Simplício: “Negociar ou não negociar? Fla vive dilema com duas grandes promessas”

Compartilhe com os amigos

Depois de um longo período com problemas para revelar grandes nomes, o Flamengo vive um momento interessante. O clube, que vem investindo em melhorias na estrutura da base, vendeu recentemente o lateral-esquerdo Jorge, titular da equipe, por um valor recorde vê outros dois atletas criados no Ninho do Urubu se tornarem o centro das atenções no mercado europeu.

Aos 20 anos, Felipe Vizeu começa a escrever sua história como profissal e anima diretoria e torcida do clube. Seu bom porte físico e posicionamento na área chamou à atenção durante a Copa São Paulo do ano passado e fez com que o jovem atacante “atropelasse” Douglas Baggio, tido como a grande promessa no ataque Rubro-Negro.

Sem muito alarde, Vizeu assumiu o papel de goleador do sub-20 e rapidamente foi aproveitado entre os profissionais, não decepcionou tendo, inclusive, média superior ao do consagrado Paolo Guerrero em vários momentos da última temporada.

Suas boas atuações renderam interesse de vários clubes, como a Juventus que enviou um olheiro para observar o atacante no Sul-Americano sub-20, onde esteve defendendo a Seleção Brasileira. Alemães e ingleses também já demonstraram interesse no jogador Rubro-Negro.

Se Vizeu está cobiçado, Vinicius Júnior é a nova jóia do momento. O garoto de 16 anos estampa frequentemente capa de jornais na Espanha que alertam para uma briga entre ninguém menos que Real Madrid e Barcelona por sua contratação.

Vinicius é considerado o jogador mais talentoso de uma geração que chegou a ficar três anos sem vencer uma partida. Foi o grande destaque do Rubro-Negro na Copa São Paulo desde ano atuando contra jogadores até três anos mais velhos e encantou a todos no Sul-Americano sub-17 onde foi artilheiro da Canarinho e eleito o melhor jogador da competição conquistada pelo Brasil.

Hoje, a multa rescisória de Vinicius Júnior é de 30 milhões de euros, valor bastante alto para um atleta de apenas 16 anos que sequer fez uma partida como profissional. Mas apesar disso, não será nada fácil para o Flamengo manter o jovem atacante.

A discussão sobre se esforçar para manter ou vender suas promessas assim que tiver uma boa oportunidade gera opiniões controversas. A cada ano que passa, fica mais díficil segurar os meninos que saem cada vez mais cedo do país e muitas vezes sequer conseguem estrear como profissional por seus clubes reveladores.

O Flamengo vive hoje esse dilema assim como os próprios atletas. No caso de Vizeu, por exemplo, apesar de mostrar dentro de campo o grande potencial que tem, viu o Rubro-Negro contratar Leandro Damião que acabou se tornando o reserva imediato de Paolo Guerrero.

Em diversas oportunidades ficou de fora de jogos ou deixou de entrar enquanto Damião ganhava chances. Para se ter uma ideia, aos 18, Gabriel Jesus foi titular do Palmeiras na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado o que o credenciou a ganhar uma oportunidade com o técnico Tite.

A pergunta mais correta no momento não é quando Vizeu será vendido e sim se ele em um curto espaço de tempo terá a oportunidade de assumir mais responsabilidades no Flamengo e consequentemente amadurecer mais rápido?

No caso de Vinicius a discussão é ainda mais ampla, quantos novos craques não surgiram aos 16 e acabaram aos 18 ou até mesmo antes disso? Para quem vem de uma família mais humildade, toda cobiça, dinheiro envolvido e possibilidades de um futuro melhor pesam na balança do jogador que precisa ter bastante estrutura familiar para segurar a onda e tomar a decisão correta na sua carreira.

Neymar, no Santos, soube esperar o momento certo para ele, saiu consagrado, campeão, bastante rodada e já milionário. Ele não precisou se transferir para a Europa para fazer dinheiro, se foi, foi pelo nível dos campeonatos. Mas teve do clube uma estrutura montada o condicionando a isso. Será que Vinicius terá algo parecido no Flamengo?

Tanto Vinicius, quanto Vizeu parecem ter pessoas competentes por trás de suas carreiras e é exatamente por isso que a permanência ou não vai depender bastante do que o clube tem planejado para os dois.

