A previsibilidade é a mãe do fracasso

Compartilhe com os amigos

O Flamengo ainda que tenha gente para estrear, se tornou previsível. Temos muita deficiência nas finalizações e, principalmente uma mazela que nos persegue desde o ano passado, não sabemos nos comportar contra adversários fechados e que jogam no contra-ataque. Como resolver o problema, já que os simples treinamentos têm se provado improdutivos?

Para analisarmos isto, precisamos observar como era o time 16, qual é a proposta do 17 e qual é o problema para que a estratégia fracasse.

O Time 16 era um time com Diego-dependência, dois pontas burros nas alas fazendo corredor defensivo e ofensivo, um Guerrero num momento bom, para o próprio nível, um primeiro volante defensivo discutível e uma defesa sólida.

O que acontecia na prática era que os adversários se fechavam e deixavam que o Flamengo tocasse a bola de um lado e outro. Se Diego não estivesse inspirado, o time ficava só gastando tempo sem conseguir furar o bloqueio e, quando conseguia alguma chance era com os pontas que não possuem o fundamento da finalização. Resultado: Sofríamos com contra-ataques e, se muito, ganhávamos por 1×0. A deficiência era tão nítida que até times grandes jogavam assim contra nós. Tivemos um grande período de alta em que íamos para cima basicamente na base da vontade.

Zé Ricardo não é burro, mesmo que alguns pensem o contrário. Viu isto no ano passado e decidiu variar este ano. A ideia do time 17 era ter melhores pontas, uma melhor saída e um “falso ponta” criando uma variação de 442, que é o que todos pedimos. Na prática, Mancuello deveria estar na direita e trocar freneticamente com Diego de posição, aparecendo no centro para dar aquele último passe para finalização, fazer triangulações com Pará e gerar boas assistências, cortar para o meio e aproveitar o bom chute que tem. Começou muito bem, mas as muitas mexidas do comandante no esquema tático colocam algumas dificuldades para a consolidação do esquema.

O esquema principal ainda carecia de soluções. Mancuello não dá a mesma dinâmica defensiva que Gabriel e não tem finalizado bastante de fora da área, Rômulo ainda sente os ônus de um ano e meio sem jogar, ainda temos Everton na esquerda e Berrío dá sinais cada vez mais claros de que não o ameaça tanto assim. Adicione a isso o fato de que temos mudado bastante de esquema de um jogo para outro. Vizeu já jogou como segundo atacante. Já tivemos dois meias num 442 com Paquetá e Sávio e, o que parece ser a preferência do treinador em momentos de crise, jogamos várias vezes no tudo ou nada num 424.

Calma! O ano mal começou e o treinador tem feito o que nós pedimos demais no ano passado. Ter variações. Muitas vezes tem mexido no esquema até sem mexer as peças. É uma coisa louvável. Mas o nosso time titular já não joga junto há algum tempo. A última vez foi no jogo contra o San Lorenzo dia 08/03 há quase um mês. A impressão é que os titulares voltam contra o Vasco sábado e é bom, para que peguem ritmo de finais, já que para os cruzmaltinos o jogo é como uma final.

Eu sei que tem muita gente reclamando do time e do treinador no momento. Mas nós temos que decidir o que é mais importante: O carioca ou o resto do ano? “Mas nós não fizemos bons jogos contra os grandes” Ok. Mas você quer ganhar o jogo e esse campeonato ou quer preparar o time para o resto do ano? Depois, o time titular fez três jogos contra os grandes, quatro se contar o grêmio. São duas vitórias e duas derrotas. Alguns com time misto? Sim, mas vai ver se não tem time comemorando empate contra nosso misto.

Fato é que o esquema proposto pelo Flamengo está voltando à previsibilidade e há maneiras de mascarar isto, seja com time grande, seja com menores. Há que se testar. Não podemos depender tanto das jogadas de Mancuello e Diego, ou de uma noite inspirada de Guerrero contra um time com formação rolha. Inclusive é o que parece que vai acontecer sábado.

