Zé Ricardo elogia Ronaldo: “Tem muito a evoluir”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda e apesar do placar, fez o que a comissão técnica havia prometido: rodar o elenco e dar oportunidades aos jovens jogadores da base rubro-negra. Zé Ricardo surpreendeu colocando Donatti de titular, pois o jogador ainda não estava 100% em condições de jogo.

A dupla de volantes foi motivos de elogios do técnico. Cuellar fez boa partida, mas com destaque para o jovem Ronaldo, que foi um dos melhores jogadores contra o Volta Redonda; o jovem ganhou elogios do treinador: “Ele aproveitou bem. Ele e Cuéllar fizeram bons jogos. O ponto positivo foi a atuação dos dois. Ronaldo é um garoto que treina muito. Tem muito a evoluir esse ano. Não duvidamos do potencial dele, mas é questão de tempo.”, disse zé Ricardo.

Uma cobrança da torcida ano passado era dar oportunidade aos jogadores formados na Gávea. Zé Ricardo prometeu que daria oportunidades aos garotos neste ano de 2017 e cumpriu a promessa: hoje o Flamengo teve sete garotos do ninho – formados no Flamengo – em campo. “É uma tendência natural. Um dos objetivos nossos no Flamengo, é prospectar esses meninos um pouco mais. A cada ano que passa, o Flamengo usa mais a sua base. Não seria coerente não usá-los.”, analisou Zé.

Zé Ricardo reconheceu que é difícil todos os jogadores jogarem sempre, mas que se merecerem terão suas chances: “Eles têm que merecer estar na condição e vai depender da condição deles. Se estiverem merecendo, vão ter. Precisamos proporcionar oportunidades. São sete ou oito meninos, é difícil colocar todos. Mas vamos dar chances na medida do possível”, frisou Zé Ricardo.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ronaldo jogou muito mesmo!
    errou alguns passes talvez pela ansiedade
    mas criou otimas jogadas, nossos meias raramente enfiam uma bola pra deixar atacante na cara do gol e ontem o Ronaldo que é um volante, fez isso pelo menos umas 3 vezes.
    Prefiro o Cuellar jogando com mais liberdade, na posição do Arão

  • Definitivamente o Cuellar merece chance de titular. Tá jogando muito o garoto. Ótima contratação! Tem que por pra jogar, que seja no lugar do arão se preciso. Só não pode deixar um jogador como ele no banco insatisfeito ou então empresta.

  • Olhando os jogadores que o Flamengo dispõe e os esquemas que porventura possam ser utilizados, temos como exemplo o que o Tite faz na seleção brasileira, com a alternância entre as formações 4-1-4-1 e 4-2-3-1, formações estas que o Tite utiliza desde a época do Corinthians, e agora está utilizando o 4-1-4-1 (até mesmo Dunga utilizou esta formação).

    O diferencial do Tite é que ele optou por jogadores de bom poder defensivo no meio-campo (Paulinho e Renato Augusto), deixando as pontas para os habilidosos Neymar e P. Coutinho (antes era Willian).
    Com essa disposição em campo dos jogadores, colocando cada peça no lugar devido, Tite ganhou uma forte contenção no meio-campo sem deixar de ter poderio ofensivo, uma vez que utiliza o 4-1-4-1.

    Com essa disposição em campo dos jogadores, colocando cada peça no lugar devido, Tite ganhou uma forte contenção no meio-campo sem deixar de ter poderio ofensivo, uma vez que utiliza o 4-1-4-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/5663b0dfecdf2fb7f3635b3fc7c61067b4cb11c1644934f88c0a0079f6664240.png

    Tendo-se essa disposição tática como parâmetro, podemos lembrar do jogo Flamengo contra o U. Católica quando o Zé colocou 3 volantes, sendo que deixou MA mais recuado e com Rômulo e Arão um pouco mais à frente, formando um 4-3-2-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/8e5e559a2d1af4205721540a25ceb2bc1778df65b61d7f7d4d765da5ea1ede3e.jpg

