Mengão fora de casa: precaução ou covardia?

Compartilhe com os amigos

A derrota do Flamengo contra a Universidad Católica deu “pano pra manga” nas redes sociais, pois parcela expressiva de torcedores aprovou a atuação do time, considerando o resultado uma fatalidade alimentada pela expulsão de Berrío e pela falta de sorte em converter em gols as oportunidades criadas.

Por outro lado, muitos rubro-negros não entenderam o motivo de Zé Ricardo, mesmo estando o supracitado velocista colombiano em ótimas condições físicas, ter iniciado o jogo com três volantes de ofício. O próprio lateral direito Pará, antes do jogo, afirmou que o Mengão, pela qualidade técnica de seu elenco, deveria seguir a mesma postura dentro e fora de casa.

A polêmica foi tanta que o ídolo Zico criticou, depois do jogo, a opção de Zé Ricardo, de utilizar um esquema que pouco treinou, dando mais importância à dita força do adversário do que aos potenciais do próprio Flamengo. E mesmo sendo Zico, o imortal, emérito conhecedor do Clube, alguns torcedores chegaram a dizer que ele é um técnico medíocre e que teria visto outro jogo.

Enfim, volto a dizer que vejo qualidade em Zé Ricardo. Ele está no Flamengo desde as divisões de base, tem o elenco na mão e é melhor, a bem da verdade, que 90% dos técnicos disponíveis no mercado. Isso, porém, não o exime de críticas. Ele mesmo admite sua inexperiência e precisa, na minha visão, queimar etapas no seu amadurecimento para que consiga permanecer por muito tempo no comando técnico do time de maior torcida do Brasil.

Particularmente, não sou contra o técnico variar esquemas, desde que treine isso com mais constância e que a opção escolhida se mostre imprescindível.

Ademais, mesmo sendo amante do futebol ofensivo e bem jogado, reconheço que, algumas vezes, o técnico precisa, percebendo o poderio do adversário, lançar mão de formações mais defensivas, desde que não deixe de concatenar boas opções para o contra-ataque desde o início da partida.

No entanto, Zé Ricardo lançou três volantes e desfez um esquema que vinha dando certo e originando várias goleadas, inclusive contra os argentinos do San Lorenzo, para fazer frente a uma Universidad Católica com potenciais apenas razoáveis. O único jogador veloz em campo era Everton. Ora, não iríamos enfrentar um Boca Juniors, com um elenco forte, em plena La Bombonera. Conservadorismo foi excessivo.

O Flamengo chegou a fazer um jogo ruim? Não. É claro que teve algumas chances não convertidas de gol, mas a maioria em bolas paradas. Todavia, o Mengão fez um jogo visivelmente abaixo de sua capacidade. Com a formação comum e Berrío desde o início, criaríamos mais chances, certamente, e não seria difícil imaginar um placar favorável de 3 a 1 para nós, por exemplo.

A precaução deve depender sempre do poderio técnico do adversário, especialmente em um momento que o Flamengo voltou a possuir, finalmente, um elenco à altura de suas centenárias tradições.

Até porque, derrotas fora de casa, decorrentes de uma postura excessivamente acanhada, deixarão o time extremamente pressionado para a partida no Rio.

Em enquete que realizei recentemente no Twitter (https://twitter.com/csampaio_pele/status/843954747048677376), 65% da torcida defende que o time se poste ofensivamente quando jogar fora de casa, 25% concorda que o esquema deve depender do adversário e apenas 10% vislumbra recomendável a utilização automática do sistema defensivo longe dos próprios domínios.

Obviamente, a pressão das torcidas adversárias sempre será grande, especialmente em jogos da Taça Libertadores da América, mas isso não significa que o Mengão deva abandonar a audácia e abrir mão de suas melhores e mais conhecidas armas pelo simples fato de jogar fora de casa.

A inteligência, essencial no comando técnico futebolístico, não pode nunca resvalar ao terreno da ambição tacanha e da ausência de coragem, como demonstrou claramente a recentíssima goleada do Brasil sobre o Uruguai dentro do temido Estádio Centenário, no qual nossa Seleção tinha um péssimo histórico.

O Mengão pode, sim, chegar ao sonhado Bicampeonato da Libertadores, mas, para isso acontecer, deve confiar em sua força, impondo a sua mística de raça, superação e bravura. O técnico, mesmo perspicaz e precavido, não pode fugir do DNA rubro-negro. O medo de perder tira a vontade de vencer. Vamos, Flamengo!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cautela excessiva, sem dúvida.

    Temos todas as chances de nos classificarmos, e iremos pra cima deles com tudo.

    Por outro lado, vale frisar que o Flamengo é um time grande, gigantesco, e não pode se dar ao luxo de querer entrar pra segurar placar.

    O Flamengo precisa sempre entrar, seja dentro ou fora de casa, pensando em ganhar, tem de impor o jogo no campo, pressionando o adversário no campo de ataque dele.

    Zé optou pela força defensiva e esqueceu de deixar o time com a mentalidade de atacar para ganhar o jogo, pelo contrário, entrou com a mentalidade de empatar e, se desse, alcançar a vitória.

    O Flamengo é um time que tem de pensar grande, pq ele é grande, seja com quem for, tem de impor o jogo sempre e, mesmo que tome gol, deve continuar com a imposição, pressionando e mostrando ao adversário que terá de suar para não tomar gol.

    O RECEIO DE ATACAR TIROU A GANA DE GANHAR, ACOMODANDO-SE COM UM EVENTUAL SIMPLES EMPATAR DE JOGO.

    Isso não coaduna com o Flamengo, pois, como sabemos, o lema é vencer, vencer e vencer.

    Entendo que há a necessidade de ter uma força defensiva, mas 3 volantes denota uma preocupação demasiada com este setor, em detrimento da força ofensiva.

    Se, porventura, o Flamengo iniciar outros jogos com 3 volantes, sem dúvida teremos muita dificuldade de fazer gols, pois Guerrero fica isolado no ataque, pois ele não é um jogador de explosão e corrida pra conseguir se desvencilhar dos marcadores.

    Ficaríamos dependendo da subida de volantes como fator surpresa e das corridas do Éverton.

    Já pensou se em uma final de Mundial o Flamengo entra recuado contra o Barcelona, assim como fez o PSG?

    É isso, vamos pra cima deles!

    • Com essa equipe tomamos de 8 a 10 do Barcelona de certeza.

      ” O RECEIO DE ATACAR TIROU A GANA DE GANHAR, ACOMODANDO-SE COM UM EVENTUAL SIMPLES EMPATAR DE JOGO.”

      O Salas percebeu de certeza que o ZR foi apenas com o intuito de conquistar apenas 1 ponto, estava na cara de todos pela escalação e por isso todos criticaram, mesmo cheio de volantes, laterais presos, porque ele não segurou a estratégia? Não estava segurando o jogo! Se coloco, escalo um time para conquistar 1 ponto, vou em busca desse ponto até o fim, não tinha que mudar, Everton estava mal, era só trocar! Como enxergou a fragilidade do adversário tardia, resolveu ser ofensivo quando o adversário percebeu que ele estava apenas se defendo e veio para cima no início do 2° tempo! Se Rômulo cansou era para colocar Cuéllar e se Everton estava mal, era o Berrío lá na esquerda, mas devia manter a estratégia de segurar o jogo, pois foi a escolha do ZR e se queria vencer, deveria mudar aos 15 do 1° tempo, pois foi o tempo suficiente para percebermos que a UCC estava com medinho do gigante e é um time fraco.

      Tomara que eu queime minha língua, mas eles virão jogar sem um pingo de medo, pois viram que o treinador ZR é medroso!

