Na marca do pênalti: Gatito tem melhor aproveitamento; Muralha é o lanterna

Compartilhe com os amigos

Alex Muralha foi alvo de parte da torcida do Flamengo após derrota nos pênaltis para o Fluminense, no domingo, na decisão da Taça Guanabara. Além dos erros de Réver e Rafael Vaz, o camisa 38 foi cobrado pela mecânica no momento das cobranças. O GloboEsporte.com resolveu checar os números de goleiros da Série A do Brasileirão e, de fato, Muralha não tem o costume de brilhar nas penalidades – tem o pior aproveitamento entre os jogadores analisados. No outro lado da tabela, Gatito Fernández, que garantiu o Botafogo na fase de grupos da Libertadores com três defesas diante do Olimpia, lidera o ranking.

Com base nos dados da equipe do Espião Estatístico, a relação levou em conta os números desde 2015, em competições oficiais, para goleiros que disputaram as duas primeiras divisões do futebol brasileiro e tiveram pelo menos dez cobranças contra a meta. Dos 13 pênaltis cobrados contra, Gatito parou os batedores em cinco oportunidades, puxando a lista com um aproveitamento de aproximadamente 38,5%. O futebol do Rio de Janeiro faz dobradinha na ponta: Martín Silva, do Vasco, é o segundo, com 33,3% – quatro defesas em 12 penalidades.

A lista também leva em conta as decisões por pênaltis. Com isso, Fernando Prass, atualmente no Palmeiras, é quem mais foi exigido. E também quem mais coleciona defesas. Foram 39 cobranças no total, oito com intervenção do goleiro, que ainda converteu na final da Copa do Brasil de 2015 para dar o título ao Alviverde diante do Santos.

Os piores desempenhos são de Wilson, do Coritiba, Dênis, do São Paulo, e Muralha. O aproveitamento do goleiro rubro-negro é menor que a metade do companheiro do Coxa. A última – e única – defesa foi contra o Bangu, em março de 2016, pelo Campeonato Carioca.

*Colaboração da equipe do Espião Estatístico, formada por: Eduardo Sousa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Paula Carvalho, Roberto Maleson, Valmir Storti e Wilson Hebert.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Agora Muralha não serve? por ter ido mal em uma disputa de penaltys? isto aqui nao e futebol americano onde vc pode colocar um jogador para so bater o penalty (ou sei la como chance o lance la) ou a sorte que Van Gall na copa do mundo de 2014, que ele nao repetiu na semi final.
    Muralha e um bom goleiro que tem alguns defeitos como nao ter boa saida com a bola no pe e nao ser um bom pegador de penalty
    Porem quantos jogos durante o ano e resolvido assim? se for 3 vezes e o maximo, entao vamos parar de apocalipse

  • Isso não desqualifica o ótimo goleiro que é Muralha. Agora não presta mais? Sem comentários.
    Isso tem que se treinar, estudar mais os adversários. Goleiro tem que ter um banco de dados dos batedores, isso se constrói com vídeos e estudos. Muralha é bom goleiro sim. Falem do Vaz que bateu de forma pífia o penal, Rever que telegrafou aonde ia cobrar, isso ninguém diz? Muralha é muito melhor que PV, que pegava pênalti, mas era o mão de alface, não sabia sair do gol…era só o que se lia. E quem está criticando só por ele não ter pegado os pênaltis, é gente modinha, nem torcedor para mim é. Nada vai agradar essa turma.

    • Perfeito Almir, concordo com vc,porem não negaremos que pegar penaltis não é a dele

    • Este e o torcedor/Corneta infelizmente temos que aguentar besteiras como Esta almir (tenha paciencia) que antes de domingo era um timaço agora ninguem presta, Muralha nao e bom goleiro pra defender penaltys? e suas outras qualidades nao contam?

  • Põe na conta desse centro de “inteligência” que eu só vejo fazer merda e fez mais uma contratar um goleiro fraco em penaltis.

    • Tá legal quer dizer que tem que ser pegador de pênalti para ser bom goleiro para você? E no resto…s[ida de gol (um dos principais fundamentos para goleiro), reposição de bola…isso nada conta…parei. Tem que se ver o todo e não só um fundamento.

  • Goleiro que escolhe canto dificilmente pega pênalti. Está na hora de trocar os preparadores de goleiros!

  • O Muralha precisa treinar o Posicionamento nas cobranças de pênalti.