Para o Rubro-Negro, como um clube que viveu seu auge com uma geração formada em casa, para uma torcida que gosta de se gabar que “Craque o Flamengo faz em casa” ter esses dois jogadores por um longo período é excelente, mas para que seja de fato efetivo é necessário um projeto de carreira e de exploração de imagem para que se forme não só dois craques, mas também dois ídolos.

Por enquanto, em relação ao Vizeu, pouco espaço para quem já mostrou que merece muito mais, aguardemos pelo o que acontecerá com Vinicius Júnior.

Fonte: Raísa Simplício | Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Parabéns pelo texto! …Se o planejamento for o mesmo que estão fazendo com o vizeu o Vinicius está na roça. ..Pra que Damião ? …até agora só serviu pra atrasar o crescimento de um bom atacante. …FATO !

  • A renovação de Damião prejudicou o crescimento do Vizeu, temos opções para suprir em algum momento que o Flamengo ficasse sem os 2!

    Se o ZR foi responsável pela sua renovação, mais uma vez tremeu, teve medo, porque Vizeu caminha para ser titular, mas Damião o atrapalha, mas talvez exista um interesse de venda, só isso justifica. Poxa, o garoto já mostrou seu potencial! As vezes se ver cada besteira nessas renovações, treinador tem medo de colocar os garotos na libertadores, precisa parar com essa frouxura e ser mais ousado! Ter calma e prudência é diferente de ter medo e ser imprudente!

  • To vendo uma reportagem sobre o Vinícius dizendo que o Fla tem 80% dos direitos do atleta. Tomara que mantenha a porcentagem.

    • Até onde sei, é 100% nosso

  • O ideal é aproveitar, principalmente o Vinícius Jr que é um fora de série. Acho que poderiam segura-lo até os 20, 21 anos. Como o próprio Neymar.

    Se ele e a família dele tiverem paciência e não se deixarem levar por dinheiro, o garoto pode construir uma trajetória grandiosa aqui no Flamengo antes de ir para a Europa.

    • Cara, VJ com o Diego ali perto dele ia puxar a marcação dos times retranqueiros de libertadores pra esquerda e ia deixar uma avenida pra arão e berrio na direita sem falar do Pará, eu penso muito nele ali futuramente no lugar do Everton, imagina ele desequilibrando na esquerda e tocando pra Diego e o Diego só mandando bola nas costas de um marcador pra berrio e arão, pq na realidade é isso que vai acontecer com os dois jogando juntos, 4 marcando em cima os dois.

      • Rapaz, com o medroso ZR vc não espere essa ousadia, Berrio, Guerrero e o VJ segura uns 4 a 5 e com a chegada di Diego abrirá espaço para muitos gols, pois não se pode dar mole a esses caras, VJ cai bem nesse time que tem apenas Diego e Mancu de habilidade individual, com a entrada do VJ isso pode mudar o ataque do Flamengo.

  • Vender Vizeu para ficar com Damião só estando necessitado de grana! O garoto tem 20 anos e vem jogando muito bem, só lhes falta mais oportunidades, com a base deve-se ter calma, paciência e ir dando oportunidades! Vizeu está pronto, mas sendo o 3° reserva fica sem estímulo! O jogador na idade do Vizeu tem muita vontade e capacidade de evolução grande, se nessas convocações de Guerrero ele fosse usado como única opção, pode ser o nosso matador, mas vejo uns aqui dizer que tem que colocar os experientes, agora sem jogar ninguém ganha experiência, se Vizeu receber metade das bolas de gol que Guerrero recebe ele guarda 80% delas,

  • Sobre o Vizeu, é sim um jogador ainda abaixo do Guerrero, porém apenas pela falta de experiência, se deixarem o moleque jogar as partidas e ser no mínimo 2° opção pra jogar, vai ter condições totais de ser nosso titular em 2018, podendo dar retorno técnico e financeiro, pra todo mundo é um absurdo ele ficar atrás do caneludo Damião, menos pra comissão técnica e diretoria.
    O Vinícius Júnior é a situação que mais encanta e a que mais preocupa, é um garoto muito talentoso, observado até demais, espero que dê retorno técnico e financeiro, não podemos aceitar revelar um jogador desse e não curtir o talento por pelo menos duas temporadas, séria um apice técnico que não alcançamos a muito tempo e resgatariamos o “craque a gente faz em casa”.
    Em meio a tudo isso tem o Lincoln, jogador também extremamente talentoso mas que vem sendo ofuscado pelo Vinicius jr, quem assiste os jogos dele ver o quanto ele participa dos ataques, seja pelos lados do campo em velocidade ou como o matador do nato da equipe, muitas vezes ele recompõe muito pra “salvar” o Vinicius jr no momento defensivo, dá pra dizer que ele joga pra equipe