      • “porque ele não segurou a estratégia? ”

        Essa sua pegunta denota as mudanças táticas apresentadas no jogo, pois se o Flamengo com 3 volantes estava com poderio ofensivo, pq então teve de mudar o esquema?

        Seria Arão, Rômulo e MA capazes de proporcionar bom poderio ofensivo, tanto quanto a excelente postura defensiva que o Flamengo mostrou em campo?

        Creio que a aplicação defensiva deve partir de todos os jogadores em campo, vemos isso na Europa, é essencial essa postura.

        Se assim não for, teremos pouca qualidade técnica, pois depender de 3 volantes sem cacoete ofensivo pra atacar seria desperdiçar a utilização de outras peças do elenco capacitadas para essa tarefa.

        • Falei várias coisas, vou repetir; naquele jogo o ZR foi para conquista 1 ponto e arriscar a conquista de 3 numa bola isolada, como eu disse; se escalo um time com maior poder de marcação e jogando para não sofrer gols, devo manter a estratégia? Sim, foi minha escolha! Estava dando certo? Na marcação sim, mas não ofendia como de costume! Então ZR devia segurar a estratégia! Se tivesse de mudar, mudaria peças sem mexer no esquema que ele resolveu escolher!

          Eu particularmente não gostei da formação escolhida, porque prendeu Diego, Everton e isolou Guerrero, mas a estratégia escolhida não sofremos gols, ele devia ter mantido! O problema do ZR é esse, faz algumas escolhas malucas que dão certo devido ao grande potencial do elenco, não devia mudar o jeito de jogar que está dando certo! Foi o seu maior erro que nos rendeu um revés de um time fraquim!

  • 4 bolas na trave e só o Flamengo jogou, e na casa deles.

  • Eu acho que não viu o jogo. O time com três atacantes estava pior. Essa dedução mais volantes ou mais atacantes é medíocre e rasa.

  • que saco!!!!!!!

    o time jogou bem demais

    pode acontecer de jogar bem e perder, estou orgulhoso do meu flamengo pelo futebol apresentado

  • Discordo completamente de tudo que foi escrito.
    Primeiro, porque achar que começar com o Berrio teria sido bom é uma afirmação que contraria o próprio jogo. A entrada dele foi um desastre. Falhou no gol, caiu na pilha e foi expulso, da mesma forma como caiu na pilha ano passado contra o Rosário. Se tivesse entrado no início, provavelmente teria sido expulso logo no primeiro tempo.
    Segundo, porque o time finalizou 17 vezes, exatamente o mesmo número que contra o San Lorenzo, adversário que morreu no segundo tempo, ou seja, conseguimos finalizar igual em um jogo até mais difícil no Chile e com um jogador a menos.
    Terceiro, qualquer que fosse a escalação seria uma escalação que mudaria um pouco a forma como o time vinha jogando, pois não temos nenhum jogador parecido com o Mancuello no time, que vinha sendo titular mas foi vetado para o jogo.
    Quarto, o time já vinha desde janeiro jogando com 3 volantes de origem, pois as pessoas parecem se esquecer que o Mancu também é volante de origem.
    Quinto, dos outros 5 volantes disponíveis, o mais ofensivo era justamente o Arão, e ele jogou mais adiantado pela direita do que vinha jogando exatamente para tentar compensar a perda do Mancu.
    Sexto, tanto Rômulo quanto MA já jogaram tanto de segundo volante quanto de primeiro volante.
    Sétimo, fomos campões brasileiros com 3 volantes, Airton, Maldonado e Willians, sendo que os dois primeiros mais habituados a jogar de primeiro volante. E ninguém diz que o time de 2009 era defensivo.
    Oitavo, fomos campeões da Copa do Brasil com 3 volantes, Amaral, Elias e Luis Antônio.
    Nono, o Luxa em 2014 nos fez subir quase 10 posições no brasileiro com 3 volantes, Cáceres, MA e Canteros.
    Décimo, Joel nos fez subir 17 posições em 2007 com 4 volantes!!!! Ibson virou camisa 10!
    Onze, apanhamos de 7 a 1 da Alemanha com Schuazentager (sei que escrevi errado) recuado, Kroos de segundo volante e o volante Kedira mais adiantado por ter mais físico que o veterano recuado e com um zagueiro jogando de lateral esquerdo. Pela teoria de muitos, se tirasse então um dos 3 da meia o Brasil poderia perder de 10 a 3, pois a Alemanha estava muito cautelosa.
    Doze, as pessoas parecem esquecer que quando levamos o gol já estávamos com apenas 2 volantes em campo.
    Treze, o Chelsea lidera disparado a liga nacional mais difícil com 3 zagueiros e 2 dois volantes, porque tem um time equilibrado, que sempre tem várias opções quando ataca mas sem dar chance ao contra-ataque.
    Em suma, futebol não é totó, pebolim. Os jogadores se movimentam em campo, e o posicionamento das linhas é que vai dizer se o time será ofensivo ou ofensivo.. O Flamengo não jogou recuado pelo fato de ter começado com 3 volantes, especialmente pelo fato de que 1 destes 3 volantes ficou mais adiantado de que habitualmente.
    O que o Flamengo precisa avaliar é se dá para ser campeão com um ataque composto por Berrio/Mancu/Gabriel, Guerrero e Éverton. Eu acho que não dá. Teremos que torcer pro Conca dar certo. Ou contratar Éverton ribeiro.

    • Discordo;
      1° Berrío não ia cair na pilha se tivesse iniciado e não caiu, foi erro de arbitragem.
      Voltarei a responder os outros quesitos, pois acabou meu tempo.

    • Esqueceu de um detalhe: uma formação com 3 volantes libera mais os laterais, tornando-os “quase” pontas ofensivos. Posicionando-os de forma equilibrada (um cabeça de área protegendo a defesa e os volantes fazendo a cobertura dos laterais), podemos ter um esquema tático tão ofensivo quanto o 4-3-3. Mas infelizmente, a cabeça do brasileiro é dura: falou “volante”, eles entendem “defesa”… &;-D

      • Mas não vimos os laterais livres e sim os volantes que foral usados com liberdade para atacar cuidadosamente.

    • Seu texto foi melhor do que o do cara que fez este post

  • Minha critica é a falta de variação tática, ainda assim eu gosto da postura do Zé, e estou bastante otimista para o ano. Acho que ele precisa jogar mais vezes com dois atacantes de area de oficio, especialmente quando times jogam retrancados contra o Flamengo, no 3-5-2, 4-5-1 ou 3-6-1, porque quando jogamos contra esses esquemas ficamos sem penetração na area e é um tal de cruzamento incessante que não ajuda em nada. Eu concordo que para o elenco que tem os melhores esquemas sejam 4-4-2, 4-2-3-1 (preferido do Zé), 4-1-4-1…se for coerente ele vai implementar mais variações táticas durante o ano…

  • Retranca, retranca, não foi. Me assustei quando vi os três volantes e me soou contraditório por parte do ZR, já que no ano passado dizia que não tinha tempo para treinar variações táticas e após um único treino ele mudou. E também achei muito arriscado. Se o time leva um gol nos primeiros minutos, ia ser um sufoco para buscar a virada, ou teria que queimar substituições.

    Só que quando começou a partida, vi uma postura diferente. O Màrcio Araujo jogou na posição do Rômulo, a frente dos zagueiros, Rômulo fez a posição de segundo volante, enquanto Arão jogou mais avançado, mais pelo lado direito. Ambos tiveram mais liberdade para chegar ao ataque. O time trocou passes melhor que o usual, mas pecava, como de costume, na conclusão das jogadas, ora no último passe, ora no arremate.

