MP pede quase 200 milhões de reais de reembolso do Maracanã

Compartilhe com os amigos

O Ministério Público do Estado do Rio entrou com uma ação civil pública contra a reforma e a privatização do Maracanã. No documento, o órgão pede que o estado seja ressarcido em 198 milhões de reais com base nas irregularidades encontradas durante a reforma do estádio. E pode resultar, também, na anulação da privatização para a Odebrecht.

A ação já foi aceita pelo juiz Marcello Leite, da 9ª Vara de Fazenda Pública. Ela pede que sejam incriminadas as empreiteiras Odebrecht, Delta e Andrade Gutierrez, assim como o ex-secretário de Obras Hudson Braga e mais oito funcionários da Empresa Olímpica Municipal.

Segundo o MP-RJ, a reforma foi feita com base em estudos fictícios. Entre os itens que chamaram atenção dos procuradores está o número de plantas apresentados pelos engenheiros envolvidos. Enquanto o estádio carioca contou com 37, no Mineirão, em Belo Horizonte, foram produzidas 1309.

Fonte: Veja

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Primeiro foi o TCE-RJ e agora, o Ministério Público do Rio finalmente entrou no circuito… Parece que a tendência é anular a privatização e abrir uma nova licitação…
    Muita cara de pau da Lagardere, ameaçar entrar na justiça para pleitear a concessão do Maracanã por ter sido a vice colocada na época da licitação…
    A impressão que fica, é a de que o Flamengo vai vencer e vai assumir essa administração mais cedo ou mais tarde…
    Tomara que os “Blues” não deixem de lado a idéia da casa própia, mesmo que seja uma revitalização da Gávea, transformando-a em uma arena butique, já citada uma vez pelo nosso presidente EBM!

    • Exato amigo, esse eh o caminho, ainda que trabalhoso, mas esse parece ser o caminho… A licitação sera cancelada, a Oderbretch e os políticos sujos irão pagar caro e sera feita uma nova concorrência do zero e o Flamengo terá grande chance de assumir o estadio sim… E em curto prazo, teremos o estadio da Ilha e em longo prazo se pensa continuar com 2 estádios, um na Gávea do porte desse da Ilha (20/25 mil lugares) e o Maracanã… Quem viver vera !

      • Sei não….voce está muito otimista.
        Esse imbroglio envolvendo o Maracanã não é tão transparente assim.
        Envolvem diversos interesses, sejam de politicos, dirigentes esportivos, empreiteiras, concessionárias, etc.
        O Flamengo, atraves de sua atual diretoria, deveria é colocar as barbas de molho. Não me parece ser do interesse de muita gente importante ai no estado do Rio de Janeiro de que o Flamengo vire o gestor do Maracanã.
        Sempre me pergunto: e como ficariam os outros clubes? assistiriam passivamente ao crescimento do Mengão?
        Diversos torcedores aqui sempre usam o argumento de que as autoridades não liberariam as licenças para a construção de um futuro estádio do Flamengo. Seguindo por essa lógica o que os faz pensar que essas mesmas “otoridades” dariam essa colher de chá toda e permitiriam que o Flamengo fosse o gestor do Maracanâ?

        • Só lembrando que a Lagarde informou que vai solicitar a concessão caso a odebretch saia, uma vez que ela ficou em segundo lugar na licitação, pois segundo o edital isso lhe daria direito de assumir a concessão. Vamos aguardar! SRN

          • Eduardo, o que a Lagardere quer não significa q vai conseguir… do jeito q a coisa foi feita, com muita sujeira, vejo pouca chance de a licitação não ser totalmente anulada, principalmente agora q o ministério publico entrou na jogada finalmente !

        • Luis, vc tem certa razão, mas eh justamente por saber q os antis são muitos e lutariam contra, que a diretoria do Fla enxerga uma janela de oportunidade nunca antes vista : Todos aqueles q poderiam ser contra estão muito ou totalmente enfraquecidos : Políticos, Governos e Empreiteiras envolvidos em escândalos e atolados em dividas… Fluminense publicamente ja disse q nao faz nenhuma questão, so quer um bom contrato p alugar o estadio por baixo custo, sendo inclusive parceiro oficial do Fla nesta questão. Botafogo e Vasco falidos e cheios de problemas internos, ainda q mascarados, sem dinheiro p bancar o Maracanã, e ambos tem seus estádios… e o principal, o Flamengo serio, organizado, com dinheiro e conhecimento em gestão p ter exito… Enfim, nunca houve essa combinação de condições favoráveis. Logico q sempre vai ter gente ainda assim remando contra, inclusive dentro do próprio Flamengo… fácil não vai ser, nunca seria, mas hj podemos dizer q esta “muito menos complicado”, só não podemos nos afobar, muita calma nesta hora, por isso nossa diretoria aguarda sabiamente como num jogo de xadrez, p dar o xeque-mate… E caso o Maracana caia na mão de quem não nos interessa, então ai sim partiremos p o projeto do estadio, mas nao antes disso ser definido… como eu disse, sem afobação !

Comentários não são permitidos.