Além da grama sintética: Fla encara retrospecto e a pressão da Arena da Baixada

Compartilhe com os amigos

Por mais que o gramado sintético tenha se tornado o principal tópico quando o assunto é a Arena da Baixada, não é o tipo da grama – instalado em 2016 – que tornou o Altético-PR forte em Curitiba. E o Flamengo sabe bem disso. Não por acaso ganhou apenas uma vez no estádio. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Zé Ricardo busca a façanha de vencer o Furacão pela segunda vez em sua casa. A partida é válida pela fase de grupos da Libertadores, quarta-feira, às 21h45. Veja outros fatores que dificultam a vida dos visitantes em Curitiba:

Pressão da torcida:
A Arena da Baixada é conhecida também pela pressão feita pela torcida em partidas com bom público. Para se ter uma ideia, a distância entre o arquibancada e o campo é de 6 metros (próximo ao que será usado na nova Arena da Ilha). No Maracanã, por exemplo, a distância é de 14 metros. Restam poucos ingressos à venda e a torcida do Atlético-PR promete empurrar o time.

A única vitória do Fla veio com Ronaldinho:
A única vitória dos cariocas na Arena da Baixada foi em 2011. Curiosamente, também em um torneio continental – a Copa Sul-Americana. Na primeira fase do torneio, os dois times iniciaram aquele jogo com time reserva. Mas o Flamengo contou com a entrada de Ronaldinho Gaúcho no decorrer da partida. O camisa 10 fez o único gol do jogo aos 28 do segundo tempo. (Lembre no vídeo abaixo). O retrospecto do Flamengo no estádio é de 16 jogos, uma vitória, quatro empates e 11 derrotas.

https://www.youtube.com/watch?v=FUCtzNP1gdo

Força recente?
Apesar de ter seis empates no ano na Arena (a maioria foi com time reserva), o Atlético-PR não perdeu em sua casa na temporada 2017. Além disso, na campanha que o levou até o G6 do Brasileirão em 2016, a equipe só foi derrotada uma vez (para o campeão Palmeiras) e sofreu apenas seis gols em Curitiba. A última derrota foi em agosto, diante do Grêmio, pela Copa do Brasil. O time gaúcho também se tornaria campeão do torneio.

Arena fundamental no sucesso do Furacão:
Foi evidente a importância da Arena da Baixada em dois momentos importantes da história recente do Atlético-PR. Em 2001, quando conquistou o título nacional, o Furacão teve 79,4% de aproveitamento, com 25 vitórias, seis empates e três derrotas. Já em 2005, quando ficou com o vice da Libertadores, o time somou 79,1% dos pontos em casa, com 26 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

A Arena da Baixada foi inaugurada em 1999. Em 2011, foi fechada para uma grande renovação visando a Copa do Mundo. Recebeu três jogos da primeira fase do torneio em 2014.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também