Colunas

Que monstro nos espera na janela?

O Flamengo, ano após ano, tem montado seu elenco de modo a estar mais forte toda temporada. Aquela máxima do Bandeira de que o time de 2016 era melhor do que o de 2015, que era melhor que o de 2014, que era melhor que o de 2013, parece cada dia mais verdadeira.

Analisando o nosso histórico vemos que, desde 2014, temos contratado na janela de Junho-Julho, os nossos principais jogadores do ano. Foi assim com Canteros em 2014, com Guerrero em 2015 e com Diego em 2016.

Para falarmos dessas contratações da janela, precisamos abrir mão da perspectiva anacrônica que podemos ser tentados a fazer. Ou seja, pode até ser que o Canteros de 2015 não tenha ido bem, mas em 2014 era o nosso principal “meia”. Lembrando que naquele ano tínhamos Elano, bastante criticado durante o brasileiro com seu amigo André Santos, Lucas Mugni e Matheus Bebeto. Entendo que esta contratação encontre alguma resistência da parte de algum leitor para falar do melhor jogador do ano, mas a alternativa é o ótimo Eduardo da Silva que não foi titular incrivelmente. Não precisamos nos ater a esta janela em especial.

No ano seguinte a contratação bombástica do peruano Guerrero ganhou hit musical, embora depois a desorganização tenha tomado o time e o ano tenha terminado mal. É inegável que o peruano tenha participado mais efetivamente do time que ia muito mal no campeonato.

2016 ainda está vivo na memória e a chegada de Diego mudou completamente o patamar da equipe. Com organização e liderança, o meia, dono do sorriso de Thigu Soares, nos levou mais longe do que o bipolar torcedor pensava.

2017 está em desenvolvimento. A verdade é que podemos até já ter feito a contratação adiantada. Os candidatos a destaque são Berrio e Conca, porque não? Até porque o time está tão redondinho e com boas peças de reposição, que mal se pode pensar em que posição falta algo. Um zagueiro rápido, procurado no ano passado e não encontrado, seria interessante, mas a contratação desta peça em especial me parece um tiro no pé. Talvez se Réver não renovar. Mas subir Denner, que atualmente está machucado, me pareceria a melhor solução. Quem será? Será que a subida do monstrinho Vinícius Jr. serviria como tal? Não será Podolski. Já está acertado com o Vissel Kobe do Japão. No cenário internacional até tem alguns nomes já citados em outras colunas, mas não parece que faria bem à equipe que já tem sete estrangeiros.

O patamar cresce anualmente, o que indica que até Julho poderemos ter uma grata surpresa em nosso plantel já recheado. Quem você acha que pode pintar? O certo é que o costume do Flamengo de contratar nesta janela, aliado a uma possível grande campanha na libertadores, mais o sócio torcedor que está crescendo cada vez mais, podem dar a resposta que a gente sonha, E você, sonha com quem? Vamos conversar aqui nos comentários.

Anderson Alves, O otimista.

Anderson Alves

Ver comentários

  • O flamengo é quem mais contrata no meio de ano, e depois nos inícios de ano reclamam que a diretoria contrata pouco rsrsrs

    • Beleza, Nick? Tô achando que vamos começar a contratar cada vez menos.

  • Bom o Bandeira prometeu uma contratação de peso com 80 mil ST e já passamos disso?
    Queria muito que fosse Goulart, Everton ribeiro ou Renato Augusto, não pra esse ano mas, para proximo ja que o fla esta valorizado e alguns devem sair , como o conca que não e nosso

    • Acho difícil, todos esses jogadores têm salário acima de 1 milhão. Mas seriam boas contratações.

    • Ele prometeu uma contratação de peso se chegássemos à 80 mil sócios em 2015, mas mesmo sem chegarmos ele trouxe o Guerrero, Mancuello, Cuellar, Diego, Rever, Conca e Berrío de lá pra cá, além de outros bons jogadores. Então acho que a promessa está mais que paga. Mas bons jogadores são sempre bem vindos, se vier mais um craque seria ótimo.

      • Talvez essa promessa podia valer caso o Flamengo chegue a 100 mil sócios.

  • Da até uma tristeza em saber que essa calamidade chamada Canteros ainda tem contrato com o Flamengo. Espero que esse inútil seja emprestado até o fim do contrato para nunca mais vestir o manto novamente!

  • O problema é que temo que esse monstro possa vir as avessas... Os times do exterior crescem os olhos sobre os sulamericanos que estão em destaque, como é o caso do Flamengo... Acho que nomes como Arão, Trauco (que acabou de chegar) e muitos outros podem, no meio do ano, tomarem o caminho inverso do sugerido na matéria e deixarem o FLA (espero que não).

