O novo golpe da CBF

Compartilhe com os amigos

Foi maquiavélica a mudança do estatuto da CBF aprovada nesta quinta pelas 27 federações em Assembleia Geral. Sem participação dos clubes e a pretexto de enquadrar a entidade nos termos da lei do Profut, os lobos da confederação aplicaram mais um golpe contra o futebol brasileiro. Com uma manobra esperta, mas de legalidade discutível, Del Nero e seu aspone-mor, Walter Feldman, zombaram do espírito e da tradição legislativa brasileira.

Para se enquadrar à nova lei, os 40 clubes das séries A e B foram incluídos no colégio eleitoral da ​CBF. Mas os que fazem verdadeiramente o nosso Fut seguem sem poder de decisão, já que o novo estatuto estabelece pesos diferentes para cada eleitor. Assim, cada voto de federação valerá por três, os clubes da Séria A terão peso dois e os da série B voto unitário. No computo geral, se todas as federações ficarem de um lado e os clubes do outro, o placar favorável às entidades será de 81 a 60.

Mas a manobra não parou por aí. A cláusula de barreira do estatuto atual foi mantida exigindo apoio formal de pelo menos oito federações e cinco clube para que uma candidatura seja lançada à presidência da entidade. Isso inviabiliza o surgimento de uma oposição consistente e confirma os clubes no papel de simples cordeirinhos da nova fábula maligna da CBF.

Ou seja, tentaram dar ares de democracia a um sistema que segue viciado. Mesmo que todos os 40 maiores clubes se unam para indicar um candidato, este não poderá ser inscrito sem a anuência dos aliados de Del Nero.

É pública a relação promíscua entre as federações e a CBF. São usuais os mimos que, seguindo os passos de Ricardo Teixeira e Marin, Del Nero distribui aos cartolas. Mas as mesadas oficiais às entidades, os convites para viagens e outras mordomias menos institucionais têm um preço. E é deste conluio que continuarão a sair as decisões que estruturam – ou desestruturam – o nosso fut , como o calendário inadequado, preferido das federações.

​A farsa desta quinta foi mais uma derrota para os que lutam pela moralização, pela transparência e a profissionalização do nosso fut.

Reprodução: Lance!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Publiquem aqui na coluna os seguintes endereços:
    do ministro do esporte, do Presidente, do presidente de cada partido com representação na câmara e/ou no senado e cada torcedor que deseja ver um futebol organizado no país manda uma carta ou e-mail para cada um desses dizendo que se não acabar a bandalha das federações e da confederação não vai votar mais naquele partido…

    Político brasileiro é corrupto, mas é também frouxo.
    Se apertar eles peidam…
    O problema é que o povo não os apertam…

  • É apenas o reflexo dos nossos governantes… estão cagando para o povo… querem apenas se perpetuarem no poder.

    SRN

  • Não consigo entender como o ladrão de medalha ainda está no comando.

    • Política, pura e simplesmente. O texto taí pra comprovar isso…

  • só esqueceram de mencionar que cada presidente de federação ganha 10 mil reais por mês da cbf de mesada… assim fica dificil votar contra! ladroes!

  • Cambada de FDP! E assim eles continuam no poder faturando em cima dos clubes e atrasando o futebol brasileiro, com o apoio e a cumplicidade dos clubes, das empresas e dos torcedores também. Ah se o povo deixasse de ser alienado e realizasse um boicote a seleção da CBF (recentemente a bancada da bola impediu que seleção se tornasse patrimônio cultural do Brasil). Estivemos tão próximos das mudanças necessárias mas esses canalhas conseguiram contornar a situação, A FIFA lava as mãos pois já ganhou bastante grana no Brasil, a Conmebol é da mesma laia da CBF, a bancada da bola manda no nosso congresso, mais um gol do neymar para o povo dormir feliz e fica tudo bem na república das bananas. Um Viva a seleção da CBF!

    SRN #OBrasilÉoPaísdoFaturo

  • Essa merda aí é o retrato do Brasil atual. Medíocre.

