O Flamengo fez tudo certo em 1987. Foi campeão da Copa União, principal torneio do futebol brasileiro daquele ano. Competição organizada e viável financeiramente, mostrando que quando os clubes se unem são capazes de fazer muito.
Time com Jorginho, Leonardo, Zinho e Bebeto que seriam campeões mundiais em 1994 pela seleção; com Leandro, Andrade e Zico do maior time que o clube já teve. Do goleiro Zé Carlos, terceiro goleiro na Copa de 1990. Do Edinho de três Copas do Mundo (1978, 1982 e 1986). De Renato Gaúcho, destaque maior do time comandado por Carlinhos, um dos grandes treinadores da história do Flamengo. Também selecionável. Mais Aílton, multicampeão pelo próprio Fla, mais Flu, Grêmio, Botafogo…
Depois enfrentou o status que, não roeu a corda. Se a CBF admitiu que não tinha competência para organizar o campeonato brasileiro e os clubes assumiram a bronca, não fazia sentido devolver à entidade o bom produto que criaram. Muito menos se submeter às mudanças no regulamento.
Grande também foi o Internacional, vice-campeão que poderia ter visto no cruzamento dos módulos uma chance de título e disputa da Libertadores, mas não recuou na fidelidade ao Clube dos Treze. Porque era a chance de tomar para si as decisões e minar as forças da estrutura federativa do nosso futebol.
Os clubes falharam. O Flamengo pecou ao se rebaixar com um comportamento de cordeirinho, suplicando e se humilhando diante da CBF para obter uma equiparação. Ou dividir o título nacional com o Sport, que ao longo do tempo passou a tratar a disputa legítima por seu direito conquistado como questão de honra, uma guerra regional contra o ”eixo do mal”.
A Copa União foi uma das conquistas mais simbólicas do Flamengo. De virtualmente eliminado a campeão superando a equipe de melhor campanha, o Atlético Mineiro de Telê Santana, primeiro tirando a invencibilidade no Maracanã e depois vencendo no Mineirão em uma das maiores partidas já disputadas num estádio do país cinco vezes campeão do mundo. Um título com a marca do ”Deixou chegar…”
A taça não precisa mudar de nome para ganhar valor. Pode continuar sendo Copa União para carregar suas lembranças. Não depende de uma das muitas canetadas que reescrevem a história de acordo com a conveniência de seus caciques.
O Flamengo apelou. Desceu ao nível dos dirigentes que ainda circulam por aí e na época garantiram unidade e o título do rubro-negro carioca, mas depois, por clubismo, bairrismo ou outros interesses, como uma ridícula Taça de Bolinhas, rasgaram os próprios princípios.
Não precisava. Que pena, Flamengo! Não por 1987, mas pela humilhação desde então. Até hoje, no recurso derradeiro atrás de um título que já é seu. Que seja o último, para não ficar ainda mais feio. Porque há trinta anos foi tudo lindo.
Reprodução: André Rocha, do UOL
Concordo com o André Rocha, o Flamengo deveria estar cagando e andando para isso, porque acaba desvalorizando o título e dando armas para mais provocações. O Flamengo, em 1987 assim como o Internacional foram fiéis ao acordo celebrado antes do início do campeonato. Hoje, 90% das pessoas deixam de honrar a palavra para seu benefício, nada mais natural que dirigentes que participaram na época como Eurico Miranda, Fábio Koff, o Aidar do São Paulo, entre outros que desde aquela ocasião já estavam nesse meio, deixaram de se manifestar e defender o Flamengo. Que o Flamengo não seja reconhecido como Campeão Brasileiro, mas campeão da Copa União,em um campeonato único ocorrido em 1987 e que era o campeonato nacional mais importante do calendário no futebol brasileiro na época, e reunia as mais importantes equipes do país. SRN.
‘Os clubes falharam. O Flamengo pecou ao se rebaixar com um comportamento de cordeirinho, suplicando e se humilhando diante da CBF para obter uma equiparação. Ou dividir o título nacional com o Sport, que ao longo do tempo passou a tratar a disputa legítima por seu direito conquistado como questão de honra, uma guerra regional contra o ”eixo do mal”.’
A Copa União (contra a CBF) e a Copa João Havelange (contra a Globo), revelam uma guerra pelo poder entre clubes x federações e mídia. Pedir a oficialização de legítimo campeão para um inimigo, que no final tem todo o regulamento em mãos, é pedir pra perder de novo, de novo e de novo.
