Para Tribunal de Contas, Maracanã só será viável financeiramente se usado por Fla e Flu

Compartilhe com os amigos

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) pediu ao atual governo o envio de um Termo de Compromisso “de dois dos principais clubes do Rio para utilização do Maracanã por todo o prazo de vigência do contrato” que é de 35 anos. Flamengo e Fluminense são os únicos interessados no uso do estádio.

O pedido faz parte das avaliações sobre irregularidades no acordo de concessão do Maracanã com o consórcio liderado pela Odebrecht e ações necessárias para viabilizar economicamente o estádio nos próximos anos. O relatório do TCE feito pelo conselheiro José Gomes Graciosa recomenda a anulação do contrato de concessão do Maracanã assinado junto à Odebrecht, em 2013 (leia mais aqui).

Entre os problemas ele cita a “falta de uma previsão de custos em relação ao risco de dois dos principais times de futebol do Rio não virem a mandar seus jogos no Maracanã”. E diz que o trabalho de uma consultoria já apontava inviabilidade financeira com apenas um dos times utilizando o estádio.

No processo, o órgão deu um prazo de 30 dias para o ex-secretário de estado da Casa Civil, Régis Velasco Fichtner, apresentar sua defesa e uma série de documentos que justifique os cálculos feitos para a viabilidade econômica do Maracanã, como quantidade e preço médio de eventos por ano, valor e demanda do estacionamento, e pesquisa de mercado que comprove o aluguel de R$ 750 mil por evento.

Fonte: De Prima

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Maracanã deveria ser entregue ao Flamengo com honraria e festa, onde na sua reinauguração seu nome passaria para Estádio Clube de Regatas do Flamengo. O Governo do Rio deveria fazer uma placa na fachada principal: “Obrigado Flamengo, por ser ao lado do Cristo Redentor e das belezas naturais, orgulhos do Rio de Janeiro. É o mínimo que deve ser feito.

  • Até entendo a viabilidade do Marana , ele já está pronto e moderno é acessível é bem localizado tem história e tudo mais , mas também penso que custa caro jogar lá 750 mil por jogo seria o mínimo por semana contando dois jogos por semana 6 milhões para viabilizalo , isso é três vezes mais que a arena gambá que é dois milhões , acho muito isso não é preço de aluguel é preço de arena própria e com sobras garanto , estes custos podemos ver pela arrumada que o Fla deu para um jogo apenas investiu 2 milhões meu Deus para apenas um jogo e um estádio que ficou apenas 2 meses fechado desde o último jogo .E não fez quase nada apenas trocou umas 50 cadeiras adubou o gramado ligou a luz fez testes e limpou o estádio . É muito dinheiro por uma coisa que não é só sua ,e a qualquer momento a novela sobre concessão pode voltar em pouco tempo ou na troca de governo prefiro que fiquemos na ilha por 6 anos e neste tempo se contrua um estádio com capacidade entre 45 e 60 mil lugares e que tenhamos a escritura não apenas as chaves e o carne para pagar a corrupção dos próximos governos.

  • Confusão Total. os nós do maracanã vão levar tempo para serem desatados.

    Na minha opinião o FLa está deixando passar oUtra oportunidade de construir um estádio próprio.

    Está tentando ser co-conCessionário de um estádIo com o mAior custo operacional e o maior custo de maNutenção do mundO.

    E na busca desta meta está fazendo o oposto do necessário para atingir mais facilmente o objetivo.

    Seria mais inteligente não ter recuperado o maracanã em outubro de 2016 a um alto custo, arcado só pelo Fla. (outros times jogaram mais o custo ficou para o Fla, unicamente).

