O que esperar do Flamengo na fase de grupos da Libertadores?

Compartilhe com os amigos

O Flamengo estreia hoje na principal competição do continente. No primeiro jogo enfrenta o San Lorenzo, às 21h45 em um Maracanã abarrotado de torcedores.

O que esperar dessa estreia e dos próximos jogos do grupo nessa primeira fase de Libertadores? Leia a análise de nossos comentaristas:

LEONARDO RESENDE

O grupo é forte, mas o Flamengo possui qualidade mais do que suficiente para passar sem maiores sustos, já que é a melhor equipe do grupo.
Acredito que é possível garantir pelo menos 12 pontos, ganhando todas em casa e do Univ. Católica (equipe mais fraca do grupo e que vive péssimo momento) fora.
Os jogos mais complicados serão contra Atlético PR na Arena e contra o San Lorenzo na Argentina, onde empates podem ser considerados bons resultados.

WESLEY PAULO

A expectativa nessa fase de grupos é muito alta, o Flamengo tem o seu maior desafio em muitos anos. Para avançar, o Rubro-Negro precisa de todo foco e concentração além de tentar sempre elevar o seu nível de jogo pois os adversários são muito fortes e em uma Libertadores, qualquer erro pode ser fatal.

ANDERSON ALVES

A chave de grupos do Flamengo, de fato tem times tradicionais, mas as informações que chegam são de que os adversários não estão mais tão fortes como outrora. Isso quer dizer que podemos relaxar? De forma nenhuma! Somos o maior time do continente e já provamos diversas vezes o amargo sabor do time que joga o jogo da vida contra o Mais Querido.

O San Lorenzo é uma incógnita. Só fez amistosos, treina a portões fechados, mas com o poder de reação que o Flamengo demonstrou diante do Fluminense, se usado de forma proativa então, teremos vitória. Já o jogo contra a Católica é a oportunidade de o Flamengo mostrar trabalho. O adversário se encontra mal, tendo perdido quatro das cinco partidas que disputou. Tomou 10 gols. Tem seu principal goleador “El Tanque”, porém o ataque só marcou 4 gols. O empate é o mínimo, podendo beliscar essa vitória. O Furacão virá ao Rio buscar um empate se garantindo no segundo jogo em seu gramado artificial. Levando em conta o retrospecto do ano passado, uma vitória para cada lado. Depois o Católica vem ao Rio, lembrando que esse jogo é em Maio e até lá o time já pode ter se ajustado, mas o compromisso é com a vitória. Já no jogo que encerra a fase de grupos, o Flamengo, já classificado, poderá até poupar jogadores. Jogar para empatar não é nada mal. Portanto com vitórias em casa e um empate o Flamengo garante 10 pontos e se classifica. E tudo começa amanhã!

THIGU SOARES

Flamengo estreia na Libertadores e encabeçará o temido “Grupo da Morte”. Mesmo com nosso histórico recente sendo desfavorável, estou muito otimista quanto ao trabalho que vem sendo feito e ao grupo de jogadores que temos à disposição.
Creio em uma classificação em primeiro lugar do grupo, terminando essa fase com algo entre 11 e 13 pontos conquistados. Atlético Paranaense e UC disputarão a segunda colocação do grupo, com leve vantagem para o clube de Curitiba.
Ao contrário de outros carnavais, vejo o Flamengo qualificado, focado e em um grupo que nos obriga a respeitar e procurar vencer os adversários na bola, não apenas na camisa.

FABIO MONKEN

Está chegando! Amanhã iniciaremos a disputa da maior competição futebolística do continente, a Copa Libertadores da América de 2017. Espero que o Flamengo entre com o espírito competitivo que o torneio exige e que nosso jogadores enverguem a mística camisa rubro-encarnada de maneira honrada, entregando tudo e mais um pouco em campo e, principalmente, sendo inteligentes na disputa dessa copa tão distinta de qualquer outra competição mundial.

