Meligeni: “Até quando atletas e técnicos vão fazer de conta que não são responsáveis pelo futuro do nosso esporte?”

Compartilhe com os amigos

Todo mundo já sabe que sou um forte crítico da política esportiva no nosso país. Fico indignado e não respeito as pessoas que têm o poder de mudar as leis e o esporte brasileiro. Sei bem que, com vontade política e amor ao esporte, as coisas mudariam amanhã. Mas por um ou vários motivos eles não o fazem.

Mas nesse quadro de crítica é bom reforçar que não sou bobo nem ingênuo. Muito do que acontece tem seus motivos. Em um país de atletas e técnicos que pensam no esporte e no dia de amanhã, raros são os que pedem, pressionam e se posicionam. Desta forma, fica ainda mais difícil acreditar em uma mudança. Falta união e a maioria só se posiciona quando seu interesse é tocado. Por um bom tempo ganharam as bolsas atleta ou pódio e isso para eles era suficiente. Acharam que seria assim para sempre. Não foi.

Hoje, lendo as notícias, vi que a CBF fez um “lindo” estatuto e se fortaleceu ainda mais para que seu presidente fique, se quiser, mais 10 anos no poder. Vi poucos ou ninguém se posicionando. Mais uma vez vemos atletas “darem de ombros” e não estando nem aí com o esporte ou a molecada que vem. Eles, ao ganhar seu salário, acham que não têm que falar nada. Li também o problema no vôlei e mais uma vez não escutei muitos atletas. Alguns se posicionam, mas sempre os mesmos. Sempre poucos.

Nos outros esportes vemos federações rodeadas por problemas dando risada dos atletas.

Em vez de esperar alguma punição exemplar dos órgãos que têm que punir (que começo a duvidar que um dia puna), não seria a hora de fazer alguma coisa diferente? Podendo até fazer como em outros países, ou seja, lutar de fato pelo seu esporte. Pensei em como seria se os atletas cruzassem os braços por um dia? Aqui no Brasil já tivemos a experiência ao ver atletas sentados no gramado. Será que se o esporte todo fizesse, teria outra repercussão?

Vocês imaginam um dia em que NÃO SE JOGA NADA. Ou mudam as leis, ou não tem mais vôlei, tênis, futebol, judô, tênis de mesa por um dia.

Todos.

Ah, vai se perder dinheiro? As televisões vão reclamar? Pode ser. Mas tenho certeza que depois todos vão se dar melhor. Uma possibilidade seria ver todos os atletas postando em suas redes sociais uma fala dizendo “hoje eu não jogo, não treino” e a imagem do cara colocando o seu uniforme, sua raquete, sua bola, sua luva no chão. Como repercutiria no país? E no mundo? Esse seria a primeira atitude e primeiro aviso.

Isso acontece no mundo inteiro (não sei se em TODOS os esportes já aconteceu). Até na NBA, nos esportes que são super organizados e bem mais justos, já aconteceu uma luta por direitos. Por que aqui não?

Fico impressionado com a falta de atitude dos atletas e técnicos depois de darem a vida pela sua profissão e muitos ou a maioria hoje não terem dinheiro nem pro ónibus, nem pra comer, nem para contratar um técnico ou viajar para competir. E ainda continuam calados e felizes?

Muitos podem dizer: “Agora é fácil, Fino, você de fora cornetando”. Sim, é fácil, mas ninguém percebeu que o esporte no Brasil está morrendo? Que temos menos atletas, menos torneios, menos possibilidades. Esse é um post para fazer o atleta pensar.

Assisti com atenção á matéria na Globo e na Record. As duas falam de legado, as duas falam com atletas. As duas traçam quadros tristes, mas com pouca solução. Sabe por quê? Porque só o atleta e o técnico têm o poder da mudança. Só o protagonista.

Fica a dica. Será que chegou a hora de colocar as cartas na mesa? Chega de ver o esporte em mãos erradas? Chega de aceitar migalhas?

Fonte: Fernando Meligeni | ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nada mais que o reflexo do seu povo. Por isso essa falta de atitude.

  • Se eu fosse um jogador de futebol realizado, JAMAIS jogaria pela seleção… &;-D

  • Vamos incluir também os torcedores que contribuem para a manutenção de safados como Del Nero no poder, que esgotam os ingressos para ver o Neymar e assistem na TV contribuindo para o aumento da audiência que consequentemente atraem mais patrocinadores que por sua vez cagam e andam para a integridade dos dirigentes com quem negociam. Jogadores e técnicos não são mais do que torcedores também que acreditam que não há cumplicidade na manutenção desse sistema corrupto que é a CBF, vamos separar o time da CBF dizem eles, como se uma coisa não sustentasse a outra, como se o Pelé não fosse o Edson quando ele solta as suas famosas “pérolas” geralmente a favor dos que comandam; a alienação é geral todos acreditam estar servindo o país, puro ufanismo para alienados; como diria o sábio: “O patriotismo é o último refúgio do canalha.” E é com isso que o Del Nero conta, com nosso orgulho tolo, de quem recrimina um viciado em drogas que sustenta o tráfico, mas não o que sustenta a corrupta CBF que impede o futebol avance, assim como na política onde não nos sentimos responsáveis. Mais é pedir de mais de um cidadão privado de uma educação crítica, somos produtos desse meio que acovarda, que silencia, que aliena e que nos faz Brasileiros num sentido negativo.
    Porém não se esqueçam hoje tem seleção, hoje é dia de cantar:
    ♫Eu sou Brasileiro, com muito orgulho com muito amor… ♫

    SRN #IssoAquiÉBrasil

    • Me deu vontade de chorar lendo o seu comentário, amigo. É muito triste a situação do Brasil como um todo, não só no futebol. Esses desmandos da CBF só são capazes porque a POPULAÇÃO inteira é conivente com tudo isso. 🙁

  • É verdade isso! Na minha opinião, atletas de grande escala como o Neymar deveriam deixar de disputar jogos por uma entidade corrupta como a CBF, afirmando que só voltariam a defender a Seleção se não fosse pra dar lucro ao bolso desses corruptos. Quem aqui não se lembra do jogo contra Portugal, em 2008, que a rendado jogo foi toda pro bolso desses caras? Fora, ainda, todos os outros jogos… Mas, infelizmente, os jogadores brasileiros são do mesmo nível de safadeza desses caras ( vide a mutreta do Neymar e o pai dele). No futebol, especificamente no último caso do nenê mostra o caráter desses caras. A maioria tudo safado, tirando alguns poucos jogadores. Ninguém liga para o esporte, só reclamam quando é para sí próprio. Nada na honestidade. Tudo na malandragem, esses bando de vagabundo safado…

Comentários não são permitidos.