Ministério Público do RJ pede a suspensão da Torcida Jovem do Flamengo por três anos

Compartilhe com os amigos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pede a suspensão da Torcida Jovem do Flamengo, que se envolveu em confusão com a torcida do Botafogo no último clássico entre os dois clubes no Engenhão, por três anos. Confira abaixo a nota emitida nesta quinta-feira pelo MP.

A briga terminou com a morte de um torcedor do Botafogo (Diego Silva dos Santos) e diversos torcedores da Jovem acabaram presos.

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para impedir a entrada de integrantes da Torcida Jovem do Flamengo nos estádios. A ação proposta junto ao Juizado do Torcedor pede o banimento de seus associados por três anos em partidas realizadas em todo o país.

O banimento está previsto no artigo 39-A do Estatuto do Torcedor que estabelece uma série de penalidades e formas de responsabilizar as organizadas e seus dirigentes por atos violentos que coloquem em risco a segurança dos demais atores participantes e frequentadores do espetáculo esportivo.

“É evidente que a torcida descumpriu as normas do Estatuto do Torcedor e do Código de Defesa do Consumidor e a recalcitrância na prática de atos de violência e de confusão”, descreve a ação proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.

A ação cita as notícias relacionadas ao confronto que antecedeu o jogo Flamengo e Botafogo, no Engenhão, no dia 12/02, que resultou na morte do torcedor do Botafogo, Diego Silva dos Santos. Outros oito ficaram feridos, sendo três baleados. O país lidera o ranking de países com mais mortes relacionadas ao futebol, em média, dez por ano. A morte de Diego foi a de número 177 em 17 anos.

Também cita a operação da Polícia Civil, na última sexta-feira (24/03), que prendeu cinco integrantes da Torcida Jovem, suspeitos de participação no crime. Três membros da organizada ainda estão foragidos: o presidente Wallace Motta, o vice-presidente Rafael Maggio Afonso e Fábio Pinheiro, conhecido como Playboy.

Ainda de acordo com ação, a Torcida Jovem do Flamengo é signatária do Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público, com a intervenção do Ministério do Esporte e da Polícia Militar, no qual assumiu o compromisso de cadastrar e excluir membros violentos, o que foi descumprido pela organização.

Em fevereiro, o MPRJ propôs outra ação civil pública para proibir a presença de torcidas adversárias durante a realização de clássicos entre os quatro grandes clubes do Rio. A Justiça deferiu decisão liminar, suspensa em parte para a realização do jogo final.

Também são réus na ação, o presidente da Torcida Jovem, Wallace Costa Mota; o vice-presidente Rafael Maggio Afonso; o diretor Rafael Silveira Camelo e os integrantes da torcida Fábio Henrique Pinheiro, Vitor Portêncio, Adonai Dias dos Santos, Rogério Silva Guinard e Herbert Sabino de Paula. Esses torcedores também devem ser banidos, pelo mesmo prazo, ainda que migrem para qualquer outra organizada”.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já vai tarde. deveria ser extinta esse antro de marginais.

  • sempre arrumam confusão em qualquer estádio por onde vão!!

  • Quem dera isso resolvesse algo, eles irão pra o estádio do mesmo jeito, o estado nunca resolve nada.

  • Não vai afastar,irão do msm jeito sem uniformes e bandeiras mas na minha opinião estão errados se veta a jovem tem que vetar a young,fúria a força são todas violentas.

  • apoiado

  • Que tal fazer com que todos os integrantes da Torcida Jovem tenham de comparecer em uma delegacia durante o dia de jogos?
    Será que assim a parte vai entender que prejudica o todo?
    Do contrário bastará aos seus integrantes irem sem camisa da torcida para o estádio, ou seja, não haverá punição nenhuma.
    SRN

  • A caça ao Flamengo continua pesada! Os viadinhos atacam por todos os flancos

Comentários não são permitidos.