    • Trauco é uma certeza q antes do fim do ano terá proposta e Arão eu não duvido q tenha tbm, mas a china pode vim c forças para cima de Diego e Guerrero q tem multa pesada e se cobrirem a multa, eu fico na dúvida por sua idade, pelo futebol eu não o venderia, mas o q temos para a reserva é Vizeu muito diferente do Gurrero para a libertadores, Guerrero mete medo nos adversários.

    • Como não temos muitos jovens destaques no time acho que dificilmente perderemos alguém extremamente importante.

      Arão tem reserva.

      Trauco, berrio e romulo se sairem deve ser no fim do ano.

      Muralha não é essas coisa toda. Facilmente substituível.

  • Geromel na zaga e Ricardo Goulart. 2 monstros, ganharia a Libertadires e o BR17! Mas são contratações muito difíceis, como a pergunta foi com quem sonha...

  • Tendo em vista que temos copa do Brasil, campeonato e libertadores, que dependendo do flamengo, vão ocorrer simultaneamente, seria interessante um Renato Augusto ou um Everton Ribeiro, caso a opção seja um meia, lembrando que o Conca só tem contrato até o fim do ano, então essa contratação de um meia teria que ser com um bom tempo de contrato pra já pensar no futuro.
    Se for um ponta, o Taisson foi cotado há um tempo, eu creio que seria um bom nome, Diego Tardelli também me agrada, e se fosse um atacante de ofício Ricardo Goulart seria ótimo, porém acho muito difícil que o Flamengo queira um jogador nessa posição tendo em vista as variadas opções.
    Se fosse um zagueiro, que na minha opinião é onde o flamengo precisa se reforçar, teria que ser um zagueiro novo, rápido, e que saiba sair jogando, então não seria um zagueiro consagrado pois dificilmente um zagueiro dessa categoria não sairia da Europa, então o flamengo teria que garimpar os talentos por aqui mesmo, então não sei como vai ser.

    Mas só lembrando que o flamengo tá com uma ideia de valorização da base, e do meio pra frente, o Flamengo sem contar com a base já tem muitas opções, e com a base mais ainda, então seria meio difícil o flamengo querer contratar alguém nessa área, pois poderia até gerar um desconforto de quem não esteja jogando, principalmente dos mais novos que podem se sentir desvalorizados, e isso pode ser ruim pro planejamento que o clube tem pra base.

  • Ricardo Goulart é um meia, que jogava aberto nas pontas no Cruzeiro, tipo o Éverton.

  • Creio que essa janela do meio do ano ficará para reposição de peças, primeiro precisamos ver quem vai sair (dificilmente passaremos zerados dessa janela), aisim ficaria fácil para pedir contratação, o elenco atualmente está bem redondinho, boas peças de reposição, talvez uma deficiência seja um goleiro que passe mais confiança, mas o flamengo não vai contratar goleiro, isso tenho ctz, enfim, vamos ver.

  • Gil, zagueiro ex-Corinthians. Esse transformaria nossa zaga na melhor do Brasil, caso o Rever fique. Só isso, não precisamos de mais nada.

    • O problema é que Gil foi vendido por 35 milhões pra China. Se renovar fica difícil.

    • Na minha opinião, a diretoria do Flamengo deveria concentrar suas atenções em renovar o contrato do Réver, o Damião estender até o final do ano apenas, a menos que deslanche, o que acho improvável, temos essa molecada aí da base que está mostrando bons resultados, e com paciência e bom trabalho tático e técnico sobre eles, logo logo irão nos dar muito orgulho, além destes que já estão compostos, o Flamengo também tem investidos em novas projeções futuras, como as duas jovens contratações junto ao Paulista e também o Nova Iguaçú, Fazendo Craques em casa, está é na minha opinião a melhor formulação de elenco, no mais, é fazer contratações pontuais ou aquelas ótimas oportunidades de marcado, como no caso do próprio Diego e também do Conca, esse por sinal ainda uma incógnita, mas vale a nossa boa expectativa, fico aqui imaginado acontecer como ocorreu com o Fenômeno (R9), que voltou daquela lesão que sofreu na Inter de Milão cheio de garra e vontade de dar a volta por cima, e não deixou nada a declarar da sua lesão, pena foi ver a diretoria do Flamengo à época, uma bosta de diretoria siga-se de passagem, trocar o então "Gordinho" (que deu moral pra Cara... lá pro Curintha), por um patrocíniozinho da Olímpicos que somente fez a marca deles aparecer às custas do Mengão, Agora é só Vitória!

      Dalhe, Dalhe Mengo, Serenos Campeões!

Notícias recentes

Ex-Flamengo marca, mas Fortaleza só empata com Fluminense; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…

22/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024