Arena da Ilha, o elemento que falta

Compartilhe com os amigos

Em 2016 o Flamengo e os grandes clubes do Rio viveram o dilema de não poder jogar em casa. E em 2017 esse problema ainda atrapalha a dupla Fla x Flu, já que o imbróglio do Maracanã ainda espera uma resolução.

Após correr o Brasil inteiro de Norte a Sul viajando, o time conseguiu surpreender e fazer uma excelente campanha no Brasileirão, mesmo não tendo uma casa fixa para jogar. E quando eu falo surpreender não é só figura de linguagem, isso porque olhando a tabela final do campeonato, entre os 10 primeiros, o único clube que não tinha “sua casa fixa” era o Flamengo. Um clube que viajou 130.000 km, o equivalente a dar 3 voltas ao mundo, e perdeu 46 dias de treino ao longo do ano, conseguir chegar ao final de uma competição brigando pelo título, é sim surpreendente.

Para não passar por esse mesmo perrengue, o clube corre para finalizar a Arena da Ilha, e precisa correr mesmo, neste ano já jogamos em diversas praças, algumas bem receptivas como Cariacica, já outras extremamente deprimentes, como Volta Redonda. É preciso correr para termos um porto seguro, já que o Maracanã fica a cada dia mais distante do futebol.

Ter um lugar fixo para jogar não somente é bom financeiramente ou fisicamente, como também é extremamente importante futebolisticamente falando, ajuda a dar ritmo e intensidade de jogo aos jogadores. É aquilo que chamamos de “fator casa”, dos 5 primeiros colocados no Brasileirão ano passado, o Fla era o que tinha o menor aproveitamento jogando dentro de casa, algo em torno de 75%, o que era considerado bom, para quem sempre precisava viajar mesmo para jogar tendo o mando de campo.

A Arena da Ilha é a solução que todos aguardamos, o estádio mesmo pequeno, está sendo construído para fazer diferença. Pensado para ser um modelo “caldeirão”, o Fla deve mandar boa parte de seus jogos lá, o campo será bem próximo da arquibancada, o que fará que os jogadores adversários se sintam sufocados, e os nossos com a torcida empurrando o time e pressionando para que os jogadores deem seu melhor sempre.

É ai que entra o papel da torcida, com um esquema feito para privilegiar o espetáculo, a torcida será o 12º jogador, tenho certeza de que o desempenho do time irá melhorar após podermos usar o estádio, os times precisam temer quando forem jogar contra o fla, fazer eles sentirem na pele como é enfrentar a maior torcida do mundo, porque a maior torcida do mundo faz a diferença, pois isso aqui é Flamengo!

E em sua opinião? Qual a importância do estádio Arena da Ilha para o Flamengo? Fará diferença? Deixe sua resposta nos comentários. 

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No Flamengo é sempre assim, quando temos um técnico bom não temos um elenco bom…e quando temos um elenco bom, não temos técnico…como agora…é incrível.

  • Ainda axo que devemos nos unir e ir a frente da prefeitura pedir a liberação contra a massa rubro negra nem um governo corrupto pode!

  • Não vejo razão pra demitir técnico agora, mas se fosse pra trocar, que seja pelo Gallardo ou o Rueda.
    Mas a verdade é uma só, o Zé só sabe jogar de uma forma, e a forma que ele joga dificilmente dará liga, porque os pontas são definitivamente inúteis.

  • Eu sou um dos que acha que esse elenco do Flamengo não e esse poderio todo . Porem o elenco de Vascu , Florminense e Botafogo são melhores do que o nosso ? Jamais ! Não chega nem perto , o investimento do nosso time e 4 a 5 vezes maior . Elenco melhor do que o nosso , somente o do Palmeiras . Entao mesmo o nosso elenco não sendo isso tudo como alguns dizem , vejo o time devendo pelo que tem , já que até Botafogo e Fluminense com elencos inferiores apresentam um futebol melhor . Então sim , isso e culpa do ZR .