    Veja um trecho da análise do GE sobre a partida:

    “A formação poderia dar a entender que o Fla iniciaria a partida mais recuado. Mas não foi o que aconteceu primeiros minutos de bola rolando em Santiago. Como de costume, o Rubro-Negro tomou maior parte da iniciativa logo de início. Com mais liberdade, Arão e Romulo se aproximaram mais do ataque do que habitual. Dentro e fora da área, as chances surgiram com Guerrero, Everton e até com Arão. Quando a zaga do time chileno não afastava, faltava pontaria.”

    O time perdeu algumas chances claras e não conseguiu converter a vantagem na posse de bola em gol. No intervalo eu cheguei a comentar que o time, apesar da formação, estava tendo uma boa postura em campo e como o adversário até ali não conseguia nos oferecer muito perigo (exceto pela paçocada do Vaz e uma saída perigosa do Muralha), disse que seria bom colocar o Berrío no intervalo no lugar do Rômulo, que não fazia boa partida, para incomodar a defesa adversária e buscar o gol. O ZR demorou um pouco para mexer, mas fez a substituição que eu pedi aos 10 minutos do segundo tempo. Enquanto isso, o time chileno chegava com mais perigo em relação ao primeiro tempo.

    Veja a análise do GE sobre o início do 2º tempo:

    “Zé Ricardo colocou Orlando Berrío no lugar do Romulo antes dos 15 minutos. E não demorou para a velocidade do colombiano aparecer. Através dela, surgiram chances desperdiçadas por Guerrero e Everton – no rebote. Pouco depois, bola na trave com falta cobrada por Diego na entrada da área.”

    O time teve algumas oportunidades como dito acima, numa jogada com Berrío e Guerrero perdeu duas oportunidades (na primeira já havia tirado de canela uma bola se eu não me engano do Pará, que deixaria o Éverton na cara do gol). ZR sacou Éverton para a entrada do Gabriel como sempre faz, já que Éverton não aguenta uma partida inteira. Colocou o boçal do Gabriel, a quem confia, erroneamente que tem poder de mudar a partida, tanto é que o coloca sempre independentemente do andamento da partida e no lugar de quem quer que seja. Não deveria estar no elenco. Não deveria estar num banco num jogo de Libertadores, tendo apenas 7 jogadores a serem relacionados. Mas como se não bastasse isso, é mudança certa do ZR. Uma piada.

    Eis que a sua mudança, apesar de 6 por meia duzia, somada por erros individuais dos jogadores, ocasionaram a derrota. Primeiramente Diego, numa sequência de lances infelizes, falha três seguidas: na primeira, perde uma bola em tínhamos o domínio no campo de ataque tentando passar sobre dois marcadores; na segunda, ele faz falta desnecessária nojogador que tomou a bola dele, mesmo que não aparentasse ser um contraataque de perigo; o UC roda a bola do meio para a diereita, até que instantes depois eles conseguem uma jogada de velocidade pela direita, com Trauco sozinho na cobertura, mas pelo que vi na hora do lance, ele chegaria inteiro na bola. Apesar disso, Diego, no seu terceiro lance infeliz, comete falta por trás e leva o cartão que o juiz aliviou no lance anterior. Na cobrança de falta, num erro defensivo grosseiro, onde Pará aparece tentando marcar um centroavante com o dobro de seu tamanho, na falha do Berrío e dos zagueiros que não acompanhar o atacante, Santiago Silva marca de cabeça.

    “Mas valeu a máxima de que a bola não costuma perdoar muitas chances perdidas. Aos 29 minutos, Diego cometeu falta perto da área. No cruzamento, Santiago Silva subiu sem marcação e mandou de cabeça: gol do ‘El Tanque'”

    Aí começa o desespero. Zé Ricardo, mostrando mais uma vez que não tem um plano definido para tentar um reverter um placar
    adverso, usou a mesma estratégia de sempre. Tirou um volante (Arão), para a entrada de um centroavante (Damião). O time tentou reagir, mas após a expulsão de Berrío, a derrota era só questão de minutos.

    Diante disso, não acho que o esquema optado pelo ZR foi retranqueiro e essa ideia, no meu ponto de vista errada, surge exatamente pela expressão “três volantes”. Pode até ser treinada mais a frente, com Mancuello jogando no lugar do Arão, como alguns disseram. O time não só nessa partida se mostra nervoso na conclusão das jogadas e acaba por não aproveitar as chances criadas, correndo risco de fazer valer a máxima: “quem não faz não leva”. Não sei se venceríamos se entrássemos com a formação que vinha jogando. Mas, na minha opinião, se o gol saísse no primeiro tempo ou no segundo antes do gol do “El Tanque”, o jogo seria outro. Pois essa tem sido a tônica do Flamengo esse ano. Pode até estar mal no jogo, mas o time tem postura completamente diferente depois que o primeiro gol sai e literalmente abre a porteira, partindo para o segundo, terceiro, enfim. Foi assim contra Madureira, San Lorenzo e Bangu.

    Só para complementar o que eu disse acima, veja alguns dados das partidas contra San Lorenzo e Universidad Católica:

    POSSE DE BOLA:
    – FLA 53% x 47% SLO
    – FLA 46% x 54% UCA

    FINALIZAÇÕES:
    – FLA 16 (7 a gol) x 9 (1 a gol) SLO
    – FLA 17 (5 a gol) x 12 (4 a gol) UCA

    PASSES: U. Católica 245 (36 errados) x (43 errados) 332 Flamengo
    – FLA 325 (76 errados) x 284 (74 errados) SLO
    – FLA 322 (43 errados) x 245 (36 errados) UCA

    • Exatamente isso Yan também estranhei o Fla com 3 volantes na formação mas a postura do time em campo era ofensiva.

    • Quase uma carta. .kkkkk. .yan só uma pergunta se entrou com 3 volantes nesse jogo porque não testou isso em jogos valendo e mais fáceis e com o mancu de volante? …

      • É uma boa pergunta. Como disse acima no início, faltou coerência (mais uma vez) do Zé Ricardo. Se no Brasileiro do ano passado não “tinha tempo” para treinar uma formação que não dependesse de tantos perebas, como ele usa uma formação nova em uma partida da Libertadores sem sequer ter sido testada? Se duvidar, só foi treinada uma única vez, dois dias antes dessa partida. Teve um tal de Leo Mengão que comentou antes da partida e eu concordei com ele. Ele falou mais ou menos assim: “se essa formação der certo, vai ser sorte, pois ela nunca foi testada”. E teve também um que disse: “sempre pedi essa formação com Mancuello no lugar do Arão e agora que ele não pode jogar, ZR testa ela na Libertadores…”. Não achei que a derrota ou o fato de não termos marcado gols foi culpa direta do ZR, mas ele chamou a responsabilidade à toa. Se vencêssemos seriam um gênio para os defensores, mas perdendo, e foi o que aconteceu, foi e ainda está sendo duramente criticado. E de graça.

        • Concordo. ..

    • Yan, é você mesmo que escreveu esta postagem? Putz, espetacular! &;-D

    • Pela escalação e objetivo de não tomar gols ou fazer se desse o ZR devia manter a estratégia! Everton estava mal ou cansou era só colocar Berrío lá na esquerda, se tirou o Rômulo por estar mal ou cansaço, era para colocar o Cuéllar, mas tinha de manter a postura que ele escolheu! Diego preso na marcação, laterais presos, Guerrero isolado na frente, Everton com a função de marcar mais que atacar e numa falha de marcação do Réver que ficou olhando El Tank subir com Pará! Nem marcou ninguém, muito menos tomou a atitude de marcar o alto jogador que estava sendo marcado por de estatura menor e na jogada ensaiada da UCC! Pecamos muito na frente dependendo de 1 único jogador e tentando surpreender de forma diferente, por isso o time foi mal e por 1 erro atrás perdemos o jogo!

