Um pacto pelo BI

Compartilhe com os amigos

Realmente, o que vimos na última quarta-feira no Maracanã, na melhor estreia de Libertadores da América da história do Clube de Regatas do Flamengo, foi entusiasmante…

…Mas precisamos segurar a onda, galera!

Não quero bancar o ranzinza, o estraga prazeres, mas quanto mais ‘no sapato’ ficarmos, melhor será! Sei que fica difícil, pois já se trata de uma cultura do torcedor Rubro-Negro, tá no DNA da Nação, é aquela clássica bipolaridade da torcida do Flamengo.

A gente até tenta manter a humildade, mas o time não colabora… O segundo tempo da partida contra o San Lorenzo foi de almanaque, o Flamengo foi soberano e atropelou os hermanos, uma estreia digna de quem almeja o título.

Mas não podemos esquecer que a falta de ritmo da equipe argentina pesou na segunda etapa da partida, no primeiro tempo o jogo foi bem equilibrado, e o time do Papa chegou até a assustar, mas na segunda etapa eles sucumbiram a força do Flamengo empurrado por uma Nação em festa no Maracanã.

Por sinal, foi uma festa que ganhou repercussão internacional, as imagens são arrepiantes, e quem estava lá fazendo parte daquele mosaico, sabe a emoção que foi participar, o clima era especial, essa torcida é um fator determinante, e pode desequilibrar duelos.

Ainda assim, precisamos manter a cabeça no lugar, não existe jogo ganho nessa competição, a soberba é perigosa e pode se tornar um tiro no pé. Quanto menos oba-oba melhor, o foco tem que ser total, essa foi só a primeira partida dessa saga que pode culminar na conquista da América.

E já continua na próxima quarta-feira, teremos mais uma grande batalha, tenho certeza absoluta que lá em Santiago do Chile, contra o U. Católica, o Flamengo terá muito mais dificuldades do que encontrou nessa estreia contra o San Lorenzo.

Afinal de contas, o time não contará com o apoio da Nação Rubro-Negra, que embalou a equipe nessa vitória no primeiro jogo da competição que é grande obsessão da galera. Essa será a primeira experiência nos ambientes hostis da Libertadores, será um bom teste.

Ganhamos apenas uma batalha, a primeira de muitas, de forma convincente tudo bem, mas não podemos esquecer que a guerra vai até novembro. Temos que controlar as expectativas, evitando as bravatas, para não municiar os adversários do campo, e do sofá na TV.

Não podemos nos esquecer de que se tratando de Libertadores da América, o Flamengo não tem tanta tradição. A noosa única conquista  foi em 1981, e o retrospecto não é legal, foram várias eliminações, inclusive quando tínhamos times bem razoáveis, como esse de 2017.

Então vamos gastar as nossas energias apoiando incessantemente nos estádios, do início ao fim da partida, como quem joga junto com o time, independente do resultado, ou mandando as melhores energias possíveis de onde você, torcedor rubro-negro, estiver.

Enfim, o ideal é deixar esses papos de ‘Cheirinho’, ‘Tão deixando a gente sonhar’, e ‘Deixou chegar’ pra depois, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • valeu vinny com texto

  • P#rra, Vinny!! Perfeito!!!
    É isso aí. A galera já tava comprando passagem pra Tóquio…..
    Infelizmente o rubro negro é assim, mas não dá pra ficar sentindo cheirinho toda vez que ganha e cancelando sócio torcedor quando perde…..
    Precisamos ser pacientes e sensatos.
    Espero que esse ano possamos deixar a Zuera pra quando o rever erguer as taças.
    Vamos com garra, vamos com raça, vamos com seriedade. Sem brincadeirinha, sem palhaçadinha.
    Isso aqui é FLAMENGO!!!