O Flamengo tem entrado nos jogos de forma bastante morna e só tem acordado no primeiro tempo técnico do carioca. É hora de tentar uma nova estratégia. Que tal fazer uma blitz logo no início, sufocando os adversários e buscando um, dois gols logo nos primeiros 15 minutos? Muitos times na libertadores usam desta estratégia, até mesmo fora de casa. Com o adversário atrás no placar podemos respirar um pouco e guardar fôlego para as descidas em velocidade dos contra-ataques, ou mesmo fazer o que o time faz de melhor que é tocar a bola buscando uma infiltração.

Poderíamos aqui sonhar com a entrada de Conca, talvez de Ederson, mas não é hora para estes pensamentos. Quando os dois estiverem à disposição pensaremos. Por hora, usemos que temos de melhor.

Ponto negativo é a suspensão de Berrío na libertadores. Temos que avaliar bem o que tem acontecido com o time, que é disciplinado e de poucas faltas, mas já tem três expulsões no ano.

Outra coisa é o vazamento do telefone do Zé. É de uma infantilidade enorme. Claro que podemos reclamar de alguma situação aqui, mas invadir o foro pessoal é de uma irracionalidade demasiada. O Zé Ricardo nem é o meu preferido, como alguns já sabem, mas é o melhor que temos em anos. Outros já passaram aqui sem sucesso algum e outros que tiveram algum sucesso não se afirmaram.

O assunto não é o treinador, mas a estratégia. Vamos mudar nosso comportamento durante os jogos? Como você acha que devemos fazer isso? Vamos bater aquele papo!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como toda as postagens desta coluna em alguns momentos o texto beira a perfeição e em outras resvala para o lugar comum ou algumas bobagens. A maior delas por aqui: ” O assunto não é o treinador mas a estratégia “. Mas afinal que faz a estratégia?
    Eu não entendo este excesso de zelo com o Zé este receio de critica-lo abertamente, será o medo de perde-lo e não ter ninguém pra colocar no lugar? É da para se entender porque o mercado é ruim, bom bom mesmo pra valer só temos o Cuca.
    Mas o que mais me incomoda no Zé é a sua falta de sangue nos olhos, e a falta de sofrer com as derrotas ou com os empates que as vezes tem sabor de derrota, e a falta de jogar junto com o time, e a falta de trabalhar os detalhes como faz o maior de todos os técnicos Tite.
    Pra mim treinador para treinar o Flamengo tem que ser mais sanguíneo, tem que ter fome de títulos e não ter sempre aquela cara de paisagem, aquela cara de que tudo é normal. Já tá passando da hora da torcida cobrar isso dele.

  • E que comesse o processo de fritura …. Como sempre o Flamengo é a principal vítima dos que acham isso ou dos que acham aquilo e no final de tudo vem a demissão do técnico. Não estou defendendo o Zé Ricardo, mas ele parece estar sozinho no meio do começo da enxurrada de críticas. Onde está o Mozer? Ele não foi contratado para ser o cara “peito de aço” da Gávea? O Zé Ricardo é muito inexperiente e convicto das suas decisões. É aquele tipo de cara que morre tentando dar nó em gota d’água. A diretoria não está enxergando isso e rumam para mais um trimestre de finanças em dia, o que é mais que aprovado, mas com o futebol cheio de dúvidas. O divisor de águas será o jogo contra o Atlético-PR. SRN