Como a vaidade dos clubes falou mais alto em ambas as competições, não é possivel união, muito menos uma futura liga (Primeira Liga morreu!Aceitem!). Se for pra seguir em frente sozinho nessa, que continue se reestruturando financeiramente, pois quem tem mais grana tem mais poder. Flamengo tem que ser lei da selva!!
mas a primeira liga dá lucro, o FERJÃO dá prejuízo….será que a liga morreu mesmo???
PERFEITO !… PENSO DA MESMA FORMA…O PIOR PREJUÍZO QUE O FLAMENGO PODERIA TER FOI A NÃO PARTICIPAÇÃO DA LIBERTADORES COM UM TIMAÇO QUE PODERIA SER CAMPEÃO … eu não entendo que porcaria de insistência com isso… Oque vai mudar na história do Flamengo se for dado ganho de causa…Tem coisas no FLAMENGO que dá raiva parece Botafogo.. Quanta choradeira…
sport é o fluC de recife
Nunca me senti rebaixado ou humilhado, nem quando dizem que não temos estádio, ou que… o que mais mesmo?
O Fla está muito acima disso tudo.
SRN
Não tem o que tirar, nem por! Qualquer um que viu esse Flamengo jogar não imagina que os resultados dos jogos contra Sport, Guarani e até o próprio Inter seriam diferentes de vitórias nossas. O clube dos 13 deu na cara da CBF naquele ano, que já tentava fazer os times de besta. E o Inter e o Flamengo deram exemplo ao futebol nacional, não se curvando a essa quadrilha.
Um exemplo pros dias de hoje, onde as Federações continuam organizando campeonatos de baixíssimo nível, sendo a única diferença não assumirem que não têm condições de realizá-los. Apesar disso, os times se apequenaram desde então.
O clube dos 13 virou Flamengo, único time que tem coragem de bater de frente com federação hoje em dia. A provocação e rivalidade que era exclusiva da torcida, passou a ser da diretoria. Clubes que incentivaram a decisão de Flamengo e Inter em 87, hoje fazem chacota dessa.
O Flamengo só descredibiliza nossa conquista daquele ano quando se submete a isso. No fim das contas, quem perde é o futebol brasileiro, cujos times preferem dar as costas uns aos outros à trabalhar juntos.
A CBF é aquela de ladrões iguais os políticos brasileiros? que deu dois títulos brasileiros pros porco num ano só?Que colocava jogadores de empresários na seleção para valorizar o passe e ganhar propina por isso, deixando vários ótimos jogadores fora fazendo assim a seleção do país perder copas do mundo e a credibilidade e o povo brasileiro que se dane estilo a lá Lula? preciso de reconhecimento de bandidos não obrigado! O Brasil é abençoado por Deus, pelas riquezas naturais, várias pessoas maravilhosas, por isso o Diabo está tão presente nesse pais, com tanto roupo e varias outras atrocidades!
https://uploads.disquscdn.com/images/13acc6406b3ac939a22ff0a67b90c33afa755a65a1a97609f80f8d37b16468ba.jpg
O Brasil está fazendo isso com seus cidadãos de bens, que produzem, que lutam pelo crescimento, enquanto ladrões se aposentam com 8 anos um cidadão precisa agora de 50 anos de contribuição! Rouba na previdência, Rouba no esporte, Rouba no combustível somos Roubados dia e noite e nada muda!
https://uploads.disquscdn.com/images/11a6a9a400812bc951de89dec9f984efdd37e4c6340126363bfc43e5d5124276.jpg
Eu sou Honesto por isso nas eleições de 2018 vou anular meu voto não há hoje nesse país nenhum político merecedor de meu voto! Se todos fizessem isso seria o primeiro tapa na cara de todos esses safados que estrupam nosso país diariamente!
#VivaBrasilNãoVoteJustifique!
Concordo com André, eu mesmo estou cagando pra esse título. Quem vive de passado é museu, Flamengo tem que parar de olhar para o passado e começar olhar para futuro, ganhar títulos, coisa que não vem fazendo.
Bravo amigo, faço das sua palavras as minhas ou ate mesmo de toda nação rubro-negra
Tá passando da hora mesmo. estamos em 2017. SRN.
Pois é.
Ganhamos poucos títulos de expressão fora da década de 80.
Temos que nos levantar.
