se puder jogar jogos pequenos ,melhor ainda.Um estádio grande,não é possível em Niterói, seria 40mil em Deodoro (sendo área militar é inviável) Barra,pode ser,mas tudo é caro lá. Fico com pena da maior parte da nossa torcida,não é apenas ingresso,tem transporte, insegurança pública,lanche caríssimo. E se comer no Maracanã era caro,imagina agora.Sendo realista só tem grande terrenos não tão valorizados,em Caxias.Barra é muito caro,acho muito difícil.Por mais que odeie o Maracanã, ainda seria a solução, sem arriscar.

    • Maracanã e estádio na Gávea para 20 ou 25 mil, seria a melhor opção é é a pretendida pela diretora.

  • Bem…se alguém achou que um estádio ficaria pronto em menos de 3 anos (depois da primeira máquina no terreno) vive em um mundo minecraft…creio eu ( torço) que a grande maioria ( torcedores RJ) apoiariam esse sacrifício. Maioria dos jogos do flamengo são para 20, 25 mil (ilha)…e jogos mais incisivos…infelizmente aceitaríamos a extorsão da Lagardere ( se ela resistir 6 meses sem flamengo)…Pessoal é isso aí mesmo…

  • Esse saudodismo exacerbado ao Maracanã beira à insanidade.É semelhante a quem fica afrimando “O petróleo é nosso” (dois discursos bastante antiquados). Se o estádio é nosso, por que temos de implorar pra jogar lá? Por que temos de dividí-lo com outros times? Por que é preciso pagar um aluguel exorbitante? Por que o Flamengo joga de maneira itinerante na sua indisponibilidade por conta de obras e reformas? Hoje é um estádio público tomado de assalto por governos corruptos e empreiteiras corporativistas. Esse discurso não cabe mais.

    Independente do quanto demorar a construir essa bendita arena, nada se compara a décadas dependendo dos outros pra ter onde jogar.Chega!

    • Concordo!
      E acrescento ainda que o retorno financeiro do Flamengo é horroroso quando falamos de Maracanã, uma vez que não podemos nele expor e explorar nossa marca e nem explorarmos a marca do estádio.
      Imagine o Flamengo com estádio próprio? Não vou citar nem os gigantes europeus, mas que o explorasse como o Boca Junior faz na Argentina. O que entraria de retorno financeiro no entorno e no clube seria muito bom. Mas ficamos nessa insistência ilusória de que o “maraca é nosso”. Mas e o dinheiro que circulamos nele? Vamos sustentar um estádio onde todos os outros podem fazer o que querem é um absurdo. Foi um casamento muito bom enquanto durou, mas agora não está dando mais pra suportar a convivência.
      Concordo plenamente, Chega!

  • Ótimo texto… pra quem ainda estava iludido, seja bem-vindo ao mundo real.

  • Não sou do RJ, mas acho que melhor opção é Niteroi.

  • A reforma que o Flamengo fez para o jogo contra o São Lourenço, por um lado foi bom pq mostrou a capacidade do Flamengo com relação ao Maracanã. Por outro lado foi ruim, pq mostrou que não é tão difícil recuperar o maraca. Tivesse deixado o maraca à minguá e se deteriorando, ficaria mais fácil que sobrasse para o Flamengo no final.

  • Tem que ter o estadio boutique na Gavea para substituir a arena da Ilha e construir um estádio grande para no mínimo 70 mil pessoas para grandes jogos, um estádio no estilo dos modernos do futebol americano, com camarotes, restaurantes, lojas etc. Tenho certeza de que o flamengo tem totais condições para isto. Para um time que não tinha nem CT há um ano atrás estamos andando a passos largos.

    • Pra construir um estádio nesse porte citado por vc, necessitaria de um numerário muito grande.

      Donde seria retirado o recurso para a construção desse grande estádio moderno?

      • Flamengo em 4 anos pagou mais de 300 milhoes em divida, quase 100 milhoes por ano. Quando a divida estiver equacionada teremos a verba sim. Ainda mais conseguindo fechar parcerias. SRN

        • Equacionar tudo isso não é uma tarefa fácil, aina mais se quiser continuar com um time competitivo e com capacidade de contratar grandes nomes, além da continuidade da construção do moderno CT, divisões de base e outras atividades desportivas.

          Mas não é impossível realmente, pois teria de haver aumento considerável do ST e tb outras parcerias além da Carabao, que irá injetar 190 milhões durantes os 6 anos de contrato.

          Considerando que um estádio moderno deve ficar na casa dos 350 a 450 milhões, o investimento seria gigantesco se somada todas as questões supracitadas.