  • Bom texto, faltou dizer que o Flamengo está falhando muito quando sofre pressão na saída de bola. Que os lançamentos do Vaz, antes precisos, agora já não são tanto, até mesmo porque se tornou previsível. Não dá para mexer no time todo até mesmo porque não procede, os atuais titulares são os que estão jogando melhor, talvez a exceção seja o próprio Vaz que anda entregando bolas bobas no meio que por pouco não se tornam gols do adversário. Desarmando até está bem e devemos lembrar que essa é a principal função do zaga, junto com não entregar a paçoca. Juan talvez seja uma boa opção para esse momento meio instável do nosso zagueiro cabeludo e não mexeria no funcionamento do esquema até porque joga pela esquerda tranquilamente. As variações táticas devem começar com o 442 com Mancu jogando quase de terceiro volante pela esquerda e Diego de ponta de lança, com Everton marcando um lateral e já que o gringo não consegue e com o Arão marcando outro e ele fechando o meio. Ia dar mais liberdade para Mancuello até mesmo para chegar pela direita. É fato que o time fica mais desprotegido no meio, mas aí vale estudar o adversário até mesmo durante o jogo para ver como estamos sendo atacados. Não é fácil, mas nossas ambições não são pequenas. Porém, até agora, o time 16 com Gabriel e Everton pelas pontas, ainda me parece mais eficiente e infelizmente com a suspensão do Berrío só temos eles e o Cirino que fazem essa função, pode até de repente tentar o Rodinei, com certeza aí a marcação da lateral estaria resolvida.

  • Muda o nome do site para cornetadoflamengo..

  • O problema do flamengo é muito simples… muitos jogadores travados (não se movimentam), sem brilho (parece q tão com um fardo de arroz nas costas) e o principal, muitos não possuem inteligência para fazer a leitura do jogo!
    * Já falei aq, um time tem a cara do seu técnico, ql a característica do Tite (intensidade), todo jogo pra ele é uma final… e como o time haje em campo? da mesma forma!!! do Cuca (elétrico), e como o time haje em campo? da mesma forma, até exagera as vezes, como víamos no Cuca bol… mas era o time q marcava forte e abafava os adversários… e assim vai! O do Fla, estou achando o Zé muito passivo, tudo está bom, muito bonzinho… e o time está da mesma forma, parece perdido!

  • Esse técnico é maluco…hoje de manhã conversando com um tricolor e pasmem pensei que parça tava me zuando, a gente tomando um café ? ele olha e diz:
    Cara vc viu o que seu técnico falou?
    Disse que a torcida do fla é muito exigente e que Marcio araujo e rafael vaz são jogadores de altíssimo nível!
    Eu não acreditei nisso e pesquisei e pior que é verdade está até aqui no site.

    • Caô !!! Ele tá usando drogas…

      • Verdade pesquisa no site msm…eu tbm não tinha acreditado nessa declaração.

  • Cara. Mike tyson era o cara mais previsivel do universo. Soava o gongo e ele ia pra cima como um trator. Todo mundo sabia como ele lutava. Alguem conseguia parar ele mesmo sabendo o jogo dele?! Nao. Mesmo com essa previsibilidade. O problema nao eh ser previsivel. Todo mundo sabe como o barcelona joga. Todo mundo sabe como o real madrid joga. Todo mundo sabe como o bayern joga. Todo mundo sabe como o chelsea joga. Todo mundo sabe como o juventus joga. E eles continuam ganhando e ganhando e jogando bem. O fato de ser previsivel nao Impede o adversario de ter exito. O ponto eh ser previsivel se do que o time eh um coco. Simples assim.

    • Pois é, a galera também acha que formação tática é algo milagroso, na verdade quem joga são os jogadores e eles quem decidem o jogo.

      • O SP foi tricampeão brasileiro com um time meia boca que era super eficiente na bola parada, impecável parando contra-ataques com falta e intransponível quando o time estava postado defensivamente. Achar que tática não ganha jogo e como pensar que um peladeiro bom de bola vai entrar e resolver.

    • Ibsen, o boxe é um esporte individual e o Tyson era o Pelé do Boxe aos 23 anos, não dá para comparar. Se a gente tivesse os onze melhores jogadores do momento como tem o Barcelona, Real e Bayer não teríamos tantos problemas com nossos adversários, mas não temos, por isso variações táticas e um bom sistema defensivo são fundamentais para se ter um time vencedor quando não se tem onze craques.