  • ótimo texto vinny,nós tambem sabemos que temos que manter os pés no chao,o problema é conseguir fazer isso,pq querendo ou nao somos os mais visados quando perde,e somos alvos de todas as torcidas,e quando temos chance nao conseguimos segurar a emoçao e desabafamos contra os antis….mas temos que lutar contra isso,eu ja consigo as vezes conter a emoçao…vamos juntos pelo bi,SRN

  • Muito bom Vinny
    É por aí mesmo

  • “…foram várias eliminações, inclusive quando tínhamos times bem razoáveis, como esse de 2017.” O time desse ano é razoável!? Gostei do texto mas essa parte eu não engolí.

  • Vinny Nutella: Texto legais, ninguém comenta.

    Vinny Raiz: Só texto polêmico com + de 400 comentários.

    • A galera gosta de uma polêmica, fazer o que?!
      HAHAHAHA

      • O pior é que é verdade. Hahaha

  • Viu como é legal não ser sempre polêmico, Dunguinha?

    A partir de hoje voltarei a ler seus textos. por favor não me decepcione, continue assim.

    • TMJ!

  • Falando em sapatinho, tem gente que também mudou o conteúdo dos textos, está mais calmo, mas com os pés no chão, sem criar polêmicas vazias, e que geralmente não levam a nada. Falo nada, só leio. kkkk

    SRN #SóNaPaz

    • HAHAHAHAHAHA
      Valeu Edu!

  • Flamengo honrou sua torcida na quarta…agora é abraçar o time pois vai ser parada dura na quarta que vem.

    • Isso aí Bruno!

  • Quando abri o texto ja imaginava que era o Vinny Dunga….
    Parabéns pelo texto molecaçao
    Concordo com tudo…

    • Valeu Fabio!
      Estamos juntos!

  • Texto do Vinny com menos de 300 comentários eu nem abro. Kkkk Parabéns pelo texto! Tb acho q o fato de os caras terem disputado o último jogo oficial a 3 meses pesou bastante.

    • HAHAHAHAHA
      Vocês estão demais hj!
      Valeu Renan, é isso aí, avante!
      Abraço! SRN

    • Se tiver 300 comentários é pq ele falou alguma besteira e estão xingando kkkkkkkkkkk

  • Não tem polêmica, não é o Vinny!
    Devolvam o Vinny Dunga Raiz!!!!!

    • Vinny Nutella é tenso!
      HAHAHAHAHA
      Boa Paulo!
      Mas a polêmica vive, logo estará de volta.
      Abraço! SRN

  • Perfeito, é isto aí Vinny!
    SRN

    • Valeu amigo!
      SRN!

  • Vixi!!! Texto do Vinny Dunga sem nenhuma treta polêmica e ainda escrita de forma sensata?? Deu até medo!!! SRN

    • HAHAHAAHAHA
      Boa!

  • Achei que iria criticar a vitória, pois se tratando de quem escreveu tudo é possível.

    Libertadores é jogo a jogo, time no papel e ótimo mas não ganha jogo só no papel!! O bolivar ( time BOLIVIANO) a 3 anos atrás chegou na semi final,ano passado um equatoriano que eu nunca tinha visto foi vice, o próprio católica em um momento ruim na casa do atlético que são muito fortes e tiveram uma das melhores defesas do ano passado, em 3 minutos mostraram o que e libertadores.

  • Enfim, o ideal é deixar esses papos de ‘Cheirinho’, ‘Tão deixando a gente sonhar’, e ‘Deixou chegar’ pra depois, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte.

    falou e disse.

    • Avante!

  • Não gostei. Não polemizou.

    • HAHAHAHAHAHA
      É só questão de tempo…
      TMJ!

