Maurício Saraiva: Vinícius Jr. Vale um Projeto para 2018

Compartilhe com os amigos

Correndo o risco de ser mal interpretado e chamado de precipitado, no mínimo, estamos diante de uma promessa de fenômeno. Com 16 anos, prêmio de artilheiro e melhor jogador do Sul-Americano conquistado pelo Brasil no Chile, Vinícius Jr. parece estar anos-luz adiante dos demais parceiros da idade, incluindo aí os muitos excelentes jogadores prometidos nesta safra brasileira. Fisicamente, o atacante do Flamengo já poderia ser confundido com jogadores mais velhos, dado seu porte. Tecnicamente, tem fundamentos que independem de enfrentar meninos da mesma idade; é patrimônio dele bater bem na bola, concluir com frieza e dominar a bola como se tivesse nascido abraçado a uma. Emocionalmente, demonstrou no torneio uma enorme capacidade de concentração. Oscilou pouco dentro dos jogos ou de uma partida para outra. Então, Vinícius Jr. tem todos os quesitos prévios para ser considerado, se não se arrepender, um futuro fenômeno.

Aí é que entra Tite.

O ataque da seleção brasileira já tem Gabriel Jesus e Neymar. Douglas Costa, Philippe Coutinho e William são coadjuvantes de primeira qualidade. É neste contexto que está surgindo Vinícius Jr. Logo, ele não é imprescindível, em princípio. O que pode ser feito – e o colunista considera que deve ser feito – é um projeto com o atacante já para a Copa de 2018. Sei que ele sequer foi testado entre os profissionais do Flamengo e nem foi convocado para a seleção sub-20 ainda. A amostragem é relativamente pequena, verdade. Porém, se alguém pode conduzir um processo de amadurecimento precoce do jogador em nome do seu talento, este alguém é Tite. Colocá-lo a treinar com os profissionais da seleção, preparar em conjunto com o Flamengo um plano de reforço muscular, treinar fundamentos específicos, tudo vale ser pensado e cogitado para Vinícius Jr. Falta mais de um ano para a Copa, Barcelona e Real Madrid puseram gente a observá-lo, o garoto já deu entrevista sensata dizendo querer jogar no profissional do Flamengo. É caso de exceção, e como tal merece ser tratado.

Fonte: Vida Real por Maurício Saraiva

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É melhor ler isso do que ser cego

  • Muita calma. O garoto tem 16 anos, nem pra seleção sub-20 foi ainda. Ele vai jogar as Olimpíadas de 2020, vai estar com 19 anos, mas a Copa de 2018 está muito próxima e a seleção não está desesperada por um jogador pra essa posição. Tem excelentes jogadores, com suas carreiras já consolidadas.
    Acredito que se tudo der certo teremos um ataque galático na seleção na Copa de 2022, com Neymar, Gabriel Jesus e Vinícius Jr. Quem sabe com o Lincoln no banco.

    • Na verdade seria o Vizeu

  • GOSTEI DESSE TEXTO

  • Momento agora é estender o contrato do jogador, pra jogar nos profissionais na minha opinião ele tem que fazer uma pré-temporada, até pode fazer um projeto para 2018, mas nada vai adiantar se ele sair de graça em 2019. Jogador e empresário tem que estender o contrato e o FLA colocá-lo no projeto para 2018.

  • Saraiva só pode estar maluco. O garoto tem 16 anos. Deixem ele vingar. Além de tudo, o Tite não sabe trabalhar com jovens jogadores. Era assim no Corinthians. Procurem mais sobre isso e analisem os times do Tite quando era técnico do Corinthians.

  • Na boa,deixa ele la no flamengo quietinho ,é muita coisa pra cabeça do menino.porém parece ser um jogador daqueles que aparecem de 30 em 30 anos,porisso acredito que ja deveria estar nos profissionais,pq a hora que entrar no time não sai mais,ele na frente com guerrero conca e diego municiando….quero ver segurar..

  • Bom, do tema recordar é viver, na Copa de 2012 não levaram o Neymar e o Ganso que já apareciam nos profissionais. Fazer um projeto de seleção brasileira para o VJ seria uma ação bem arrojada para se dizer o mínimo.
    Mas se essa ideia vingar, ela teria de ser, necessariamente, coordenada e implementada em conjunto com o Flamengo. Nesse contexto, até mesmo um reforço muscular seria muito bem vindo, para não dizer fundamental.
    Só para reforçar, apoio psicológico constante e atenção constante em seus estudos também. Poderia se tornar um o piloto de um projeto de alta performance no futebol. A CBF até o momento apenas colhe o esforço dos outros e não participa para que a “lavoura” seja produtiva – olha que nem quero entrar no quanto ela atrapalha com calendários mal feitos, falta de data FIFA, falta de transparência, etc, etc.
    SRN

    • *copa de 2010

  • Difícil ele atingir esse nível tão rápido, até porque o futebol atual é muito físico

Comentários não são permitidos.