O craque Zico não teve papas na língua ao criticar as novas mudanças do estatuto da CBF, que aumentaram o poder de voto das federações estaduais em relação aos clubes das Séries A e B. Em entrevista ao LANCE!, o Galinho criticou a passividade com a qual os clubes se submetem às decisões da entidade e a dimensão dada às federações:
– Lamento que os clubes aceitem isso. Eles são a célula mater do futebol e deviam ditar as regras do jogo. Não tem sentido mais existirem as federações! Em nenhum outro lugar do mundo elas fazem campeonatos. Há ligas regidas pelos clubes, e as federações cuidam somente das seleções.
O ex-jogador questionou a estrutura do futebol nacional, e pediu o fim das federações estaduais:
– Só aqui no Brasil existem confederação e federações juntas. E as federações seguem no papel de intermediárias entre clubes e confederação. Isto devia acabar!
Aos olhos de Zico, a desunião dos clubes tem sido um empecilho para a organização do futebol brasileiro não passar por avanços:
– Por essa falta de união dos clubes, não deu certo a Copa União e agora a Liga, onde os clubes optam por colocar equipes reservas, mesmo dando uma boa média de público. É de lamentar tudo o que está acontecendo com o futebol brasileiro fora de campo.
A visão crítica de Zico quanto à organização do futebol brasileiro já rendeu outros desabafos do ex-jogador. Em 3 de março de 2016, dia no qual comemorou 63 anos, o Galinho (que hoje tem 64 anos) pediu como presente de aniversário a realização de eleições diretas para a presidência da CBF e o fim das federações estaduais.
Infelizmente uma andorinha não faz verão. ….existem poucos zicos no futebol tanto como jogador como personalidade…..essas federações so existem pra sugar os clubes….e infelizmente tem clubes como vasco da lama que tb faz de tudo pra bagunçar ainda mais o futebol!!!!
O responsável por isso são os próprios clubes que se omitem e deixam esses caras tomarem conta do futebol, a verdade é que os clubes estão satisfeitos com isso.
Zico será presidente da CBF um dia e o seu pensamento é muito positivo. Mesmo sendo único crítico de um feio modelo de futebol hoje em nosso país, ele desabafa com bons olhos para o bem de nosso futebol!
Enquanto tivermos presidentes como o do bostafogo o nosso futebol será sempre como é!
Para que nos dominarem pela força se podemos ser dominados pelo prazer? Viva a seleção da CBF, Viva o mágico Tite, que com sua mágica tirou a seleção do buraco, tirou o Del Nero do holofote, fez o povo esquecer os problemas de organização do futebol brasileiro causados pela CBF, fez a torcida prestar atenção no time enquanto a CBF e as federações aplicavam um golpe e se fortaleciam. Mas o importante mesmo é que vamos para a copa, e nós seremos hexaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! E depois aturar mais 10 anos de Del Nero no poder e o agora fortalecido sistema CBF/Federações.
SRN #ViVaASeleçãoDACBF
Andres Sachez é louco para ser presidente da CBF, tem um bom caso com Del Nero e Tite e Edu estão lá né? Muito interessante viu! ANDRES SANCHEZ está maquinando coisas grandes na CBF.
Acho que a cbf so terá mudanças qd a lava jato chegar lá….pois a cada reunião é mudança que eles fazem so pioram as coisas e os clubes e torcedores que sofrem!!!
O futebol brasileiro é (e não poderia deixar de ser ) um reflexo da sociedade, onde cada um defende seus interesses e não liga a mínima para a coletividade. Há pouco vimos na Argentina uma greve de jogadores, onde mesmo os que estavam recebendo pararam para fortalecer o movimento da classe. Alguém já viu isso acontecer aqui no Brasil? Nosso sistema é arcaico porque nossa mentalidade também o é.