      • Cara. Vc acha então que do Barcelona para o granada não eh a mesma diferença do que o flamengo para o Boavista? E se não eh vc não acha que deveria ser? Então a comparação do flamengo eh com quem? Vamos lá. Faça uma analogia e compare o flamengo com outro time, equipe e etc.

        • O Flamengo deve ser comparado com os outros brasileiros que possuem realidades semelhantes, nem falo na América do Sul que hoje em dia, o futebol brasileiro contrata todos os jogadores médios desse mercado. O Campeonato Espanhol é uma piada. Só existem dois times grandes e meia dúzia de médios. No Brasil só de grandes (a mesma realidade ou semelhante, temos doze).

  • Vou guardar esse post e ver como se comporta ao longo das proximas semanas.

  • Sempre disse que o maior problema desse treinador é a previsibilidade, ano passado insistia em trocar um ponta pelo outro e em deixar jogadores como Fernandinho, Gabriel, Cirino e M.Araújo jogassem enquanto no banco estavam, Mancuello, Cuellar e os meninos da base, esse ano ele vem ousando um pouco mais e dando chances pros gringos mas continua previsivel no modo de jogar, continua dependente de chuveirinhos na área e o time não finaliza de fora da área coisa que tem muita qualidade pra fazer não entendo como ele não percebe que o time cruza toda vez que tem a bola, fora a compactação defensiva que vem diminuindo a cada jogo, principalmente por erros individuais.

  • O Zé Ricardo deveria testar, em grandes jogos, a dupla Pará e Rodinei de ponta direita, tudo bem que foi contra o Boa Vista, mas deu muito certo, o Rodinei marca, faz as infiltrações e ainda cruza melhor do que qualquer ponta nosso.

    • Conhecendo as características do Rodinei, eu diria que cruzar melhor do que qualquer ponta nosso é bem um elogio. Fora isso, apoio a ideia.

  • Dizem que o Zé Ricardo é Estudioso, eu não consigo acreditar porque um cara estudioso teria, pelo menos, variação tática.

    • Assim que assumiu o Zé Ricardo enganou todo mundo dizendo que escalava conforme o adversário. Em algumas partidas ele jogava com dois meias e em outras com dois pontas para marcar lateral. Isso até a partida contra o Coritiba, na 17ª rodada. Depois simplesmente repetia o mesmo esquema e praticamente os mesmos jogadores, só trocando os pontas e mesmo assim dizia que escalava conforme o adversário.

    • Não existe variação tática com pontas sem visão de jogo e volantes que ou só marcam ou saem demais pro ataque.

      • Cara. Por isso ele eh o técnico. Se ele não tem ovo, ele não faz bolo. Faz outro prato. Técnico que eh técnico, olha pro plantel, e monta um time com o que tem. E a propósito, eh praticamente o mesmo time que ele tinha ano passado.

        • “Técnico que é técnico olha pro plantel e monte um time com o que tem”

          Se o time tem volantes e meias com qualidade, por que não povoar esse meio campo então? Mesmo time do ano passado, mesmo engessamento.

    • Sim, da mesma forma que eu vc estuda, só que ele tem a oportunidade de colocar em prática, mas a gente não sabe como ele estuda ou se parou, pois não estamos vendo o que ler nos livros e ver nos vídeos sendo praticados em campo! Ele deve ter livros de treinadores e vídeos de Levir, Mourinho que teve Mozer como auxiliar no Benfica por 1 ano que também pode dar um respaldo ao ZR, e deve ter muitos cursos da CBF, agora se aprendeu a gente ainda não vimos!

  • Nosso esquema ficou manjado e engessado. Não importa se 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 são tendências do futebol moderno se não temos peças de qualidade pelas pontas.

