Ser eliminado na Taça Rio pode ser vantajoso para o Flamengo; entenda

Compartilhe com os amigos

Com a vitória sobre o Bangu na noite da última quarta-feira, o Flamengo não só se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca. Ele também garantiu a vantagem no seu duelo por ter assegurado uma das duas melhores campanhas na soma da Taça Guanabara com a Taça Rio. O curioso é que, devido ao regulamento da competição, o Rubro-Negro ficou em uma situação inusitada. O segundo turno passou a, praticamente, não valer mais nada para o clube. E, pior: jogar as finais da Taça Rio poderá ser até “furada” para o Fla. Confuso, né? Explicamos:

As semifinais do Carioca são formadas por quatro clubes: os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio e os demais times de melhor campanha no geral (caso o mesmo time vença os dois turnos, três passam a avançar pela soma dos turnos).

Para garantir a vantagem nas semifinais do Carioca não é necessário vencer o turno e sim ter uma das duas melhores campanhas na classificação geral, como possui o Fla. E ter a primeira ou a segunda melhor campanha no geral surte quase o mesmo efeito, já que o regulamento não prevê vantagem do empate na final a competição – apenas escolha da ordem de mando de campo, que será Maracanã ou Nilton Santos. A única diferença seria o adversário nas semifinais, que ainda não foi definido – o Fluminense está garantido como campeão da Taça Guanabara, enquanto Vasco, Botafogo e Nova Iguaçu disputam as duas vagas restantes.

Além disso, o regulamento prevê que os cartões amarelos sejam zerados após as fases de grupo da Taça Rio e Taça Guanabara. Porém, as expulsões e suspensões causadas pelo terceiro cartão amarelo na fase final dos dois turnos contam e deverão ser cumpridas na fase seguinte (no caso da Taça Rio, as semifinais do Estadual), como mostra esta reportagem.

Regulamento do Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)

Desta forma, restando três rodadas para o fim da Taça Rio, e sem precisar ser campeão do turno para se classificar, o Flamengo passou a cumprir tabela nesta fase. Uma vaga nas semifinais do 2º turno significaria assumir o risco de perder jogadores suspensos para os jogos que valem: as semifinais do Campeonato Carioca. Além disso, ainda pode cansar atletas fundamentais dias antes do terceiro jogo do clube pela Libertadores, dia 12 de abril, contra o Atlético-PR, no Rio de Janeiro.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • AGORA É SÓ ESCALAR A MOLECADA INSCRITA

  • Tem Português rindo dessa piada chamada ” regulamento do campeonato da FERJ”.

  • Flamengo tem elenco, tem Damião e vizeu.
    Adrian, Paquetá, Berrío, cuellar, Ronaldo, Juan, Donati, Renê, rodinei,etc.
    Não tem pq perder.

  • Esse campeonato reflete a “excelência” da FERJ e dos 3 médios do Rio com uma riqueza de detalhes impressionante.
    SRN

  • que campeonato bizarro!!
    por mim, perdia de WO

  • Entrega logo saporra aí. Carioqueta não vale nada mesmo. Foco na Libertadores!

  • Pelo fato de que o time já tem a vantagem, é hora de colocar os garotos pra jogar.

    Thiago, Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Sávio, Cafú, Vizeu e até Vinícius (pq não?). Coloca pra jogar o clássico e o jogo do meio de semana, depois joga com os titulares contra o Fluminense para dar ritmo ao time. Pega esse período de 10 dias e prepara jogadas ensaiadas, posicionamento dos volantes, a parte defensiva de Trauco entre outras coisas.

    Você pode falar o seguinte: Ah, Giulia. Vai botar os mlks no clássico, você tá maluca? Vá lavar louça.

    Creio que o clássico seja o de menor pressão possível. O Vasco precisa do resultado e o Flamengo não. A garotada vai entrar querendo jogo, buscando espaço no time. Pode até ser uma ideia ousada de minha parte, mas eu acho que seria um teste para ver como essa molecada sai em meio a um jogo complicado.

    • Giulia,
      Mais um detalhe desse “rico e auspicioso” regulamento:
      Não se pode fazer novas inscrições salvo no caso de alguma venda. Logo VJ não vai acontecer.
      De resto concordo contigo que deveria colocar todos os moleques que estão inscritos e dar ritmo ao Berrio – sabe-se ´lá quantos jogos de suspensão ele vai pegar na Libertadores pela expulsão no Chile – Donatti, Éderson e, eventualmente, Conca.
      Lembrando que até a questão, para mim secundária, da invencibilidade já caiu no jogo contra a Universidade Católica.
      SRN

      • Tinha esquecido dessa aberração.

  • Decisões técnicas a parte, os caras que bolaram um regulamento desse tem que ser uns “Jèniums”; Pelos poderes de Grayskull, tudo isso por que a globo ficou com medo de perder as finais do estadual caso um time (que veste rubro-negro) ganhasse os 2 turnos. Caramba no Brasil o esporte fica sempre em segundo plano, quem paga manda, isso não é patrocínio ou parceria, isso é controle total do esporte, se a globo decidir que os clubes devem colocar os artistas para entrar em campo junto com os jogadores aposto que eles conseguem, só para aumentar a audiência. que escrotidão, o futebol brasileiro só respira por amor dos torcedores aos clubes, por que a falta de profissionalismo e competência impera.

    SRN #PagouLevou

  • “Vai ser bom pra gente poder descansar”

    Deve ter sido o Márcio Araújo que escreveu essa matéria.

    Daqui a pouco vem o Vinny com o “Santa Eliminação – 2”

  • “Uma vaga nas semifinais do 2º turno significaria assumir o risco de perder jogadores suspensos para os jogos que valem: as semifinais do Campeonato Carioca.”
    — Um “mistão” de molecadas e reservas… &;-D

    • Jayme

  • É ótimo! Tem muito muleque da base e muito reserva que custou caro para jogar e pegar ritmo.

  • Perder nunca é bom….parem com essa babaquice….é claro que o Campeonato Rubão-Euricão 2017 tem um regulamento esdruxulo, mas isso não quer dizer que perder será bom. Joguemos sempre para ganhar façamos a semi-final e final na Arena da Ilha para testarmos nossa arena e paremos com essa frescura de querer ir contra nosso hino que já diz…vencer, vencer, vencer…Em tempo, isso não quer dizer que não possamos escalar times mistos, e colocar todos para rodarem, afinal temos que dar rodagem a todo o elenco visando Liberta, Brasileiro e Copa do brasil…

    • Já que o Rômulo precisa aprimorar o condicionamento físico… &;-D

      • Isso ai….ele e os outros que precisam de jogo, como Adryan, Renê (que mostrou ontem um bom jogo defensivo e ofensivo), Vizeu, Paquetá (que jogou bem ontem, fez bons passes e jogou como meia de verdade), Matheus Savio, Ederson, Gabriel….Leo duarte, Juan, Donati…..o elenco é muito bom, e eu acho que o Zé está rodando bem as peças…espero que continuemos nessa batida…

  • Olha, o nosso time 2 ta indo bem na competição, pode ser um titulo inexpressivo, mas no elenco vai gerar uma satisfação nos jogadores, principalmente nos da base, que estão entrando nas partidas.

  • parabéns aos envolvidos

Comentários não são permitidos.