    • Um dos maiores exemplos de segurança de atletas com muito talento é Luan do Gremio, times Europeus o quiseram e ambos resistiram, Rodrigo Caio foi outro, Lucas Lima tbm, nosso bolso está cheio, precisamos ser campeões, se ficar vendendo toda revelação os garotos ficarão frustrados, porque jogar no Flamengo é o sonho de 99% dos moleques que jogam futebol no país imaginem dos que já jogam hoje!

      • Sim, a maioria dos clubes sabem vender, acho que devido a falta de costume a gente não tem a maladragem nas negociações, mas pelo menos a torcida não está mais aceitando o descaso com a base, estamos evoluindo. Apesar da lentidão.

  • Vamos lá oportunidade de fato para este ano são para os que ficaram treinando no ano passado com o elenco principal que são o Thiago, Léo Duarte, Ronaldo, L. Paquetá, M. Sávio, T. Santos e F. Vizeu. Em relação ao Vinícius Junior e o Lincoln será necessário que comecem a treinar com o time de cima também ao mesmo tempo que participa da base, terão que fazer o fortalecimento muscular pois ainda são muito franzinos. Eu particularmente utilizaria eles ainda esse ano no banco do time reserva quando tiver jogo da Primeira Liga e em jogos mais fáceis do Brasileiro que dê pelo menos para ficarem no banco e sentirem um pouco do clima que é no time principal, quem sabe em um jogo já bem resolvido colocar em campo aos poucos sem pressão. Agora em 2018 faria o mesmo que estamos fazendo com os garotos este ano, Carioca com eles juntamente com os mais velhos pois após a Copa do Mundo na Rússia esses garotos já precisam estar começando a serem convocados para a seleção principal.

  • Vizeu,

    O Flamengo deveria adotar um sistema de revezamento entre ele e Guerrero… no mínimo.
    Já mostrou do que é capaz, perde alguns lances por falta de experiência, mas tem personalidade e já ajudou a equipe.

    Vinicius Jr.

    Já devem começar a testar em jogos sem muita importância, para ver como reage.

    Paquetá.

    As vezes vejo que é um tanto preguiçoso, mas tem muito talento.
    Acho que está na hora de testa-lo no lugar do Mancu e adaptar um sistema árvore de natal para que ele atue junto com o Diego.

    Cafú / Ronaldo

    Tem muito a evoluir e nesse caso creio que seja um processo mais lento… mas se chegar ao ponto teremos solidez, podem ter certeza.

    Saber a hora de colocar vai depender do empenho e da personalidade, não podemos criar um padrão para todos os jogadores.

    A única coisa que defendo é que todos devem ter oportunidades no time profissional, uma sequência para serem avaliados e o essencial o apoio da torcida.

  • Vejo que com essa renovação do Damião, o Flamengo esteja preparando o Felipe Vizeu para ser o reserva imediato do Guerrero em 2018, pois o garoto estará com 21 anos e não servirá a seleção sub 20. Se tivéssemos apenas Vizeu e Guerrero, sofreríamos com as convocações. O jovem Lincoln é muito, mas muito promissor, mas acabou de completar 16 anos. Ainda precisa cumprir etapas e eu particularmente prezo muito pela tranquilidade para que se lancem os garotos.

    Outro assunto que eu queria mencionar, é que Thiago foi muito bem na meta rubro negra. Eu defendi muito que dessem oportunidades para ele antes de pensar em contratar um reserva pro Muralha, e o garoto não tem decepcionado. Vem mostrando segurança e muita qualidade.

    Vinícius é um jogador diferenciado, muito acima da média até para a categoria de cima. Mas eu ainda o manteria na Base, pelo menos até o ano que vem. Colocá-lo no principal só para ficar treinando vai fazer com que ele perca ritmo e se desvalorize. Como no caso de Lincoln, acredito que ele ainda tem etapas a cumprir, e ele vem evoluindo desde o sub 15. Não só a parte técnica como a tática.

    2017 é um ano de aprendizado para essa garotada, Léo Duarte com certeza vem aprendendo muito com Réver e Juan; Ronaldo com Arão e Rômulo, Paquetá com Diego, Vizeu com Guerrero … Esse é um ano de preparação para que em 2018 essa molecada suba com maturidade e desponte. Zé Ricardo acompanhou toda essa garotada e espero que ele consiga promove-los e utiliza-los.