    Nossos pontas possuem o primordial: velocidade, resistência e auxílio na recomposição. Porém, não dá pra contar com eles no que é essencial pra posição: habilidade com a bola nos pés, inteligência e um ótimo remate. Jogadas individuais pra desestabilizar a defesa adversária, movimentação intensa pra puxar a marcação, infiltrações, viradas de jogo, chutes ótimos de longe…enfim, nenhum dos pontas que mais atuam sabem fazer tudo isso. No fim das contas, Diego fica sozinho.

    O outro problema é a saída de bola. Não da pra cobrar isso do MA (evidente que ele não sabe fazer outra coisa além de marcar), mas sim do Arão. Toda hora o Diego se desloca pra defesa pra dar justamente isso, já que o nosso volante de armação vive subindo muito.

    Com todos esses problemas citados, será que ainda tem gente se perguntando do porquê do Flamengo só jogar dando cruzamento, chuveirinho, ligação direta ou coisa parecida?

    • Desculpe mas em jmtime de futebol moderno, nao existe ter um volante que nao sabe passar a bola. O cara começa com 50% de sua importancia reduzida uma vez aue o futebol eh ataque e defesa. Se nao da pra cobrar do ma eh pq nao se pode ter um ma. Talvez times muito pequenos aue soh entrem para perder de pouco, talvez. Obviamente esse nao eh nem nunca vai ser o exemplo do flamengo.opiniao pessoal prefiro jogar com um volante do que dois. De qualquer forma, esse volante( sendo unico ou sendo o mais recuado de uma dupla de volantes) tem que por obrigacao ter saida e toque de bola. Simples assim.

      • Tudo bem, cara. Mas é o seguinte: Falei do MA pelo fato dele ser hoje o titular na posição do Rômulo (eu referia que fosse o contrário). Não da pra cobrar isso dele pois com a bola todos sabem que ele é ruim, limitado. Nem eu ou você queremos ele, mas também não se pode esquecer do Arão, que é muito mais técnico e nem por isso vejo ele nessa função.

        • Mas vc nao concorda que isso eh um contrasenso? Se nao da pra cobrar isso dele.. nao da pra colocar ele!!! Entao temos um paradoxo chamado zeh ricardo.

          • Sim, cara. Ronaldo e Cuellar se bem preparados poderiam ser uma boa dupla de volantes.Ambos têm o que falta nos outros três.

  • O Flamengo não tem ataque porque:

    Direita: Mancu não é atacante e Berrío é um jogador de correria e passe mas não de finalização, não vou nem citar Gabriel e Cirino.

    Esquerda: Everton não sabe finalizar.

    Centro Avante: Guerrero (Titular absoluto) faz um papel importante de ajudar o time prendendo a bola na frente e ajudando nos passes, mais a finalização dele não é muito boa.

    • Faz tempoque o Flamengo não tem ataque. No começo do ano eu disse que só brigaríamos por alguma coisa se trouxessem atacantes de verdade. Não foi o ocorreu. Trouxeram apenas o Berrío, que possui as mesmas características do Cirino, exceto levantar a cabeça para dar o passe (mesmo que erre a maioria deles) e tem raça. Ou seja, continuamos sem jogadores para colocar a bola na rede, visto que Guerrero, a referência, e Éverton, não tem habilidade para isso. Fora isso, não temos um jogador que dê uma enfiada de bola. Diego não é e nunca foi esse cara. Já falei várias vezes aqui que quando ele tem oportunidade de deixar alguém na cara ou ele prende a bola ou opta pela jogada mais fácil. O restante dos problema são questões de tática e teimosias do Zé Ricardo.

      • Concordo com voce, Yan.
        O que me incomoda é que se nós, torcedores, detectamos esses problemas, como a comissão tecnica não os vê?
        Voce citou o Berrio. No inicio do ano se cogitou o Marinho e o Vitinho.
        Marinho, em minha opinião, me parece ser mais tecnico que o Vitinho.
        Mas de todo jeito, qualquer um dos dois que viesse aumentaria o nível do nosso ataque.
        Pergunta: será, realmente, que o Flamengo não possuiu recursos para a contratação de nenhum dos dois?
        Se não houve verba, como o Flamengo – aparentemente – gasta uma grana preta envolvendo contratações como Mancuello, Cuellar e, mais recentemente, com o Berrio?