  • A conclusão é bastante simples: Muralha não é especialista. Não tem muito pra onde fugir.

    Sinceramente, os especialistas são sempre os goleiros mais irregulares. Que eu me lembre, poucos goleiros conseguem ser lineares. A maioria é irregular.
    Talvez Dida e Julio César. Mas vamos pegar um exemplo do chorão: O gatito fernandes já era reserva do Jefferson (que é um goleiro bom de reflexos, mas não sabe sair do gol), e pela péssima sequencia, só entrou no jogo depois do helton leite se lesionar.
    Outro exemplo é o Wéverton: Um goleiro muito irregular na questão dos reflexos, mas pra mim, é o melhor defensor de pênaltis desde 2016. E isso no futstats.

    São 2 defeitos do Muralha: Pênaltis e reposição com os pés. Mas bolas altas, reflexos e reação (ataque ao atacante, atrapalhando o domínio de bola), são razões que não podem ser desprezadas. Tanto que até o tite lembrou dele pra ser convocado. Se o Diego foi importante pra nos mantermos no topo do G4, o muralha foi pelo menos responsável por nos fazer chegar até lá, antes do camisa 35 estrear.

    SRN

    • Ótima análise. Goycochea era um especialista em penal, mas fraco no resto. Só um exemplo. Tem que se ver o todo do Atleta e Muralha no geral é muito bom.

      • Almir, a principal imagem da copa, foi o 7×1. Pra mim a segunda imagem foi a coragem do técnico da Holanda, acho que foi contra a costa Rica: No fim da prorrogação, o cara foi macho pra kct e trocou o goleiro. Como é que pode? Botar um goleiro frio pra defender a classificação? Mas ele era especialista. Fechou o gol e a Holanda passou.

  • Adivinhem quem foi o vice? Kkkkkkkk
    Mas falam sério, o Muralha precisa treinar muito, aquele lance de ficar indo para uma lado e para o outro não dificulta em nada a vida do batedor, todos grandes pegadores ficam estáticos até o último momento, Taffarel, Dida, Bruno são exemplos.
    SRN

  • O pior é que disputa por pênaltis é algo comum em um competição como a libertadores. Eu não sou treinador, eu não sabia que o Muralha era tão ruim assim nos pênaltis, senão poderiam segurar o Paulo Victor aqui, ou iria atrás de um pegador de pênaltis no mercado, pois isso é um ponto muito sério.

    • No final do ano torci pro Flamengo contratar o Gatito, já que a saída do PV era certa. Demoraram muito. Acho ele um goleiro mais talhado pra Libertadores e não ocuparia vaga de estrangeiro porque tem nacionalidade brasileira.

      • Na época também torci, até pra não dar chance pra corpo mole, mas não acharam uma prioridade. Agora tem que resolver isso, tem que correr atrás de um especialista em pênaltis.

        • Murilo, acho que não precisa contratar, pois o César é goleiro que teve bom aproveitamento em penais anos atrás na copinha. Acho que vale a pena investir no César.

          • Tomara então que o tenham chamado de volta visando a disputa nos pênaltis.

      • Graças à Deus que não veio. Pq esse futebolzinho que ele demonstrou no estadual fez ele virar o 3º goleiro.

        A única coisa que fez a torcida deles mudar de opinião foram os 3 pênaltis defendidos, pois nos 90 minutos ele é uma bananada de 10 centavos.

        SRN

        • Sim, ele é muito ruim, meus avô, que é botafoguense, não parava de falar mal dele. Contra o Macaé, se não me engano, ele falhou feio.

          • Falha todo goleiro comete, o começo no Botafogo pode ter sido irregular, mas a atuação contra o Olímpia é do tipo que dá moral e faz o jogador subir de nível. Ano passado foi muito bem no Figueirense e já tinha se destacado no Vitória. Considerando que encerrava contrato em dezembro, era uma boa oportunidade de mercado. Nem que fosse pra ter a segurança de contar com um excelente pegador de pênalti no elenco.

        • Goleiro experiente, pegador de pênalti e fez ótimo brasileiro. Seria muito útil ter no time, principalmente porque o Flamengo acabou não trazendo outro goleiro pra repor a saída do PV.

