Em cada canto desse mundo, os erros de arbitragens ajudam e prejudicam determinados times em uma partida. Em alguns campeonatos, recursos eletrônicos estão sendo implantados para que cada vez mais esse número diminua. E os donos do apito da Conmebol Libertadores Bridgestone podem ganhar um reforço de peso nesta luta.
Há chance de que ocorra a inclusão do árbitro de vídeo, já utilizado no último Mundial de Clubes, a partir das quartas de final. A informação foi levantada por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol:
“Estamos fazendo um investimento muito grande na Conmebol, um centro de tecnologia para os árbitros. De fato estamos propondo que a Libertadores, desde as quartas de final, tenha assistência de vídeo para o árbitro e que tenhamos ambém o Hawk-Eye (tecnologia da linha do gol). Acreditamos que à medida em que damos assistência vamos ter inovação, credibilidade e creio que isso faz bem ao jogo”, afirmou o dirigente máximo do futebol sul-americano.
O uso de vídeo na arbitragem está em fase de testes pela Fifa. O modelo atual é o holandês, no qual o árbitro principal vai à beira do campo e observa a jogada em um monitor para tomar a decisão. A CBF não aprova essa medida. Um teste será feito pela Fifa no Mundial sub-20. Wilton Pereira Sampaio, árbitro brasileiro, estará na competição.
Fonte: FoxSport