        Isso sem contar a fortuna que é paga ao nosso “artilheiro” Guerrero.

      • Yan, entao estamos mais do que fudidos. Pq poderiamos ate nem ter ataque, desde que, pelo menos teriamos meio campo. Logo, teriamos jogadas e infiltracoes e tabelas pelo meio. Mas tb nao temos isso.

  • – Ter o mesmo esquema não é o grande problema, ter os jogadores fazendo a mesma coisa é que é.

    – Diego dependência? O cara chegou chegou na 21ª rodada e o Zé estava desde a 3ª

    – O Diego também não foi em 2016 e nem é em 2017 o rei dos passes para gol.

    – As muitas mexidas? Que mexidas? o time continua fazendo as mesmas coisas, até as mesmas substituições. e o Mancuello não consegue correr atrás de lateral, nao adianta.

    – As tais variações e os tais testes da garotada também não vi nada. ou melhor, quase nada.

    – Nao sei quem é mais imbecil, quem vaza o numero de telefone do cara, ou quem fica “ligando” pra ele.

    • Nunca vi o Diego dar um passe para gol que não fosse de bola parada.

      • Gol do Trauco contra o Ciclón.

        • Aquilo foi um passe comum e o Trauco que arriscou de fora da área. Quis dizer deixar alguém na cara do gol. Uma enfiada de bola ou passe em profundidade.

          • Eu te entendi quando fui pensar em mais assistências e não lembrei. Ele é mais de carregar a bola e de entrar na área pra finalizar.

          • No FlaxFlu deu uma enfiada de craque pro Berrío que não dominou.

      • Não sei de cabeça, mas ele não é líder de assistência. É o melhor jogador tecnicamente sem dúvida. Ele é muito mais o organizador do que o cara decisivo

        • Sim, sim

      • Infelizmente essa é a característica dele… ele sempre prende um pouco a bola em demasia (ao invés de dar prosseguimento com um passe de primeira), as vezes até fico brabo na hora, mas percebo q essa é sua característica! por isso acredito em um encaixe entre ele e o Conca.

  • Se não quer gastar dinheiro pra trazer um ponta craque, então sobe logo o Vinicius Jr.

    • Tem que acontecer. Devagar, mas tem. O mínimo é inscrever no brasileiro

    • Não vejo a hora….creio q será gradativo no brasileiro….aos poucos… mas assim q entrar… adeus Everton, pois vejo mais potencial no Berrio!

  • Pra sábado gostaria que testasse o Donatti ao lado do Réver, Rômulo(se estiver bem) ou Cuellar no lugar do M. A. com Mancuello na direita e Everton na esquerda(não escolhi o Berrio somente porque não poderá jogar quarta).

    • Tô contigo. Esse é o meu time

    • Acho que tem que ser o 4-1-4-1 com: para, rever, donatti e trauco – cuellar( ou romulo ou no futuro ronaldo)- berrio ( everton ribeiro) diego, mancuello( conca) everton ( ederson)- guerrero

      • Bom. Só achei o miolo do meio campo com pouca pegada. Faria uma alteração: como desisti do Mancu, iria de Rômulo no lugar dele. SRN.

        • Eu no fundo acho que o Diego conseguiria jogar um pouco mais recuado ajudando a marcação. Tipo o que o pirlo fazia. O Diego mesmo sendo veterano no futebol, ainda tá na idade boa. Como se cuidou a vida toda, tem lenha pra queimar. O conca mesmo se tiver bem, consegue ser bem combativo. Berrio então nem se fala. Um touro. Acho que da pra armar um esquema de jogo onde a galera se proteja.