    • Vejo pouca diferença e inferioridade do Fluminense, pelo contrário, o setor ofensivo do Fluminense da de 10 a 0 no Flamengo.
      Ataque do Flamengo é pífio, vergonhoso, motivo de chacota!

  • Oq falta é mandar o Zé Ruela embora não tem lógica o cara com o time que tem e não fazer gol no va2cú e ainda fica insistindo no Gabriel peteleco e seus amigos pernas de pau. Marcelo Oliveira já ganhou o bi pelo Cruzeiro com aquele elenco forte pq ele soube aproveitar.

    • Zé Ricardo e o elenco precisam ser chamados pra conversar mas mandar embora ainda discordo, Marcelo oliveira? Não faz um bom trabalho desde o cruzeiro, único técnico que eu gostaria seria o Cuca o problema é tirar da chora ou o tite mas hoje em dia este é impossível.

    • Nada de trocar de técnico. Não é assim que funciona.

    • Marcelo Oliveira vive daquele bicampeonato do Cruzeiro e quase rebaixou o Palmeiras.

    • O Cláudio Ranieri levo o Leicester, ao título inédito da premier league, esse ano o time não conseguiu apresentar o mesmo futebol. O técnico foi despedido e o time voltou a ganhar. Será que os jogadores estavam fazendo corpo mole ou o técnico campeão era ruim.
      O Zé Ricardo, é o melhor técnico ? Acho que não, mas o resultado do jogo é somente responsabilidade dele ? Também acho que não.
      Pode até mudar o técnico mas se os jogadores não se comprometerem o resultado vai ser o mesmo.

  • Tecnicamente falando é muito bom reduz as viagens mas financeiramente ficamos anos luz de concorrer com Palmeiras, Curinthians, Gremio em arrecadação. Arrecadação não so bilheteria, camarotes, bares, reataurantes, estacionamentos, shoppings. Até em bilheteria levaremos desvantagens, 20 mil tira 10% de gratuidades, 10% de torcida visitante sobram 16 mil ingressos. É fundamental que se volte a venda de mando de campo para fazermos pelo menos um jogo grande por mes em grandes arenas senão vamos comer poeira em poderio financeiro.

    • Detalhe, as regras da TV mudam ano que vem, não haverá mais esse abismo de Fla e Curinthia para os demais.

  • No ano passado falei aqui várias vezes que o Zé Ruela era o típico técnico “Burro com sorte”…
    Fui bastante criticado…
    Hoje, a maioria pede a cabeça do Zé…

    Mas, mesmo sofrendo com as viagens para jogar em vários estádios diferentes em 2016, o fato de quase sempre esses estádios estarem superlotados ajudou muito ao Fla…
    O Flamengo é O time da Massa e carece demais da força da torcida…
    Este ano, com o Calderão da Ilha e o Maraca lotado em jogos importantes a torcida fará valer a sua força e o Fla vai se sair muito bem, apesar do técnico meia boca…

    Mas, se não ganhar o Carioca ou se for eliminado na 1ª fase da Liberta, o Zé dificilmente vai continuar…

    Provavelmente Levir Culpi ou Marcelo Oliveira deverão assumir o Fla…Eu achava melhor terem contratado o Abelão no fim do ano passado, mas não quiseram me escutar…

    KKK

    O Zé é previsível, inexperiente, mas não podemos detoná-lo totalmente…
    Ele corrigiu a nossa defesa e tem conseguido manter o elenco unido…
    Mas, tem que ser menos teimoso…
    Tirar o Vaz já foi talvez o início do crescimento profissional dele

    KKK

    • A maioria não. Voce e alguns que se acham “entendidos”.

      • De acordo !

  • Contratem um técnico e coloquem o ze no lugar do jayme. Poe o jayme pra base.