    SRN a todos.

    • gostei do seu comentário, falou tudo.

    • Não há mais jogos da Seleção sub-20 esse ano, e se tivesse seriam convicados jogadores com até 18 anos, para preparar eles para os torneios de 2019.

    • Sua Linda…

      • Sou não.

    • O Guerrero ja é um cara que deixa brecha pra haver um revesamento pois é convocado constantemente (2017 não tem tantas datas fifas) e a seleção sub 20 não tem mais partidas neste ano, então não entendo o porquê de pensar em Damião no elenco, ainda mais se for pra ficar a frente do Vizeu, se tiver oportunidades justa pra adquirir experiências toma a vaga do Guerrero em 2018.
      Thiago é um goleiro muito seguro mesmo, não precisamos de outro no seu lugar, a não ser que seja alguém incontestável pra ser titular.
      O ano de aprendizado dessa garotada Não foi em 2016? Todo ano é o ano de aprendizagem kkk, ano passado nem viram as cores da bola, em 2017 espero que todos sejam testados e que selecionem quem tem potencial pra ficar.
      Ps: Andou comentando por aqui sem foto ou criaram um fake pra você?

      • Eu achava que ainda teria jogos da seleção sub 20, mas como o Rodrigo citou, realmente não teremos mais jogos.

        Eu creio que seja um ano de amadurecimento pelo fato de esses jovens estarem na reserva de jogadores experientes e que provavelmente não terão seus contratos esticados (Juan, Damião, Márcio Araújo, Conca…). Creio que nesse período os jogadores da base terão tempo para aprimorar seus fundamentos e em 2018 terão mais oportunidades.

        Obs.: Eu tava sem foto, daqui a pouco eu tiro novamente.

        • Pensei que tinham criado um fake pra você kkk, famosa demais nessa coluna, haja pó de arroz

          • Hauahuahauah. Eu o qcreeito que nego ainda cai!!!! Hauahauau

            • Que ?

    • Como sua opinião é sensata na maioria das vezes, gostaria de saber qual sua posição em relação ao Vizeu. Ele pode ser o reserva direto e imediato do Guerrero em 2017? Se não, quais os motivos?

      Entendo que nos últimos anos a base de Flamengo vem sendo tratada de forma equivocada.

      Não entrarei no mérito da qualidade de jogadores e preferência do técnico, mas várias promessas foram queimadas porque colocadas fora de sua posição e somente em minutos finais dos jogos.

      Considero dar chance a um jogador possibilitar que o mesmo tenha garantia de sequência ao menos em cinco jogos, independente da performance. Ou a reserva imediata em sequência de pelo menos 10 jogos.

      Se o jovem não tem chances de se firmar de forma tranquila, esta avaliação a cada 10 minutos jogados é bastante prejudicial.

      No caso do Vizeu considero um acinte ele ser preterido para que Damião possa jogar.

      • Obrigada, Cassius.

        Eu acho que ele poderia sim ser reserva imediato do Guerrero. Acredito que ele seja mais jogador que Damião e é mais barato. Com uma saída de Damião, aliviaríamos 350 mil da folha salarial, o que daria espaço para reforçar outra posição carente.

        Quando fui justificar a renovação de Damião, acreditei que pelo fato de Vizeu e Guerrero serem convocados, teríamos uma lacuna em alguns jogos; porém como não há mais jogos pelo sub 20, não tem necessidade de adiar essa promoção do jovem.

        Sou do time que defende a utilização de jovens da base como peças de reposição, ao invés de contratar promessas de outros times. Jovens como Ronaldo, Léo Duarte, Paquetá, Cafú; podem muito bem compor o time. Isso não só faria com que se gastasse menos, como que daria uma motivação aos jovens da base, pois eles saberiam que se mostrarem serviço, terão chances.

        É claro que precisa ser levado em conta a estrutura da equipe para se lançar um jogador. É sempre importante não lança-lo na fogueira. Muitos citam Neymar, Pelé e outros que foram lançados com 16/17 anos, outros lembram de Jorge e Renato Augusto, que foram lançados na fogueira e se deram bem. Contudo, para cada um desses que dão certo, 10 jogadores que poderiam ser trabalhados dão errado. Ter cautela é sempre importante.

        P.S.:Hora do almoço, to com muita fome.