          Se eu fosse o Bandeira abriria uma conta só pro projeto da construção o estádio, a torcida Rubro-Negra iria abraçar a ideia.

  • É incrível como tudo no Brasil é difícil.

  • O estadio será na barra, Caxias ou Niterói.
    Caso mais difícil: barra da tijuca.
    Caso mais facil: Caxias e Niterói.

    • Espero que seja na Barra. =D

  • Seria ótimo ter uma arena própria…Mas só a reforma dá ilha já deu para ter ideia do conflito com interesseiros FDP a enfrentar…Nessa reforma uma safada de uma vereadora fez tudo para atrapalhar a reforma…Deve ter recebido uns trocados para isso…Velho no Brasil só tem FDP… Quando vc dá alguns passos a frente, já tem um desgraçado doido para te dar uma rasteira…

  • O flamengo, nunca mas nunca vai ter estadio próprio, o governo do estado e do rio nunca vai liberar as licenças, seria o enterro do elefante branco do maracaná, flamengo vai ficar mais 100 anos na espera o governo do rio e capaz de demolir o maracaná e vender o terreno mas não entrega para flamengo.

    • E com pensamentos pessimistas como o seu, é ai que nunca teremos mesmo. O Flamengo pode e deve enfrentar o governo ou qualquer um para ter direito a sua casa propria, e com o apoio da torcida, conseguira!

      • Eu acho que é o momento perfeito pra aproveitar a fragilidade dos desacreditados políticos. Crivella, já está fazendo média, Pezão só não aparece com medo de ser preso.Pra ficar bem na fita,eles posam com os honestos.

  • Eu, particularmente, acho essa ideia de construir um estádio pequeno acoplado a sede uma coisa ultrapassada do século passado, coisa de time de várzea.
    O Flamengo precisa da sua arena moderna, bonita, grande, com shopping e estacionamento, que caiba tanto para pequenos tanto para grandes jogos.
    O Palmeiras construíu sua arena e tá aí, voando, zero de prejuízo. Pq nao podemos o mesmo?

    • Concordo.

    • Tem muito torcedor que é cagão demais nesse aspecto.

    • Ficou contraditória sua visão ao citar o Palmeiras, pois o Allianz Parque é acoplado na sede.

  • Vai ser mais fácil o Roubinho e ou Eumico da Gama passarem a concordar com o EBM do que o Fla construir um estádio na Gávea para 20 mil pessoas, para 40 mil pessoas só vai sair quando a dengue for extinta.

  • Impressionante a paixão de corno que o Flamengo e alguns torcedores têm por esse Maracanã…

    • Esse saudodismo exacerbado ao Maracanã beira à insanidade.É semelhante a quem fica afrimando “O petróleo é nosso” (dois discursos bastante antiquados). Se o estádio é nosso, por que temos de implorar pra jogar lá? Por que temos de dividí-lo com outros times? Por que é preciso pagar um aluguel exorbitante? Por que o Flamengo joga de maneira itinerante na sua indisponibilidade por conta de obras e reformas? Hoje é um estádio público tomado de assalto por governos corruptos e empreiteiras corporativistas. Esse discurso não cabe mais.

  • A permanência do Damião está “presa” ou ligada ao MILIONÁRIO débito que temos com a DOYEN que de alguma forma ao fim do ano teremos que segurar…
    Acredito que a DOYEN tenha pedido ao Flamengo para mantê-lo em troca de algum benefício futuro.

    Aí entra minha adaptação “livre” ao velho ditado…
    “Manda quem tem crédito a receber e obedece quem é obrigado a pagar e tem juízo…”

    Cirino e Damião… duas sinucas de bico pro Flamengo lidar,

    Sobre esse aspecto, ZRicardo é mais um “peão” a ter que se virar com essa situação entre o que a Diretoria precisa que ele dê seu jeito e faça, em contra partida ao que efetivamente o que ele gostaria de fazer.

    Grande abraço.

    • só pode…

      • Smith…
        O que escrevi aqui está cada vez mais claro a meu ver.
        Mas quando “compramos” o Cirino, estávamos em uma situação ainda embrionária de maturidade no futebol de nossa Diretoria e os mesmos se sentiam pressionados a oferecer uma contratação à nossa exigente torcida…
        Entraram nessa roubada que só o FUTURO acabou revelando por nossa própria e espontânea cobrança e pressão lembra…???
        Infelizmente, o Cirino deslumbrou com o Rio, o Bonde da Stella, acreditou que como estava amarrado ao Flamengo e ainda ao Patético Paranaense, com grana no bolso e recebendo em dia, poderia fazer o que bem entendesse e se acreditou maior que a instituição Flamengo.
        Ontem de novo, andou em campo mais que se esforçou, cabeça baixa e desligado do jogo uma verdadeira íngua, mas fazer o que… precisa de vitrine se quisermos nos livrar dele.
        Não vejo a hora de nos livrarmos dele.
        Grande abraço.