  • Muito show. Parabéns pela coluna!!

  • Excelente texto.
    Como diz a máxima, “o medo de perder tira a vontade de vencer.”

    • Soh discordo quanto ao ninguém é melhor no mercado…. qualquer um é melhor… até papai Joel… kkkkkkkkkkkk

  • O aprendiz inventa posição pra jogador… fica com medo de times que tem menos qualidade do que o nosso (palestino, católica ) , esse técnico tá longe de ser essa maravilha que alguns falam aqui na minha opinião. …quero ver quando o time for eliminado da libertadores por causa de escolas erradas desse aprendiz assim como pra mim errou em entrar com 3 volantes e mudar a maneira do time jogar por causa de um bem mais fraco. ..quero ver até quando vão apoiar esse aprendiz..vão esperar o brasileiro pra ter certeza que esse técnico ainda tem muito que aprender….quero ver até quando o flamengo vai servir de laboratório. .

    • Alguma sugestão de técnico para substituir o Ze?

      • Qualquer um… mas um em especial já que o Técnico ideal está na seleção Brasileira…..
        Fernando Diniz…….. O único que apresentou algo novo no futebol em anos….

        • Tite é o melhor técnico do Brasil, sem duvida. Fernando Diniz tem potencial, mas não conhece o Flamengo como o Ze. Ah, e o Audax está em último no paulista desse ano, correndo sério risco de cair para a série B

          • Depois do ZR para vc que é apaixonado, deixa esse amor de lado e diz um aí?

      • Fernando Diniz

        • Fez uma péssima campanha tanto na serie B, como agora no Paulista.

          • Verdade, mas apresentou algo de novo, muitas jogadas ensaiadas e triangulações, se impõe em qualquer lugar, bem diferente do estudioso zehdiolahpardalis que não apresenta nada… imagine com um elenco como o nosso na mão….

            • Kkkkk quer dizer que ficar entre os ultimos da serie B e fazer esse trabalho no paulista é apresentar algo novo? Eu quero títulos e isso ele não vai trazer.

  • Sem mais, o Flamengo tem que deixar de perder jogos ganhos.

  • Só uma coisa me chateia no Zé Ricardo: Inventa posição para jogador. Toda vez que o Mancu joga naquela posição inventada o ataque trava o time não penetra e geralmente o placar fica em zero a zero quando ele sai ai sim o time arruma jeito de fazer e até deslancha na partida.

    • Também to achando o Mancu mal demais atuando naquela posição. O cara tá guardando o lugar do Conca no time enquanto este ainda não tem condições de jogo. Por isso a insistência nele mesma com péssimas atuações.

    • Sempre defendi o mancu no time titular mais nessa posição realmente não vai. ..concordo que quando entra o berrio nessa posição o time melhora tanto defensivamente como no ataque. ….Você não mencionou o berrio mais imagino que pense nele por ali..

    • Certeza.
      Queria ver na liberta o time jogando com:

      Muralha, Pará, Donati, Rever e Trauco; Cuellar, Arão, Mancuello e Diego; Berrio (Everton) e Guerrero.

      Para mim essa seria a melhor formação atualmente, com Cuellar e Arão cobrindo as laterais, e com Mancu no meio campo, encostando no Diego mais adiantado, e Berrio (ou Everton) tb ajudando na recomposição defensiva.

      Mas cadê que o cara tem ousadia para mudar o esquema e escalar os melhores, aproveitando-os onde jogam melhor?
      Cadê a meritocracia onde jogam os melhores?
      Cadê a ousadia para barrar a panela?

    • A grande verdade é que o Mancuello, apesar de ser um excelente jogador, foi um investimento perdido, pois ele não encaixa no time. Simples assim… &;-D

      • Ednei desde que o Mancuello fechou com o Mengão eu falei que tinhamos contratado um jogador comum com lampejos de craque e continuo com esta minha posição só que acho que ele fica abaixo do comum se for escalado fora de sua posição que é de jogar mais centralizado e ter que ficar encerando la na ponta direita. Acho que o jogador fica travado e o nosso ataque também tanto que o time só deslancha depois que ele é subistituido. Abraço. SRN

        • Somos dois! E o mais engraçado é que ele se tornou “queridinho” da torcida… &;-D

          • Pois é vai entender a nossa torcida.

  • Enquanto o Flamengo insistir neste senhor, vamos ficar vendo nosso time jogar para não perder e quando os jogadores fizerem a diferença, seremos felizes, quando não fizerem, ficaremos vendo nossos títulos escapando pelos dedos e sendo chacotas de adversários com equipes bem inferiores….
    Ele não tem ambição, não tem coragem, inventa posição para jogador e é o que o texto diz: o medo de perder tira a vontade de ganhar…. SRN

    • Meu Deus… Flamengo em 2016 acabou em 3o do Brasileiro. Em 2017 jogou 15 vezes, ganhou 12, empatou 2 e perdeu um jogo. Fez 37 gols e sofreu 7. Se isso é jogar para não perder… parabéns, vc ganhou o prêmio Corneta do Ano!

      • E tem torcedores como o Zeh, que se contentaram com este terceiro lugar, mesmo tendo uma equipe forte na mão, porém a burocracia com que joga e o medo de perder, fez com que perdêssemos pontos importantes para equipes que brigavam para não cair… vide SP, Internacional…. jogar com secretários de laterais é muito pouco para uma equipe que quer ganhar títulos… este ano os únicos jogos difíceis que fez perdeu ou empatou e perdeu nos pênaltis… com a equipe que ele tem na mão, o mínimo que se espera, é que jogue para vencer… mas isto é futebol, alguns jogam para vencer outros para não perder e tem torcedores que se contentam com qualquer coisa… tem gente endeusando o Márcio Caramujo em um jogo que o Bangu jogou todo dentro da sua área…. vida que segue amigo, não sou corneta, apenas gosto do bom e velho futebol, principalmente quando a equipe busca a vitória o tempo todo.

        • Time tem 89% de aproveitamento no ano, bro. 89%…

          • Mano entendo seu lado, mas nossa folha salarial é uma das maiores da América, exigimos um time vencedor.

            • Fala, Juan. A folha do Flamengo é só a 7a do Brasil, em torno de 7 milhões (Palmeiras tem a maior com cerca de 12 milhoes). Mas independente disso pode ter certeza que qualquer um dos 40 milhões de rubro-negros querem títulos. Xinguei muito quando perdemos pontos bobos ano passado, quando jogamos mal contra as flores na TG, etc. Mas passada a emoção, não é por isso que devemos perder a coerência em analisar o time em uma derrota (ou elogiá-lo em todas as vitórias). Respeito a opinião de todo mundo, mas não dá para rotular um time com esse aproveitamento como um time que joga para não perder. Não dá…

              • Você acreditou na matéria da foxsport mesmo? Você acha que Cruzeiro, Internacional tem uma folha salarial maior que a nossa? Hoje Flamengo tem a segunda maior folha do país. Sobre o time, não discordo de você, mas pelo custo que é, tá muito aquém. Agora é saber o que está dando errado para isso acontecer.

          • Meu caro, números não ganha título ou ganha?

            • o palmeiras teve os melhores numeros ano passado e ganho o brasileiro. então sim numeros ganham titulos.

              • Na sua cabeça só, estamos invictos no carioca, melhor ataque, melhor time e quando foi decidir uma taça não ganhou! Foi por que quiseram?