    • jayme ainda fica no banco? esse cara tem que sumir dali

  • O elemento que falta: tecnico
    A boa fase do nosso treineiro ja passou e a carruagem virou abobora

  • Sinceramente, não vejo o meu Mengão com um elenco qualificado assim não. Se tirarmos o Diego quem armará o time? Não temos jogadores que fazem a diferença partindo pra cima e deixando os marcadores doidos. Até o velho Rodrigo está tirando onda e os reservas do Flu nos dão muito trabalho. Até Conca estrear vamos ver no que vai dar. O Flamengo senti muito a ausência do Éverton. Minha humilde opinião.

  • Ontem, a galera estava postando que assim que temos um insucesso saem matérias sobre estádio, potenciais contratações e resultados financeiros, será que é manobra diversiva?? Estão seguindo o manual de Goebbels ou de Gramsci?? Nós queremos que o futebol praticado pelo time melhore, pois até mesmo a Arena da Ilha só vai ser uma aliada com um futebol decente e vencedor em campo. Temos um dos elencos mais caros do pais, nivelado com Palmeiras e Atletico Mineiro, e vemos um bando em campo, sempre no mesmo esquema tatico, sempre com os mesmos erros e as mesas dificuldades. Depois de tantos anos na penuria financeira, a torcida comprou a ideia de anos de sacrificios, mas a mensagem é que esse ano teriamos resultados promissores em campo, mas não é o que estamos vendo? A direção de futebol não pode deixar tudo a cargo do técnico, será que ninguém vai cobrá-lo pela insistencia no mesmo esquema tatico, nas mesmas peças? Será que o Rafael Vaz não volta na semana que vem? Será que o Ronaldo e o Cueller jogam mesmo menos que o MA? Será que não tem ninguém vendo isso?? O que fazem Mozer, RC e Fred Luz?? Será que vão deixar a crise se instalar com algum resultado realmente ruim para o semestre para agirem, e farão o de sempe? demitir o treinador? No final, deixam o barco seguir seu curso sem intervenção e demitem o treinador omo se estivessem atuando com firmeza. Queremos ação, até porque não existem tantos técnicos dispobniveis assim, e se apertarem o Zé vai ser obrigado a repensar suas escolhas. A hora é agora.

    • Acho que quando falam pró ZR que temos o melhor elenco do Brasil ele só consegue enxergar Gabriel, MA, Cirino e Vaz

      • Cara, eu nem coloco a culpa nesses 4 jogadores ai. Poderiam render muito bem se nosso treineiro tivesse variaçoes taticas mas tudo que ele apresenta a quase 1 ano é a mesma coisa: 4 2 3 1. Faz um gol em time grande e recua. Sai atras de time grande, busca resultado e entrega no final. Goleia times pequenos de estaduais e só. Nao tem jogada ensaiada. Nao tem triangulação. Nao tem um volante com qualidade pra sair jogando com a bola. Se vc ver o mapa de calor do diego no jogo de ontem. Unico lugar que ele nao esteve foi no gol. Isso beira o ridiculo. Eu confesso que tenho inveja do tecnico do vasco. Esse sim e estudioso e montou o horrivel time que ele tem em maos pra anular o flamengo e suas “diversas sqn” caracteristicas. Mais facil que isso so tirar doce de criança

    • Sou partidário de se manter o técnico o máximo possível e até gosto de Zé Ricardo. Não acho que as notícias e colunas queiram nos fazer esquecer o que está ocorrendo em campo, mas, após assistir aos jogos recentes, embora não entenda muito de tática, não consigo deixar de te dar razão. O futebol do time precisa urgente de alguma correção.

  • Depois da Arena Ilha pronta só faltará contratar um técnico para ganharmos títulos.

    • e alguns jogadores tbm

    • Manter técnicos sob pressão não é o forte dessa gestão.

  • A ilha vai ajudar, mas o Flamengo precisa de um estádio pra chamar de seu.

Comentários não são permitidos.