O Flamengo, ano após ano, tem montado seu elenco de modo a estar mais forte toda temporada. Aquela máxima do Bandeira de que o time de 2016 era melhor do que o de 2015, que era melhor que o de 2014, que era melhor que o de 2013, parece cada dia mais verdadeira.
Analisando o nosso histórico vemos que, desde 2014, temos contratado na janela de Junho-Julho, os nossos principais jogadores do ano. Foi assim com Canteros em 2014, com Guerrero em 2015 e com Diego em 2016.
Para falarmos dessas contratações da janela, precisamos abrir mão da perspectiva anacrônica que podemos ser tentados a fazer. Ou seja, pode até ser que o Canteros de 2015 não tenha ido bem, mas em 2014 era o nosso principal “meia”. Lembrando que naquele ano tínhamos Elano, bastante criticado durante o brasileiro com seu amigo André Santos, Lucas Mugni e Matheus Bebeto. Entendo que esta contratação encontre alguma resistência da parte de algum leitor para falar do melhor jogador do ano, mas a alternativa é o ótimo Eduardo da Silva que não foi titular incrivelmente. Não precisamos nos ater a esta janela em especial.
No ano seguinte a contratação bombástica do peruano Guerrero ganhou hit musical, embora depois a desorganização tenha tomado o time e o ano tenha terminado mal. É inegável que o peruano tenha participado mais efetivamente do time que ia muito mal no campeonato.
2016 ainda está vivo na memória e a chegada de Diego mudou completamente o patamar da equipe. Com organização e liderança, o meia, dono do sorriso de Thigu Soares, nos levou mais longe do que o bipolar torcedor pensava.
2017 está em desenvolvimento. A verdade é que podemos até já ter feito a contratação adiantada. Os candidatos a destaque são Berrio e Conca, porque não? Até porque o time está tão redondinho e com boas peças de reposição, que mal se pode pensar em que posição falta algo. Um zagueiro rápido, procurado no ano passado e não encontrado, seria interessante, mas a contratação desta peça em especial me parece um tiro no pé. Talvez se Réver não renovar. Mas subir Denner, que atualmente está machucado, me pareceria a melhor solução. Quem será? Será que a subida do monstrinho Vinícius Jr. serviria como tal? Não será Podolski. Já está acertado com o Vissel Kobe do Japão. No cenário internacional até tem alguns nomes já citados em outras colunas, mas não parece que faria bem à equipe que já tem sete estrangeiros.
O patamar cresce anualmente, o que indica que até Julho poderemos ter uma grata surpresa em nosso plantel já recheado. Quem você acha que pode pintar? O certo é que o costume do Flamengo de contratar nesta janela, aliado a uma possível grande campanha na libertadores, mais o sócio torcedor que está crescendo cada vez mais, podem dar a resposta que a gente sonha, E você, sonha com quem? Vamos conversar aqui nos comentários.
Anderson Alves, O otimista.
Follow @andersonroch
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
O flamengo é quem mais contrata no meio de ano, e depois nos inícios de ano reclamam que a diretoria contrata pouco rsrsrs
Beleza, Nick? Tô achando que vamos começar a contratar cada vez menos.
Bom o Bandeira prometeu uma contratação de peso com 80 mil ST e já passamos disso?
Queria muito que fosse Goulart, Everton ribeiro ou Renato Augusto, não pra esse ano mas, para proximo ja que o fla esta valorizado e alguns devem sair , como o conca que não e nosso
Acho difícil, todos esses jogadores têm salário acima de 1 milhão. Mas seriam boas contratações.
Ele prometeu uma contratação de peso se chegássemos à 80 mil sócios em 2015, mas mesmo sem chegarmos ele trouxe o Guerrero, Mancuello, Cuellar, Diego, Rever, Conca e Berrío de lá pra cá, além de outros bons jogadores. Então acho que a promessa está mais que paga. Mas bons jogadores são sempre bem vindos, se vier mais um craque seria ótimo.
Talvez essa promessa podia valer caso o Flamengo chegue a 100 mil sócios.
Da até uma tristeza em saber que essa calamidade chamada Canteros ainda tem contrato com o Flamengo. Espero que esse inútil seja emprestado até o fim do contrato para nunca mais vestir o manto novamente!
O Argentino sem raça, extremamente lento
O problema é que temo que esse monstro possa vir as avessas... Os times do exterior crescem os olhos sobre os sulamericanos que estão em destaque, como é o caso do Flamengo... Acho que nomes como Arão, Trauco (que acabou de chegar) e muitos outros podem, no meio do ano, tomarem o caminho inverso do sugerido na matéria e deixarem o FLA (espero que não).