                • na minha cabeça? vc perguntou numeros ganham titulos eu te repondi com fatos olha os ultimos cinco campeões brasileiros e olha o numero deles, vc tem que entender que os numeros que o time apresenta na maioria das vezes é resultado do futebol que o time apresenta em campo ou seja na maioria das vezes bom futebol bons numeros. e sinceramente vc ta reclamando que o time perdeu uma taça que ia classificar o time para a semifinal de um campeonato que o time ja ta classificado? e que mesmo assim se o clube ganhar esse campeonato 90% da torcida nem vai dar a minima. sério mesmo?

                  • Neguinho quer que time seja campeão SEMPRE. Eu tbm quero, mas não sou louco de achar que isso vai acontecer.

                    • O problema é que o time não é campeão nunca…

                    • Aí vem esse zezinho falar que neguinho quer que o time seja campeão direto, essa é de lascar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Kkkkkk esses caras só podem tá de sacanagem…

                    • kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Um lambe a bola direita e outro a esquerda.

                    • O time do Flamengo é o melhor ou pior do carioca? No grupo da libertaores quem é o melhor dos 4 times em nosso grupo?

                    • Quer dizer que vc está torcendo para fazermos boa campanha é?

                  • Não falo de merda de classificação não. vc tem espírito de torcedor participativo, jogar bem e perder não vale nada ou vale? Anulou a UCC e perdeu, vc gostou? Eu tenho certeza q sim! Melhor campanha do carioca e perde a taça para o 2° com um time horrível perto do Flamengo e vc se conforma! Estamos apenas sendo um time participativo e não competitivo, muito menos campeão!

                    • a diferença entre eu e vc é que torço pro meu time ser campeão não torço pra ele ser campeão invicto.
                      eu entendo e aceito que meu time vai perde algumas partida e aceito que quando o meu time perde uma partida eu sei que não vou virar a merda de um modinha e sair gritando que ta tudo errado que meu time não poder perder eu vou no estadio no proximo jogo e apoiar para o time ter mais confiança.
                      a diferença que eu não ligo se meu time é campeão com 3 derrotas ou com 0 derrotas eu torço pro meu time ser campeão.
                      se flamengo de zico não conseguiu ser campeão invicto eu não cobro que esse flamengo seja.

                    • Meu caro, se perder na hora errada o trabalho foi em vão ou não? GANHOU TODAS AS PARTIDAS E QUANDO DEVIA SER CAMPEÂO OS NÙMEROS AJUDARAM? NADOU, NADOU E MORREU NA PRAIA!

                      Perder para times ruins não pode, derrotas tem hora, e perder para um time pior é onde não se aceita na hora errada, perdemos por erros infantil, na escalação e falha de marcação!

                      Somos bem diferentes, Flamengo é um time grande e torço para ser sempre campeão, não me conformo com 3° lugar, com vice campeonatos e nem perder para times demasiadamente inferiores por burrice!

                  • Eu já me irritei por ter perdido a 1° taça,pergunte se eles queriam perder!

              • Eles ganharam com ajuda da arbitragem e pelo Flamengo ser mal no 2° turno!

          • Contra quem? qual jogo importante ele venceu???? com este time contra os pequenos é obrigação…. pegou o Florminense com time misto e tomou nó do Abel…. Aí vem com papo que faltou foco… a primeira final do cara e falta foco???? quem era o treinador, quem escala jogador fora de posição, quem deixa as contratações a peso de ouro no banco para caramujos, petelecos, Vaz e Cia??? quem escala o Ewerton que a cada 7 jogos faz uma boa partida….? Sinto muito amigo, mas ele não ganhou de ninguém até agora….

            • não ganho de ninguem? vc viu o brasileiro do ano passado a gente ganho da maioria dos times que ta na libertadores.

              • Não foi campeão, dá no mesmo.

                • Rivotril ajuda bem…

                  • Galanogar faz bem a ti.

                • merda então agente tem avisar logos os ingleses que tem algo muito errado com o campeonato deles e os tecnicos deles. porque hoje eu fiquei sabendo que 19 times não ganham nada no ano como eles ainda não perceberam que os tecnicos deles são uma merda?como essa liga com os piores tecnicos do mundo é a mais assistida?alguem tem que avisar para a população mundial que o guardiola é uma farsa.

                  • Só Guardiola se salva, mas gostaria de ver ele nos time daqui, para ver se realmente com orçamento daqui ele fazia timões.

                    Moro no Brasil, os melhores jogadores de lá e do mundo são daqui, traz 10 times de lá para vim disputar os Brasileiros da série B e C para ver se aguentam o pique, PORQUE NA A ELES OCUPARIAM AS 10 ÚLTIMAS POSIÇÕES, eu duvido aguentarem. TITE ganha de todos os treinadores da Europa, se a CBF e jogadores não se vender a gente vai ser campeão em 2018 com TITE.

              • Vc não entendeu o que eu disse…. falei isso sobre o aproveitamento deste ano contra equipes inexpressivas e times reservas como grêmio e botafogo.
                Mas como vc que falar do ano passado, vamos lá…. qual jogo grande ele venceu fora de casa????? nenhum…….
                Lembra 2009, ganhamos dos melhores fora, time que quer ser campeão, tem que se impor e não fazer 1 X 0 e ficar tocando a bola para trás para não tomar gols…. mas olha, na boa… se vc está feliz… legal, parabéns… eu não estou…
                Torço pro Flamengo e não para a ponte preta…. torço para time grande que tem que jogar para vencer em qualquer lugar….

                • posso estar errado mais o flamengo não foi o melhor visitante ano passado?

                • 2009 foi só time grande que vencemos na reta final, que título raçudo, típico do Flamengo.

                  Vamos perder com responsabilidade e não se cagando de medo da UCC, time fraquim para nós! Mas é normal para alguns! Tem mais, o Flamengo foi bem, anulou a UCC e perdeu, pode isso arnaldo? kkkkkkkkkkkkk

        • primeiro o elenco do flamengo não era o melhor do brasil ano passado era o do palmeiras e segundo o tecnico do palmeiras começo o trabalho 3 meses antes do nosso.
          ou seje o nosso tecnico tinha um elenco inferior ao do palmeiras, tinha um tempo de trabalho com o elenco menor que o do palmeiras, e mesmo assim no meio de semana o nosso tecnico não treinava porque o time viajava o ano inteiro então sempre que o time voltava para o rio o time ficava 1 dia de folga e um dia fazendo recuperação muscular e 1 dia treinando, enquanto o tecnico do palmeiras quase não viajos e teve o tempo completo de treino.
          vc ta medizendo que com todas essas condições de trabalho o zé ricardo era obrigado a ficar em primeiro?

          • 3 Meses não, Cuca assumiu em março e ele em maio…. agora me responda, se a equipe estava cansada, pq ele não rodou o elenco, se ele tinha Cuellar, Donatti e Mancuello pq não usou para descansar os outros?? e a parada para as olimpíadas, n deu para a equipe descansar… se o Mancuello arrebentou contra o cruzeiro, pq soh voltou a jogar 4 jogos depois exatamente no Maracanã onde ele seria cobrado pela torcida??? e quando ele foi eliminado pelo poderoso palestino e passou a jogar uma vez por semana??? como assim estava cansado??? ele tinha elenco, assumiu a equipe na quarta rodada do Brasileirão…

            • primeiro mancuello e cuellar são 2 volantes ou seja desses grande elenco 2 reservas disputam a mesma vaga, e a vaga de uma pessoa que não se cansou porque se vc pegar o numero do arao vc vai ver que ele foi um dos unicos que ficamente os numero de corrida por jogo não decaiu ou seja desse grande elenco 2 jogadores eram reservas de 1 dos unicos jogadores que não decaiu fisicamente.o donatti joga na mesma posição do rever vc viu o rever mal ano passado? ou seja desse grande elenco o donatti era outro que se mostrava inutil porque a peça que ele substituia não precisava de substituição. agora me diga uma coisa no jogo contra o cruzeiro o mancuello entro de 2 volante ou ele entro improvisado que nem esta jogando esse ano e a torcida ta falando que o tecnico ta errado por botar ele improvisado porque não rende?