  • Sim era um bom time no primeiro tempo deu trabalho… mas também há que se considerar o sentimento de estreia e cautela do Flamengo haha vista as últimas apresentações no maraca sem vitórias contra grandes.. mas o Flamengo evoluiu muito desde então.. nosso problema ano passado era falta de intensidade ofensiva e não o sistema defensivo.. claro que trocando volante central ainda entrando em ritmo de jogo (romulo) e trauco é normal ainda o time apresentar falhas defensivas.. mas não foi o que se viu no primeiro tempo.. o time anulou muito bem o que pode ser facilmente o segundo melhor time da Argentina – atras do river – porém ainda sim permitindo algumas chances que poderíamos ter saído atras no placar!!!

    O segundo tempo o time mostrou o que pode evoluir esse ano com pontas mais equilibrados e melhor volume de jogo com Diego e trauco Arao e Rómulo desafogando a saída de bola.. Para esse ano parece estar mais preocupado com a defesa por conta das limitações do trauco enquanto Vaz procura cobri-lo..

    O mancu na minha visão deveria fazer dupla de meia com Diego e Para subir mais.. mas ainda precisa ser treinado melhor esse esquema e não é… repetindo não é deficiência do Mancu apenas um outro esquema que precisa de treinamento pois Mancu é um Cancha esquerdo de origem.. com o Berrio o time está mais acostumado a esse padrão pelo treinamento do Ze desde ano passado.. tudo leva tempo… e o segundo tempo mostrou sim que o time ainda vai evoluir e aponta como favorito ao título se crescer nessa pegada é pelos ótimos sistemas de ataque e defesa que Ze tem dado a esse time e que certamente leva tempo de maturação.. só ver como Diego não está mais sozinho no meio… ainda assim acho que é válido insistir com Mancu.. e ter mais variações táticas treinadas e bem montadas quando a ocasião pedir !!!

  • Plenamente de acordo. Sem tirar nem por nada. Critiquei você quando achei conveniente criticar, mas dessa vez tenho que parabenizar seu texto, afinal o caminho é longo mesmo e o mês de Novembro, se tivermos bem em várias frentes de competições (e estaremos!) será cheio de decisões e emoções. Só que agora o ano tá só começando e o time precisa evoluir coletiva e taticamente para o final do nosso ano ser feliz e digno do que é a nossa história.

    • Valeu Igor!
      É isso aí cara.
      Abraço! SRN!

    • Exatamente. Eu acredito que dá para a nação aprender definitivamente isso, tendo em vista os recentes fracassos por causa dessa audácia e falta de humildade. Vamos apoiar com os pés no chão. Estamos no Brasil. é futebol brasileiro, não esqueçam. Nós já estamos vacinados e não podemos cair nessa armadilha. vamos jogo a jogo com respeito e determinação. Mengão sempre.

  • Esse negócio de que o time argentino cansou no segundo tempo é desculpa pra diminuir nosso grande jogo no 2 tempo, haja vista que o time deles vinham jogando alguns amistosos, sendo dois deles contra boca e independente, o flamengo fora o flu, que outro time que ele pegou que foi uma dificuldade toda?? eram jogos com cara de treino. E vale destacar que ATM e Palmeiras não ganharam seus jogos(foram contra times argentinos tambem).

    Mas falando do flamengo, só temos que trabalhar melhor a compactação durante a marcação no meio de campo, pras linhas não ficarem tão espaçadas e não desesperar pra fazer o gol logo, fazendo lançamentos toda hora, continuar fazendo aquilo que o time fazia no carioca, girar a bola com calma até encontrar um espaço.

    • Meu amigo, o Flamengo fez uma belíssimo segundo tempo, e isso tá no texto.
      Mas a questão física também foi um fator.
      Concordo contigo.
      Abraço! SRN!

      • Ninguém pode falar de fator físico, eles fizeram 7 amistosos antes desse jogo e antes que alguém fale que amistoso é diferente, vamos aos fatos: amistoso são 90 minutos assim como jogo oficial, portanto mesmo não valendo, foram 7 jogos de 90 minutos aonde a parte física foi aprimorada e até ritmo de jogo deu para pegar, fora os treinamentos desse período. Não concordo quando a desculpa é parte físico ou ritmo de jogo, acho que foi medo mesmo, pipocaram quando o Flamengo se agigantou. Concordo que temos que colocar os pés no chão, mas daí querer diminuir o feito histórico do Flamengo naquela noite memorável do dia 08/03/2017 com a desculpa de que só fomos superiores ao adversário por causa da parte física já é demais.