Caímos num grupo fortíssimo. E não me venham dizer que o San Lorenzo está fraco, em início de temporada e que perdeu jogadores e o Universidade Católica isso ou aquilo… É tudo balela, pura especulação! Os caras são fortes e serão sempre fortes, afinal de contas esses times têm um histórico de participações frequentes num torneio que você tem que ser acostumado a disputar se almeja chegar a conquistá-lo. Além dos dois, ainda teremos pela frente um adversário nacional que costuma ser uma carne de pescoço duríssima, principalmente quando os enfrentamos na Arena da Baixada.
Dito isso, vamos às contas!

Cenário Otimista: 3 vitórias em casa e 1 vitória fora; 1 empate e 1 derrota fora – 13 pontos. Acredito que esta seja uma pontuação excelente para nos classificarmos inclusive com uma das melhores campanhas, visando o mando de campo no mata-mata.

Cenário Realista: 2 vitórias e 1 derrota em casa e 1 vitória, 1 empate e 1 derrota fora – 10 pontos. Acho que ainda nos classificamos bem com essa pontuação, mesmo que em segundo lugar do grupo.

Cenário Pessimista: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota em casa e 1 vitória, 1 empate e 1 derrota fora – 8 pontos. A classificação seria na bacia das almas e dificílima se nossa pontuação fosse essa.

Cenário Catastrófico: A não classificação, com qualquer pontuação que seja. Não devemos descartar essa possibilidade. Ela existe e é mais real do que muita gente imagina.

Sendo assim, acredito que nos classificaremos. Mas não tenho plena convicção, eu não cravaria. Vamos ver como o Flamengo comportará a partir da bola que rola amanhã às 21:45 no Maracanã lotado, cenário ideal para que comecemos com uma boa vitória e, fundamentalmente, demonstrando um bom futebol!

Concorda com as opiniões acima? Deixe a sua também!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É Galera, hoje se inícia mais uma jornada, e vou ser sincero com vocês, tô meio preocupado, ainda não senti firmeza nesse time, mas como o futebol acostuma surpreender, é torcedor precisa acreditar, espero que time comece até uma postura diferente, com regularidade alta e competitividade. A torcida como sempre carrega o time, é hoje não vai ser diferente, esperemos que nossos jogadores encarnem o espirito guerreiro dos campeões, é que nosso técnico comece a sair da mesmice, é comece de fato, tirar coelhos da cartola, com o minimo de conhecimento e coragem para mudar o panorama dos jogos se for preciso. Vencer, vencer, vencer…

  • Cenário realista com 1 derrota em casa ??? Será os jogos em casa que nos dará a segurança de passar de fase, o grupo é complicado mas não vejo um com poder de ganhar dentro do Rio seja no Maracanã ou na ilha, eu creio em 13 ou 14 pontos (1 vitória contra o San Lorenzo em casa,1 vitória contra o atlético em casa,2 vitórias sobre a católica apertadas,1 empate contra o atlético na baixada e uma derrota/empate no gasometro que fará o San Lorenzo passar.) Será complicado mas temos obrigação de nos aproveitar do momento ruim dos times do grupo, Pq ajeitados podem nos dar ainda mais problema.

  • O grupo é complicadíssimo e tava com muito receio de que esse favoritismo jogado ao Flamengo fosse fazer com que a gente entrasse de salto alto, como já fizemos em outros momentos. Mas esse elenco é muito experiente, a média de idade do time titular passa dos 28 anos, então acho que isso não tende a acontecer, até porque temos 5 campeões de Libertadores no elenco. Além disso, só foi empatar com o Fluminense que o favoritismo diminuiu.

    Nas últimas edições, tínhamos um time com raça, mas com qualidade limitada (a exceção de 2010, que tínhamos um bom time). Já esse ano temos um time com muita qualidade. Se jogarmos com a raça que é característica do Flamengo, podemos ir longe nessa competição.

Comentários não são permitidos.