      • Vc se conformou com 3° lugar podendo ser campeão! Eu gosto de ser, torcer para ser campeão.

      • Fica calminho, senão alguém inventa o Prêmio Lambe Bolas do Ano.

        • kkkkkkkkk

        • Esse aí já ganhou o Lambe bolas!! kkkk

    • Penso da mesma forma !

    • Também concordo, só que não vejo no mercado um técnico para treinar o Flamengo, os mais ou menos já estão empregados, gosto do Dorival Junior, mais com esse impasse que tem na justiça entre ele e o clube, dificilmente virá.

      • Esse pelo menos não cospe no prato que come, usa a base sem medo….seja em jogos importantes ou não.

  • Zé Ricardo tem futuro!! Mas bem q poderia aprender um pouco com o Tite…. Hj o Brasil é um dos melhores time coletivamente e sem muito tempo para treinar!!
    Time do Brasil joga como gostaria de ver o mengao jogando!!

    • Sim, vc ver que TITE só falta entrar em campo, grita, gesticula, canta a jogada, mostra os erros no decorrer da partida e faz bom uso de sua área técnica em campo!

      • Se bobear ele até espanca os caras no vestiário, Klopp, Simeone e Conte são assim também, por isso são os melhores no momento.

        • kkkkkkkkkkkkkkk pipokeiro com Tite vaza.

    • Sim até entendo que você é outros falem que ele tem futuro mais o problema é que precisamos de técnico que faça diferença pra hoje e não pro futuro …

    • Todo técnico no Brasil tem que aprender com o Tite, o cara é simplesmente o melhor técnico que temos.

  • Nossa na moral, não consegui terminar de ler essa matéria. Não sei se foi porque já tinha lido outras matérias na coluna ou o próprio texto me deixou assim. Muita controvérsia. E a frase dita pelo Para se não me engano foi bem depois deste jogo.

  • Discordo completamente do texto. O Flamengo mandou no jogo do início início ao fim. Anulou o time chileno e teve 5 oportunidades claras de gol:
    1- Arão na cara do gol chuta por cima
    2-Rever em confusão na área e de frente pro gol chuta por cima do gol
    3- Everton chuta dentro da área e manda por cima do gol
    4- Guerrero bate falta muito bem batida e o goleiro defende
    5- Diego manda uma bola no travessão em cobrança de falta.

    Tem torcedor que só vê a escalação mas não vê a postura do time em campo, Flamengo pressionou e anulou o time Chileno com 3 volantes em campo. Querem culpar alguém?, culpem nossos jogadores pela incompetência de fazer gol.

    • Concordo plenamente. Flamengo mandou no jogo e pressionou 80% do tempo. Escalação não quer dizer postura. Se essas bolas tivessem entrado, todos os comentários seriam diferentes. Aqui ganhou é bom, perdeu é ruim. Por isso que técnico no Brasil dura meses. Esse tal de futebol é passional bagarai…

      • Fora que ele variou o esquema. Quer melhor variação tática do que pressionar e anular o adversário?

        • Ele se inspirou no Joel Santana e colocou 2 primeiros volantes em campo.

          Lembro de um meio de campo com Jailton, toro, cristian e ibson

          • Esse meio-field aí era dureza, putz! Eu, para minha infelicidade, também lembro desse aborto espontâneo da natureza.

            Pelo menos temos o Diego hoje em dia!

            SRn

          • Eu, Macêdo, sinceramente, não consigo enxergar Papai Joel em Zé Ricardo de forma alguma.

            Para vocês, Flamenguistas do contra, qual seria a solução para o comando do time, então?

            Eu acho que vocês se convencem que ZR é mau treinador e começam a construir argumentos para desmoralizar o cara, acreditando no que diz só porque tem a capacidade de formar críticas, não que elas correpondam a realidade, para se aliviarem das frustrações de não darmos shows em todos jogos.

            • Colocar 2 primeiros volantes é coisa de Joel.

              Não é nenhum desmerecimento. Joel Santana conseguiu bons trabalhos na carreira. Mas ele usava dessas táticas para ter mais a bola. Em 2007 foi exatamente o que ele fez e o time fazia exatamente isso. Tinha bom volume de jogo e era relativamente ofensivo.

              Não sou do contra, mas Abel, Dorival, Roger, Cuca, Autuori são melhores que ele. Pelo menos na minha opinião. Já time temos o melhor do Brasil empatado com Galo e Palmeiras.

              Acho possível vencer porque o time tem perfil vencedor. Diego, Rever, Guerrero… Mas o ZR é bem mediano.

              • Acrescente Milton Mendes nesta lista que é muito bom treinador também.

      • Se conformou com a derrota para um time ruim, mas muito ruim foi? Ainda dizer que foi bom! Falha feia de marcação na derrota! Anulou o adversário, Diego e perdeu com 1 erro feio de marcação, isso é jogar bem!

      • Se meu pai fosse mulher eu tinha duas mães. O time não teve chances claras de gol e perdeu na bola parada. Teve uma posse de bola inerte.

        • arão chutando pra fora sozinho na marca do penalti não foi chance de gol? everton dentro da area chutando pra fora não foi chance de gol?

          • Uma bola alta, foi uma boa chance, mas convenhamos que de 10 daquela o arao erra 9.

            • não to defendendo o arao não se poder perde gol daquele jeito mas é culpa do jogador quando ele perde um gol daqueles sendo que o placar tava 0 a 0 não do tecnico.

              • O Arao tá jogando uma bolinha desde ano passado e não pega banco de jeito nenhum.

                O treinador não muda o time porque é refém. Tem medo de perder o elenco. Não tiro a razão dele, mas em uns momentos mudar é preciso. Até pra evitar acomodação. E isso é culpa do técnico.

          • A do everton ele não chegou inteiro no lance. Foi perigosa, mas não uma chance clara de gol.

    • Concordo com vc. Comparar o resultado com o San Lorenzo é covardia…Um time q só vem de amistosos, sem jogar não pode ser parâmetro de comparação.

      O time foi treinado sim, sabíamos da jogada deles e mesmo assim deram mole no final. Podíamos ter goleado lá com os mesmos três volantes.

    • Ele retrancou o time, ficou com a posse de bola, perdeu profundidade, teve que ficar chutando de longe e tomou gol na bola parada…

      Assim que eu li aquele jogo.

      Realmente foi um sucesso.

      Sobre as chances. 2 bolas paradas. O chute do everton não deu perigo nenhum, o Arao chutou atrás da linha do pênalti em uma bola alta (um bom jogador acertaria, mas não era uma bola a lá david), a do rever não lembro.

      • então vc não viu o arão chutando da marca do penalti e errando o gol? não viu o everton dentro da area chutando por cima do gol? rever tambem de dentro da area? o time ficou com a posse de bola criou e finalizou mal o unico jeito de botar a culpa no tecnico nessa derrota é se o zé ricardo mando os caras isolarem a bola sempre que tiverem chance de gol ou se ele for tecnico em um time do brasil.

        • Não teve bola trabalhada. O time estava manco para esquerda.

          Muitos comentaristas falaram isso, incluindo o Jr e o Zico.

          Ele preferiu ficar com a bola sem profundidade de ataque.

          O zR quando resolveu mudar o esquema colocou dois primeiros volantes. Isso pra mim é retranca. Joel fez muito isso.

          • o time finalizou mais que o time deles manteve uma posse de bola maior e a posse de bola foi ofensiva no campo de ataque do adversario como isso é retranca?