  • Falta qualidade nesse meio de campo e nos pontas, não podemos ter Márcio Araújo em campo tendo como opções Ronaldo, Rômulo e Cuellar, Mancuello ainda é a melhor opção na direita e Berrio na esquerda mesmo não sendo técnico ele comparando as característica com as do Everton larga na frente, não podemos deixar de colocar no banco o garoto Paquetá(armador) pra ter Cafu e Gabriel que são pontas.

    • Temos que ter parâmetro. Os jogos que valem são os dá Libertadores

      • Algo que o Alan falou hoje no Resenha e concordei, o jogo é sábado e quarta feira o jogo será no RJ, não vejo a necessidade de poupar jogadores, temos é que ganhar bem do Vasco, não que eu me importe com Carioca pois por mim se pudesse colocaria só os jogadores da base para jogarem mas seria importante para o time estar jogando com todos juntos pois só estão treinando.

        • Concordo totalmente contigo, pois, a taça RIO dá um premio de 1 milhão e, não podemos deixar de ganhar essa verba, até porque já “entregamos” de bandeja os 850 mil reais do prêmio pela taça RIO ao FLU.

          • Neste momento o prêmio não é bem o que importa. Claro que ajuda, mas o ritmo de jogo de final de campeonato tem que chegar ao jogo contra o CAP. No outro domingo, por exemplo, eu iria de misto.

        • além de tudo tem a confiança, vitória e jogando bem, melhora o astral!!

        • Concordo. Fora que dá um clima de final para o jogo de quarta.

    • Felipe, não sei porque ficam escalando o Mancuello na ponta direita se o cara é um volante/meia que joga bem no lado esquerdo?
      Não sei o porque de o Zé escalar o CAFU que é um ponta direita, de ponta esquerda a não ser a intenção clara e certa de “queimar” esses jogadores??

      • Eu sou apenas um torcedor fanático mas leigo em táticas e Formações, mas acompanho futebol à 35 anos, fico pensando no elenco que temos, jogadores por jogadores, e não vejo como o Flamengo jogar nesse esquema com pontas, temos apenas o Everton que é muito mais um meia que um ponta e o Bérrio que parece mais um segundo atacante ( Cirino nem conta), Por que o técnico não tenta um time com 2 volantes e 2 meias 1 atacante de área e 1 mais veloz ?? Talvez o Famoso 442 arroz com feijão ou 442 com algumas variações 4312 seria ideal ao nosso elenco! Esse esquema adotado de 433 no Flamengo só resulta em bola alçada na área e mais nada, não se consegue infiltração, os volantes digo os dois não só o cabeça de bagre do Caramujo não buscam o jogo e acaba sobrando pro zagueiro estourar a saída, Se continuarmos no nível que está digo com a maior certeza do mundo, Não passaremos da 1fase na Liberta !!

        • Perfeito Kikos… o pior q o time pode variar com o gosto dele com esses jogadores!!! Mas isso não acontece, ficam apenas no gosto dele, Berrio plantado de um lado e o Everton plantado do outro… Isso q ta matando, a falta de movimentação!! 442, 4231, 4141, isso apenas detalhe para treinamento e posicionamento, mas o importante, é o capricho nos passes com movimentação!!

        • JA disse isso em varios comentários aqui, inclusive postei uma coluna mostrando que o flamengo jogaria bem melhor no 442, mais nosso técnico estudioso, apenas está “copiando” uma tendencia que é o 433. Fazer o que todo mundo faz qualquer pessoa poderia virar tecnico, era so assistir os jogos do futebol Europeu. Nao tem como implementar o 433 no flamengo por que nao temos pontas que saibam driblar, finalizar, encostar no atacante pra fazer tabelas. E não so o esquema de jogo, o flamengo tem que parar com essa mania de atacar so no chuveirinho e na hora de defender, recua o time inteiro, so fica o guerrero la na frente, logo o time nao tem saida de bola rapida. Quem tem que ficar marcando o adversário é lateral, volantes, os meias e atacantes tem apenas que fechar os espaços.