    E mais inteligente ainda, não recuperar agora, após a situação de abandono ganhar as manchetes, pressionando as autoridades por uma solução. E o que fizemos recuperamos-o novamente a um altíssimo custo, arcado (pelo o que foi divulgado) só pelo Fla, para que outros times venham a ser beneficiar novamente. Pior com as duas recuperações do maracanã bancadas pelo Fla, a decisão por uma nova licitação pelo Tribunal que seria certa e aplaudida pela opinião pública ante o estado de abandono que o maracanã se encontraria, passou para uma simples recomendação.

    • Se não recupera agora o Flamengo jogaria onde ? Fala pra mim já que a ilha não está totalmente pronta e ainda precisa ser avaliada pelos órgãos de segurança. E o bostafogo de viadagem não nos deixando jogar no Engenhão.

      • Amigo Rn , sei que o maracanã tem sua mágica com o Mengão mas concordo com o Luciano, por mim jogaria em outra praça, desde Brasília até Cariacica mas não faltaria lugar.

        • Se jogar em outra praça terá que continuar jogando lá até acabar o campeonato. Por isso que o Flamengo fez esse esforço.

          • Putz não sabia disso. mas é do regulamento mesmo ou só um entendimento?

  • Lógico que é dos dois. Sempre foi assim.

  • Qual dos dois, JOGARÁ, DE BRANCO ?

  • Acho que o pessoal não está entendendo a matéria.
    O TCE está exigindo o termo de compromisso de 2 clubes em usar por 35 anos porque é o que estava na licitação do Maracanã e claramente não foi cumprido.

    Isso é o fator principal para invalidar o atual contrato, o que certamente o TCE fará porque tem poder pra isso.

    • Ate porque ninguem e obrigado a fazer algo que nao queira.

      • kkkkk, BEM LEMBRADO !!!

        • Parece obvio kkkk mais muitos nao entendem

    • Exatamente.

      Porém houve descumprimento de contrato também por parte do Governo-RJ, quando suspendeu as obras previstas para o museu do índio e parque aquático. Acho que deveriam cancelar a concessão, deixar Fla e Flu se entenderem com uma empresa que administre o estádio e governo e atual concessionária brigam na justiça. Pelo bem do futebol o Maraca não pode ficar mais tanto tempo fechado e largado às traças.

  • Nenhum orgão vai obrigar o flamengo a assinar um contrato com empresa que ganhar a licitação a reportagem pra variar e mal escrita, o que o TC/RJ indica é que se cansa de falar que sem principalmente o flamengo o estadio e inviavel, considerando que fica o ESTADO com a tutela do mesmo, ou se dentro do novo contrato com a empresa tiver uma clausula de que o ESTADO e obrigado a pagar a empresa um valor X, caso nao alcançe a previsao de arrecadação (acreditem algumas arenas como Fonte Nova tem esta clausula)

  • Isso é o mais lógico claro. Os dois clubes tem que ser os administradores do Estádio. O governo tem que encerrar o contrato com essa Empresa corrupta (Odebrecht) e passar a concessão para o Fla e o Fluminense. Isso é o decente a fazer. O problema é a politicagem que envolve essa questão. Esse jogo é excepcional e o Fla colocou 2 milhões para recuperar o gramado e fazer reparos de emergência. Espero que seja ressarcido. Não dá para todo o jogo fazer isso. A Arena da ilha vai estar pronta e ai o maraca volta a ficar nas mãos dessa gente, que não está nem ai para o Estádio e para o futebol.

    • Certamente, irão priorizar o Maraca, para shows, como se fosse um Mega Canecão !! Aí, o “tapete”, vai pra vala !!

  • Quem diria hein ? Um órgão brasileiro protegendo a sua população, obrigado TC.
    O MARACANÃ É NOSSO.

  • É nosso de novo.

  • Flamengo não pode assinar um contrato de 35 anos para uso do Maracanã em benefício do Estado ou de qualquer consórcio. Chegou a hora dos clubes se imporem e se tornar protagonista do espetáculo. Passar o resto da vida pagando custos operacionais elevadíssimos não representa a reestruturação que a torcida sempre sonhou e que é proposta pela atual diretoria. A solução justa e honrosa é a construção de um estádio para o clube, um lugar para verdadeiramente chamar de casa e enterrar de uma vez por todas essas piadinhas de sem teto de uma vez por todas.