    • Tem toda razão

      • Valeu Rafa…
        Grande abraço.

    • Então nossa diretoria é de panacas, pelo que eu sei a dívida do Damião é do Santos, não temos e nem devemos nos meter em nada disso, estamos pegando prejuizo dos dois lados e garanto que o Flamengo não vai ganhar um centavo de desconto no caso Cirino.

      • Junior… as coisas não são tão simples e as soluções tão simplistas ou fáceis de equacionar também…
        E isso não pode ser tão difícil de entender my friend.

        Saia da posição de “torcedor que está puto” e se coloque na posição de “negociador” existe um que deve e outro que tem o direito de receber.

        Acordos são feitos e pra nós que estamos de fora só algumas vezes podemos perceber algo por uma superfície densa, nebulosa e que se apresenta apenas em reuniões privadas comerciais.

        O Santos precisa se livrar do Damião e para ele não há mais espaço lá.
        A Doyen, tem um produto que precisa de vitrine (Damião), a Doyen, na encolha, favorece a vinda da Carabao para o Flamengo.

        O Flamengo não quer gastar com “atacante” na virada do ano para ser reserva do Guerrero, para saúde dos cofres do Flamengo e manter a exposição do Damião como favor para a Doyen, ( Carabao + Cirino ) renovam seu acordo por APENAS mais 6 meses e resolvem esse problema internamente, e fica bom para os dois.

        Cirino tenta ir para o Inter, a Doyen facilita e não cobra nada por isso ou impõe condições ( talvez lá sua exposição na Série B contra times mais fracos impulsiona-se sua carreira de novo.
        Bom para Fla, Inter e Doyen.

        O que o Flamengo ganharia com isso ???
        Com sua ida para o Inter, TALVEZ a Doyen, rolasse essa dívida mais para a frente e ganharíamos mais tempo para vendê-lo em outras condições de valorização e ainda o teríamos fora da preocupação do ZRicardo em ter que expô-lo no Flamengo, ocupando e tirando espaço de outro melhor e não colocando em risco, pontos preciosos com sua presença em campeonatos importantes desse ano.

        Massss aí entraram os putos do Patético Paranaense e melaram tudo.

        Leia e releia com calma, atenção e entenderá melhor o que digo.

        Tente pensar como um negociador pró Flamengo.

        Grande abraço.

        • Também concordo, Carlos.
          É isso mesmo que ocorreu.
          O ZR não tem tanto amor assim pelo Cirino.
          Eu estava no jogo contra o Ba2cu em Brasília e a torcida toda gritando o nome do Vizeu e ZR colocou todo contrariado o Girino.
          Girino entrou e toda hora era vaiado.

          • Falou Marcus !!!
            Grande abraço !!!

        • Não são? Qual a grande dificuldade de entender que o e todos os seus DIRETORES falharam em Marcelo Cirino ? Merda quanto mais mexe mais fede. Só com o dinheiro do Hernane brocador pagamos o Cirino, abraça o prejuízo e vamos tocar o Flamengo.
          Negociador ? Estão negociando a nossa qualidade técnica e você tenta defender ? Não tem negociação, tem erro, erramos e precisa ser encarado isso, defender isso é abraçar a sujeira que estão fazendo.
          Por que no Santos ele não tem mais espaço e no Flamengo tem ? Qual a lógica disso ? A doyen não tem um produto, ele tem um contrato onde os clubes vão ter que pagar o valor acordado, não tem saída, abraça o prejuízo.
          O Flamengo não quer gastar com atacante pra reserva do Guerrero e paga 300k no Damião? E desvaloriza um jovem atacante ? Menos né.
          Todas essas possibilidades que você citou não estão acontecendo e você só a levantou pra defender a diretoria, santa diretoria…

          • Ok…
            Sua opinião ou a minha não vão mudar NADA do quadro que se apresenta e se desenrola a tempos.
            Tentei mostra-lo o que claramente vem acontecendo e só não vê quem não tem acesso a informações diversas e se atualiza constantemente, ou está buscando conselhos com a IRA que nunca foi uma boa conselheira e acaba optando sem talvez perceber que por algum motivo é “melhor não ver”.
            As cartas vem sendo postas na mesa a muito tempo.
            Gostemos ou não você ou eu.
            Deus te abençoe e proteja.
            Mengão sempre.