        • Se não jogaram jogos oficiais o que se poderia alegar seria alguma falta de entrosamento e certa falta de ritmo, o que não é verdade, pois demonstraram durante o primeiro tempo estar minimamente entrosados e com ritmo; ou o entrosamento existe no primeiro tempo e deixa de existir no segundo? agora, alegar que a parte física estivesse ruim só mesmo se também o treinamento tiver sido ruim, pois eles estavam de férias? o que estavam fazendo senão treinando? ainda mais que nem campeonato estavam disputando? são amadores? simplesmente o Flamengo conseguiu ser mais intenso por mais tempo, mérito do Flamengo.
          Agora, achar que o Flamengo vai encontrar o mesmo tipo de espaço em todo jogo, daí já é demais; outros times e outros jogos irão possibilitar outros espaços e/ou falhas, tanto do Flamengo quanto do adversário, e os técnicos existem também para isso… para corrigir as próprias deficiências e para dar luz ao time para explorar as deficiências adversárias.

          • Perfeito

      • eu nao falei de voce kk mais sim de alguns torcedores e jornalistas ….
        Você escreveu um bom texto ..

        • Valeu Thiago! TMJ!

  • Agora sim vamos comentar, creio que esse atropelo contra os argentinos foi uma resposta do elenco a toda desconfiança q foi colocada devido à derrota pros flores, único ponto negativo pra mim foi a falta de noção de espaço do Mancú, que não marcava, não apoiava, não atacava. De resto foi jogo de Liberta, poderíamos ter tomado um gol, mas metemos uma bola na trave tbm, perdemos mtas chances reais, time bem postado. Se o Universidad jogar como jogou contra o Atletico vai explorar mt as subidas em velocidade, vamos ver se os treinamentos estão rendendo.

    • Boa Ryan!
      É isso aí, amigo.
      Abraço! SRN!

    • Isso mesmo.

  • Tarde demais , já tem até anúncio da final do mundial de clubes Flamengo x Barcelona rsrsrs.

    Eu não tenho nada contra a empolgação exagerada da torcida, o importante é que isso não chegue a cabeça dos jogadores, o flamengo não deixou de ser campeão ano passado por causa do ”cheirinho”, e deixar de se animar só por medo de ser eliminado e provocado pelos rivais é covardia, até parece que não seremos zoados de qualquer jeito caso sejamos eliminados da liberta.

    • É exatamente isso!

    • Fala Nick!
      Cara quem faz o ambiente é a torcida, é inevitável.
      Vai por mim…
      Bora manter a calma amigos!
      Abraço! SRN!

    • Então cara, esse é meu medo…

      • Messi vai ficar tão impressionado q vai implorar pra vir pro mengão, mas não precisamos dele, já temos Diego!

        • Ser o melhor do campeonato espanhol jogando pelo Barça é fácil, quero ver ser o melhor do campeonato alemão jogando pelo Werder Bremen

        • Sim, Diego é incontestável; mas vc não acha que ter Messi no elenco seria útil? muitos campeonatos no decorrer do ano, eventualmente o Everton (no Mancuello já temos Berrio) precisará revezar, precisamos de alguém que o substitua sem cair muito o nível;
          Mas, talvez tenha razão, até mesmo porque Messi talvez não se encaixe perfeitamente no atual esquema.

          • Pra que Messi? Nunca fez gol no Barra Mansa. Temos Cirino, ok ?

    • HAHAHAHAAHAHA
      Olha que tá em conta, hein…

Comentários não são permitidos.