Mattos: “Vinicius Jr vai estrear no profissional antes de Neymar? Fla ainda avalia”

Compartilhe com os amigos

Melhor jogador do Campeonato Sul-Americano sub-17, o atacante Vinicius Junior voltará ao Flamengo ainda sem data certa para subir ao profissional. O departamento de futebol do clube vai avaliar a situação do jogador com cautela, sem querer apressar sua ascensão. O jogador, por exemplo, nem atingiu a idade de Neymar em sua estreia no Santos.

A diretoria do Flamengo tem evitado comentar especulações sobre o novo jogador, tanto em relação a assédio de clubes de fora quanto de seu início profissional. Até porque há a lembrança dentro do clube de como jogadores são exaltados por torcedores nas categorias de base e isso afeta seu rendimento futuro.

Assim, Vinicius Jr e Lincoln continuarão a fazer parte do projeto ”Pratas do Ninho” enquanto se preparam para ter uma chance no profissional no futuro. Não estão inscritos no Estadual, e não entrarão nesta fase inicial da Libertadores. O Brasileiro, durante o ano, é que seria uma oportunidade para subirem. Por contrato, o destaque do Sul-Americano fica no Flamengo até 2019, quando terá 19 anos.

Em comparação, Vinicius Jr vai fazer 17 anos em julho, e Neymar estreou no Santos quanto tinha 17 anos e um mês em 2009. Rapidamente virou destaque do Santos e se tornou a revelação do Paulista. Seu brilho mais intenso, no entanto, chegou na temporada seguinte com títulos do Paulista e da Copa do Brasil.

Ex-coordenador da base da seleção, Erasmo Damiani, que trabalhou dois anos com Vinicius Jr. na CBF, disse que cada jogador tem seu momento certo para subir. É preciso analisar o físico e a cabeça, e colocá-lo de forma cadenciada. Mas ressalta que há os que queimam etapas com sucesso.

”Os gestores do Flamengo são ótimos. Com a vivência que têm com ele, poderão decidir o momento. Ele pode voltar do Sul-Americano com uma vontade muito grande de sobressair e surpreender. O Gabriel Jesus, por exemplo, a gente sabia que tinha potencial, mas quem achou que ele chegaria tão rápido a titular da seleção? O futebol às vezes é prematuro”, analisou Damiani, que vê grande potencial e boa cabeça do jogador. ”O que ele não pode é ser salvação. Tem que ser como o Neymar (o processo de subida).”

Na seleção, Vinicius Jr teve sua carreira também construídas aos poucos, tendo iniciado pelo time sub-15. Boa parte daquele equipe subiu com ele para o sub-17, tornando-se um elenco que jogou junto durante dois anos até o título do Sul-Americano. Além de Vinicius Jr, o Flamengo recebeu de volta Lincoln, que acabou com cinco gols no torneio, e o lateral Wesley e zagueiro Patrick. Os dois primeiros são presença praticamente certa no Mundial sub-17 na Índia, em outubro.

Fonte: Rodrigo Mattos | UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Neymar realmente era diferenciado mesmo já no início de carreira no profissional. No yt tem muitos videos dele nessa época. Notei que ele tem um diferencial incomum: a tranquilidade com a bola nos pés. Tem jogo dele contra os grandes que ele demonstra bem isso. Eu notei outra coisa: ele sempre ia pra cima tentando uma jogada individual. Mesmo errando, não desistia de tentar novamente. O Vinicius segue o mesmo estilo, vai sempre pra cima, apesar de ser um pouco afoito, mas não desiste em outra tentativa. Tem tudo pra melhorar no profissional.

  • A grande diferença agora é justamente essa, o Vinícius Jr não vem para ser solução de nada. Não vem apagar incêndio do time principal, e ninguém espera isso.

    Temos um clube organizado, um excelente elenco com boas referências técnicas. Só depende do Vinícius agora.

  • Esse jogador não é normal, então não se pode ter uma abordagem normal com ele.
    Esse muleque nesse timaço do Flamengo vai DESTRUIR.
    Flamengo ideal:

    Muralha
    Rodinei – Réver – Donatti – Trauco
    ————-Arão – Rômulo
    ——————Diego
    —-Conca—————–Vinigol
    —————-Guerrero

  • Não acho quo o Vinícius Jr vai voltar a disputar competições de base, deve ficar ali junto com o profissional a exemplo do que aconteceu com Paquetá e outros ano passado, só que como ele é diferenciado isto está acontecendo bem antes

  • Existem diferenças bem claras em relação a formação e uso da garotada entre Mengão é os sardinhas, primeiro que lá a pressão é menor, a diretoria e departamento de futebol deles, não tem receio de enviar logo pra o profissional seus melhores garotos aproveitando boa parte, coisa que não acontece muito no mais querido, é também nossa torcida idolatra na mesma velocidade que os queimam depois, com a falta de paciência e imediatismo.

Comentários não são permitidos.