            • Que Deus proteja o Mengão de gente mal intencionada…

              • Amém…!!!
                Saudações !!!

    • Seria ,no caso, uma redução do pagamento futuro à Doyen em relação ao Cirino?

      • Olá Vinícius…
        Redução, não acredito, mas um MAIOR TEMPO para o vencimento desse débito, sim.
        Tempo esse que seria conseguido com a maior exposição e seu empréstimo ao Inter…
        Com o empréstimo ao Inter, se o maluco desse certo lá, quem sabe o Cirino não seria comprado uma fatia de seu passe pelo Inter, que os putos do Patético não quiseram aceitar e melaram toda negociação…
        Dessa forma, seriam Doyen, Inter e Flamengo com objetivo de fazer um “rolo” com ele e todo mundo sair ganhando algum, não esquecendo que de vender jogadores o Inter sabe bem…
        Em nosso caso, se já minimizássemos o que devemos à Doyen 50% de nosso débito com essa possível venda do Cirino no futuro, já seria MARAVILHOSO não ???
        E isso seria mais possível, com esse tempo a mais para quitarmos o que devemos no fim do ano, e que com a reviravolta de seu retorno, nem faço ideia de em que “pé de negociação” agora estamos.
        Só sei que o ZRicardo está AGORA DE NOVO obrigado a oportunizar chances de vitrine para essa íngua…

        Grande abraço !!!

  • eu não acredito mas que será construído nenhum estádio seja na Gávea ou qualquer outro local, ficarão nessa lenga, lenga enrolando a torcida até assinarem um acordo para jogar no maracanã, gosta de viver de aluguel ou invés de partir definitivamente para construção de sua própria casa, Tenho uma pergunta o terreno de Niterói onde erá o antigo Carrefour foi realmente oferecido ao flamengo pela prefeitura de Niterói? se foi me parece a melhor opção.

    • até parece que é só estalar os dedos, e tá pronto! Assim do nada, o estádio pronto para 200 mil pessoas…
      Tenha paciência. Os flamenguistas sabem que tem muita gente contra a construção do nosso estádio! Não é só dinheiro, ou a tal associação de moradores. Tem muita política, inveja, interesses financeiros e principalmente, Medo dos adversários…

      • acham que a coisa e igual em desenho.

        • todos sabemos que não é fácil, nem penso que seja coisa de desenho apenas penso que quando se quer algo, se foca nisso e vai a luta, quando fica dizendo que tem varias oportunidades é que não se sabe o que realmente quer e não toma uma decisão. só minha forma de pensa.

          • Concordo contigo, essa tara pelo Maracanã já encheu, é o mesmo quê ficar dando em cima da ex namorada quê está noiva, com a data do casamento marcado com outro, temos quê ter amor próprio e partir pra outra!!!

          • Para se construir um estadio primeiro tem que ter um terreno viavel, (sera que os supostos terrenos apresentados eram?) segundo vasco, terceiro é preciso ter ou dinheiro para faze-lo ou ter parceiros e ai entra como sera esta parceria para não deixar o clube preso a um pessimo contrato, e depois disto ainda temos que conseguir as licenças governamentais para conseguir começar o estadio a Arena Mac Fla demorou tres anos, (agora imagina um estadio onde interesses escussos podem fazer de tudo pra travar) quarto o flamengo ja começou a se mover ao confirmar o interesse nos terrenos falados alem de colocar o morro da viuva em permuta, infelizmente sendo bem otimista estadio mesmo so sairia daqui uns 3 a 4 anos, e estou com vc no caso da gavea (ate porque construir um estadio pequeno e outro grande nao faz sentido) sobre a tara com Maracana e simples o estadio esta pronto e viável financeiramente (desde que bem admistrado) e por isto que eles ainda correm atras e nao por mero saudosismo (afinal estamos falando de empresarios de sucessos, entao resta e esperar e ve o desenrolar dos acontecimentos.

      • por este motivo eu volto a falar que na Gávea nunca terá estadio, nunca permitirão isso, já em Niterói acredito que seria menos complicado, por esse motivo eu não acredito. e outra coisa se quer construir estadio não fica brigando por maracanã, maracanã já foi, o maracanã que era a casa do Flamengo já não existe mas, esquece.

        • Verdade

        • Maracanã é a melhor opção!

    • Eu não sei o que é pior Niterói ou Guaratiba. 2 péssimas opções.