  • O problema de greve é que os próprios times e atletas que serao prejudicados. Tem que trocar mt ideia com clubes paulistas para aderirem à Primeira Liga. Tem que dar forca ao movimento. É a saída mais rapida dessa escravidão. SRN

  • Os clubes são os grandes responsáveis, pois apóiam. GOL DA ALEMANHA!

  • O único esforço próximo de uma rebelião foi a criação da 1 Liga, a TV foi atrás, mas os times simplesmente abandonaram, até o Joinvile jogou com o sub-20, desse jeito é só aceitar as imposições desse palmerdense corrupto.

  • Se as federações e clubes do Sul, Sul-deste e Nordeste se unirem derrubam Del Nero facinho. Zico é uma pessoa muito querida no país e seria um bom presidente para a CBF!

    SE OS 20 OU 40 CLUBES DA A e B FIZEREM COMO NA ARGENTINA, URUGUAI A COISA ANDA!

    • O quê seria sul-deste? Um sul direcionado a um time da região??? Meu DEUS!!!!

      • Leia;
        ” Assim, cada voto de federação valerá por três, os clubes da Séria A terão peso dois e os da série B voto unitário. No computo geral, se todas as federações ficarem de um lado e os clubes do outro, o placar favorável às entidades será de 81 a 60.”

        Federações cara, cada estado tem a sua federação estadual e presidente e seu voto tem o peso 3 certo?
        Região Nordeste – 9 estados e federações de futebol
        Região sudeste – 4 estados e federações de futebol
        Região Sul – 3 estados e federações de futebol

        Os 40 clubes das séries A e B devem se unirem, seus presidentes e torcida devem deixar a rivalidade de lado e buscar a conquista do voto do presidente de cada federação! Não é fácil, mas não é tão difícil!

        O futebol do brasil deve se unir e derrubar Del Nero, ele está pedindo e dar a entender que tem 100% ou pode conquistar o voto de todos os presidentes das federações, mas esquece dos clubes que atua nos estaduais! Tem também a copa do Nordeste e a Primeira Liga.

      • Obrigado professor Pasquale.

        • De nada loiro.

  • Que absurdo é esse, a chamada lei da amordaça, republica das bananas, casa da mãe Joana, balaio de cobras, máfia da caneta. Jogo de cartas marcadas, um estatuto que presidente é protegido e pode comprar quem ele quiser e reinar sem ninguém interferir. A PF já deveria estar investigando a CBF há tempos, pelos mandos e desmandos dessa corja que quer atropelar até constituição federal. Destruir a CBF e fedeLIXOES pra já!

    • KKKKKKKKKKKK Cada maracutaia só faltou a carne fraca, zelotes kkkkkkkkkkkkkkk

  • Por isso não consigo torcer pra um time com o símbolo da cbf, porque sei muito bem quem realmente é beneficiado se esse time ganhar, ou seja, uma Máfia.

  • os clubes colocam o rabinho entre as pernas e aceitam, sabe o porque, não conseguem organizar um campeonato se quer, a primeira liga e uma vergonha, por isso que a cbf faz o que quer.

    • Tem que deixar a rivalidade de lado e se unirem, é o único caminho!
      Já imaginou se os clubes se unirem e fazer um campeonato único sem estadual com os 40 clubes da série A e B? Também transformar a C em B como acesso?

      Eleger um presidente, comissão organizadora, em seguida dar um pé na bunda da CBF!

  • se conseguir fazer todos os clubes votarem contra a CBF, consegue-se que todos boicotem a mesma.. simplesmente cruzem os braços e não joguem. ou organizem um campeonato “amador” entre si.. a TV vai atrás, com certeza. CBF não terá opção. só resta os clubes perceberem o poder que têm…

    • E como fazer isso se os primeiros a serem totalmente DESUNIDOS são os clubes ? Olha o que está acontecendo com a liga.

      • por isso que falei “se conseguir fazer todos os clubes votarem contra”..

Comentários não são permitidos.