Flamengo é visto como um time do passado, viúvas do Zico.
Hoje percebemos que não adianta ficar de guerrinha, somos todos flamenguistas e precisamos nos unir.
Tenho 41 anos, em 87 vi todos os jogos do Flamengo no Maracanã. Grandes jogos, um contra o Palmeiras que o Renato destruiu, contra o atletico (fregues de sempre) na semi-final, contra o Santa Cruz com o golaço de falta do Zico (ele meteu outros dois) e vários outros… Já o Sport jogou com quem mesmo? Concordo com o colunista (que por sinal é vascaíno), to andando pra cbf, taça das bolinhas, stf e o escambau. Quem viveu a época e leu os jornais da segunda feira depois do jogo com o Internacional, sabe que toda a imprensa tratou o Flamengo como CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, fim de papo, nenhum tipo de reconhecimento oficial é necessário, nenhum rubro-negro precisa dessa validação por parte dessa corja.
Tenho a mesma idade que vc e considero o jogo de volta da semifinal contra o Galo em BH o maior jogo do Flamengo que vi.
Foda-se a CBF, o STF e o minúsculo Sport, que vive dessa discussão,nós somos campeões de 1987.
SRN.
Renato Gaúcho foi melhor jogador desse ano pra mim, melhor dentre todos os times.
Meu página virada. CRF é e sempre será o legítimo campeão de 87. Para mim nem fede e nem cheira essa decisão. Não muda nada.
Almir, isso só mostra como os caciques, ou seriam “Coronés”, nordestinos mandam e desmandam nesse país.
Quem viveu ou se deu a um mínimo de trabalho de procurar as informações na internet não pode ter dúvidas de quem foi o real campeão de 87.
O resto é papo de bar.
SRN
coronés nordestinos?
Oi Marcondes, fui irônico, por isso coloquei entre aspas, para mostrar como ainda somos capitanias hereditárias de “Sarneis”, Renan, Collor e outros.
SRN
CARA!!!!! QUE TEXTO. também penso assim, o fla deveria fazer um troféu com todos participantes da copa união e colocar na sua sala de troféu, CAMPEÃO DA TAÇA UNIÃO.
Uma pena.
Quem é justo considera o Flamengo como verdadeiro e único campeão de 1987, mas infelizmente não dá pra esperar justiça, especialmente no futebol.
No passado o Flamengo era um time regularmente favorecido pela arbitragem.
Hoje, na gestão Bandeira, o Flamengo é o time mais prejudicado dentro e fora de campo. Observem.
Estão de perseguição ao Flamengo do Bandeira Um cidadão honesto e íntegro como o Bandeira, é sempre perseguido e tentam prejudicar ele de qualquer forma.
Precisamos racionalizar também, não devemos criar inimigos entre nós mesmos.
Flamengo está se dividindo entre Bandeiretes, Ricardetes e outros fanboys Nutella que colocam dirigentes e técnicos na frente do clube.
Se olharmos como Flamenguistas, veremos que Bandeira é um bom dirigente, apenas isso. Não é extraordinário.
Se olharmos como Flamenguistas, veremos que Zé Ricardo é um treinador fraco, medroso e o Flamengo é demais pra ele.
Precisamos nos unir, pra que o Flamengo volte a ganhar títulos.
Somente ganhando títulos que nós poderemos dar um tapa sem mão nesses clubistas de todo o Brasil que hoje comemoraram a decisão do STF. Futebol é avaliado por títulos.
Vamos Flamengo!
O pior de tudo, é que na votação, tinha 1 juiz que se diz torcedor do flamengo, o resultado ficou em 3 a 1, sendo que esse cara votou contra. Se ele não queria que seu voto interferisse por causa de ser torcedor, que não participasse da votação então. E outra, juiz federal julgando quem é campeão de um campeonato de futebol ?? é cada absurdo que so acontece no brasil mesmo. Pra que serve STJD.
E como diz um cara num comentário abaixo, achar que a CBF vai dar um titulo pro flamengo onde o campeonato foi feito por uma briga entre o clube dos 13 e eles é demais. Deixa o Sport achar que foi campeão, isso nao vai tirar a grandeza do flamengo e nem aumentar a deles.