    Essa formação 4-3-2-1 com Rômulo e Arão mais avançados, ainda que tentando forçar para um 4-1-4-1, não é a melhor opção pro Flamengo, não encaixa, a uma pq eles não dispõem de qualidade técnica e habilidade suficientes pra segurar a posse de bola na parte mais alta do campo, e a duas pq o Diego acaba ficando isolado na ponta direita (o que não é a melhor opção, pois Diego rende bem é no meio) culminando, por conseguinte, nas subidas pouco criativas de Éverton, com Guerrero isolado, ou seja, o time fica meio torto no ataque.

    Por isso nesse jogo contra a Católica o Flamengo teve uma forte compactação defensiva, mas acabou penalizando o setor ofensivo.

    A solução, ao meu ver, dadas as caraterísticas dos jogadores, seria montar o time no 4-1-4-1, tendo como foco a melhor disposição das peças, de forma que torne o time equilibrado em ambos os setores, sem abdicar demasiadamente das habilidades técnicas do elenco, pois não se pode fortalecer o setor defensivo em detrimento do ataque.

    Sendo assim, teríamos Diego e Conca como excelentes retentores de bola no meio-campo, com boa capacidade de criação, além de 2 meias nas pontas direita e esquerda voltando pra recompor a defesa, fazendo eventualmente o facão no setor defensivo acaso necessário, facilitando e muito a vida do volante.
    Essa disposição tática importaria em um maior poderio ofensivo, de maior técnica e posse de bola, além de oferecer poucas oportunidades de contra-ataque ao adversário, resultando em uma boa recomposição defensiva.

    https://uploads.disquscdn.com/images/b1ead2877587b177ee5ac06b5eca4e0a841a603462a37ea86d6d3a5e9447329b.png

  • Quantos merecem essa oportunidade e vc só dá à sua panela…Donatti no lugar do Vaz,Cuellar ou Ronaldo no lugar do desgraçado caramujo,Vizeu substituto de Guerrero e vc opta pelo demônio do Damião,todo fim de jogo é esse mesmo papo,disco arranhado,vamos ver dia 12 oque vc fará.#FORAZERICARDO

    • Entra quem no lugar? Qual merdalhão voce quer chamar para voltar a lutar na parte de baixo da tabela? Cara ta no top3 dos melhores aproveitamentos dos últimos 30 anos e vem gente com espírito de bacalhau tumultuar…

    • Zé Ricardo é bom.
      Não gosto muito dessa tática dele de dois pontas, prefiro o time mais compacto, próximo um do outro, com passes curtos e jogadas trabalhadas.
      Mas até o momento, tá sendo aceitável.
      Vamos ver quando o Conca voltar(se voltar em alto nível), se ele vai continuar com esses dois pontas burros.
      Ou vamos ver se o Flamengo vai trazer o Everton Ribeiro ou o Taison, pra dar outra qualidade pro time.
      Esse time titular do Flamengo é muito normal e previsível, vamos ver até quando.
      Mas o Zé é bom técnico, não é qualquer um que joga no Flamengo, a pressão é outra, a responsabilidade.
      Jogar no Santos é mole, muito menos responsabilidade, aqui a camisa pesa, qualquer erro, pode ser fatal pra carreira de um jovem jogador, como já aconteceu com vários.
      Então calma, todos estão tendo oportunidade na devida hora. SRN

      • Essa disposição tática com dois pontas não é simplesmente escolha do Zé Ricardo, essa foi a formação escolhida pela comissão técnica na época do Muricy para todas as categorias. Todas as categorias de futebol do Flamengo jogam dessa forma, isso a médio e longo prazo é muito bom para ter um melhor aproveitamento da base. Isso faz parte do planejamento a longo prazo do clube.

    • Vc nem viu o jogo, né? Vizeu que fez o gol…

Comentários não são permitidos.