    • O Fla só aceitaria isso de 35 anos naquela situação de total autonomia na exploração de seus jogos, como ele estava disposto a encarar com a GL events.

    • Márcio, veja que o Flamengo busca a internacionalização de sua marca e o Maracanã ajudaria muito o Flamengo neste objetivo, pois ainda é o estádio mais famoso do mundo. Acho que a torcida tem que parar de pensar pequeno e começar a entender a magnitude do clube que não será um estádio construído que trará respeito ao clube e sim nossas atitudes como torcedores.

      • Colega, pare de falar besteira. Nessas condições e uma FURADA. Pois o FLAMENGO ficara refem do GOVERNO e de TERCEIROS pro RESTO da VIDA. E esta parceria com esse clube CALHORDA FLU-C e outra BURRICE. Porque como seria esta DIVISAO de LUCROS? Vai dizer que esse clube PULGA-C iria dividir LUCROS com o FLAMENGO. O MARACANA tem que ser dado para o FLAMENGO SOZINHO. Esta e a OBRIGAÇAO do GOVERNO com a MAIORIA dos seus CONTRIBUIENTES que TORCEM para o FLAMENGO. FATO. E outra. Se fizessem isto o FLAMENGO poderia DIMINUIR os CUSTOS do MARACANA. OU ate GANHANDO LUCROS TURISTICOS com VISITACAO ao ESTADIO. Pois a MARCA FLAMENGO e quem fez a HISTORIA DO ESTADIO. Dividindo com RIVAIS o MARACANA NUNCA SERA NOSSO.

        • A MARCA FLAMENGO JA E INTERNACIONALIZADA MEU CARO. O QUE FALTA E GANHAR MAIS LUCROS COM ELA.

          • Claro com todo Respeito.

          • Não, não é.

        • Também acho esse papo de dividir estádio com rival uma PALHAÇADA!

          O estádio poderia ser customizado com as cores do Flamengo como fizeram com o Engenhão?
          Os custos seriam divididos igualmente? E se amanhã o fluminense estiver sem dinheiro?

          Se o Flamengo assumir a concessão sozinho e cumprir o restante do contrato do fluminense cedendo os 46 mil lugares, terá que arcar sozinho com os custos….

          Conclusão: Melhor esquecer o Maracanã e construir o estádio no terreno oferecido pela prefeitura de Niterói!

          • Seria muito bom! Mas continuo acreditando que o marketing do Flamengo deseja mesmo o Maracanã para a internacionalização da marca, se tornar um Barcelona, vendendo camisas e bujingangas com o escudo até na china. Além de trazer mais investimentos externos para o clube. Vejo isso.

        • Nesse seu plano de negócios não viabilizaria o estádio. Quebraria em poucos meses.

      • Marcelo, respeito sua opinião, mas o Maracanã não é eterno é extremamente obsoleto ao necessidades modernas justamente por essa maldita idéia de se preservar o mesmo como história. O estádio de Wembley é prova que a internacionalização de uma marca não pode ficar amarrada à história. Pensar em um estádio próprio é colocar muito, eu disse muito, dinheiro em caixa, e não só com relação a venda de ingressos. Infelizmente o Brasil é um país de oportunistas e se submeter a jma gestão privada de um bem público é aceitar pagar a conta do espetáculo.

  • Essa notícia já deve ser uma consequência dos atos divulgados na notícia do dia anterior, que deve ter aparecido algum tempo depois dos acontecimentos que divulgou:

    CE-RJ determina arresto da venda da concessão do Maracanã:

    globoesporte. globo. com/rj/futebol/noticia/2017/03/tce-rj-determina-arresto-da-venda-da-concessao-do-maracana.html#equipe-flamengo

Comentários não são permitidos.