        SRN

    • Vinicius Júnior tem que ser aproveitado de imediato no profissional…ele é muito acima da média e com toda esse assédio em cima dele é até perigoso pro fla se o mlk não for utilizado…

      • Eu não o subiria agora. Deixa ele jogar o Mundial sub 17. Ele ainda precisa cumprir etapas, e vem evoluindo muito na parte tática também. Subi-lo agora pra deixa-lo treinando (é o que aconteceria hoje), vai fazer com que ele perca ritmo e acabe se desvalorizando. Hoje, na pior das hipóteses, é o Barcelona pagar a multa e o Flamengo ficar com 80 milhões de reais.

        • Talvez subir ele pra fazer a pré-temporada com na equipe de cima.

        • O flamengo tem que aumentar urgente a multa rescisória do VJ. Ele vai chegar no mundial sub 17, arrebentar, sendo artilheiro e melhor do mundial e aí mesmo é que o barça, real, chelsea e outros vão querer ele…

    • Relativo ao goleiro Thiago, ele vem evoluindo muito, se ele jogar essa taça Rio toda, acredito que o Muralha corre riscos de ir pro banco, o jovem tem atitude, personalidade, sai bem do gol, tem uma leitura de viagem da bola aérea boa onde te dar bom posicionamento para efetuar uma saída segura ou não, me lembra muito o Júlio quando inicio no gol do Flamengo e o Muralha tem 3 deficiências, ruim nas saídas de bolas por cima, ruim nas saídas de bolas por baixo e mal pegador de pênaltis, qualidades estas que o Thiago possui muito bem.

      • Acho Muralha um goleiro comum na saída de gol e um goleiro que sabe sair jogando com os pés.

        Thiago nunca foi um bom pegador de pênaltis, nesse quesito ele é comum (o que o faz melhor que Muralha, no caso). Seria muito legal se dessem sequencia pra ele.

        • Em jogos oficiais ainda não vi Muralha e Thiago pegar pênaltis, mas Thiago em 2016 deu um título pegando 2 cobranças, O Muralha foi um desastre quando teve a chance de mostrar, ele treina o jogo com os pés aqui no Flamengo, basta fazer o mesmo com Thiago! Tudo é treino, mas ao meu ver Muralha é muito pior que o Thiago na saída de bola, não é comum a bola viajar na pequena área e sempre o goleiro olhar, esperar os zagueiros cortar ou atacantes cabecear! Contra o Boa Vista tomamos 1 gol onde ele poderia pegar a bola, contra o Botinha ele também poderia ter evitado o gol de empate numa saída, mesmo o árbitro errando.

          • Não achei falha do Muralha em nenhum desses gols que você citou. O Thiago por exemplo, falhou feio contra o Resende, quando o atacante cabeceou na pequena área, por sorte o cara errou.

            • Também não achei falha do Thiago não naquela cabeçada.

      • Cara…. Você foi perfeito!!!! Finalmente alguém pensa como eu, principalmente em relação às deficiências do Muralha.

        Quanto ao Thiago, eu realmente não confiava nele e tudo que você colocou, eu realmente notei nas poucas partidas que o vi jogar.

        Ótima análise.

        • Pra nossa colega é normal as saídas desastrosas do Muralha! Que normal, a pequena área é do goleiro, 80% das bolas que vai cair nela é do goleiro! O zagueiros e ele sabe disse, as vezes se faz uma parede para impedir q o ataque adversário atrapalhe.

          • Eu não acho que Muralha seja tão ruim saindo do gol, acho ele um pouco abaixo da média dos goleiros brasileiros, onde a maioria sai mal.

            Thiago foi bem nesses jogos, mas ainda é pouco pra fazer uma análise precisa, por isso ele precisa de sequência. Pelo que acompanhei na Copinha, ele sai razoavelmente com os pés, na bola aérea não deixou a desejar e não é um grande pegador de pênaltis.

    • Concordo e acrescento: eu acho que o Vinícius Jr ali no lugar do Everton seria como o Neymar no santos, ele desequilibraria e puxaria a marcação e de repente puxando Diego também pra mais próximo a ele com berrio e arão pela direita, a marcação vai ficar frouxa por que vão colocar uns dois em cima de Diego e uns dois em cima do VJ, Berrio e arão vão ficar com uma avenida na direita…Mesmo assim compartilho da ideia que ele deva entrar gradualmente.

Comentários não são permitidos.