          • mas nesse caso, a melhor opção seria o Danilo Fernandes. Ou até o falecido Danilo da Chapecoense, que era um goleiro disputado por muitos clubes

            • Os dois Danilos estavam fora de cogitação. O primeiro porque tem uma multa alta e falou várias vezes que fazia questão de disputar a série B com o Inter, o segundo pela fatalidade que ocorreu. O Gatito também fez um ótimo campeonato brasileiro e era uma oportunidade de mercado, como citaram aqui, pois ficava livre em dezembro e não pretendia continuar no Figueira.

      • Gatito que foi pro banco do botafogo pelo seu pessimo inicio, o que adianta salvar nos penaltys se nao resolve no tempo normal

      • Pessoal esquece que além da grana mais alta que o Bota ofereceu lá ele ia ser titular absoluto (ou pelo menos até a volta do Jefferson {se é que esse ainda volta}) e aqui ele ia esquentar o banquinho para o Muralha eternamente…

        • O Botafogo ofereceu mais do que ele ganhava no Figueirense, não significa que seria mais do que o Flamengo poderia oferecer se tivesse tentado trazê-lo. Também não lembro de ter lido ou ouvido falar de nenhuma garantia sobre titularidade. Clube nenhum pode oferecer essa certeza, até porque há situações que não dá pra prever. De toda forma, já não vem mais e o Flamengo segue precisando de um bom goleiro, mais rodado que César e Thiago e especialista em penalidades.

          • A grana foi maior do que a “ventilada” pelo Flamengo. A questão da titularidade era meio óbvia, Muralha na Seleção pelo Mengo ou Bota que ainda n tem o Jefferson de volta e o Sidão já tinha sinalizado a saída para o SP… Concordo que precisamos de uma boa sombra urgentemente, ontem msm sem ser tão testado já mostrou insegurança novamente -.-‘

  • Muralha pra mim é um bom goleiro. E só. Não acho um goleiraço, nem goleiro de seleção como muita gente. Agora esse lance dos penaltis é até meio vergonhoso o aproveitamento dele, tem que treinar muito.

  • Fiquei abismado com a facilidade em fazer gol de pênalti no Muralha, o cara sai muito tempo antes da bola chegar.

    Espero que isso possa ser treinado e corrigido porque senão nóes estamos f….

    Foi a primeira vez em quase 10 anos que perdemos uma disputa de pênalstis, e se eu não m eengano, também é a primeira vez que um goleiro nosso não pega nenhuma batida sequer.

    Preocupante.

    • Disse em um post anterior q nunca vi o Fla perder nos pênaltis… mas me
      enganei… no amistoso contra o Ceará…Perdemos nos Pênaltis e o PV foi mal tb….kkk

    • Pode ser que seja apenas falta de treinamento ou pode ser que infelizmente ele nao seja bom neste quesito, porem o que e melhor um goleioro seguro nos 90 minutos ou um goleiro bom de penaltys (que ocorre no maximo 3 vezes ao ano)

  • Pra mim Muralha não é fraco apenas nos pênaltis. É péssimo no jogo aéreo. Fez saídas bizarras no jogo contra o Fluminense.

    Com relação às penalidades , caso seja necessário uma disputa o goleiro é o César.
    Que já demonstrou qualidade no quesito.

    • Concordo. Muralha nao pega penalti. Mas se fosse soh isso. Ok. Mas não sai bem com os pes, nao sabe jogar adiantado, nao sabe sair em cruzamentos. Eu nunca fico seguro quando chutam pro gol. Tipo morar perto de encosta em dia de temporal

  • Antes eu pensava que o PV era horrível em pegar pênalti, agora já me espanta esse dado, parece que a preparação de goleiros para penalidades máxima está fraca, faz tempo que não temos um bom pegador de pênalti, creio que o último foi o Bruno.

    • Paulo Victor pegava vários pênaltis..

      • Ele teve uma época muito boa, que defendia bola de todas as formas e, do nada, caiu de produção. Antes da vinda do Muralha, era notório que ele estava errando o tempo certo de pular nos pênaltis, por exemplo.

      • exato. PV era bom de pênaltis, mas em questão de agilidade ele era trágico. Tanto que era chamado de tiranossauro.

    • Pv pegou varios penaltis com a camisa do fla amigo, ele era bom sim.

    • PV era mito nos penaltis kkk

  • To dizendo a muito tempo que se tiver disputa por pênaltis seremos eliminados, o muralha é o pior goleiro que vi em cobrança de pênaltis. Se acontecer uma disputa por pênalti tem que colocar o reserva senão já era.

Comentários não são permitidos.