            • É uma forma de se defender. Ele abdicou de um jogador de chegada na área pra colocar um marcador e ter mais posse de bola.

              Eu considero isso uma precaução excessiva, vulgarmente chamada de retranca.

              Além do gol (bola parada) a melhor chance do jogo foi do time deles, que também não jogou no ataque, mas foi mais inteligente.

              Os números não traduzem o que foi o jogo. Nosso time hora nenhuma foi tão perigoso e o deles hora nenhuma estava morto.

              • o time deles não foi perigoso em momento algum,a maior chance de gol deles foi por um erro totalmente individual isso não foi culpa da tatica usada.
                o time deles não foi inteligente e pra te falar o time deles não entrou recuado o time deles tentavam sair para o ataque toda hora ele simplesmente não conseguiam passar do meio de campo.
                é uma forma de se denfender? é claro que é marcação avançada é uma forma de defesa o proprio guardiola disse isso quando começou no barça.

                • Então o time deles ganhou morto em campo.

                  Repita isso 10x que virará verdade.

                  • espera ai voce ta me dizendo que no futebol,no futebol um time que joga pior não pode ganhar sério? isso nem chega perto de ser raro estamos no 3 mes do ano e isso ja aconteceu mais de 5 vezes no futebol o time que esta jogando melhor pode perder por uma bola,isso é algo que só o futebol proporciona.

                    • Você disse que o time deles não oferecia perigo algum. E isso pra mim é uma inverdade.

                      A esperança está forte. Também tenho, mas não pode cegar.

                      Quero ver se ele vai entrar de novo assim.

                      O próprio sabe que errou. E se fizer e perder vai ser fortemente questionado. Até porque não testou isso em NENHUM jogo do ano.

                    • eu não estou cego,não estou falando que o time é perfeito,estou simplesmente falando que perdemos um jogo no ano para o campeao chileno e as pessoas estão agindo como se o tecnico fosse fraco por perder um jogo, a pessoas estão achando que o flamengo se ganhar a libertadores vai ser invicto e tem que se entender que não vai ser assim, tem que se aceitar que o time vai perder jogos, tem que se entender que o time pode perder um jogo as vezes jogando melhor que o adversario, e isso não faz do time ruim nem fez o tecnico fraco.

                    • Eu não disse que ele é fraco, embora não o ache um técnico de ponta e não foi por esse jogo.

                      Mas nesse jogo a impressão que deu foi que entramos pra empatar e perdemos. Sem necessidade. Porque a outra formação estava indo bem.

                      No mínimo ele deveria ter testado essa formação em outro jogo. Não acho coincidência ser o único jogo do ano que não fizermos gol.

                  • kkk

                • Claro, até o time erradamente escalado é melhor q a UCC, mas o Sherif do Flamengo falhou feio, ficou a deriva e assistiu Parazinho pequeno subir c El Tank para fazer o gol! Erro de marcação, obrigação do zagueiro líder orientar e ter atenção nos maiores!

              • Nada a ver, bro. Retranca é meter os onze caboclos atrás da linha de meio-field com marcação por zona com a possibilidade de se fazer marcação individual em determinados jogadores.

                ‘Precaução excessiva’ é uma orientação específica de estratégia de jogo, enquanto que a dita cuja ‘retranca’ seria uma tática de posicionamento do time em campo , também conhecido como “ferrolho”.

                Faz sentido?

                • Por coincidência foi o único jogo no ano que não fizemos gol.

                  • Eu achei que foi um pouco de azar, pra te ser sincero.

                    Mas o que estou falando acima seria apenas uma comparação entre retranca x precaução excessiva.

                    • Eu não achei que foi azar não. Tirando a cobrança de falta do Guerrero o goleiro deles não fez mais nenhuma boa defesa.

                      Achei que fomos pra empatar e perdemos.

                    • Todo mundo viu que a prioridade era marcar e não tomar gols, se tiver oportunidades façam e bola no Guerrero, certamente foi a instrução pros volantes e Everton!

                  • Como fazer gols preocupado em se defender!

                • Master… Perfect !!!!
                  Grande abraço !!

          • Retranca, retranca, não foi. Me assustei quando vi os três volantes e me soou contraditório por parte do ZR, já que no ano passado dizia que não tinha tempo para treinar variações táticas e após um único treino ele mudou. E também achei muito arriscado. Se o time leva um gol nos primeiros minutos, ia ser um sufoco para buscar a virada, ou teria que queimar substituições.

            Só que quando começou a partida, vi uma postura diferente. O Màrcio Araujo jogou na posição do Rômulo, a frente dos zagueiros, Rômulo fez a posição de segundo volante, enquanto Arão jogou mais avançado, mais pelo lado direito. Ambos tiveram mais liberdade para chegar ao ataque. O time trocou passes melhor que o usual, mas pecava, como de costume, na conclusão das jogadas, ora no último passe, ora no arremate.

            Veja um trecho da análise do GE sobre a partida:

            “A formação poderia dar a entender que o Fla iniciaria a partida mais recuado. Mas não foi o que aconteceu primeiros minutos de bola rolando em Santiago. Como de costume, o Rubro-Negro tomou maior parte da iniciativa logo de início. Com mais liberdade, Arão e Romulo se aproximaram mais do ataque do que habitual. Dentro e fora da área, as chances surgiram com Guerrero, Everton e até com Arão. Quando a zaga do time chileno não afastava, faltava pontaria.”

            O time perdeu algumas chances claras e não conseguiu converter a vantagem na posse de bola em gol. No intervalo eu cheguei a comentar que o time, apesar da formação, estava tendo uma boa postura em campo e como o adversário até ali não conseguia nos oferecer muito perigo (exceto pela paçocada do Vaz e uma saída perigosa do Muralha), disse que seria bom colocar o Berrío no intervalo no lugar do Rômulo, que não fazia boa partida, para incomodar a defesa adversária e buscar o gol. O ZR demorou um pouco para mexer, mas fez a substituição que eu pedi aos 10 minutos do segundo tempo. Enquanto isso, o time chileno chegava com mais perigo em relação ao primeiro tempo.

            Veja a análise do GE sobre o início do 2º tempo:

            “Zé Ricardo colocou Orlando Berrío no lugar do Romulo antes dos 15 minutos. E não demorou para a velocidade do colombiano aparecer. Através dela, surgiram chances desperdiçadas por Guerrero e Everton – no rebote. Pouco depois, bola na trave com falta cobrada por Diego na entrada da área.”

            O time teve algumas oportunidades como dito acima, numa jogada com Berrío e Guerrero perdeu duas oportunidades (na primeira já havia tirado de canela uma bola se eu não me engano do Pará, que deixaria o Éverton na cara do gol). ZR sacou Éverton para a entrada do Gabriel como sempre faz, já que Éverton não aguenta uma partida inteira. Colocou o boçal do Gabriel, a quem confia, erroneamente que tem poder de mudar a partida, tanto é que o coloca sempre independentemente do andamento da partida e no lugar de quem quer que seja. Não deveria estar no elenco. Não deveria estar num banco num jogo de Libertadores, tendo apenas 7 jogadores a serem relacionados. Mas como se não bastasse isso, é mudança certa do ZR. Uma piada.