Trauco é uma certeza q antes do fim do ano terá proposta e Arão eu não duvido q tenha tbm, mas a china pode vim c forças para cima de Diego e Guerrero q tem multa pesada e se cobrirem a multa, eu fico na dúvida por sua idade, pelo futebol eu não o venderia, mas o q temos para a reserva é Vizeu muito diferente do Gurrero para a libertadores, Guerrero mete medo nos adversários.
Como não temos muitos jovens destaques no time acho que dificilmente perderemos alguém extremamente importante.
Arão tem reserva.
Trauco, berrio e romulo se sairem deve ser no fim do ano.
Muralha não é essas coisa toda. Facilmente substituível.
Precisamos de um ótimo goleiro!
Geromel na zaga e Ricardo Goulart. 2 monstros, ganharia a Libertadires e o BR17! Mas são contratações muito difíceis, como a pergunta foi com quem sonha...
Tendo em vista que temos copa do Brasil, campeonato e libertadores, que dependendo do flamengo, vão ocorrer simultaneamente, seria interessante um Renato Augusto ou um Everton Ribeiro, caso a opção seja um meia, lembrando que o Conca só tem contrato até o fim do ano, então essa contratação de um meia teria que ser com um bom tempo de contrato pra já pensar no futuro.
Se for um ponta, o Taisson foi cotado há um tempo, eu creio que seria um bom nome, Diego Tardelli também me agrada, e se fosse um atacante de ofício Ricardo Goulart seria ótimo, porém acho muito difícil que o Flamengo queira um jogador nessa posição tendo em vista as variadas opções.
Se fosse um zagueiro, que na minha opinião é onde o flamengo precisa se reforçar, teria que ser um zagueiro novo, rápido, e que saiba sair jogando, então não seria um zagueiro consagrado pois dificilmente um zagueiro dessa categoria não sairia da Europa, então o flamengo teria que garimpar os talentos por aqui mesmo, então não sei como vai ser.
Mas só lembrando que o flamengo tá com uma ideia de valorização da base, e do meio pra frente, o Flamengo sem contar com a base já tem muitas opções, e com a base mais ainda, então seria meio difícil o flamengo querer contratar alguém nessa área, pois poderia até gerar um desconforto de quem não esteja jogando, principalmente dos mais novos que podem se sentir desvalorizados, e isso pode ser ruim pro planejamento que o clube tem pra base.
Ricardo Goulart é um meia, que jogava aberto nas pontas no Cruzeiro, tipo o Éverton.
Creio que essa janela do meio do ano ficará para reposição de peças, primeiro precisamos ver quem vai sair (dificilmente passaremos zerados dessa janela), aisim ficaria fácil para pedir contratação, o elenco atualmente está bem redondinho, boas peças de reposição, talvez uma deficiência seja um goleiro que passe mais confiança, mas o flamengo não vai contratar goleiro, isso tenho ctz, enfim, vamos ver.
Gil, zagueiro ex-Corinthians. Esse transformaria nossa zaga na melhor do Brasil, caso o Rever fique. Só isso, não precisamos de mais nada.
O problema é que Gil foi vendido por 35 milhões pra China. Se renovar fica difícil.
Na minha opinião, a diretoria do Flamengo deveria concentrar suas atenções em renovar o contrato do Réver, o Damião estender até o final do ano apenas, a menos que deslanche, o que acho improvável, temos essa molecada aí da base que está mostrando bons resultados, e com paciência e bom trabalho tático e técnico sobre eles, logo logo irão nos dar muito orgulho, além destes que já estão compostos, o Flamengo também tem investidos em novas projeções futuras, como as duas jovens contratações junto ao Paulista e também o Nova Iguaçú, Fazendo Craques em casa, está é na minha opinião a melhor formulação de elenco, no mais, é fazer contratações pontuais ou aquelas ótimas oportunidades de marcado, como no caso do próprio Diego e também do Conca, esse por sinal ainda uma incógnita, mas vale a nossa boa expectativa, fico aqui imaginado acontecer como ocorreu com o Fenômeno (R9), que voltou daquela lesão que sofreu na Inter de Milão cheio de garra e vontade de dar a volta por cima, e não deixou nada a declarar da sua lesão, pena foi ver a diretoria do Flamengo à época, uma bosta de diretoria siga-se de passagem, trocar o então "Gordinho" (que deu moral pra Cara... lá pro Curintha), por um patrocíniozinho da Olímpicos que somente fez a marca deles aparecer às custas do Mengão, Agora é só Vitória!
Dalhe, Dalhe Mengo, Serenos Campeões!