          • Fomos Campeões em 2009 assim, e pra falar a verdade Tirando Pet , Adriano e Maldonado o nosso Grupo de Agora é muito Superior !!

  • Excelente artigo! Infelizmente, os torcedores bipolares AINDA não se deram conta de que o time está em formação e a tendência é de que atuações irregulares e falhas técnicas venham a ocorrer. Hoje, reclamam de M. Araújo e Vaz, mas se esquecem de que há algumas semanas, Rômulo e W. Arão estavam batendo cabeças. O Muralha era considerado goleiro de seleção e agora, nem penalties serve para agarrar mais. Assim como o lentíssimo Jorge colocava em cheque o sistema defensivo, agora é lembrado como um lateral mais firme e seguro que o Trauco.

    No entanto, também sou à favor da saída do Vaz… &;-D

    • Sou a favor de testar Donatti e Réver. Acho mais seguro, mas Vaz só precisa voltar a ser zagueiro srn

      • Como voltar a ser o que ele nunca foi? Esse aí é o normal dele.

        • Ah, foi sim. Basta ser Zagueiro e não inventar ser meia.

    • Tenho paciência com insistência no Rômulo com Arão pois formam uma dupla de qualidade de Mancuello na direita pois é um jogador que finaliza bem e dá bastante assistências, prefiro que eles venham se adaptar as suas funções do que ver um jogador que pensam resolver de forma imediata o problema da defesa mas que na verdade e dá a bola e toma sem falar que faz com que o Diego tenha que voltar na defesa para buscar a bola, algo que não estava acontecendo com Rômulo e Arão em campo.

    • Arão bate com a cabeça até hoje.

      • Esse time não está em formação, mas em deformação. Vamos entender o porquê, um time em formação estaria corrigindo seus defeitos de jogo a jogo e nós estamos agravando os mesmos, isso é uma caracteristica de deformação. O maior aleijão do momento é o esquema tatico imutavel, que não é 4-3-3 como alguns pensam, mas 4-2-3-1 com 1 cabeça de area que é incapaz de fazer uma virada de boal decente e um outro cabeça de area que tem marcado mal e deixado espaços na defesa. Se mudar o esquema para 4-4-2, esse aleijão diminui mas a escalação ainda se encontra equivocada….eu espero que o Zé deixe de ser teimoso, porque ele vai comprometer o semestre com essa teimosia…..Em tempo, quem deveria cobrá-lo passa a maior parte do tempo reclamando de juiz.

        • Quem tem que cobrar o Zé é o Caetano e talvez o Mozer. Não concordo com a deformação. Temos jogado com equipe reserva e a última vez que os 11 jogaram juntos foi 4×0. É sempre interessante colocar os reservas, mas é uma espada de dois gumes. Por mais que os jogadores apareçam, os titulares, não. Por fim, não gosto das denominações atuais de esquema. 4231, 4321, 4212… para mim são todos pequenas variações do 433

      • Na bola e faz gol!!

        • Só fez isso e deu uma boa bola pro Damião.De resto, horrível.

          • Acho questionável isso. Ainda vou levantar os dados dos jogadores para traçar este paralelo. Cara fez três gols em clássicos já. Me parece bastante.

    • Sejamos sincero, Muralha não serve para agarrar pênalti kkk

      • Tem que treinar, mas está longe de ser uma falha urgente. Precisa se focar nas saídas do gol

        • Mas quem tem que cobrar isso dele? Não temos preparador de goleiro? É aí que fica minha indignação cara, o nosso presidente só sabe reclamar de juiz, mas ser duro com nosso jogadores não é. O nosso futebol não tem comando, pode entrar quem for, vai ser sempre esse time desinteressado. O lance do Vaz é o reflexo disso.

          • Beleza, Juan? Não é o presidente. Tem toda uma comissão técnica. Alguém tem que fazer. Mas você tem razão num ponto: Já deveríamos ter um VP a esta altura.

Comentários não são permitidos.