            Eis que a sua mudança, apesar de 6 por meia duzia, somada por erros individuais dos jogadores, ocasionaram a derrota. Primeiramente Diego, numa sequência de lances infelizes, falha três seguidas: na primeira, perde uma bola em tínhamos o domínio no campo de ataque tentando passar sobre dois marcadores; na segunda, ele faz falta desnecessária nojogador que tomou a bola dele, mesmo que não aparentasse ser um contraataque de perigo; o UC roda a bola do meio para a diereita, até que instantes depois eles conseguem uma jogada de velocidade pela direita, com Trauco sozinho na cobertura, mas pelo que vi na hora do lance, ele chegaria inteiro na bola. Apesar disso, Diego, no seu terceiro lance infeliz, comete falta por trás e leva o cartão que o juiz aliviou no lance anterior. Na cobrança de falta, num erro defensivo grosseiro, onde Pará aparece tentando marcar um centroavante com o dobro de seu tamanho, na falha do Berrío e dos zagueiros que não acompanhar o atacante, Santiago Silva marca de cabeça.

            “Mas valeu a máxima de que a bola não costuma perdoar muitas chances perdidas. Aos 29 minutos, Diego cometeu falta perto da área. No cruzamento, Santiago Silva subiu sem marcação e mandou de cabeça: gol do ‘El Tanque'”

            Aí começa o desespero. Zé Ricardo, mostrando mais uma vez que não tem um plano definido para tentar um reverter um placar
            adverso, usou a mesma estratégia de sempre. Tirou um volante (Arão), para a entrada de um centroavante (Damião). O time tentou reagir, mas após a expulsão de Berrío, a derrota era só questão de minutos.

            Diante disso, não acho que o esquema optado pelo ZR foi retranqueiro e essa ideia, no meu ponto de vista errada, surge exatamente pela expressão “três volantes”. Pode até ser treinada mais a frente, com Mancuello jogando no lugar do Arão, como alguns disseram. O time não só nessa partida se mostra nervoso na conclusão das jogadas e acaba por não aproveitar as chances criadas, correndo risco de fazer valer a máxima: “quem não faz não leva”. Não sei se venceríamos se entrássemos com a formação que vinha jogando. Mas, na minha opinião, se o gol saísse no primeiro tempo ou no segundo antes do gol do “El Tanque”, o jogo seria outro. Pois essa tem sido a tônica do Flamengo esse ano. Pode até estar mal no jogo, mas o time tem postura completamente diferente depois que o primeiro gol sai e literalmente abre a porteira, partindo para o segundo, terceiro, enfim. Foi assim contra Madureira, San Lorenzo e Bangu.

            Só para complementar o que eu disse acima, veja alguns dados das partidas contra San Lorenzo e Universidad Católica:

            POSSE DE BOLA:
            – FLA 53% x 47% SLO
            – FLA 46% x 54% UCA

            FINALIZAÇÕES:
            – FLA 16 (7 a gol) x 9 (1 a gol) SLO
            – FLA 17 (5 a gol) x 12 (4 a gol) UCA

            PASSES: U. Católica 245 (36 errados) x (43 errados) 332 Flamengo
            – FLA 325 (76 errados) x 284 (74 errados) SLO
            – FLA 322 (43 errados) x 245 (36 errados) UCA

            • Retranca porque foram 2 primeiros volantes. Chance clara de gol foram pouquíssimas. Reveja os melhores momentos.

              Nosso time é infinitamente melhor que os deles. Teríamos mais posse de qq jeito. Faltou ofensividade e culhao

          • O time escalado naquela partida ajudou a UCC marcar o Diego.

    • lol demorou mais achei outra pessoa que tambem viu o jogo.

    • Esqueceu do chute do Guerrero de fora da área

    • Excelente Silas…

    • Apoiado Silas. Exatamente isto. SRN7

  • Cláudio Sampaio
    Zico elogia e critica quando necessário, não desmereceu o ZR, mas falou somente a verdade! Entrou com excesso de precaução e a UCC também,mas nos primeiros 15 minutos já deu para enxergar a retranca do adversário, teve a oportunidade de ofender a UCC antes de quando decidiu, era muito simples de corrigir a tempo ou entrava ofendendo, se percebesse que estivesse sofrendo forte pressão, aí sim era pra se fechar. Da forma que o ZR entrou no Chile ele ofuscou Diego que não conseguiu jogar por causa dos volantes que subiam de mais e as vezes era um volante, Everton que se preocupou mais em marcar e Guerrero ficou lá na frente isolado, brigando, sendo provocado e sem ninguém para o ajudar a lutar lá na frente.

    Um time e treinador na libertadores, deve ter no mínimo 2 esquemas prontos e entrosado para jogar, principalmente fora de casa. É essencial que um time tenho 2 esquemas bem treinados;1 defensivo e 1 ofensivo, mas o improviso só em casos extremos. Se tivesse entrado com o esquema que tem nos dado a liderança de melhor ataque do Brasil a gente tinha vencido aquele jogo no 1° tempo!

    ZR não é inexperiente, se o chamarem de medroso e excessivamente prudente, talvez seja a colocação melhor aplicada. Ele precisa aprender que a melhor defesa é o ataque! Quando vc faz 1 gol o time adversário fica desestabilizado e acaba as vezes abrindo espaços para fazer 0 2°,3°…mas treinou uma ou 2 vezes e demorou muito para voltar atrás, pois o adversário fez o mesmo, estudou o Flamengo e ZR no 1° tempo e veio para cima com tudo, quando percebeu e resolveu mudar, Salas já tinha esquadrinhado o time do Flamengo todo. Berrío foi expulso por ter entrado na hora errada, por erro da arbitragem acompanhada da escalação excessivamente errada!

  • Pode questionar-se a ideia, mas a falta de treinamento não atrapalhou, pois o time esteve bem organizado

  • Boa mesmo, Zé Ricardo tem que fazer esses jogadores acertarem mais o gol e jamais recuar após fazer o primeiro.

    Gostaria de ver o V.Jr já nesse ataque, com Guerrero mais solto e Vizeu centralizado.

    • Medroso e sem ousadia, tem um time para ser marcado, mas tem medo de tomar gols. Vi Tite fazer a diferença no jogo do Brasil, ele gritava, empurrava os jogadores para cima do Uruguai que tentou recuar o Brasil, estava conseguindo, mas Tite viu, percebeu e conseguiu matar o jogo no grito, incentivando! Se ele apenas mudasse o time sem incentivar, jamais o Brasil tinha virado aquele jogo como terminou!

  • Não é técnico para o flamengo, ele é novo com mentalidade de Joel Santana, torço para que o medo dele não nos custe o nosso ano inteiro.

    • Medroso e sem ousadia, tem um time para ser marcado, mas tem medo de tomar gols. Vi Tite fazer a diferença no jogo do Brasil, ele gritava, empurrava os jogadores para cima do Uruguai que tentou recuar o Brasil, estava conseguindo, mas Tite viu, percebeu e conseguiu matar o jogo no grito, incentivando! Se ele apenas mudasse o time sem incentivar, jamais o Brasil tinha virado aquele jogo como terminou!

      • Muita coisa o Tite e o time do Brasil estão ensinado…. aprende quem qr e qm é inteligente!!

        • Exatamente!

      • então basicamente não foi o treino e sim o tite gritando que fez o brasil ganhar? merda alguem traz um megafone pro zé ricardo e manda ele gritar vc consegue pros jogadores.

    • Até confio nele pra os pontos corridos do brasileiro. Temos um elenco muito forte e ele não é burro. Mas partida difícil está se provando que não é a dele.

  • Varia esquema é uma coisa.

    Jogar com dois primeiros volantes é outra totalmente diferente…

    Teríamos o controle do jogo com nossa formação habitual e perdemos profundidade. Espero que o ZR tenha aprendido mais uma lição, já que ele está em fase de aprendizagem.

  • Gostei da matéria. Valeu!!
    Uma pena apenas que, pelo menos na Libertadores, o Berrio ficará alguns jogos de fora por conta de sua expulsão. Falando nisso, alguém sabe dizer se já teve o julgamento dessa expulsão para sabermos o “tamanho da pena”?
    SRN

Comentários não são permitidos.