Perrone: “Relator do Profut instiga clubes a encarar CBF na Justiça, mas falta união”

Compartilhe com os amigos

Relator do Profut, lei responsável por refinanciar as dívidas fiscais dos clubes, o deputado Federal Otávio Leite (PSDB-RJ), instiga os dirigentes a entrarem na Justiça para anular a assembleia que mudou o estatuto da CBF na última quinta. Porém, mesmo indignados por não terem sido chamados para participar do encontro, atitude ilegal segundo o tucano, os cartolas não se mobilizaram até agora para tentar anular nos tribunais o encontro que deu poder maior de voto para as federações em relação às agremiações .

Alguns dos principais cartolas do país são céticos em relação às chances de anular a assembleia, como sugere o deputado, e apontam, reservadamente, falta de união entre os clubes para isso.

“Folha que caiu da árvore não volta mais”, disse ao blog Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, resumindo o sentimento de quem não tem esperanças de ver a decisão da CBF ser modificada, apesar de não ter gostado da atitude da entidade de não convocar os clubes. O blog conversou com ele e outros dirigentes antes da sugestão do deputado para entrarem na Justiça e nenhum deles aventou essa possibilidade.

Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG, nem entrou na discussão sobre o fato de os clubes não terem sido convocados. Extremamente descontente com a situação, ele critica duramente o peso diferenciado dado à participação de federações e clubes nas próximas eleições da CBF. O voto delas terá peso três, os das equipes da Série A terão peso dois e os da Série B um. Antes, só votavam entidades estaduais e times da primeira divisão com pesos iguais. Mas o Profut mudou a Lei Pelé e incluiu os clubes da Série B no colégio eleitoral, evitando que as federações fossem maioria. Porém, a confederação manteve o poder nas mãos delas com a reforma estatutária.

“A CBF criou critérios distintos. Clubes das Séries A e B têm votos com pesos diferentes. E os da C nem votam. Mas federações com times só na Série C ou nem na C têm o mesmo peso das federações com equipes na primeira divisão. Clube pobre não tem voz, mas federação pobre tem”, disparou o presidente do Galo.
Ele também contesta o fato de entidades que não representam agremiações que estejam nas Séries A e B terem voto mais “pesado” do que equipes da elite. “Quem paga o futebol brasileiro tem peso menor”, disse o atleticano.

Outro que está contrariado é Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo. “Não concordo (com a mudança e a maneira como ela foi decidida). O espírito do Profut, que deu poder de voto aos clubes da Série B era no sentido de clubes e federações terem igual poder de voto”, declarou Bandeira.
Se quiserem comprar a briga, os cartolas terão Leite como aliado.

“A assembleia foi ilegal e teve o objetivo de manter o status quo que é pré-histórico. O direito dos clubes de participar da assembleia é líquido e certo. No meu entender cabe a eles se insurgir politicamente e juridicamente contra essa situação”, disse Leite ao blog.

Ele afirma já estar se movimentando para tentar anular a assembleia. “Como relator do Profut não vou aceitar esse retrocesso. Estou em contato com a consultoria da Câmara para estudar o que pode ser feito”, afirmou.

O parlamentar sustenta a irregularidade da assembleia com os artigos 22 e 22 A da Lei Pelé modificados pelo Profut. Além de incluir os clubes da Série B no colégio eleitoral, ele diz que a “os votos para deliberação em assembleia e nos demais conselhos das entidades de administração do desporto serão valorados na forma” do artigo que determina a participação dos times das duas principais divisões no colégio eleitoral. Ou seja, com a inclusão dessas agremiações na assembleia que alterou o estatuto na interpretação do relator do projeto de lei.

Outro lado

Procurado, Walter Feldman, secretário-geral da CBF, não respondeu sobre a acusação de irregularidade afirmando que o departamento de comunicação da entidade já estava em contato com o blog. Porém, nenhuma resposta foi enviada até a publicação deste post. Ao Blog do Rodrigo Mattos, Feldman havia defendido a não convocação dos clubes para a assembleia administrativa sustentando que isso não está previsto nas regras.

Reprodução: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ano que vem teoricamente os clubes vão ficar parados durante a copa do mundo, onde no horário brasileiro não terão jogos a noite. É na hora da Primeira Liga (ou uma nova Liga) organizar uma competição com os 40 clubes das séries A e B, que servirá de embrião para a mesma Liga organizar Brasileiro do ano seguinte (2019). Serão quase 60 dias de paralisação, dá para fazer um belo torneio, e no ano seguinte, dar uma banana para a CBF, que nada poderá fazer se os clubes estiverem Unidos nessa.

  • Pode parecer uma profecia, mas, presidente de clube que correr atrás desse direito, verá o seu time não ter vida fácil no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil!

  • A corrupção e, pior, a imposição de atos corruptos não tem fim não é, no Brasil?

  • Todos os clubes são culpados por isso, incluo nisso também o Flamengo, que até cargo de chefe de comissão nosso presidente aceitou, depois disso não vi nenhuma briga com CBF e vi o Flamengo favorecer o estadual em detrimento do campeonato em que ele mesmo organiza, não queremos favorecimentos de confederações ridiculas.

  • Na verdade o que deveria acontecer mesmo é um boicote geral a CBF, não por parte dos dirigentes que são bananas e cúmplices dessa sacanagem, mas sim do povo, mas aí já é pedir de mais, um povo que não reconhece as suas mazelas infelizmente está destinado a viver como gado seguindo direto para o abate (♫OOOO Vida de gado♫). Quem acha que torcer para seleção não é sustentar a CBF está mentindo para si para tentar encarar essa triste realidade; assim como o Tite que parece ser uma pessoa íntegra, mas que deixou a vaidade subir a cabeça. (“Vaidade meu pecado favorito”-Advogado do Diabo), seleção é status né, e também é um grande instrumento ufanista que está a serviço dos canalhas. Viva a seleção da CBF!

    SRN #VocêÉaMudança

  • Alguém surpreso? Uma entidade que tem um presidente que não pode nem sair do país porque está com a prisão decretada fora do Brasil. A pior coisa que pode ter acontecido foi o Tite ter assumido a seleção, se ficássemos fora da Copa a pressão seria enorme nas CBF e as mudanças seriam mais fáceis.
    SRN

  • #CPIdaCBF

    • Como assim????? Já aconteceu e a bancada da bola com Jucá (o da suruba, do esquema do Aécio, entre tantas) de relator blindou a CBF. SRN

    • A solução não está no nosso Congresso…

      • Você tem razão Rodrigo Andrade!
        Uma andorinha só não faz verão e em se tratando de futebol brasileiro, ainda se queima no sol.
        A obrigação pertence aos 20 clubes da série A que devem unir forças para resolver essa questão. Porém, o que esperar? Se os própios dirigentes desses 20 clubes da séria A, aprovam fórmulas de disputa de regionais absurdas, como exemplo a do campeonato carioca?

Comentários não são permitidos.