  • W dá ilha ? 3 anos
    SE CAIRMOS NESSA ISCA DA GÁVEA, IREMOS PERDE UM TEMPÃO MUITO PRECIOSO

  • Não sou do Rio portanto não sei como é o acesso e a aceitação do público…
    Mas comprar em definitivo o estádio da ilha após o empréstimo e amplia-lo não seria uma opção mais viável?

    • Geograficamente é disparada a melhor opção o problema é que não é um estádio. É um clube ( Portuguesa) com sede social e uma pequena arquibancada. Para construir um estádio teria que comprar todo clube e acho difícil a população ( o clube tem uma forte ligação com o bairro Ilha do governador) e os sócios apoiarem a venda. Comprar só a parte do campo também não dá. A entrada da arquibancada fixa,por exemplo, é por dentro do clube.
      A idéia é excelente mas acho difícil

      • Niterói é melhor.
        Terreno gigante.
        Transporte por barcas, Ponte, rodoviária ao lado, projeto de metrô, inclusive subaquático, basta agir com inteligência e envolver a iniciativa privada, pois a parte política do município apoia a ideia é o prefeito é forte candidato ao governo do estado.

        • quando eu leio “projeto” no Brasil eu ja desisto…

      • entendi, ai’ fica bem complicado mesmo…

      • O melhor jeito seria transformar a Portuguesa em um clube satélite, garantir um pequeno orçamento fixo para eles e adquirir 50% do estádio. Assim, seria de ambos, e eles não teriam mais dificuldades financeiras. Contudo, não gosto da localização. Preferiria se fosse na Barra, que é, verdadeiramente, o bairro do futuro. Menos ainda no Leblon. Bairro conservador, futuro recinto de idosos. O Novo é a Barra da Tijuca. As classes altas, as empresas, os empreendimentos, estão todos lá.

        • Classe alta na barra? Menos,jogador,menos.
          A melhor das “opções” é a ilha,a localização é ótima.Perto da baixada,perto do centro,perto da zona Oeste, linha amarela,linha vermelha, avenida Brasil

          • Um apartamento na Barra custa 3 milhões, 4 milhões. Quem pode pagar por isso, classe média? Óbvio que é classe alta. Classe média alta e classe alta. A baixada é péssima. Além de não ser na cidade do Rio de Janeiro, não atrai eventos. Temos que estar no centro financeiro e econômico da cidade, não nas adjacências. Olha a vantagem que o Palmeiras leva sobre o Corinthians. Não à toa, foram a maior receita do país. Faturam mais de 100 milhões com bilheteria.

            • Poder pagar é diferente de frequentar estádio. Você acha que quem é rico vai a estádio de futebol? Nunca percebeu que os lugares mais caros não são vendidos em jogos sem muita importância?

              • Depende. Se for classe média alta e alta que ascendeu socialmente, sim. Se for a tradicional aristocracia e burguesia, não. Por isso não quero na Zona Sul, quero na Barra. A Barra está o cidadão comum que se deu bem. Na Zona Sul isso talvez ocorresse.

                • Você deve morar em outra cidade. Não existe jogo do Flamengo que o trânsito não pare em direção a zona sul.
                  Baixo Gavea é tradicional ponto de comemoração de títulos do Flamengo.
                  Tira a Barra da cabeça,além de não frequentarem estádio não tem tanta gente com grana como você pensa. Morar na Barra não custa muito mais que morar na Tijuca

                  • Ah, tá de sacanagem. A região administrativa da Barra tem 650 mil habitantes. Mais 350 mil de Campo Grande, fora outros bairros da ZO, teríamos público mais que suficiente! A maior parte do público, nos jogos do Fla, vem da ZO e da baixada. O trem vai lotado pro Maracanã. Já a Zona Sul, é aquele local com pequenos bairros elitistas, um relicário isolado do resto da cidade, cheio de idosos e conservadores anti-povo. Eu prefiro a Barra, porque a maioria que vive por lá saiu de bairros pobres ao ganhar “algum”. O morador de Bangu que fez uma faculdade, e ganhou dinheiro, vai morar na Gávea? Em Botafogo? No Leblon? Dificilmente. Vai pra Barra, pro Recreio. A renda é alta, e isso não preciso discutir contigo. O IDH da Barra é de 0,959 (maior que da Noruega). Ademais, tudo que há de novo no Rio vai para a Barra. Eu tô dizendo, aquele local é o futuro. Daqui 50 anos, a Barra será “o local”, até por ser um bairro planejado e não ter tantas favelas como em outras regiões. Várias empresas já estão lá.

Comentários não são permitidos.