Ser Flamengo: “Zico, o meu sonho #Zico64”

Compartilhe com os amigos

Desde de que era uma criança, já Flamengo de berço e de natureza, via no VHS o Flamengo de Zico e companhia desbravar o Brasil, a América e o mundo. Para mim, o Flamengo perfeito, invencível, o Flamengo que eu queria ver como torcedor. Já nos idos dos anos 90, depois da minha fase de heróis da TV e da infância, esses jogadores eram meus heróis, donos da minha mais completa admiração e carinho. Eu queria ter reverenciado aqueles heróis, gritar gol, me perder na arquibancada e no rádio. Não pude!

Confesso que dá vida sempre quis pouco. Talvez, meus sonhos sempre foram mais imateriais. E um dos meus sonhos era poder conhecer aqueles heróis que via no VHS e na TV. Me parecia sempre distante um dia isso acontecer. Sonhos são assim, mas a gente sempre deve buscar realizá-los.

As circunstâncias da vida foram me ajudando e fui realizando sonhos: Conheci Adílio, Andrade, Urigeller, Rondinelli, Nunes, Leandro… Faltava Zico! O sonho mais distante, mais impossível. Em 2012, enviei um e-mail solicitando uma entrevista. A resposta veio no dia do meu aniversário. Negativa, pois Zico estava no Iraque, mas foi um presente.

Chegamos ao CFZ já quase na hora, Zico atendia uma TV estrangeira e um pouco distante pediu para que aguardássemos. Coração acelerado. Ele veio nos atender, subimos até a sua sala, preparamos os equipamentos e fizemos a entrevista. Fiz a foto com o meu ídolo e realizei um sonho! Conheci e vi o Zico! Minha família e amigos sabem como sou apaixonado pelo Flamengo e como sempre tive Zico como um grande ídolo! Sabem um pouco do que foi esse dia pra mim. Como canta Chico Buarque, a minh’alma balançou ao léu.Numa de suas vindas ao Brasil, enviei outro e-mail. A resposta: “Tulio, me ligue nesse telefone para marcarmos”, ele me disse. Levei um dia para ligar. Liguei numa manhã por volta de dez e pouca. Não sei dizer o que senti quando reconheci a voz do outro lado. “Estou falando com Zico”, eu pensei. E marcamos a entrevista. Foram dias insone até o dia derradeiro.

Depois desse dia, pensei que nunca mais o veria novamente, mas por obra do destino, fui convidado por Marcello Tijolo para fazer parte do movimento popular Zico 60 Anos. Eu, Tijolo, Leila Neiva, Bruno Nin, Pablo dos Anjos, Renato Croce, Nayra Halm e outros amigos trabalhamos incansavelmente durante três meses com artistas rubro-negros, ex-atletas e ex-jogadores até o dia 3 de março de 2013. Foram eventos, samba, clipe, estátua… Foi histórico! Umas das coisas mais magnificas  e significativas que participei na vida. Obrigado, Tijolo! Você faz muita falta!

Ainda participei e participo de grandes ações de homenagens com o Zico. O Fla Nação é uma delas, por exemplo. Confesso que a cada encontro é como da primeira vez! É sempre a realização de um sonho! O ídolo, essa figura personificada em pessoas, faz com que a vejamos além de seres humanos, mas Zico, além desse ídolo, dessa figura personificada, desse herói é um ser humano extraordinário. Bom exemplo para as grandes coisas da vida!

Obrigado, Galinho! Obrigado, Zico! Por tudo! Pelo ser humano que é! Pelo ídolo! Parabéns pelo seu dia! Felicidades que venham mais 64 anos!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Parabéns Galinho. Ídolo eterno.

Comentários não são permitidos.