Ele é quer aparecer, fez de propósito para passar imagem de “imparcial”. Ele é simplesmente um otário, que sempre vota contra a sociedade, basta ver ele tentando absolver a Dilma por exemplo na época. Já o Alexandre de Moraes, esse sim é um Corinthiano invejoso e a Rosa Weber, essa coitada, não sabe nem o quê comeu no café-da-manhã.
Isso mesmo.O Flamengo jamais deveria ter levado tão longe essa questão. Por duas razões principais.
A mais importante é que o acontecido em campo todos sabem. Ou seja, O Fla foi o campeão do torneio nacional que reuniu os maiores clubes do Brasil e por isso não haveria e não há necessidade de um tribunal qualquer reconhecer o decidido dentro de campo.
A outra razão pela qual o Flamengo deveria deixar essa história pra lá é que mesmo que o STF reconhecesse nosso título como brasileiro a discussão não se encerraria.
Eu tinha 11 anos à época e vi todo mundo,da imprensa (mesmo a de SP) aos torcedores rivais,tratar o Flamengo como campeão de 1987.
Isso mostra que não há união entre os clubes, o Sao Paulo comprou briga em 87 dos grandes clubes mas quando foi penta pensou contrario disse que ele era o primeiro penta, vale o interesse de cada um, o Sport entrou na justiça contra a decisqo da CBF por considerar os dois campeoes de 87, o que ganha o Sport com isso de entrar na justiça? Nao dá pra se unir, nao existe uniao, cada um com seu interesse, no seu quadrado. E esse Alexandre de Moraes falando gracinha como um ministro da alta corte, já conhecemos e nao esperamos nada do STF.
Esqueceu o aldair. Simplesmente o fla tinha uma seleção.
Importante q o título foi ganho no campo e n na caneta, Sport é quem perto do Flamengo, ridiculo o nosso clube disputar uma coisa óbvia, então n iremos nos igualar a time pequeno q n eh conhecido nem na América do sul, seria o mesmo comparar Bayer x Vasco. Sport o lixo do nordeste. Fato. Desceu sei lá qtas vezes, e o pior, que se acha time grande.
Isso não muda em nada a conquista de 1987.
Tem que apelar pro pleno, e se não der, para a Corte Arbitral, e se não der, denunciar juízes do STF que tenham envolvimento com propinas (quase todos ali, talvez menos a Carmen Lúcia), e se não der, tanto faz. O Campeão de 87 todos sabem quem é, desde Bebeto implorar para jogar e dizer que ia dar uma surra, só que do ponto de vista de tentar, o jurídico é pago (e muito bem pago) é para isso. Tem que usar tudo o quê tiver nas mãos (seria humilhante não tomar todas as atitudes possíveis), por questão de princípio. Da mesma forma como o Maior do Mundo não jogou no cruzamento final por questão de princípio.
Bem diferente do Eumico Miranda que deveria estar morando na Sibéria, mas nem mesmo a palavra ele consegue manter.
Essa turminha de merda aí tem 3:
– o defensor da Dilma e o quê fala afetado e quer aparecer, tentando passar imagem de “imparcial”;
– o careca corinthiano baba ovo do Temer;
– a Rosa Weber…essa é uma coitada, não sabe nem a cor da calcinha que colocou hoje. Sempre acompanha votos dos outros quando não conhece a matéria.
Tem que apelar pro pleno e fazer uma pressão pela mídia antes.
“Tem doido pra tudo nesse mundo.”
O tarado que vos fala começara o ritual de assistir a todos os jogos daquela campanha memorável (até as derrotas) a partir deste Sábado.
Faz mais que certo.
O grande TRAIDOR do clube dos 13 se chama EURICO MIRANDA, que assinou documento acatando todos os termos da CBF ao invés de ouvir e levar ao clube dos 13 como havia sido determinado. Agora imaginem a cena: sede da CBF no Rio de Janeiro, com presença do presidente Octavio Pinto Guimarães, o da federação Carioca Nabi Abi Chedid e Eurico Miranda. Por qual motivo ele assinou indevidamente, traindo todo um grupo? Quais as vantagens futuras que teria? Eram 3 PILANTRAS reunidos a portas fechadas.
O Flamengo tem que enfrentar sim, toda essa podridão que foi elaborada por esses RATOS.
O Sport pode querer tirar onda mas a VERDADE eles sabem, e como eles continuam se vangloriando, mostra que a falta de moral continua a contaminar o sangue deles.
SRN
parabéns ao sport que usou o flamengo como trampolim para seus 15 minutos de fama.